Tenho uma Dolce Gusto e bebo com frequência de uma Nespresso.
Da minha experiência, a Dolce Gusto é boa pra quem queira apenas o “café normal” sem whistles and bells, ao passo que na Nespresso se pode experimentar as variantes todas e mais algumas de café.
Penso que no café em si a Dolce Gusto é equiparável à Nespresso (falando dos poucos cafés que a Dolce Gusto tira e comparando-os com os mais fortes da Nespresso)… já os cafés não convencionais exclusivos da Nespresso têm a sua piada mas confesso que não é coisa que me entusiasme, mas existe um pormenor que me desagrada bastante que é o efeito diurético de alguns tipos de cafés (deve ser algum aditivo esquisito que metem juntamente com o aroma ???).
Uma vantagem adicional que vejo na minha Dolce Gusto é poder tirar Latte Macchiato e Capuccinos com grande facilidade em copos muito grandes e ficarem quase sempre impecáveis. ;D
EDIT: Já agora, o café normal de uma máquina Expresso a sério continua a ser imbatível, estas máquinas ainda terão de subir uns patamares até chegarem lá.
Essa é conhecida internacionalmente como “Italian coffee maker” e foi anos a fio a máquina que utilizaei. Deixei de a utilizar por questões práticas.
Ainda há as de balão
Que dão um café muito aromático, para mim com uma intensidade menor mas que são um desespero pelo tempo que levam a produzir o dito (já estive uma hora e meia a seguir a um jantar à espera de um café desta máquina - a azelhice do proprietário, que não era eu, também ajudou)
Tenho uma Nespresso e gosto bastante. Gosto de quase todas as variedades, embora à noite opte normalmente por algo mais leve (Cosi, Volluto ou Dulsão) devido a problemas de insónias que costumo ter. Normalmente opto pelo Ristretto ou Roma que são os que mais aprecio.
É verdade que este café ainda não é equiparável ao de uma máquina expresso a sério, mas também cada vez apanho mais gente que não sabe tirar uma bica a sério…já em relação ao café normalmente apresentado em Espanha e noutros países europeus, minha rica Nespresso.
Gosto deste da Nespresso. Bom e espuma abundante. Uma maravilha.
Arpeggio
A cápsula nespresso Arpeggio é um café intenso e cremoso, o Puro Arábica proveniente da América do Sul e Central, extremamente torrado, o Arpeggio possui um carácter e corpo intensos, realçados por notas de cacau.
Origem
O Arpeggio é composto por uma selecção dos melhores Arábicas da América do Sul e Central, muito torrados, com perfis frutados ou a malte, como os cafés da Costa Rica.