Mãos à obra

Este tópico vem um bocadinho atrasado mas infelizmente não tive disponibilidade para o fazer antes, mas o que se pretende aqui, é explicar a origem, os objectivos e a filosofia desta nossa Wiki.

Não sei de quem partiu a ideia mas a primeira vez que ouvi falar duma coisa destas ou parecida, foi quando no início de 2007 escrevi uma serie de tópicos sobre a história do Sporting. Na altura o Mauras sugeriu que eu colocasse aqueles textos ou alguns deles, na página do Sporting na Wikipédia. No entanto depois de ter analisado aquela página, achei-a bastante pobre e desorganizada e mais do que isso, considerei que aquilo que eu tinha escrito não se enquadrava ali, até porque em muitos casos para além do resumo histórico que eu fazia, emitia algumas opiniões pessoais e logo discutíveis. Sendo assim o assunto ficou encerrado, mesmo que mais tarde o Lizard me tenha voltado a fazer a mesma sugestão.

Nessa altura a nossa Wiki já estava em construção, isto porque em Outubro de 2007 o Paracelsus me convidou para colaborar nesta empreitada e fazer parte da administração do espaço. Confesso que a ideia me apaixonou de imediato e entreguei-me a ela com grande entusiasmo, e quando é assim não custa nada, antes pelo contrário, participar nisto deu-me muito gozo.

O objectivo desta wiki é duma maneira simples e facilmente acessível a todos, contar a história já centenária do nosso Clube e fazê-lo duma forma bastante completa e exacta, embora esta nunca possa ser uma obra terminada e dada a vastidão dos assuntos abordados, alguns deles que remontam ao início do século XX, haverá sempre algo a corrigir ou a acrescentar. É aqui que vocês entram, porque quantos mais formos, mais completa a precisa esta Wiki será.

Parece-me que o espaço ficou organizado duma forma simples e de fácil navegação. Algumas das secções já estão bastante completas, mas há sempre coisas a acrescentar ou a melhorar, e o ProTrunks já se candidatou à gigantesca empreitada de inserir as fichas dos jogos. Esperemos agora que se encontre uma solução atraente e pratica e que apareça mais gente disposta a ajudar, pois estamos a falar de mais de 3 mil jogos.

Há também outras secções mais atrasadas, nomeadamente a da Academia, onde se pretende fazer mais ou menos o mesmo que se fez na do Futebol Época após Época, a das Modalidades porque é uma área onde há menos informação disponível e a dos Momentos de Glória e Fatalismo onde ainda há pouca coisa. Especialmente aqui por ser uma área muito interessante, mais uma vez lanço o desafio a todos os que queiram escrever uma pequena crónica sobre um “momento” a que assistiram, ou de que ouviram falar e que considerem que cabe nesta secção, mas atenção não estou a falar só das vitórias, porque as derrotas também fazem parte da vida deste como de todos os Clubes.

A secção dos Relacionados, é também uma área muito vasta, onde por exemplo a parte das claques está por preencher e há seguramente aqui elementos desses grupos, capazes de escrever sobre eles. Atrevo-me ainda a sugerir um texto inicial a enquadrar o aparecimento das claques em Portugal com o que se passou nesta matéria no resto do Mundo.

De resto o espaço está aberto e depende de vocês o seu crecimento e dinâmica.

Para finalizar resta-me agradecer desde já a vossa participação e desejar que este espaço, que foi construído de uma forma completamente desinteressada, sirva para ajudar todos os que gostam do Sporting Clube de Portugal a perceberem melhor o que é este grande Clube, e que assim possamos contribuir para divulgá-lo e enaltece-lo.

Óbvio que será uma tarefa a longo prazo, mas terei o prazer em ajudar. E claro que terá de ser com a ajuda de todos, por isso solicito que se encontre um layout agradável e de preferência de simples inserção de forma a facilitar não só quem vai ler as fichas de jogo, mas também para quem insere os dados.

Sinceramente não tenho ideias para esta questão, mas aguardo que alguém no fórum se chegue à frente com uma solução para arrancarmos com este projecto que penso ser bastante útil.

Eu também quero ajudar nisso dos jogos! :slight_smile:

Isso incluirá pesquisa ou já têm alguma BD com dados sobre isso?

Vê a MP que te enviei! :wink:

Vou pegar no post do to-mane, escrito a 10 de Outubro do ano passado, e que, infelizmente, se encontra actual.

Actualmente, o to-mane, mais uma vez, fez um trabalho herculeano e está praticamente concluída a recolha de dados em relação às internacionalizações dos escalões jovens. Porém, falta agora as biografias dos inúmeros jogadores da Academia que já têm páginas criadas. Poderão ver tudo aqui:

[ul][li]Jogadores da Academia - [url]http://www.wikisporting.com/index.php?title=Categoria:Jogadores_da_Academia[/url][/li]
[li]Treinadores da Academia - [url]http://www.wikisporting.com/index.php?title=Categoria:Treinadores_da_Academia[/url][/li]
[li]Formação - [url]http://www.wikisporting.com/index.php?title=Categoria:Formação[/url][/li][/ul]

As páginas que existem até estão com boa quantidade de informação (algumas ainda estão classificadas como Esboços - [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=11788.0[/url] e [url]http://www.wikisporting.com/index.php?title=Categoria:Esboço[/url]). No entanto, é actualmente a secção menos desenvolvida, daí que é necessário concentrar esforços neste bastião do Sportinguismo.

