Máquinas fotograficas

Onde se compra bom material em segunda mão? Falo de objectivas e outros acessórios.

podes sempre pesquisar no ebay, no leiloes.net, etc.
eu site que eu consulto muito (e onde já comprei algumas coisas), é o http://www.forumfotografia.net/. além de ser um forum porreiro sobre fotografia (embora exista por lá muita «cagança»), tens muito material à venda em 2ª mão (embora eu conheça melhor a parte Nikon, porque é a que me interessa, penso que até exista mais material para Canon).

já agora, eu só compro «em mão». não compro material sem poder experimentar. muitos vendedores exigem o pagamento antecipado e só depois enviam. eu não aceito isso. mas cada cabeça pensa por si.

Tenho uma dúvida!

http://olhares.sapo.pt/um-olhar-imperfeito-foto5268534.html

Reparem nesta foto que captei. Tem no centro uma pequena imperfeição causada pelo sol. A pergunta é: como posso evitar que isso aconteca, ou corrigir através de edição?

Antes de mais esse “flare” muitas vezes tem a ver com lentes de uma construção inferior (revestimentos interiores menos absorventes, ópticas menos perfeitas, etc.). Mas não te preocupes com isso. Todos nós os amadores com restrições de orçamento passamos por isso.

No entanto podes:
Usar um Para-Sol;
Não tendo podes tentar usar a mão como Para-Sol;
Podes reposicionar-te ou recompor a fotografia;
Se for com uma lente Zoom podes tentar mudar ligeiramente a distancia focal (às vezes um pequeno ajuste é suficiente);
Podes usar filtros bons (um polarizador em alguns casos dá bom resultado).

Sendo um Flare de lente, não quer dizer que a lente tenha defeito certo?

Defeito, provavelmente não. Poderá ser da qualidade da mesma (ser de uma gama mais baixa), do revestimento anti-reflexo e das ópticas.

Se bem que nem as lentes mais claras estão imunes a isso.

Uma outra questão…Tirar uma foto de longa exposição de dia.

Eu diminuo a velocidade do obturador, mas ao tirar a foto fica completamente branca. Como posso contrariar isso? Por vezes quero registar o movimento da água para criar um efeito “desfocado” mas assim torna-se impossível…

De dia (dia mesmo) é difícil.

Eu diria que a maior parte das fotos desse tipo que parecem de dia foram tiradas ao amanhecer ou ao anoitecer (em ambos os casos 15/30 minutos antes ou depois de acontecerem).

E esta será porventura a melhor maneira de conseguir resultados satisfatórios

No entanto, as únicas opções que vejo à 1ª vista seriam desde logo (tudo isto em modo manual) fechar ao máximo o obturador (para reduzir a entrada de luz), usar a compensação de exposição para “escurecer” ainda mais e experimentar a velocidade mínima a partir da qual consegues o efeito pretendido.

Outra hipótese seria a utilização de filtros que reduzam a entrada de luz (que depois pelo tempo de exposição é compensado).

Mas tudo tem que ser alvo de muita e paciente experimentação (vai anotando os settings por foto - não sei a quantidade de info que a tua máquina guarda com o ficheiro sobre isto).

Eu devo comprar a Cannon 1100D, porque causa das limitações ($). Mesmo não sendo tão boa como a 600D, deve ser suficiente para o meu nível não? Estou ainda no início, já tenho noções básicas de fotografia, mas preciso de praticar.

Sim, desde que tenhas consciência das suas limitações (e das tuas).

Tenta uma 550D. Ficas bem servido também, é muito parecida à 600D e mais barata! :great:

:great:

Isto é mais difícil do que parece. Ainda tiro fotos muito amadoras. Tenho de começar a estudar bem o equilibrio de cores em cada situação, brilho, etc. Isto é mesmo um mundo. E eu gosto de tirar em modo manual para ir aprendendo. Tenho um filtro UV que comprei para proteger a lente. Não sei se isto prejudica as fotos, mas o filtro não foi propriamente barato (quase 15 euros).

É. E pelo menos pela minha experiência não é como andar de bicicleta. O olho fotográfico perde-se bem como a fluência técnica.

Diria que o preço do filtro está na normalidade.

Por falar em filtros…(para fazer as exposições longas durante o dia)

http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=190_35_41&products_id=3209

qualquer máquina que te permita escolher modo manual para fotografar é boa para começar.
as «limitações» das máquinas, na maioria das vezes, são apenas desconhecimento do utilizador de como fazer manualmente certos automatismos que outra máquina «mais avançada» produz.

as reais limitações das máquina são esporádicas, pelo menos em fotografia amadora.

