Marco Silva - Treinador do Sporting Clube de Portugal

:arrow:

Tem qualidades e despedir ter um treinador novo todos os anos é péssimo são os argumentos que tenho na minha cabeça que defendem a permanência do MS.

Mas já são erros a mais, a juntar a isso a enorme apatia que tem revelado no banco e a aparente falta de sintonia para com o projecto que a direção quer implantar no Sporting, não sei se no final da época não seria melhor deixa lo seguir a vida dele.

Alias, por vezes parece que é isso que ele quer.

Hoje no banco tinha UM médio, o William Carvalho. Em vez de chamar outro médio, como o André Martins ou até o Wallyson pata ver se podem contar para a próxima época, chamou o Capel que esta época ainda só vez uma de jeito, o remate de primeira que acertou na barra contra o porto.

Com o LJ no final da época fiquei com a sensação que uma aposta desde o inicio em Dier, no JME, num 10 que seria contratado (Gauld) e num extremo acima da média (Nani) poderíamos ser campeões, porque quase todos os jogadores tiveram grande rendimento com ele.

No caso do MS um dos problemas é mesmo esse, nenhum rende o que rendia, não dá para pensar que com mais Y ou X é que isto lá vai.

O Twain que se meta naquilo de que ele percebe que é de letras… :wink:

Não vale a pena comparar o Marco a aprendizes de treinador porque ele é claramente melhor que esses todos Sa Pintos e Vercauterens.

Mas dá a sensação que ele só faz neste momento qb, parece que está ali como quem olha para o relógio a toda a hora a tentar fazer passar o tempo sem qualquer preocupação, como se estivesse de saída.

O Sporting não tem bom jogo interior? Whatever, quem vier a seguir que trabalhe isso. Há X jogadores da B que podiam ser integrados aos poucos para permitir rotação do plantel? Whatever, para o ano já cá não estou, é jogar com os mesmos e o próximo que o faça que isto da muita trabalho…

Este post diz tudo e nem é preciso ir mais além. Às teorias da conspiração que após as declarações do Zé Eduardo em dezembro muitos neste momento corroboram, mas que sinceramente me parecem descabidas. Ainda que as mãos no fogo não ponha.

Também sou obrigado a concordar que o melhor para o Sporting é não iniciar a próxima época com Marco Silva. Não dou como garantido que seja outro Paulo Fonseca ou perto disso (um bom treinador mas ainda sem capacidade para um grande), mas foram erros a mais.

A equipa definitivamente não sabe defender (pelo menos ao nível do que se exige num clube como o Sporting), é altamente previsível no processo ofensivo ofensivo, não tem qualquer amostra de esquema alternativo (até Paulo Bento a certa altura lá inventou um 3-5-2), jogadas estudadas nem vê-las e praticamente nenhum jogador da época passada evoluiu com excepção de Carrillo e Slimani (ainda que em relação ao argelino tenha a ver provavelmente apenas com o facto de se ter cimentado a titular).

E “só” tem à disposição jogadores como Nani, William, Carrillo, Jefferson, João Mário, Rui Patrício, Adrien, Slimani ou Paulo Oliveira. Há alguma escassez de alternativas se não contarmos com quem conta habitualmente para a B (Rabia, Gauld, Wallyson, Sacko), mas o 11 inicial do Sporting actual está muito longe de ser fraco. Tem muita qualidade e é seguramente um dos melhores dos últimos 10 anos.

E nos “pecados” de Marco Silva nem incluo questões menores quando comparadas com as que referi acima como o arranque de época com Maurício e Sarr como dupla de centrais, não o facto de André Martins ter começado como titular (fez uma excelente pré-época) mas o de João Mário nem nos convocados ter estado nalguns jogos ou até a substituição de Nani por Capel aos 87 minutos do jogo com o carnide com Rosell e Sarr no banco. Algumas destas críticas farão sentido, outras nem tanto porque não estamos por dentro e não sabemos a total realidade dos factos.

Mas a desconfiança. A desconfiança é que torna tudo mais grave. Ser acusado de não estar de acordo com o projecto Sporting é o quê basicamente? É apenas estar aparentemente pouco disposto a apostar nos jovens jogadores do Sporting sejam eles da formação ou contratados (apenas o fez com Tobias por necessidade)? É colocar este ou aquele de forma a valorizar alguns jogadores? Isso aconteceu? Não se livra de algumas opções duvidosas. E se isso de certa forma poderia ser visto como uma defesa do grupo respeitando uma hierarquia, ainda hoje vimos um jogador substituído aos 30 minutos e praticamente sem culpa de 30 minutos paupérrimos. A gestão da dupla Tobias-Ewerton e a passagem de Montero a 3º avançado do plantel também sugerem que a preocupação com esse aspecto afinal se calhar não é assim tanta.

Resumindo, por tudo o que Marco Silva mostrou (e não mostrou), sendo impossível esquecer as acusações que lhe foram feitas e a própria forma como treinador lidou com críticas que lhe foram feitas pelos seus superiores, considero demasiado arriscada a sua permanência. É óbvio para toda a gente (menos para os programas da praça que certamente nem assim mudariam o discurso de bajulamento ao treinador) que caso percamos a Taça o destino do treinador está traçado. Sairá e de forma plenamente justificada.

Complicado será gerir uma saída de troféu nas mãos. A onda de contestação será grande, alimentada principalmente por uma CS a quem interessa sobremaneira este discurso do “apenas é possível discutir o 3º lugar com o braga devido às diferenças de orçamento para os rivais” e pelos sportinguistas que irão na onda desses meios e dos amigos lampiões que rapidamente irão corrobar as teorias do “Marco Silva ou o caos” acrescentando um provocante “Que venha para nós”. E há que contar ainda com os “neo-rochistas” que continuam bem vivos e que infelizmente para o futuro sustentável do clube não são tão poucos como isso.

Mas cá estarei seja para apoiar a direcção em caso de ruptura, seja para sustentar uma eventual 2ª oportunidade a Marco Silva com a qual não concordaria mas que teria que aceitar.

Já estou farto disto. Já vi que este treinador vai continuar no próximo ano. E por isso desisto.

No estadio estava tudo como ele: apático, resignado, bem bom. É isto. Se calhar é mesmo isto ser do Sporting hoje em dia.

Vivi muitos anos fora e se calhar não me fui adaptando a esta progressiva banalização e conformismo.
Quando vinha a Portugal fartava-me de me chatear com os sportinguistas defensores do PB, olhava incrédulo para aquilo que parecia ser a aparente satisfação deles pelo segundo lugar. Bem bom diziam.

Tive uma restea de esperança com a chegada do Bruno ao leme… e com o comandante Jardim. O Mendes lá fez o trabalhinho de sapa e veio retirar avidamente o unico competente que tivemos ao leme na ultima década… e voltamos ao de sempre.

O BdC não vai querer comprometer a sua continuidade na presidencia, e como tal, e como a imprensa e a maioria dos socios (como é possivel?) estão com o MS, se ganharmos a TdP, vai mantê-lo. E se não ganharmos? Pois, mas por acaso acredito que se ganhe porque os jogadores vão aí sim jogar com a faca entre os dentes. E depois voltaremos à mordomia do trabalho cumprido.

Já não há pachorra. À conta da incapacidade do MS saí do estadio hoje a pensar que muito provavelmente já lá não volto tão cedo. Tenho a gamebox paga, e provavelmente continuarei a pagar, no prox ano, mas sinto que o meu tempo ali dentro é um desperdicio.

Já vi demasiado futebol para perceber onde é que isto vai levar. Vai levar a nada. Nada. Uma taça aqui, uma lutazinha pelo segundo lugar além…

Para mim é o fim da linha da esperança de que nos tornemos a prazo novamente num grande, à séria.

Seremos, “ao fim ao cabo”, aquilo que a exigência dos nossos socios e adeptos ditarem. Ou seja, desculpem a confissão, a avaliar pela exigência que vejo em todos no estadio… seremos uma trampa miserável. Nos próximos tempos pelo menos. Depois, daqui a uns anos, se o BdC continuar a aguentar-se, quem sabe se até poderá ser que isto mude. Até lá vou mas é dormir.

Boa noite a todos pessoal, foi um prazer.

Coitado, o homem já fez muito, recuperar de um 1-1 com o poderoso Boavista. Eu sinceramente vejo aqui o próximo Mourinho, um homem que observa ao detalhe os seus adversários e que apresenta aquele onze é de quem sabe exactamente o que vai encontrar do outro lado.

Destaco também o poder de motivação só ao alcance do Special One, tirando o Rossel ainda no decorrer da primeira parte, certamente vai aparecer um jogador mais confiante futuramente.

Mais!! Estes adeptos da tanga que o criticam são os mesmos que o vão idolatrar quando for parar ao Benfica!!

Ah e esqueci-me, com o plantel do Benfica ou do Porto o Marco hoje tinha dado 20-0. :venia:

Excelente comentário.
No estádio e não só, a exigência dos Sportinguistas está num nível estupidamente baixo. Aqui no forum é que felizmente são uma minoria. E depois vêem com estatísticas a dizer que tendo em conta os últimos 20 anos o Marco até está a fazer um bom trabalho.

Mas eu ainda tenho a esperança, não fosse a nossa cor o verde, que o BdC não se vai deixar levar pela CS e que o vai por a andar.

Pois é mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Ainda sou do tempo em que no velhinho Alvalade fizemos o funeral da verdade desportiva e que até a académica acedeu a jogar de branco para podermos jogar nós de preto.

Agora essa história acabou. O que interessa é o bota-abaixo ao Marquito lampião. 13 vermelhos numa só época? Isso são peaners!

Onde é já se viu ganhar jogos com 10? Onde é que já se viu não apostar na formação, e ter um jogador expulso de vermelho directo em 2 jogos consecutivos em casa precisamente por um jogador vindo da formação? Onde já se viu ter um GR que cada bola que vai à baliza é golo? O quê??? Ter Pontas de lança como Tanaka, Montero e slimani e não estar a lutar pelo título??? Rua com este incompetente! Que vergonha ter um plantel de luxo e não ganhar o campeonato!!! Tragam o próximo. Este homem que construiu este plantel fabuloso merece ser chicoteado, sair a pontapé de Alvalade! Tragam o próximo génio da táctica e oferecem-lhe uma apresentação digna…com cânticos, cachecóis e vivas ao Sporting!

As esperanças que eu tinha neste gajo, foda-se, até comparei o trabalho dele no Estoril com a ideia que tinha do trabalho do Klopp no Mainz. E ele chega cá e renuncia a quase tudo o que mostrava de bom no Estoril. A equipa jogou de forma confrangedora. Aliás, o talento deste Sporting tem sido fazer os adversários parecerem muito melhores do que o que, de facto, são.

Ofensivamente então, pensar no que se estava a tentar construir no início da época, na desistência dessas ideias e no que se tem agora… Acho que dava para alugar o corredor central do MC adversário. A sério, fala-se em venda de namings do estádio e coisas do género, mas esta podia ser uma boa fonte de rendimento, atualmente…

Mai’ nada! Uma estátua para o senhor Marquio, ganhou com 10 ao poderoso Boavista!!

Não se percebe, um treinador que aposta na formação desde que lá está, primeiro com o Mauricio, depois com o Sarr e agora com o Tobias. Um treinador que mostra uma organização defensiva brilhante e só por manifesta inexperiência do Tobias (nem se coloca outra hipótese) sofre mais uma expulsão. O Jefferson bem tentou mas a inexperiência do jovem(é da formação né??) veio ao de cima…

Depois coitado, tem à sua disposição o guarda-redes internacional Português que não dá para mais do que para um Penafiel, coitado, não há milagres, sem ovos não se fazem omeletes. Cada bola que vai à baliza é golo, olha, mais valia estar lá o Mika que com o mesmo número de remates à baliza fez quase o mesmo(só sofreu mais um).

Depois são os pontas de lança, todos uma miséria, não se percebe com a qualidade do nosso futebol como é que cada um não marca 2 ou 3 golos por jogo.

Só quando este homem for para o Benfica ou para o Porto é que lhe vão dar o devido valor!!! O homem está em 3º lugar com este plantel de miúdos (e imaturos ainda por cima!!!), só perdemos duas vezes e conseguimos 9º empates que nos permitem estar à frente de um magnifico Braga. Espero sinceramente que lhe renovem o contrato para mais 4 anos e mais um de opção.

Não o merecem, Veddie!!! Nem depois de mais uma reviravolta estrondosa apoiam o nosso treinador!

Comentário redutor, de curta ou nenhuma argumentação e com o puro intuito de inflamar ainda mais este tópico. É desnecessário Veddie.

Posso respeitar tudo isso (embora a minha opinião sobre este treinador seja clara e dificilmente mutável) mas porque não aludes ao facto da equipa apresentar de jogo após jogo um rendimento pior e um nível exibicional paupérrimo, assente num vazio de ideias.

A bola entrar na única vez que acerta na baliza é algo incontrolável e passível de acontecer. O que me preocupa, o que me deixa profundamente insatisfeito com o trabalho do Marco Silva é bastante simples: O SCP não apresenta uma única melhoria em relação ao ano passado- uma única!. E na minha opinião, com maior leque de soluções e melhor qualidade.

Defensivamente estamos piores, o meio-campo não carbura e a nível ofensivo somos de uma inoperância e falta de criatividade assustadora. Com um extremo da qualidade de Nani desde início da época, o que assistimos é uma tática que se resume ao chuveirinho e cruzamentos de debandada para a área. Se fosse um caso raro ou um exemplo esporádico dada as condições peculiares de um determinado jogo, ainda percebia. Mas não: Jogamos desta forma sempre! Queres ver que isto não tem mão do treinador? É que se de facto não tem, simplesmente os jogadores não acatam as suas ideias e nesse sentido ainda menos lógica fará a sua continuidade.

Vamos agora incidir acerca das declarações pré e pós jogo. Que necessidade tem um treinador do SCP de constantemente dar aso e motivos à CS para vender jornais e criar instabilidade no clube? Este clube per si já é pródigo nestes episódios (Bruno de Carvalho e José Eduardo também não saem bem na fotografia), a juntar a isso um treinador que responde ao seu presidente (que não deixa de ser o líder do clube, e quem mais pode exigir) via C.I. Mas anda tudo doido? É esta competência que se quer?

Numa coisa lhe tiro o chapéu: É o rei da filosofia e do romantismo em C.I que antecedem os jogos (daí a boa imprensa que lhe graceja). Pena que as suas palavras não se espelhem em campo.

Epah…nem adianta…

[member=7305]Lou, não precisavas de apagar.

Eu curti do post do Lou. Se tivesse o dom da eloquência, tb não perderia uma hipótese para cascar nesses mansos.

Precisava sim.
Nao quero ser banido e ficarem-se a rir.
Prefiro contar até 10.

Até porque convém alguém que aponte todos os dispares para ninguem cair na lengalenga.

Pois, é a precipitação de querer que tudo o que luz seja ouro. Ora, se não é ouro, também está longe de ser latão.

É um bocado como aquela ideia de termos jogadores na B prontos para darem rendimento aos AA. Depois, vemos a legião de fãs do Tobias, que tão reclamado foi, apontar o dedo ao miúdo, esquecendo-se do que andaram a pedir, meses a fio. Ou, no mesmo registo de precipitação, afirmar-se peremptoriamente que o Ewerton é que é, quando o homem só fez 3 ou 4 jogos, depois de imenso tempo parado.

As coisas têm o seu tempo e o seu próprio processo.

O Tobias só foi tão reclamado porque andávamos a jogar com Sarr. Embora o miúdo tenha potencial porque o tem - também continua a ser mil vezes superior ao Sarr, o que não é dificil - precisa também de ser potenciado e isso pode não ser algo tão fácil de se fazer… aliás, com o Marco o retrocesso nos nossos jogadores até tem sido mais comum do que o contrário. Ainda por cima numa posição onde qualquer erro pode ser a morte do artista.

Há jogadores e jogadores. Iuri, Gauld ou Wallyson estão mais do que preparados mas obviamente que só vão estar mais do que preparados quando forem aposta. :wink: