Manuel Fernandes - Diretor do Departamento de Scouting

Bom video. O Manel tem de facto essa intuição, o que a juntar ao conhecimento técnico duma boa equipa de scouting, pode de facto trazer mais valias. Vamos acreditar e apoiar. Embora, para a frente é o caminho. Pelo caminho est boa relação com o Mourinho até pode ser bem útil no futuro próximo :wink:

Bem-vindo, novamente, ao nosso clube, Manel.

Este regresso era esperado porque o Manel é um dos nossos e sempre o será. Não saiu a bem, mas certamente que regressa a bem. Fico feliz, gosto imenso do Manel. O que não gosto, é do cargo que vai desempenhar. Contava que tivesse um cargo mais de ligação entre estruturas e não comandar o Departamento de Scouting. Neste cargo estava à espera que fosse uma pessoa mais dinâmica, mais inovadora e com outra capacidade.

Novamente, desejo que corra tudo bem.

Também para o Manel, Bem-Vindo “Capitão”!

Outra escolha inesperada, que também não seria a minha e que apenas posso desejar a maior das sortes!

É essa a minha leitura, também.

A Direção tem legitimidade para tal e sou a favor do “management”, logo
aceito a decisão.

Mas a atitude do Manel pós gordinho fica gravada.

Até acho que o Manel foi chamado para ajudar esta Direção, com
informações acerca das tramoias do gordinho. :think:

Vamos lá ver. Estou de pé atrás, mas dou o beneficio da dúvida.

O Manuel Fernandes fez inversão de marcha e corrigiu a sua trajectória pública há já algum tempo.

O bate-papo entre ele e o presidente era evitado e escusado, mas foi sanado, encontrou-se um entendimento e acho que também passa por aqui boa parte da reabilitação de imagem pública de Bruno de Carvalho: zangou-se com MF quando tinha que zangar, mas também perdoou e seguiu em frente e ultimamente têm partilhado ideias.

A função do MF no Sporting, no modelo Jesus-ocêntrico, é irrelevante. MF fará o mesmo que fez um Shéu e Octávio fará aquilo que sabe fazer melhor, sendo o enforcer das regras do clube e o matilheiro do presidente, que estou certo passará a ser mais reservado por ter arranjado alguém que serve de pára-raios em termos de críticas a árbitros e ao sistema, não sobrando sempre tudo para BdC.

Jorge Jesus funciona muito assim, quer pessoas de roda dele que assegurem certas e determinadas funções. Nem sempre são os tipos tecnicamente mais aptos, mas têm que ser tipos em quem ele confia, porque na sua visão do mundo (de JJ), ele é que sabe tudo, ele é que percebe tudo, e os outros só têm que carregar as bolas e os coletes.

Se Jesus se sente confortável com OM e MF e se o Sporting se sente confortável com JJ, então há que manter a aposta.

Não estou totalmente desconfortável com estas nomeações. O trabalho técnico continuará a ser assegurado a outros níveis da pirâmide, sendo estes cargos ou nomeações de cariz 100% político, por assim dizer, e não técnico.

Tal como o Octávio, à primeira vista não vejo lógica neste regresso.

Pensando melhor: é inegável que o seu regresso era inevitável, e acontece por vários motivos. Mais do que uma perspectiva agregadora e um sinal para maior união, o Manel funciona como um maior legitimar da “estrutura de miúdos” que paira ainda, no meio dos rivais mas também de muitos sportinguistas.

Como profissional, não serei obtuso ao ponto de pensar que Manuel Fernandes será completamente inútil.

É que apesar de iletrado, é um homem do futebol, e como já foi dito (e é até reconhecido) tem aquela intuição que se assenta em algum lado, é no Scouting. Fica-me na memória palavras recentes do próprio (algo assim): “Posso não ter sido um bom treinador, mas “fazia” muitos jogadores e sabia o que era bom e o que não era”. E é verdade.

Ironicamente, apesar de ser uma figura decorativa (certamente a sua opinião será levada em conta, mas o trabalho de prospeção - nomeadamente internacional - já será feito pelos scouters que já lá estão e a palavra final é sempre do JJ e direcção) vejo mais lógica no regresso e funções do Manel do que do Octávio.

Um regresso que nunca promoveria pessoalmente.
E muito sinceramente faz me certa comichão o cargo que vai desempenhar.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/uniao_leiria/interior.aspx?content_id=396430

Não me inspira nenhuma confiança.

ja nao me lembrava dessas perolas…Mas vai ter influencia directa nas contrataçoes ou isso sera com o Jesus?

isto para mim ficou uma salgalhada de papeis…

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=75848

:slight_smile:

Como olheiro ainda é naquela, já como diretor do próprio departamento…

Infalíveis também não há. Não havia antes de entrar Manuel Fernandes e não passa a haver.

Se há sitio onde consigo encaixar o Manel, é nestas. Relativamente longe dos centros de decisão e do plantel, relativamente inócua mas onde o Manel tem algo a dizer. É a “face” visível de um departamento que já existe a funcionar (relativamente bem) e que normalmente não tem cara. Vai dirigir o departamento dos que escolhem e não propriamente ser ele a escolher. Tranquilo.

Não me preocupa e confesso que até já digiro bem.

Além que é preciso não esquecer que foi uma jogada inteligente de outra forma: no geral, ajuda a digerir melhor a entrada do Octávio (que se fosse anunciado apenas ele sozinho…)

E vem ganhar os 1500€ que tanto o ofenderam? Ou os 20k, que tanto lhe agradaram?
Ambos para não fazer um charuto. “longe das decisões”

Ainda hei-de experimentar essa com o meu chefe. Não faço nada, mas também não estrago, e as vezes lá bato umas palmas de motivação. Pode ser?

sera mesmo assim?esperemos que sim…

Mas tanta pessoa junta a opinar, ainda por cima personalidades fortes e um Manel com imensas dificuldades de se remeter ao seu lugar (calado é um poeta), nao sei se sera facil. Nao sei se ira querer ter mesmo só um papel politico. é director de Scouting, naturalmente as decisoes finais podem passar por ele…o problema é que quem manda é Jesus.

Nao gosto deste galinheiro, muito galos num poleiro. nao gosto do regresso do MF, uma pessoa que compactuou com os croquetes e com um FDP! de Godinho que quis destruir o Sporting. Ou isso para o MF ja nao conta, por ele nao fazer por mal?

é uma figura mitica do Sporting, mas so isso. nao tem lugar no Sporting, a fazer nada. é ingenuo, trapalhao, ignorante e percebe muito pouco de mercado.

O Octavio é outro. so se for para cao do Jesus. mas sera que era assim tao necessario?tachos everywhere.

Não sei quais as valias do MF para chefe de scouting portanto a única conclusão que posso tirar é que para aceitar agora um cargo é porque aquela palhaçada de não poder reduzir o ordenado quando entrou BdC não passou de uma tentativa idiota de ataque à direcção sem qualquer motivo que não fosse defender os amigos da sua ex-lista.

Quando ao cargo que agora vai ocupar, a ver vamos…

Não tenho problemas em admitir, sou frontalmente contra o ingresso de Manuel Fernandes e Octávio no Sporting.

Onde eles estavam bem era a debitar postas de pescada na tv(alias, ate era confrangedor ver o Manuel a falar no programa onde estava inserido).

Obviamente tenho de dar o beneficio da dúvida a ambos, mas preocupa-me e tenho dificuldade em ver a lógica de Manuel Fernandes ser o director do Scouting do Sporting.

Quanto vai ganhar, todos desconhecemos. Mas por questões de lógica e conhecendo o Presidente, será uma verba comparativamente ajustada e realista. Tranquilo quanto a isso.

Quanto ao cargo, já alguém disse: nada no mundo funciona sem decisões “politicas” também. Se fossemos sempre extremamente rigorosos, pessoas como o próprio Paulinho e outras, certos “Vogais” na direcção etc (e só falo no Sporting, porque acontece o mesmo no benfica e porto), nunca seriam necessários ou escolhidos.

porque nao tem logica. é um inutil futebolisticamente falando. foi enorme, hoje é uma pedra. nem num programa de desporto defende o Sporting ou critica os podres do futebol. comunicacionalmente é desgraça. fez parte do projecto godinho e bateu de frente com BDC.

Mas o que é isto?Sou contra e acho que vai ser o primeiro grande erro do BDC a nivel directivo, compactuar com estes tachos, que a correr mal, farao tudo menos blindar o Sporting.

gustavo, o Paulinho é competente nas funçoes que tem. pura e simplesmente isto. para roupeiro, nao é preciso nenhum manuel machado.

o problema é que o MF será um inutil de todo o tamanho na funçao de responsavel de scouting, quando percebe zero de mercado, quando ja la ha JJ, quando é um gajo encostado e com dinamismo perto de um caracol paralitico.

Mas isso também já é a tua opinião.

E repito: uma decisão “politica” é onde a utilidade vai para além das competências meramente profissionais do cargo que vai ocupar. Não vamos ser ingénuos. Saber contextualizar.

Não concordo com a decisão, mas compreendo-a. Ver Manuel Fernandes com outras funções - tipo, treinador - seria para mim mais difícil de aceitar do que as funções que ele vai ter.

A partir daqui cada um fomenta mais ou menos - a gosto - a tempestade no copo de água.