Já dei uma olhadela geral aqui pelo tópico mas ainda assim vou procurar conselhos específicos de quem sabe o que diz:

• Quero comprar uma máquina fotográfica, a um preço acessivel (isto não está para grandes aventuras), que tenha qualidade, poder de zoom e boa definição. Adoro fotografia e tenho a pancada das paisagens (adoro fotografar na praia, por exemplo).

Dentro da relação qualidade / preço, o que me aconselham?
Eu sei que é uma pergunta um bocado vaga mas se me pudessem aconselhar :great:

Correndo o risco de me repetir… se procuras uma compacta, a mais equilibrada de alta qualidade que te posso aconselhar é uma IXUS da Canon. Zoom é que não é o forte das compactas, pelo menos das baratas.

Depois de estudar o mercado, devo avançar para a compra da máquina ainda este mês.
Tenho 3 alternativas em cima da mesa: Canon 1100D, Canon 550D e a Canon 600D.
A minha 1ª pergunta é: qual a diferença entre a Canon 550D e a 600D? Estive a ler review das 2 e parecem-me semelhantes.
2ª: Tanto a 550D como a 600D vêm apenas com uma lente (18-55), enquanto que a 1100D vem com esta e com a 75-300. Ora, sabendo que a 1100D é inferior às 2, compensa comprar-me essa máquina apenas por causa da lente extra?

Ainda há a hipótese da 600D, com lente 18-135, mas é remota.

O que acham? :great:

http://snapsort.com/compare/Canon-600d-vs-Canon_EOS_550D

Com essas diferenças, deves escolher a que se adapta melhor à finalidade que lhe vais dar (ler também os comentário do pessoal nessa página).

eu tenho a 600D e estou mt satisfeito,

em relaçao a 1100D é muito inferior a 550/600. entre estas 2 ultimas a unica diferença é a possibilidade de gravar em video se nao me engano.

recomendo a 600D :great:

A 600D é uma evolução da 550D com pequeníssimas diferenças. Tenho a 550D e também filma em full hd. Se não me engano, até a 1100D o faz, mas esta última é uma máquina bastante inferior às outras duas.

Sobre os Kits com 1 ou 2 lentes, acho má opção ir para a compra de um corpo de menor qualidade em favor da lente extra.
A 18-55 dá para os gastos do comum amador, pelo menos nos primeiros tempos. Mais tarde pode-se sempre avançar para a compra de outra lente, já com conhecimento de causa e perante necessidades reais.

É como diz o Gabriel Alves, as máquinas, enquanto equipamento que serve para fotografar, são iguais (sensores, processador, ISO, etc.). A diferença que destaco nas máquinas, sendo que uma é um evolução da outra, como foi referido, é o facto da 600D ter um LCD retráctil. Pela diferença de preço não hesitava, comprava a 550D. Eu sei que as pessoas normalmente gostam de ter os últimos modelos dos equipamentos, mas isso é algo que se ultrapassa apelando à razão. :wink:

Entendo que as marcas precisem destas pequenas evoluções para colocar produtos novos no mercado, nós, consumidores, só temos a ganhar com isso, uma vez que os modelos anteriores ficam mais baratos. Neste caso, então, estás a comprar um produto igual. :stuck_out_tongue:

Não tenho noção qual é a diferença de preço neste momento, mas há uns tempos atrás era significativa. Compras a 550D e com os €s que poupas, podes investir em outro acessório/lente para a máquina. Quanto à lente a comprar, se não vier com o corpo, normalmente vende-se, pelo menos, o corpo + 18-55, é que terás de ponderar melhor, já que existe uma vasta panóplia de escolhas. A lente que referiste é uma solução interessante, para quem está a começar e basicamente só vai trabalhar com uma objectiva, a 18-135.

Quanto à 1100D, não sendo uma máquina má, principalmente para quem quer evoluir de uma compacta para um reflex, não é do mesmo campeonato das 550/600D. Pode ser uma escolha se tiveres um orçamento mais limitado e ficarias com uma boa máquina, mas se não for o caso, e como é um investimento que provavelmente não voltarás a fazer tão cedo, então aconselho algo um pouco melhor…e mais uma vez, como diz o Gabriel Alves, também acho má opção preterir a qualidade do corpo da máquina em relação a uma lente extra. Se lhe apanhares o “gosto”, mais tarde ou mais cedo podes investir em outras lentes mais facilmente que numa máquina nova. :great: