FC Porto e Sporting trocam jogadores em cima do fecho do mercado
Rodrigo Fernandes segue para o Olival, ao passo que Marco Cruz vai para a Academia
A última atualização da Liga trouxe uma enorme novidade, com a ida de Rodrigo Fernandes do Sporting para o FC Porto. O médio, de 20 anos, representava a equipa B leonina mas já atuou pela formação principal leonina, há duas temporadas, tendo estado presente nesta pré-época, às ordens de Rúben Amorim.
Rodrigo Fernandes deverá seguir para a equipa B portista. De referir que a mudança de Rodrigo Fernandes para os dragões foi enquadrada numa troca direta com Marco Cruz, jovem médio de 17 anos inscrito esta terça-feira pelo FC Porto mas que rumará a Alvalade.
Marco Cruz não consta da lista de incritos pelo Sporting até à atualização da meia-noite mas a troca com o FC Porto foi consumada e o jogador, por ter apenas 17 anos, poderá ser inscrito até 19 de setembro.
Havia uma entrada com o nome de marco cruz, no entanto tinha como transferencia nacional e o clube como fcporco.
Deve ter sido erro.
Não conhecia este miudo mas pelo que vejo eles andam malucos por o ter perdido. O facto de ser capitão nas camadas jovens é bom indicador.
Força miudo, trabalha bem e cá estaremos para te apoiar !
Que sejas muito feliz por cá (tens o Gonçalo Esteves, o Peter Iceberg Potter, o Nuno Santos, o Luís Neto para te fazerem sentir ainda mais em casa) pois a tua felicidade será também a nossa.
Vais sentir a grandeza panmundial do Sporting Clube de Portugal.
Nâo faço ideia quem é este moço, mas bem-vindo!
Médio, diz o Rascord. Médio-centro, ala, ofensivo… ? Alguém pode fazer uma breve sinopse das características do miúdo?
É lateral esquerdo, mas também joga a médio ofensivo. Era visto no Porto como um dos melhores jogadores de 2004.
Agora a opinião de um amigo meu que já jogou contra ele: “joga bem, mas já jogou melhor, está sempre de peito cheio” “acho que o Rodrigo joga mil vezes mais que o Marco”. Vale o que vale, até porque esta opinião nâo vai de acordo com o que a maioria pensa. O tempo dirá se foi uma boa troca
Segundo disse o @VeDrIx faz essas posições todas e ultimamente até andava a jogar a lateral esquerdo, que segundo ele era um desperdício. Também segundo ele (e pelo que vou vendo da revolta da tripeirada) era dos mais talentosos da formação deles.
Pelos vistos são os dois do Tio Mendes, portanto estamos perante uma negociata com algum objectivo (que não sei qual bem qual é).
E também trocas entre nós e eles já são tradição. De X em X anos lá se faz uma, umas melhores outras piores. Uma delas deu-nos o Rui Jorge.
Colour me surprised.
Fartinho até à ponta dos cabelos de ver o Mendes metido em tudo o que diz respeito ao Sporting, directa ou indirectamente. A factura a pagar por pactos com o Dermo raramente é benéfica.
Enfim, que o jogador seja feliz por cá. É sempre bom ver os calimeros piursos com a saída de um jovem. É bom indicador, mas é ver em campo o que o rapaz rende.
Também estava a pensar no Edmilson, mas esse não foi troca. Passou pelo PSG pelo meio. Ainda veio cá ser campeão, embora a um nível abaixo ao que apresentou lá.
O jovem tem a velocidade necessária para fazer todo o corredor e ainda para jogar como central
A aposta do Sporting em Marco Cruz tem o dedo de Rúben Amorim, que vê no jovem formado no FC Porto as características para vingar no Sporting no corredor esquerdo. Canhoto como o técnico prefere, o jogador também é polivalente, outra qualidade muito apreciada em Alvalade.
Marco Cruz é lateral de raiz mas tem vindo a ser testado em várias posições, um padrão que é habitualmente seguido pelos dragões de forma a avaliarem a posição em que os jovens poderão ser mais produtivos antes de chegarem às equipas profissionais. No caso do canhoto, dada a sua boa técnica individual, começou a ser utilizado como médio-interior esquerdo, posição onde cumpriu os objetivos pois chega bem à área, mas não alcançou o mesmo rendimento quando jogava encostado ao corredor e tinha mais possibilidades de explorar a velocidade.
São exatamente estas características que os leões querem explorar na Academia, pois nas observações que realizaram, detetaram a qualidade suficiente para ser um sucessor de Nuno Mendes… a médio prazo. Aliás, o inesperado reforço tem características similares às de Gonçalo Esteves que chegou a Alcochete no início da época. O camisola 87 já se treina no plantel principal e, muito provavelmente, terá a hipótese de se estrear na equipa principal em breve.
Um problema de altura
Marco Cruz encaixa que nem uma luva no esquema tático de Amorim, e convém assinalar que também poderá ser o central esquerdo. No FC Porto, o jovem chegou a equacionado para a posição, mas com uma altura de 1,78 m, aos 17 anos, foi considerado baixo para o lugar. Resta saber se esta solução será explorada pelos leões.