Epá isto é a chamada conversa da chacha. Não chegamos a conclusão nenhuma nem dás a tua opinião. Desculpa que te diga Ravanelli.
A verdade de la Palice de que algo vale o que o mercado dá por ele não é o que está em causa.
As coisas também têm ou não valor intrínseco e objetivo. Se não não andamos aqui a fazer nada num fórum porque tudo é relativo e o Esgaio até pode valer 200 milhões hipoteticamente.
Acho que faz sentido visto estarmos a falar em valores e a fazer comparações. O pessoal não percebe que lá porque o Chelsea fez uma coisa, não significa que isso represente o mercado.
Veremos os valores que sao praticados este ano para jogadores vindos de campeonatos secundários da Europa.
Tu queres que os jogadores tenham um valor mais ou menos exato, lógico e previsível? Mas não têm. Isso é o que o transfermarkt tenta, não é? Quantos acertam?
O Miguel Pinto Lisboa não veio dizer que o Tapsoba valia no máximo 8 a 10 milhões e a Gestifute conseguiu ampliar a venda aos 22 milhões? O Vinagre, racionalmente, valia 10 milhões? Mas fiquemos apenas pelo Chelsea: o Wesley Fofana valia 80 milhões, mais uma porrada em comissões? Não foi o Chelsea que pagou 11 milhões pelo empréstimo de um jogador por 5 meses (pega no que quiseres, seja o valor desportivo ou o valor comercial, nada justifica 11 milhões). O Mudruk vale 70 milhões, mesmo a dividir por uma porrada de anos? O Cucurella quase 70 milhões? O Enzo valia 120 milhões?
O mercado sobe. Comparas com um jogador que custou o que custou há 3 anos. Mas hoje sairia por quanto? O Atlético venderia pelo mesmo ou por mais 30 ou 40 milhões? A lógica que aplicas… eu não concordo com ela.
Eu dei a minha opinião, tal como dei no Palhinha. A malta dizia que 20 pelo Palhinha era justo e tal, que os médios defensivos não saíam por muito, tinha a idade que tinha, etc. Vai lá perguntar aos ingleses se foi caro ou barato. O Bruno também era isto e aquilo, a quantia era justa e 3 meses depois tinha ingleses meus conhecidos, que comparam com outros jogadores e a dizer que tinha sido uma pechincha.
Não acho que 60 milhões, face ao que esse clube em especifico tem pago, seja uma quantia brutal. Não estou a dizer que é mal vendido, porque tem uma cláusula de 60, é o que é. Mas também não me vais ouvir dizer que foi uma venda do ■■■■■■■ e enganámos os ingleses. Mas eu disse isto, não percebo onde é que não dei a minha opinião.
Tu pediste-me os mais caros de sempre na posição. Se quiseres ser sério e conhecer o realmente é €1 há 10 anos e €1 hoje, não faz sentido porque terias que fazer contas ao desconto do valor do dinheiro ao longo dos anos, coisa que não vou fazer porque dá imenso trabalho, bem como atualizar os prémios de desconto típicos (ao longo dos anos) na indústria do futebol, o que desconheço totalmente. Esta é a parte analítica que não é da minha opinião nem da tua. A parte mais subjectiva vem depois, que é um pouco o que já foi dito aqui por outros foristas, jogador A ou B foi transaccionado por um valor que hoje se calhar seria 10x mais, dado as especificadades/loucuras/o que lhe quiseres chamar do mercado.
Dito isto, torna-se um exercício MUITO difícil, senão impossível, para nós que não temos acesso a uma montanha de dados, perceber o real valor de uma transferencia de 30 milhões há 10 anos atrás, comparativamente a uma de 60 milhões nos dias de hoje. E estou apenas a arranhar a superfície sobre esse assunto.
Só se formos burros é que não aproveitamos o Chelsea para tentar ficar com este gajo!
Com o Ugarte e o Enzo vai ter zero espaço para jogar, e ainda têm por lá o Kante, Kovacic, Gallagher, Loftus-Cheek, Mount e o Chukwuemeka. Mesmo que vendam 3 ainda sobram uma data de jogadores para 2 lugares…
Fazer nem que seja um empréstimo de 2 anos estilo Porro.
Achas? Agora a pouco vi nos rumores 3 players tops para o Sporting. O varandas tem de ter dinheiro afinal só os milhões de euros que ele já fez em jogadores, deve de dar para ir buscar mais que um sotiris.
Falta muito para a mercado fechar, muito mesmo, calma.
Vai ser um mês a falar desta venda. Depois dia 1 ou 2 de Julho ele vai sair e os jornais criaram uma novela entre PSG, Chelsea e United que nunca existiu. Medta fase, a decisão dele já deve estar mais do que tomada
Cláusula de rescisão, ou algo muito próximo mais um jogador emprestado. Escolham bem e talvez consigamos muitos milhões e um jogador a custo zero cuja produção seja a de um jogador que vale muito.