[i]"O central do Futebol Clube do Porto, Pepe, seguirá as pisadas de Deco e será, já em 2007, o segundo jogador brasileiro a ser chamado por Luiz Felipe Scolari à Selecção Nacional.
O processo de naturalização do defesa de 23 anos está na fase final e ficará concluído, o mais tardar, em Junho de 2007, quando Pepe completa 6 anos de trabalho em Portugal - chegou em 2001 para representar o Marítimo.
Recentemente, Pepe visitou Scolari no Jamor, tendo o seleccionador explicado, então, que o defesa se colocara à inteira disposição de Portugal. A visita de Pepe terá tido, igualmente, o intuito de sensibilizar a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a possibilidade de poder antecipar a naturalização, alegando interesse nacional, tal como sucedeu com Deco.
Ainda ontem, em declarações ao diário brasileiro Lance, Luiz Felipe Scolari deu força à possibilidade de chamar Pepe num futuro muito próximo, afirmando que o jogador do FC Porto lhe assegurou que nunca aceitaria uma convocatória de Dunga, seleccionador do Brasil. «Perguntei-lhe isso mesmo… O que faria se Dunga o chamasse à selecção e ele respondeu que recusaria de imediato. Ele quer jogar por Portugal. Ouvir isso é interessante para mim. Mesmo correndo o risco de alguns adeptos ou jornalistas não gostarem, fica bem mais fácil pensar no futuro, perante a vontade expressa pelo atleta», concluiu Felipão, depois de ter classificado como «normal» a utilização de naturalizados."
in A Bola[/i]
E pronto…primeiro foi Deco, agora foi Pepe, já se tem falado na naturalização de Liedson e antes de Helton ser chamado à selecção Brasileira até nele se falava como potencialmente seleccionável.
Estão criadas as bases para a criação da selecção Brasil B, algo que tantas vezes se ouve em tom de brincadeira, mas que se vê agora como uma realidade inevitável.
Eles já chegavam às manadas, então agora vai ser a invasão total. Gilmar Veloz até deve esfregar as mãos de contente.
A língua é a mesma, o clima é bom, também há feijoada e churrasco, há sempre um bisavô ou uma bisavó portuguesa, até o Fado teve origem no Brasil, vejam bem…Oxalá me engane mas isto vai criar uma onda de naturalizações como nunca se viu e daqui por 10 ou 15 anos, Portugal vai ser o trampolim de jogadores brasileiros que pretendem fazer uma carreira internacional e não são chamados à selecção do seu país de origem.
:evil: