Manuel Oliveira


Venho evocar esta figura brilhante do antigo atletismo do Sporting que eu, mesmo muito pequeno, vi uma vez correr na pista de Alvalade num Portugal-Espanha em atletismo anterior aos jogos olímpicos de Tóquio. Fez o espanhol que o seguia passar por baixo de um obstáculo em completo desespero!

O melhor atleta português do seu tempo, obteve um fabuloso (para o nível do atletismo português de então)… Um fabuloso 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, de 1964, na corrida dos 3000 m obstáculos, ficando a pouco mais de 2 segundos de conquistar a primeira medalha olímpica individual para Portugal.

Ainda há uns tempos que não consigo precisar, vi Carlos Lopes, numa entrevista ao canal Sporting, recordá-lo como o seu ídolo enquanto jovem…

Desconhecia. :-[

Obrigado pela informação! Estes Leões merecem ser recordados e falados prós mais jovens, como eu.

:clap: :clap: :mais: :mais:

Se fosse atleta do clube do pássaro, mesmo que não quisesses, conhecias a vida dele toda. Até na escola se ensinava, provavelmente…

Até faziam um filme sobre a vida dele.

Infelizmente não tenho ideia dele, em 1964 tinha eu pouco mais de 1 ano de idade, mas em todas as obras em que se fala do atletismo Sportinguista, o nome de Manuel Oliveira é um nome maior. De qualquer modo, o Clube esquece-se frequentemente dele. Ainda bem que o Monstro Carlos Lopes o referiu.

Conhecia, mas porque o Moniz Pereira e o Lopes sempre falaram nele. Na altura do Carlos Lopes, Fernando Mamede, Aniceto Simões e Ezequiel Canário (Grande equipa que tínhamos), o nome de Manuel Oliveira era muito falado por eles todos como que um pioneiro. E o meu pai também me disse que era um enorme atleta.

http://www.maisfutebol.iol.pt/obito/modalidades/morreu-o-antigo-atleta-olimpico-manuel-oliveira

Morreu um Leão que foi, efetivamente, tão grande quanto os maiores da Europa e do Mundo… Vi-o correr ao vivo, e tinha uma enorme admiração por ele, quando eu ainda era uma criança.

Está vivo, enquanto houver Sportinguistas que não o esquecem… :clap:

https://desporto.sapo.pt/modalidades/atletismo/artigos/morreu-manuel-oliveira-antigo-atleta-olimpico

O Bessone foi convidado para falar sobre Manuel de Oliveira no Sporting Grande Jornal. Esquecendo a prestação miserável onde falou da falta de interesse para tudo o que não é futebol (metade da entrevista), porque embora ele tivesse razão ele estava lá para comentar sobre o Manuel Oliveira sob o ponto de vista de um contemporâneo, gostei da sugestão de fazer um programa sobre a sua carreira. Aliás fizeram há pouco tempo, com o Vítor Damas, podiam fazer parecido.

O https://www.wikisporting.com/index.php?title=Manuel de Oliveira foi uma das primeiras figuras a ter página na Wiki, logo no seu início em 2008, como nõ podia deixar de ser.

Que seja homenageado de forma digna…

Paz a sua alma… :’(

Manuel de Oliveira - Início da carreira no Sporting Manuel de Oliveira queria ser ciclista no Sporting.

https://www.youtube.com/watch?v=v0p0xJn0XFw

Manuel Oliveira fica à beira das medalhas com um honroso 4º lugar nos 3000m obstáculos no Jogos Olímpicos de Tóquio

https://www.youtube.com/watch?v=pFpXOZK1Ukk