Manifesto SCP Mais e melhor Sporting!

Não sei se estou a ser demasiado convencido ao interpretar que a frase é dirigida a mim… :drool:
Os meus olhos estiveram sempre abertos… tu sempre radicalizaste a minha posição. Se reparares bem, eu não tenho uma opinião assim tão radical como tu fazes ver. Continuo a achar que certas questões não têm fundamento, que são baseadas em histórias tipo ficção científica, mas não é por isso que se deve, nem pode pôr em questão este movimento.
A prova disso está no meu apoio a este manifesto e ao congratular os seus criadores pelo que estão a desenvolver e pelo respeito pelas consequências que espero que venha a ter!

Algumas questões levantadas no manifesto nasceram precisamente nas tais questões que tu chamas “sem fundamento” meu caro ::slight_smile:

Piada muito boa :lol:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=8810.0

Mas antes tarde do que nunca :inde:

E são precisamente essas que não concordo! >:(

O que é que tem piada? Eu sempre assumi divergências para com as tuas (vossas) ideias sobre o rumo do Sporting. Mas se espremermos o sumo que sai das nossas discussões, verás que existem uns quantos pontos em comum!

E o que é que tem o tópico do meu aniversário a ver com isto? :think:

Já agora, podes especificar?

:rotfl:

Expremer? tu és 75%, eu não. Somos radicalmente opostos.

A ironia do Angel mostra a tua visão das coisas :slight_smile:

Por isso, não percebo como é que apoias isto… mas OK, melhor tarde do que nunca (embora deva ser a muuuuuuito custo).

Enfim, deixemos o off-topic antes que a moderação chame a atenção.

Eu ajudo: a questão da venda do património não-desportivo (todo o processo em sí) ou a relação Pipinho/BES/OPCA :slight_smile:

…mas deve ter mais :wink:

Li com Atenção, Concordo com a maioria dos Pontos.

É um manifesto com os problemas mas (ainda) com poucas solucções.

É um caminho. Parabéns pelo trabalho.

Algumas questões:

Quem não é Sócio, entra nisto para quê, porquê e como!?

Onde estava esta alternativa e/ou manifesto quando existiram eleicções!?

Quem se Absteve, reclama do quê!?

:offtopic:

:arrow:

O Ponto mais importante para mim é este! Temos de aproveitar esta oportunidade! os cabeças deste fórum têm de alguma forma se juntar e dialogar sobre isto! Os outros que aqui estão, onde me incluo, somos a força bruta que terá de divulgar!
Mas antes de divulgar temos de acertar pontas!

É fácil desacreditar qualquer acção se esta não estiver balizada, e bem protegida e documentada!

Confio em vcs!

Peçam-me contribuição e darei o que conseguir!

Claro que sim.
Até farei melhor que isso… aponto os principais pontos do manifesto, dando a minha opinião em cada um deles:

Projecto Roquette
A questão do património está muito clara para mim. Temos hoje em dia um património desportivo invejável, sendo que a Academia é o que maior valor atribuo. Os investimentos nesta área foram avultados e o seu retorno nunca poderia ser imediato.
Quanto ao património não desportivo, apesar do projecto Roquette prever a sua existência e daí retirar dividendos, resultou num falhanço. O Sporting não dispunha (nunca dispôs) de expertise para gerir estes activos.
Se me questionarem o que era ideal para o Sporting, eu diria sem qualquer hesitação que seria manter os activos, retirando proveitos dos mesmos para ajudar as contas do clube. Mas se isso nunca aconteceu, e vendo o rumo das coisas, não discordei com a venda dos activos.

Passivo - penso que se está a entrar pelo caminho errado quando se refere que antes do projecto Roquette o passivo era de 40M€ e agora é de 200M€, sem afirmar claramente que, por outro lado, a valorização dos activos do Sporting aumentou contrabalançando o lado contrário do balanço.
A diminuição deste é obrigatória para permitir que, no futuro, tenhamos mais condições para poder crescer mais.
Neste tema, apesar de concordar com a necessidade da diminuição do passivo, estou contra a forma cega como se tem olhado para esta questão. Não é somente através do desinvestimento que se vai conseguir reduzir a dívida. Acho até que é o caminho errado, pois arrasta consigo outras questões não menos importantes para o Sporting como o sucesso desportivo e a satisfação da sua massa adepta. A menor qualidade do plantel é reflexo desta política que está errada, a meu ver.

Marketing - sempre estive de acordo que esta é uma das maiores lacunas do Sporting. A marca Sporting é muito valiosa. Pode retirar-se muitos ganhos com a exploração da marca, coisa que não acontece actualmente. A TBZ veio melhorar alguma coisa (hoje em dia temos um portofolio e qualidade de produtos que não tinhamos há uns anos atrás), mas não é o suficiente para retirar as mais valias suficientes que o nome Sporting pode e merece.

Factos

O passivo aumentou 5 vezes!
O património foi vendido!

Quando li este parágrafo, automáticamente levataram-se as seguintes questões:
Se afirmam que o passico aumentou em 5 vezes, porque não referir quantas vezes aumentou o património?
Porque não referir que o património que foi vendido foi apenas aquele que não dizia respeito à actividade de um clube desportivo?

Para concluir o tema Projecto Roquette: estou totalmente em linha com o que o projecto define. As linhas de orientação são as ideais para o Sporting. A questão mais relevante para mim é: a forma de executar esse projecto foi a melhor? A resposta é simples: um redondo NÂO!
Se a forma de implementar esse projecto tivesse sido a óptima, não estariamos neste momento amargurados nem a discutir estes temas.
Mas, apesar de tudo, acredito que ainda se possam tomar as medidas correctivas para levar o barco a bom porto.

Ao contrário do que o meu amigo MadeiraLion afirma, eu nunca disse que estava tudo bem no Sporting. Mas também nunca disse que tudo vai mal e, muito menos, que é tudo uma merda!

Agora tenho de me ausentar uns minutos (também temos de trabalhar…), mas voltarei a analisar mais tarde os pontos restantes deste manifesto.

Continuando…

Ligações Sporting / BES / OPCA / Angola / e afins…

Nesta questão é onde encontro mais divergências com algumas opiniões demonstradas neste fórum.
Já o disse e volto a repetir: vejo no BES apenas como um parceiro de negócio e não como um dono do Sporting.
Estamos dependentes deste? Claro que sim, infelizmente.
O BES ficará a ganhar mais se o Sporting crescer, ganhando mais títulos desportivos e gerando mais receitas? Claro que sim!
Vistas assim as coisas, não posso concluir nada mais que o BES seja um parceiro de negócios.

Podemos fazer o que nos der na gana sem sequer olhas para o BES? Não. Tal como qualquer um de nós não pode fazer (ou não deve) o que lhe der na real gana se tivermos compromissos assumidos.

Podemos tentar renegociar as condições com as entidades bancárias, tentando aliviar o Sporting dos encargos financeiros? Podemos e devemos!
Podemos começar a cagar no BES, fingindo que não existe? Nunca na vida!

Quanto às outras instituições, continuo a não vislumbrar quais as ligações perigosas que existem e como poderão estar relacionadas com o Sporting. Nunca vi / li nada de concrecto, apenas uma panóplia de argumentos conspirativos, baseados em suposições e não em factos reais. Não existem sequer indícios que me levem a desconfiar destas ligações.

Para terminar e porque penso que não fui claro nas minhas alusões críticas ao manisfesto…

Quando me referi que não concordava com algumas questões presentes neste documento, refiro-me apenas e só a algumas das críticas apontadas às direcções do Sporting Clube de Portugal.

Quando leio as propostas simples, apenas posso dizer que me revejo totalmente nelas!
E neste ponto que está a mais valia do documento.
É aqui que as atenções devem ser centradas. Porque o nosso clube não precisa de mais críticas, não necessita de ser ainda mais achincalhado.
O que precisamos é de soluções válidas para o futuro do Sporting, que levem a um sucesso desportivo a curto prazo e, por conseguinte, a sucessos financeiros que nos deem estabilidade suficiente para encarar o futuro de forma optimista.

E é nisto que o Sporting tem falhado mais nos últimos anos: tem encarado o sucesso desportivo como um fim do sucesso financeiro, enquanto o que deverá ser o mais acertado é encarar o sucesso desportivo como um meio do sucesso financeiro.

Desde já os meus parabéns ao Frede pela sua iniciativa.

Para mim é particularmente penoso, vero Sporting chegar a isto, nunca escondi que acreditei em José Roquette e nas suas ideias para o clube. Agradeço-lhe o Estádio e a Academia, mas tudo o resto foi um fracasso pegado.

Faço aqui um parêntesis para esclarecer o seguinte, não faz sentido acusar os actuais ou anteriores dirigentes por não existir pavilhão e pista porque estas opções foram discutidas e aprovadas pelos sócios em AG. Se queremos iniciar um movimento credível, era importante fazer um levantamento exaustivo do que foram estes últimos 26 anos de clube, para podermos estar à altura de discutir olhos nos olhos com actuais ou ex-dirigentes. É importante relembrar que se o projecto Roquette foi um fracasso, ele só foi permitido implementar no clube pelos sócios, porque o que vinha de trás era também tão mau que qualquer canto de sereia soava a música para os nossos ouvidos.

Regressando ao manifesto, como disse atrás e já expressei num tópico iniciado por mim, com o titulo “ Contra um Sporting Resignado “ tenho dificuldade em me rever no estado a que chegamos.

Tendo consciência que não é o facto desta direcção sair, que o Sporting passará a ganhar campeonatos todos os anos, entendo que o necessário é encontrar pessoas que reunam capacidade para encontrar soluções novas, para os problemas que nos afectam, devolvendo-nos a esperança e a paixão pelo clube.

Já li o manifesto e penso que o texto poderá ser melhorado, estando eu disposto a colaborar nesse sentido, caso seja necessário. Considero contudo que é uma boa base de trabalho a partir da qual se poderá construir um plano de acção com o intuito de recuperar a mística leonina.

É positivo ver o manifesto a ser discutido nos media, mas é preciso tomar consciência que neste momento somos a pulga a lutar contra o elefante, seria necessário conseguir cativar a atenção de pessoas com “peso” na comunicação social e no Sporting, por forma a dar credibilidade ao manifesto e às ideias que defende. Devemos cimentar as suas diferenças, consolidando na família Sportinguista as ideias para o futuro do clube.

Estou disponível para colaborar.

Na mouche! :clap:

Com toda a honestidade e o maior respeito pelo Frede e por quem mais esteja envolvido, devo assumir que não me parece que haja uma evolução significativa no sentido de melhor informar, pelo menos.

Conheço alguns Manifestos lançados há mais tempo, começando logo pela Ofensiva (talvez o grupo mais activo e se calhar melhor organizado), passando pelo pessoal do Centuria Leonina e acabando no Blog King Lizard, todo eles publicaram reflexões importantes e merecedoras de discussão… que nunca aconteceu verdadeiramente.

A mim verdadeiramente não me interessa por aí além saber quantos mais existem que pensem como eu, interessava-me era poder reunir um grande número de sportinguistas dispostos a discutir todos estes temas (excepção feita a quem deveria ser o treinador ou o avançado, que isso é conversa pouco importante para o real futuro do clube), a deixar as suas propostas e a escutar, olhos nos olhos e com possibilidade de questionar a sério os responsáveis do Sporting.

Isso é que era de gente. Agora arrebates emocionais fruto do facto da bola não entrar na baliza, não é a melhor forma de chegar a resultados.

Em todo o caso, força para os que estão envolvidos e espero sinceramente que cheguem mais longe do que aquilo que prevejo, seria muito bom para o Sporting.

Um dos pontos que considero fundamental, tentar aliviar a corda antes que sejamos estrangulados.

1º se é para brincar com o Símbolo do SPORTING, no fim que fique direito. Respeito.(avantar neofox)
2º não gosto de MASnickasrados, concordo com o rui, querem levar um manisfesto de letras e teclas em frente, olhos no olhos, Sócios
3º Na sala de impressa do estádio, apresentem, discutam as ideias. sem a impressa. esqueçam. Sócios
4º os problemas estão aí todos, mas agora há mais um “a crise de Liverpool”, se os bancos secam a fonte, como é que é!?
E ninguém gosta deles, de nenhum. Criem o BANCO SPORTING. Pode ser marca branca do BESS. ou outro.
5º Boa sorte e bom trabalho.
6º Vou agora buscar o novo veículo; Ford Focus Honour Green
7º Começo Segunda como treinador sub-7 na Academia SPORTING na Póvoa de Santa Iria. Mais um sonho…
8º Novo cântico:
SPORTING FANTÁSTICO
NO CAMPO ÉS MÁGICO
E EU ESTAREI
SEMPRE
CONTIGO
9º HONRA E ORGULHO o Grito do Leão neste novo Centenário
CARLOS10ALMEIDA

Façam-se de sócios, estão à espera de quê!? dos benefícios!? Eu quero os meus hoje e Sempre tal como quero amanhã
que o SPORTING vença, Aí Eu Recolho os Benefícios.

Um pequeno offtopic. Tenho um amigo chamado Cid a desempenhar essas mesmas funções nesse mesmo sítio. Confirma-me isso.

:offtopic:

Se a minha tentativa de animar o Símbolo do Sporting ofende alguem, as minhas desculpas.
Nunca me passou pela cabeça desrespeitar o Símbolo do Sporting, algo que respeito muito.

Neo-Fox… … Esquece! ^-^

Ok, vamos lá por partes.

Acho que muita gente já está a levar isto para pontos onde ainda não se pretende chegar.

Sem dúvida que o Frede é o cabeça de cartaza de tudo isto, sem dúvida que qualquer mérito aqui é só dele, eu escrevo apenas como alguém que faz questão de ajudar e está empenhado ao máximo nisso, reposta a vários foristas:

@Rui, “hombre”, não percebo as tuas queixas, ou é porque se faz, ou porque não se faz, mais participação neste assunto está aberta neste fórum há mais de um mês, tirando os primeiros fogachos dos que dizem que se pode contar com eles, mas depois não aparecem, nada mais se falou, agora saiu-se com um manifesto, perfeita razão quando dizes que grupos melhores e mais organizados já fizeram isto e a lado nenhum foram, mas… Nenhum teve esta exposição.
Que te podemos dizer mais? Queres participar? MP para mim ou para o Frede, digo-te onde participar numa reunião de grupo já amanhã, isto não se estende só a ti, seja quem for que esteja a ler isto, até as 23 hrs de hoje, mande-me uma MP e será convidado para uma reunião onde irão ser estabelecidas as próximas directivas desta iniciativa, é isto suficientemente credivel?
Lê bem o manifesto diz lá QUE O MESMO NÃO EXISTE DEVIDO AOS RESULTADOS DA EQUIPA, interessa-nos tudo menos o Paulo Bento, no momento.

@Zak, é do máximo agrado que participes nisto, afinal se há algo que temos em consideração é que existem cerca de 75% como tu que podem discordar de muito, como tal tudo aquilo que enumeraste na tua participação, será devidamente ponderado e provas terão que ser apresentadas para convencer os cépticos.

@Carlos10Almeida, eis que agora concordamos, isto é assunto de sócios, para sócios e em cujo qual só os sócios entram, posso garantir que por aqui só andam sócios. Quanto a Nicks,também tens razão, mas isso é no fórum e este fórum não tem (seguindo pedido da moderação e seguindo lógica) qualquer acção neste movimento, as pessoas não se vão apresentar com nicks qdo for necessario, para já e se disso precisas, o meu numero de socio: 33xxx, entendidos?