[Música] Serviços de streaming - qual o melhor?

Andei a pesquisar e não encontrei nenhum tópico acerca desta temática. Não sei se existirão por aqui muitos utilizadores frequentes de stream de música, mas parece-me claramente o modelo mais adequado às necessidades e expectativas quer de consumidores quer de produtores de música. Parece-me também um modelo justo, onde os consumidores pagam por um produto cultural replicável ad infinitum o valor que de certa forma reflecte essa mesma “replicabilidade”, sem prejudicar quem por via da sua criatividade o produz.

Não conheço o modelo de negócio em detalhe, nem é esse o intuito do tópico, é antes discutir os vários aspectos desta forma de consumir música e sobretudo as vantagens e desvantagens das várias plataformas que o disponibilizam.

Pessoalmente sou um adepto deste tipo de plataformas e utilizo-as regularmente, sobretudo o Meo Music e o Spotify Free. Para mim tem (ou tinha, e já lá vamos…) algumas vantagens, em particular o Meo Music:

• um catálogo de músicas muito considerável que rivaliza facilmente com o Spotify (tendo este um catálogo de cerca de 30 milhões de faixas) onde encontro praticamente 95% do que procuro, mesmo bandas, digamos, mais obscuras;
  • o Meo Music é gratuito para a maioria de clientes Meo;
  • em rede móvel do Meo, o streaming originado no Meo Music não é contabilizado para efeitos de plafond mensal de internet móvel, o que dada a pobreza franciscana destes plafonds disponibilizados pela Meo, é uma grande vantagem particularmente porque um dos locais onde mais oiço música é no carro;
  • não tem publicidade.

Isto faz (ou fazia…) do Meo Music o meu serviço favorito, que sendo teoricamente grátis, na realidade encaro-o como um serviço pago que é incluído na minha factura (para outros utilizadores não-Meo o serviço tem um preço de mais ou menos 6€). Este serviço é aliás, um factor chave para me ter mantido no Meo ao longo de vários anos.

Quanto ao Spotify como já disse utilizo o serviço free que é obviamente limitado, sobretudo nas aplicações móveis. Consigo ouvir tudo na versão desktop mas no smartphone a coisa complica-se e muito, ainda para mais sem modo offline. No geral, e em termos de catálogo parece-me muito bem. No restante, teria de experimentar a versão premium.

Outros não conheço, embora como recentemente adquiri o iPhone deparei-me o serviço Apple Music que ainda não utilizei em streaming (apenas como player de música na memória interna do telefone). Estou muito tentado a subscrever o serviço grátis durante 3 meses para experimentar. Até porque, e aqui chegamos ao ponto que introduzi acima relativamente ao Meo Music:

• o Meo Music de há mês/mÊs e meio para cá fez desaparecer milhares de faixas do catálogo, colecções inteiras desapareceram, e depois de pesquisar reparei que o problema é generalizado. O Meo não dá explicações a não ser que “o catálogo é gerido directamente pelas editoras”, o mesmo é dizer que, “não queremos renovar as licenças e pagar, então as editoras retiram os albuns e faixas do catálogo”! Acho inacreditável que uma plataforma de uma empresa portuguesa, que conseguiu criar um serviço extremamente interessante capaz de rivalizar com os big players do mercado, actue desta forma. É um recuo brutal na qualidade do serviço e que tem o potencial de acabar com todas as vantagens do mesmo. Pela parte que me toca, consigo dizer que o Meo Music actualmente não me serve para nada, quase tudo o que tinha nos favoritos está indisponível e como tal o serviço é-me absolutamente inútil.

Face a isto, a minha decisão está tomada: assim que termine o meu período de fidelização, e mantendo-se a situação do serviço Meo Music, irei seguramente mudar de operadora, até porque terei de compensar o valor que terei provavelmente de gastar numa subscrição paga de um Spotify ou Apple Music.

Uma última nota para as operadoras portuguesas que continuam a disponibilizar pacotes de Internet móvel ridículos e totalmente desajustados do mercado e das necessidades dos consumidores actuais, em particular se tivermos em conta o crescimento da tendência dos serviços de stream de música e video. A propósito disso reparem na promoção em vigor da Vodafone relativamente ao Spotify Premium onde oferecem os 3 meses a 0,99€, que é igual à subscrição standard do Spotify para qualquer utilizador (WTF?) mas com tráfego limitado - no caso da subscrição mensal a 350Mb/mês que não dá para um ■■■■■■■!!!

Vejam o artigo abaixo acerca dessa anedótica campanha (assim como os comentários):

PS: relativamente à votação, embora com os problemas recentes que reportei, irei votar Meo Music por agora, mas a manter-se o que referi, alterarei no futuro o meu voto.

Aqui para estes lados é spotify premium.
É caro? É para a realidade tuga.
Compensa? Para mim sim.
É no tlm, é na TV, é no PC. Sempre a bombar.
E o modo offline dá um jeitão

Diria que desses o melhor será o apple music.

Edit: Já fui spotify premium. É um bom serviço também. Acho que tens de ver aquele que engloba melhor os teus gostos musicais, sem esquecer o preço, claro.

Spotify Premium e Meo Music. Sempre.

Spotify Premium, já o tenho desde há muitos meses a esta parte e é um mimo.

Uso imenso o MEO Music já que vem incluído no pactor triple play. No carro, em casa por Bluetooth para o amplificador. Bem poderia vender o leitor de CD. :slight_smile:

Por acaso já me tinha ocorrido que na senha “optimizadora” da Altice, o serviço poderia ser prejudicado porque imagino que ainda tenha uns custos de direitos valente e o retorno pode ser um pouco difícil de medir.

Por acaso no meu offline só despareceu um álbum, mas estarei atento.

Se se degradar visivelmente teria que considerar o spotify. A subscrição família dá mesmo para 6 users por 10,99€?. É um preço brutal. Quase que se poderia fazer uma vaquinha no fórum, gerida por alguém de confiança. :slight_smile:

Entretanto a situação no MEO Musico degradou-se visivelmente, mas estará prestes a ser resolvida.

A pressão no FB e fórum foi imensa e na zwame há quem tenha recebido respostas que aparentemente não deixarão margem para dúvidas:

"Obtive a confirmação da informação deixada aqui pelo XXX
Efectivamente durante a próxima semana o serviço MEO Music regressará à normalidade. Não adiantaram pormenores sobre a situação causada mas, como parece indicar, o problema foi de facto sobre renegociações de contratos com editores. Mas, atenção, também pode ter sido algum problema de natureza técnica, pois, hoje, estava a ouvir uma música e a partir de minuto 2, mais ou menos, notou-se uma degradação do áudio, que volta à normalidade segundos depois. Para quem quiser fazer o teste, a música é o Hello da Adele. Verifiquem se acontece convosco. "