Manuel Machado

[center]Manuel António Marques Machado
1955-12-04 (53 anos)

[/center]

Crio este tópico pelos piores motivos, porque fui surpreendido por esta notícia. Não encontrei qualquer referência a este assunto no fórum.

[size=12pt][b]Manuel Machado em coma induzido[/b][/size]

Fonte do gabinete de comunicação do Serviço de Saúde da Madeira adiantou
que o técnico da equipa madeirense “está ventilado, em coma induzido para
estar mais confortável, e continua a ter um prognóstico reservado, mas está
estável”.

Acrescentou que Manuel Machado “tem feito pensos diários para limpeza
de tecidos mortos no Bloco Operatório e está a ser seguido pela Unidade
de Cuidados Intensivos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, estando em observação
permanente”.

“Quando sair, a sua recuperação poderá durar várias semanas ou meses”,
concluiu.

Manuel Machado foi operado a uma hérnia na zona abdominal no início
da semana, numa unidade hospitalar do continente, tendo obtido alta e regressado
ao Funchal na passada quarta-feira.

Evidenciou sintomas de febre, pelo que acabou por ser hospitalizado
na sexta-feira devido a uma infecção na zona operada.

A equipa médica que acompanhou o técnico optou por realizar, no próprio
dia, uma nova cirurgia, com o intuito de debelar o problema da infecção
e desde essa altura está na Unidade de Cuidados Intensivos daquela unidade
hospitalar da capital madeirense.

Quanto ao Clube Desportivo Nacional, ainda não divulgou qualquer informação
oficial sobre o sucedido, alegando tratar-se de um assunto do foro pessoal
de Manuel Machado.

Manuel Machado entrou na unidade de cuidados intensivos do Hospital Nélio Mendonça com uma septicemia, ou seja, uma infeção generalizada que, embora tenha tido origem localizada, se espalhou pelo organismo através do sangue e pode mesmo ser fatal. Francisco Ibérico Nogueira, um dos cirurgiões plásticos mais conceituados do país, assegura que o caso de Manuel Machado é "muito invulgar" e, apesar de não arriscar entrar em detalhes por desconhecimento do caso concreto, apresenta alguns cenários possíveis.

“Uma situação destas é muito invulgar. Pode ter acontecido aqui uma infeção devido a má esterilização dos instrumentos, o que me parece altamente improvável, dado os protocolos de esterilização utilizados em todas as clínicas e hospitais modernos, ou uma perfuração abdominal acidental. Mas mesmo essa me parece difícil, a menos que o tecido já estivesse fragilizado. É um caso muito raro”, adiantou.

O presidente do Nacional, Rui Alves, afirmou esta quarta-feira que os jogadores do Nacional vão entrar dentro de campo amanhã, contra o Werder Bremen, com mais força, tendo em conta a situação delicada que o treinador Manuel Machado, ainda em coma e com prognóstico reservado.

“Eu penso que, no espírito dos jogadores, há a vontade de dedicar esta vitória ao seu técnico”, afirmou o responsável pelos insulares à Antena 1, comentando pela primeira vez o estado clínico de Machado.

“Não se pode dizer que a ausência não tem qualquer significado, a este nível, o trabalho que se realiza permite-nos pensar que não há qualquer alteração de planeamento e nesse sentido a equipa jogará de igual forma”, sublinhou.

Não será contratado nenhum treinador

Face à ausência prolongada de Manuel Machado, que não voltará ao banco até final da época, Rui Alves esclareceu que um eventual substituto do técnico virá sempre de dentro da estrutura insular.

“Ninguém do exterior irá integrar a equipa técnica até final da época. A solução vai ser encontrada dentro da estrutura técnica do Nacional.”

Já se tem falado por aqui, mas como as informações são escassas e contraditórias não se tem dado muito destaque ao caso.
Acho que estamos todos a ver o que isto dá para começarmos a comentar.

Pela leitura que faço das notícias que têm vindo a público, a situação sugere erro médico.

Estou errado Paracelsus?

Pelo que ouvi ele apanhou Sepsis , o que revela alguma negligência de quem realizou a operação e talvez de condições do local onde foi feita a operação.

Espero que recupere rapidamente.

FORÇA MANUEL MACHADO!!!

SL

Pois. E eu curtia saber se sendo ele uma figura pública, e se se confirmar negligência médica. Se tal origina algum processo ou não.
É que a impressão que tenho é que cá em Portugal isso é muito raro.

Eu já sabia da noticia há alguns dias… É uma noticia triste, mas esperemos que corra pelo melhor… ::slight_smile:

Não sei, as notícias que têm vindo a público são contraditórias. Seja como for, se efectuou um procedimento cirúrgico provavelmente terá sido informado e inclusivamente assinado um termo de responsabilidade com os riscos envolvidos. Infelizmente, como a maioria dos riscos têm uma probabilidade de ocorrer reduzida, 5, 4, 1% e por aí fora, achamos sempre que nunca nos vai calhar a nós, mas para eles figurarem nas estatísticas, é porque de facto ocorre a alguém, não é?

Não sei qual foi o procedimento, logo não sei quais terão sido os riscos, mas uma infecção generalizada é o pão nosso de cada dia após operações, sobretudo as que envolvem manipulação na zona abdominal.

Vale o que vale, mas o que alguma imprensa tem avançado é que na realização de uma lipoaspiração lhe terão perfurado, sem que se apercebessem o intestino. Agora carece de confirmação oficial.

Numa televisão adiantaram que segundo o Hospital do Funchal, a situação resulta de um erro médico grave.

De qualquer forma as melhoras do senhor, que apesar de não apreciar particularmente pelas infelizes declarações que tinha normalmente após os jogos com o Sporting, não lhe desejo nada de mal pessoalmente.

Espero mesmo que melhore, já tou farto de mortes estupidas no futebol ( e em todo o lado).
Força :pray:

hoje nas nnoticias da antena 1 madeira, foi dito que a ordem dos medicos impediu e esta a impedir que os medicos falem sobre o que se passou e esta a passar com o MM

Os meus votos de uma recuperação o mais rápido possível. Esperemos que tudo corra pelo melhor.

E faz muito bem, porque a não ser que a família o autorize, todos os dados médicos são absolutamente confidenciais.

Bem, quando entrei no tópico, vendo o primeiro post, pensei logo que o homem tinha morrido, principalmente devido à data colocada (data de nascimento). Felizmente, mero engano visual.

Que recupere rapidamente.

Acho que não tenho responsabilidades nesse equivoco. Tentei apenas fazer um post bonitinho, como tento sempre.

Quanto à possibilidade do Manuel Machado correr risco de vida, acho que infelizmente corre algum perigo. No entanto, está em coma induzido, ou seja, foi posto em coma através de sedativos de forma a existir uma ventilação mecânica eficaz ou para evitar a dor e através de medicação é também possível reverter o estado de coma (mas talvez o Paracelsus possa explicar melhor).

A única coisa que sei é que, se foi um médico que disse que o prognóstico era “reservado”, então é porque a coisa está preta… geralmente usamos o “reservado” quando a coisa está mais para lá do que para cá, se é que me entendem (quando a situação está controlada apesar de poder ser grave usamos o termo “estável”).

Como é que tá o homem?

Teoricamente mais elegante. :twisted:

Li ou ouvi que estava a recuperar.

Força MM

SL

Já teve alta e continuará a recuperar em casa.