Quem foi à AG já sabia disto. Há pormenores que foram falados na AG que não colocámos no fórum (pelo menos eu não referi) mas pelos vistos são rápidos a chegar à CS. É o Sporting.
Nós precisamos é de reforçar a equipa com bons jogadores, mesmo que o passe não nos pertença! Assim os jovens vindos da Academia terão hipóteses de valorizar muito mais e com esses sim o Sporting fará dinheiro à séria! Aposto que ninguém duvida que se o Veloso estivesse integrado numa equipa mais forte, que tivesses conquistado títulos agora não faltariam propostas de pelo menos 20 milhões…
Não sou contra este tipo de negócios, mais ou menos complexos, apenas exijo transparência, nada mais. O planeamento de longo prazo assenta na formação, e nesse ponto conseguiremos retirar dividendos desportivos e financeiros. A curto prazo, com o objectivo de incrementar rapidamente a qualidade da equipa, o Sporting pode recorrer a esquemas alternativos. Pensar uma época de cada vez é uma ideia que me agrada. Agora, ao contrário de um certo clube que todos conhecemos, não apoio iniciativas ou estratégias desta natureza que exijam empréstimos estranhos e mal explicados, fundos dúbios com margens de sonho, penhoras de receita, etc.
[size=12pt][b]Torsiglieri mostra poder de fogo
ARGENTINO REVELA ARGUMENTOS NA BOLA PARADA [/b][/size]
Contratado há uma semana, já com o estágio em andamento, Torsiglieri estreou-se ontem em competição frente ao Mafra. E logo naquela que deverá ser a defesa titular do Sporting - ao lado de Daniel Carriço, com João Pereira e Evaldo nas faixas laterais.
O argentino mostrou poder de fogo no jogo aéreo e nos lances de bola parada, nomeadamente nos cantos - confirmando, assim, que a elevada estatura (1,90 m) pode fazer a diferença- mas revelou igualmente algumas dificuldades para fazer face à oposição do ataque do Mafra, que na 1.ª parte apresentou um 4x4x2 losango com dois avançados muito móveis. Nesta fase, a equipa da 2.ª Divisão criou mais oportunidades de golo do que os leões - algumas claras - e o central, de 22 anos, sentiu alguns problemas para se adaptar ao adversário. Pelas suas características, embora também possa interpretar a marcação à zona, Torsiglieri demonstrou que se sentirá mais confortável quando encontrar pela frente um oponente mais posicional, como sucedeu após o intervalo.
Potencial
Ainda pouco comunicativo e entrosado com Daniel Carriço, Torsiglieri deu indicações seguras de que poderá constituir uma mais-valia para o onze de Paulo Sérgio e formar uma dupla de boa complementaridade com o central português, mais baixo (1,82 m) e rápido.
De resto, apesar de ter denotado algumas falhas no capítulo do passe, o ex-Vélez Sarsfield reforçou outras credenciais: é forte na marcação, particular em que encaixa no perfil tradicional dos centrais argentinos, e destaca-se pela agressividade.
Para mim é isto tudo. É claro que o ideal seria sempre termos os 100% dos passes dos jogadores mas não sendo possível, é com estas regras que temos que jogar para o dinheiro chegar para tapar mais buracos…
A única coisa que acho é que o Sporting poderia ter informado os adeptos dos moldes deste negócio (e de outros semelhantes, no futuro). Por uma questão de transparência para com Sócios e adeptos. Mas se vêem alguma vantagem em não divulgar oficialmente, que assim seja…
Ou eu não percebo nada disto, ou o pessoal está a ignorar um facto muito importante: se o Sporting não detiver 100% do passe do atleta, numa possível futura venda também não ficará com 100% do valor dessa venda, correcto?
Claro que fica. O Sporting vende a percentagem que tem do passe pelo valor que entender.
Se depois o clube que o comprar ao Sporting quiser o restante do passe ai sim tem que o comprar ao Sporting
Em regra, neste tipo de negócios acordam-se clausulas contratuais que asseguram que na venda do jogador os sleeping partners recebem a fatia das mais-valias proporcional ao seu investimento - caso contrário os investidores corriam o sério risco de nunca terem retorno porque os clubes limitar-se-iam a transferir a parte deles de uns para os outros. Embora existam ligas que não autorizam a inscrição de jogadores com passes partilhados. Não sei, neste caso concreto, como é que o contrato está estruturado - se o Sporting tem opção de compra sobre a parte do passe que não detém, se há valor mínimo de venda, etc. Mas se não comprar o resto do passe, então numa futura venda o Sporting só receberá proporcionalmente à parte que detem.
Para mim está óptimo, não me oponho nada a negócios destes, antes pelo contrário - partilha-se o investimento e o risco.
No aspecto desportivo, vi um jogo deste miúdo. Não dá para ter uma opinião sólida, mas gostei muito da pinta dele. É vistoso, quase exuberante fisicamente, joga de peito feito. Esperemos que tenha sorte.