Marcel Keizer - Treinador do Sporting Clube de Portugal

O problema é que com a lesão do Battaglia neste momento não há jogadores no plantel do Sporting para o meio campo que sejam melhores a defender que a atacar e isso tem consequências a nível defensivo, é isto que temos agora ou jogar com petrovic ou misic… E depois a qualidade das segundas escolhas deste plantel para a defesa deixam muito a desejar a nível individual…

[member=18013]juziel, se há omeleta (leia-se modelo) que não funciona sem ovos, é esta. É impossível este modelo funcionar com alguns destes jogadores.

A questão aqui que se coloca é se querem este modelo (e este treinador) ou se querem este plantel e então escolheram o homem errado.

Se funcionou nas segundas partes de Aves e Nacional, não vejo razões para não funcionar nas primeiras partes.

Penso que está mais do que assumido que o modelo pretendido é este. Naturalmente que para este modelo e qualquer outro funcionar é preciso bons jogadores, admito que neste modelo, pelo risco / ousadia, seja ainda mais preciso / relevante ter bons jogadores. Mas a ordem está correcta, primeiro define-se o estilo, depois contrata-se o treinador certo e depois vai-se contratando os jogadores à medida do estilo / treinador e claro, do orçamento.

Ao menos este holandês não vem com vícios da podridão do nosso futebol.
Espero que vá trabalhando e mantenha-se aparte dos bastidores deste clube.

Sim, mas refiro-me a partir do final da primeira parte e em toda a segunda. A equipa reagiu bem à desvantagem, galvanizou-se e deu um espectáculo bem apelativo para quem assistia. Foram raras as vezes que vi em toda a minha vida um Sporting a reagir assim a uma desvantagem de dois golos. Temos muita coisa a melhorar, defensivamente bastante até, mas estes princípios de jogo entusiasma ver em Alvalade.

Acho que há jogadores que defendem melhor que o Battaglia. Evidentemente, a sua falta de jeito para o futebol acaba por fazer realçar a sua capacidade…“defensiva”.

O Keizer teve um mérito que foi fazer certos jogadores parecerem-no. O Gudelj, hoje em dia, parece ser um óptimo jogador na posição 6. Parece…não quer dizer que ele seja um inepto, até porque o acho um bom jogador mas não um grande jogador. Mas a posição 6, neste momento, está relativamente protegida. O Petrovic, contra os ucranianos, até nem jogou mal, nem atrapalhou. Só que um 6 de qualidade passa por ser um tipo discreto mas que faz muitas compensações. E talvez Gudelj ainda não consiga ser esse 6, também por força da falta de algumas rotinas, que terão que ser apreendidas.

O Battaglia, enquanto jogador de marcação, tem os seus méritos. Já enquanto equilibrador e controlador de espaços…deixa-me dúvidas. Quando se tenta jogar tão subido no terreno, é difícil teres um Battaglia, que perde bolas com facilidade, deixando, atrás de si, pouca gente e com muito espaço para correr.

Não tem funcionado na medida em que se pretende. E não funcionará contra equipas mais evoluídas. Não é segredo nenhum, todos os treinadores que jogam assim o sabem e o publicitam. Há modelos em que até dá para disfarçar, este não é um deles.

Credo, ensina-me a tirar bilhete para a CP, porque a ver futebol não vais lá. :stuck_out_tongue:

O Mathieu ontem foi a principal razão do Nacional marcar 2 golos. O Jefferson meteu mais nojo, mas ambos os golos nascem de situações deploráveis do Mathieu. Em cima disso, aquele amarelo que leva, nem na distrital há gajos a serem comidos assim.

Melhor em campo? Só se foi a jogar pelo Nacional.

[member=9277]Ravanelli

há uma diferença abissal entre as coisas não serem perfeitas por incapacidade dos jogadores e serem o que foram nas primeiras partes de Aves e Nacional. O Bas Dost resumiu-o numa frase, pareciam o ■■■■■■■ do Barcelona. Não por aquilo que eles jogam, mas por aquilo que nós permitimos que eles joguem.

Eu não estou a pedir que tenhamos um MC massacrante, com 2 João Moutinho que abafam aquela merda toda e não joga ninguém no nosso miolo. Mas porra, qualquer matraquilho parece o Maradona a espalhar charme em Alvalade, é o Nildo, é um marroquino qualquer anónimo, é um tal de Camacho, um Jota, parecem todos craques com as avenidas que andamos a dar.

Nenhuma equipa tem sucesso a dar golos gratuitos de avanço em todos os jogos.

O Sporting joga bem, mas tem que ser muito mais difícil de jogar contra do que tem sido. Hard to play against, tudo o que não temos sido. Veja-se o Porto, mesmo quando a máquina não anda, também não deixa andar a dos outros.

O Sporting pode não ter jogadores para fazer isso, mas se me disserem que o que vamos ter é o que temos tido, digo já que vamos ser 4os no campeonato e vamos levar sabonete das 3 equipas mais fortes, qualquer uma se arrisca, num dia bom, a encher-nos o saco.

O treinador é bom e muito fez ele em pouco tempo, mas a vertente defensiva está deplorável e tem que melhorar rapidamente.

Eu adoro o Mathieu. Mas ontem fez imensos disparates. Imensos. Principalmente na primeira parte. Não deixou de os fazer por causa de uma votação. :wink:

Acho que ainda é cedo para percebermos toda a dimensão deste modelo. Estou convencido que falhamos mais do que o mero aspecto defensivo. Se tens uma equipa que pretendes pressionante e se queres ter o controlo da bola, a maior parte do tempo, isso exige muito dos teus jogadores; exige muito trabalho de campo. Não creio que tenhamos tido, até agora, percentagens de posse de bola muito significativas. E talvez isso seja sintoma de não dominarmos o modelo, por inteiro. E não o dominando, na parte ofensiva, reforça a aparência de desorganização defensiva.

Lembras-te do Adriaanse? Ele não começou a época com 3-4-3 ou com o 3-3-4. Ele andou a trabalhar o modelo, nos treinos, até que mudou do 4-3-3 para o seu modelo preferido. E acabou por ser a equipa com melhor registo defensivo do campeonato.

Estou crente que é tudo uma questão de tempo e de trabalho. No entretanto, é possível que isto piore antes de melhorar.

Houve rectificações que se fizeram no intervalo que permitiram reajustar a equipa e corrigir o que correu mal na 1ª parte. E acho que além do discurso do treinador (que me parece mais ou menos óbvio que existiu no balneário no intervalo de ambos os jogos) houve também um ajuste nos jogadores.

Ontem foi isso que se viu. Keiser trocou um dos jogadores cuja performance estava a colocar em xeque o equilibrio defensivo da equipa. E o Nacional deixou de ameaçar… mesmo com Jefferson.

Eu concordo totalmente que este modelo depende brutalmente da qualdiade dos intérpretes e igualmente das suas caracteristicas. E como se viu ontem, para o ram-ram do cérebro o chuta-chuta servia para tapar buracos, para um esquema tão exigente como o de Keiser, não serve. Idem aspas para Jefferson. Neste momento até jogadores que tinhamos como fiáveis, têm sido expostos aos seus próprios defeitos como é o caso de Coates e até Mathieu.

É de facto urgente ir ao mercado em Janeiro e dar profundidade à equipa, bem como corrigir algumas posições. Jefferson não serve como alternativa a Acuña, e aliás até seria ideal conseguir alguém melhor que Acuña, mas já me contentaria com um concorrente à altura. No centro da defesa é também fundamental arranjar um central rápido e de qualidade, de preferência eu apostaria num perfil jovem com potencial, já que dificilmente se arranjará um central com alguma experiência e com qualidade no mercado de inverno.
Para lateral direito, acho que Risto é aceitável, o ideal era arranjar alguém melhor, mas também aqui já me contentaria com uma boa alternativa. Bruno Gaspar é curto, e Thierry parece-me demasiado verde.

Muita gente bate no Renan, mas num contexto de reforço cirurgico do plantel, não sei até que ponto iria gastar dinheiro aí.

Já no meio campo, para mim faria regressar Geraldes, Gauld (se este gajo for ainda capaz de dar jogador, acredito que Keiser será o treinador capaz de apostar nele) e Matheus, os dois primeiros para dar profundidade na posição 8/10, o segundo para dar profundidade na ala, e batam-me, não sei se não seria uma boa alternativa a BF a 10!! Entretanto despachar Misic e Petro, e arranjar um 6 também seria importante. Caso não dê, aposte-se no Bruno Paz. Já agora, é uma merda a situação do Sturaro, talvez fosse o 6 que precisávamos. De resto com Wendel recuperado e com Miguel Luis a ganhar, de jogo para jogo, preponderância e importância, penso que ficávamos bem apetrechados na linha média.

No ataque, e havendo uma limitação orçamental, seria dos locais onde menos iria mexer, já contando com o regresso do Matheus. Para PL/avançado, quanto muito faria regressar o Dala, mas não desdenharia utilizar o Jovane/Diaby como alternativas a Dost. Acho que sobretudo o Jovane (o Diaby pode ser um jogador útil) tem um perfil interessante para jogar a avançado. Já o disse e continuo convicto de que o Jovane poderá dar jogador como avançado. Como extremo tenho alguma dúvidas.

De resto, o regresso de Raphinha é por si só também um reforço.

Mas é exactamente isso que estou a dizer [member=18013]juziel. Defensivamente a equipa tem uma tarefa muito exigente pela frente, logo pede determinados jogadores. E não estou a falar de 3 ou 4, são 11 jogadores. Os holandeses pensam o jogo a partir de um tipo que disse que para jogar daquela forma necessitava de 7 jogadores de topo mundial e que os outros 4 não podiam ser uns quaisquer. Hoje em dia o jogador “normal” subiu de nível e permite que o sistema não seja interpretado apenas quando tens 7 de topo mundial (a menos que seja algo saído do Guardiola ou de um ou outro argentino…), mas ainda assim não podem ser uns quaisquer. Não bastam ser bons, têm de ter determinadas competências técnicas e tácticas especificas.

Ora o que temos aqui é um grupo onde abundam os que nem têm qualidade, nem as mínimas condições para jogar assim. Depois ainda há os que até têm alguma qualidade, mas falta sempre alguma coisa para jogar desta forma. Seriamente, tens 4 ou 5 que juntam os dois mundos e depois tens 5 ou 6 que têm qualidade, mas se calhar não encaixam que nem uma luva. Ainda assim, podes contar com eles e 2 ou 3 até podem crescer e evoluir para o primeiro grupo. Épá, isto num plantel inteiro… estou a falar de uns 10 jogadores.

Sem isso, vais dar espaços e vais levar à séria. Não é uma questão do “O Sporting pode não ter jogadores para fazer isso, mas”. A questão é o Sporting não tem jogadores para fazer isso que pretendes e que é o que toda a gente quer. Ainda ontem viste jogadores que não pressionam, que perdem a calma e que passam a mandar chutão para a frente porque não mantém a dinâmica de posse e circulação, jogadores que perdem o rumo e deixam de dar linhas de passe, jogadores que não compensam as movimentações dos colegas. Ora, assim já foste.

Reforços cirúrgicos e olheiros muito bons. Porque eu garanto-te, não basta trazer “um lateral”, “um médio defensivo” ou etc, como vejo em alguns tópicos. Têm de ser jogadores de características muito próprias. Podem ser bons e não servir.

Nisto, tens toda a razão.
Mas, especialmente nesses jogos, o que se viu foi que a equipa adversária “rebentou”, depois da enorme pressão que fez na 1ª parte. Nós subimos muito nas 2ªs partes, também porque a pressão que sofremos foi muitíssimo inferior.

E estamos com uma excelente condição física, basta ver o contra-ataque que dá o nosso 5º golo ontem: foram 5 ou 6 a chegar à área adversária.

Certo, mas não sei se chega para dar a volta a um jogo com um Porto sólido, por exemplo.

Falo por mim… fiquei preocupado com o que vi na primeira parte, acho que vamos ressentir-nos bastante da ausência do Wendel. E Mathieu melhor em campo? Se fosse o Bruno César a cometer os erros que ele cometeu nos dois golos o Fórum vinha abaixo. Já nem falo do Jefferson, porque naquele lance do segundo golo em que ele em vez de se posicionar na linha defensiva vai à queima ao jogador que cruza como uma arara descreve o próprio. Ao menos a ver se o Raphinha recupera, e a equipa evolui, vai ser um milagre não perder em Guimarães, oxalá esteja enganado.

É difícil, por isso não podemos dar 1/2 parte de avanço.
E sem jogadores, não chega seguramente. Com Bruno Cesar e Jefferson, por exemplo (não vai acontecer, a menos que a vida nos corra muito mal), não chega de certeza.

Se tu passas a 1ª parte sem pressionar e sem compensar, obviamente caso o venhas a fazer que só podes melhorar.

Ó [member=6665]1984, os centrais podem ter defeitos e têm, mas até os melhores do mundo se levarem com uma avalancha daquelas não têm hipótese.

Não sei, quero ver. Eu nunca o vi numa filosofia de posse e de dinâmica como esta. Que ele é bom em progressão, é. Mas… bem, logo se vê. Se o conseguir, será um jogador muito bom para usar em duas filosofias. Ou então será apenas mais um Diaby, embora muito melhor quando joga em esticão.

O mesmo relativamente à falta de profundidade. Eu não acho que esta equipa necessite de profundidade, eu acho que precisa de titularidades. Por isso mesmo não vejo essas entradas de forma tão facilitada.

Mas arranjo-te um bom central. :mrgreen: :lol:

Por essa ordem de ideias lá para 2030, e é se nos apurarmos sempre para a Champions, temos um plantel à medida do Keizer.

É preciso um sistema de prospecção de grande nível, e um aproveitamento grande da formação, porque nós não temos dinheiro para reformular o plantel quase todo em pouco tempo.

Achas que o Eustáquio cumpre os requisitos para jogar nesse sistema? Eu acho que não e se assim for começamos mal. No entanto o Geraldes e o Matheus já podem ser elementos que trazem alguma qualidade a esta equipa e que viriam sem custos.

Estou absolutamente satisfeito e surpreendido positivamente com keizer, mas tenho 2 aspetos que me deixam descontente:
1- Nos 2 últimos jogos do campeonato a equipa entrou amorfa e deixou-se dominar por completo, ora uma equipa com a capacidade da nossa e reponsabilidade da nossa não pode dar 1 ou 2 golos de partido ao adversário. Uma coisa é conseguir dar a volta e encantar contra um Aves, Nacional, Boavista, Tondela, etc etc, outra coisa é apanhar uma equipa grande.
2- A aposta para o 11 em B. César deixou-me erritado, isto por 2 motivos: a) injustiça de keizer para com M. Luis, o miúdo vinha de uma boa exibição Europeia e perde o lugar que conquistou por mérito próprio, ora, esta gestão de um jovem vindo de um treinador “adepto” da formação não é muito aceitável; b) B. César não tem, neste momento por falta de ritmo, capacidade para ganhar um lugar no nosso onze especialmente no esquema tático atual onde a pressão sobre o adversário é grande.

Por outra lado, registou a brilhante exibição nos 10 últimos minutos da 1º parte e toda a 2º parte, foi brilhante o que esta equipa fez. Registo ainda a fome de golos, mesmo estando a ganhar 3-2 fomos para cima em busca de mais golos. Fiquei ainda muito contente por keizer ter tido a humildade de desfazer o erro que cometeu ao dar a titularidade a B. César. Com outro treinador (por ex JJ) B. César jogava pelo menos até aos 60/65 min isto para manter a aposta e não dar o braço a torcer. Keizer veio o equivoco que cometeu e emendou ainda a tempo. É muito por estas ações que se ganha um balneário e a confiança dos jogadores.