[ul][li]Quanto às claques, já foi criada a página do DUXXI, ainda que com informação básica, faltando as páginas da Juve Leo e da Torcida Verde. A Brigada merecia também uma página.[/li]
[li]Sporting na Internet e Bibliografia podem conter mais informação[/li]
[li]Seria interessante adicionar os actuais estatutos [/li]
[li]Falta criar páginas sobre as Sedes do Sporting [/li][/ul]

:arrow: Porém, é fácil perceber que a Wiki não tem tido a dinâmica que seria de esperar

Citando a Administração no anúncio oficial da Wiki, “Este é um trabalho sempre inacabado, mas que irá ficar cada vez completo e preenchido à medida que os membros do nosso fórum forem colaborando na redacção dos textos sob a supervisão do grupo que administra a wiki. Lembrem-se por isso que participar é a melhor forma de ajudar a construir esta entidade que pretende albergar tudo o que é relativo ao universo Sportinguista.” Por isso,

MÃOS À OBRA

A Wiki Fórum SCP completa hoje dois anos de existência, isto sem contar com o ano de construção antes de ser colocada on-line, pelo que julgo ser uma boa altura para fazer um pequeno balanço.

O numero de consultas tem vindo a crescer progressivamente embora os máximos atingidos no mês passado não sejam impressionantes, nesse período em que 5277 pessoas visitaram a Wiki 7069 vezes, o que corresponde a uma média de 235 visitas diárias, tendo as páginas sido visualizadas no total 21678 vezes, ou seja, 3,48 páginas por visita.

Decepcionante a todos os níveis foi a adesão do Fórum à Wiki pois a participação é quase nula, e mesmo em termos de consultas as respostas são poucas, pelo que essa é uma batalha que considero praticamente perdida.

É engraçado ler a primeira mensagem deste tópico e perceber o que já foi feito de lá para cá:

Assim a secção do Futebol já tem páginas de todas as temporadas, jogadores e treinadores que brevemente estarão formatados de uma forma uniforme, mesmo que em relação aos anos mais distantes haja menos informação e muitos esboços.

A secção da Academia que é uma das que desperta mais interesse, ainda tem alguns dados em falta, mas infelizmente parece que nesta área se cultiva um pouco o segredo e ninguém quer partilhar a informação, no entanto depois de concluída a parte do Futebol, vamos atacar esta secção e tentar torná-la mais completa.

Na secção das modalidades o crescimento tem sido muito lento, mas já há algumas bastante completas, com destaque para o Badmington e o Futsal.

Nos Grupos e Organizações, o nosso companheiro nunoni tem feito um grande trabalho de recolha, que tornou esta secção riquíssima.

Uma palavra ainda para a questão das Fichas dos jogos que depois de muitos tropeções, foi resolvida pelo AFA23.

Na parte técnica e logística, perdemos a presença constante do Paracelsus, mas o caminho principal já está feito, e ainda temos o mestre MRG, que continua a ser pau para toda a obra.

Este é um trabalho que nunca estará completo, mas espero daqui a um ano poder dizer que os objectivos inicialmente traçados foram atingidos para assim passarmos a preocupar-nos essencialmente com as actualizações, o que já não é pouco.

Pelo meu lado, venho aqui deixar os meus parabéns ao to-mane, ao Paracelsus, e aos outros que iniciaram esta Wiki em 2007. O mais difícil é começar do zero, pensar, planear, criar uma estrutura em que outros como eu facilmente conseguem dar um contributo. O trabalho que aqui está feito é algo que me enche de admiração pelo nível de conhecimento dos seus autores, e pelo esforço e dedicação que aqui puseram. Este se não é já, vai com certeza tornar-se o maior recurso na internet de informações sobre o Sporting Clube de Portugal. Para vocês:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Em relação ao Grupos e Organizações, o meu trabalho tem sido de usar o google :slight_smile: e enviar muitos emails a chatear toda a gente que encontro que possa saber alguma coisa. A taxa de resposta deve andar pelos 50%, o que se por um lado é muito bom, por outro lado deixa muitos “buracos” difíceis de colmatar.

Aqui, a única maneira seria realmente se os membros do Fórum colaborassem mais, porque temos membros em todos os cantos; muitas vezes seria necessário passar pelo Núcleo ou Filial da terra para arranjar uma foto ou um pedaço de informação, sequer saber se ainda existe ou que actividade tem. Mas como o to-mane diz, parece ser uma batalha perdida.

É pena em relação às Modalidades, porque nas menos mediáticas a informação está muitas vezes com pessoas mais idosas ou com pouco jeito para internet, e vai-se perder. Um exemplo paradigmático é o Badminton, que foi um primo meu, com mais de 70 anos, que por lá andou nos anos 50 e 60 a ganhar alguns daqueles títulos que fazem do Sporting a maior potência desportiva nacional, e passou toda a informação que tinha. Fica o apelo, se alguém tiver algum familiar ou conhecido que queira fazer o mesmo, vamos a isso!

Mais de 4 anos depois, o que tenho a dizer sobre isto, e acho que é unânime entre os wiki devs, é

:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Pois, os objectivos foram reformulados ^-^

Saudacoes desde Berlim

Desculpem a falta de cedilhas de de assentos mas estes teclados aqui minha nossa senhora.

Grande destaque nosso no FB do SCP

Acho que os objetivos sao reformulados quase a cada duia que passa mas é assim que a Wiki jamais parará de crescer.

:mrgreen: