Luz e Gás - A liberalização do mercado e formar de poupança de energia

Já encontrei aqui a explicação do funcionamento.

http://www.portal-energia.com/como-funcionam-as-bombas-calor-geotermico/

Pelo que percebi, a bomba térmica é instalada no exterior da casa. Que área é que ocupa?

O funcionamento e igual ao de um frigorifico, mas ao contrario, ou seja, retira o calor do ar e usa-o para aquecer a agua/liquido, a grande vantagem e que consegues cops (coeficiente de perfomance) de 3, 4 e ate 5, basicamente por cada unidade de energia consumida produzes 3, 4 ou 5 unidades, em termos de consumo, posso dizer-te que, aos preços actuais, para aquecer a agua numa vivenda para 5 pessoas, gasto entre 20 e 25 euros por mes, tenho um cilindro de 300 litros e custou, ha 2 anos, 3000€ com instalaçao incluida, ha sistemas maiores e mais pequenos, mais ou menos eficazes, mais ou menos baratos.

Para aquecimento central usam-se dois tipos de bombas, as “normais”, que so aquecem o liquido que depois vai passar nos radiadores e produzem calor, e as “inverter”, que aquecem e arrefecem, podendo funcionar para aquecimento e arrefecimento, embora neste ultimo sejam muito menos eficazes, estas bombas sao mais caras que as que falei acima, nomeadamente porque, para aquecimento central, tem que aquecer a agua/liquido ate 80 graus, enquanto que para aquecimento de aguas (banhos e afins), basta aquecer ate aos 55 graus.

Simulador interessante:

http://pellets.vimasol.pt/s/72

Depende do que pretendes, aquecimento de aguas ou aquecimento central?

Ambos.

Nao sei se uma bomba grande consegue fazer ambos.

No meu caso, aquecimento de agua para banhos e afins, nem sequer tem unidade exterior, a bomba esta instalada por cima do cilindro, tem e que estar num compartimento ventilado, no meu caso esta na dispensa, abri uma janela e apliquei uma grade, como ja tinha a chamine de extraçao do esquentador, aquilo faz circulaçao de ar e nao deixa de ser um compartimento fechado, tem a vantagem de ter o espaço sempre arrejado, no inverno parece o polo norte, no verao e o melhor local da casa! :mrgreen:

Tambem tem outra vantagem, o cilindro tem uma resistencia e pode funcionar como um cilindro tradicional, nomeadamente quanto os teus primos e tios vao la a casa passar o natal e ha 15 pessoas para tomar banho de manha, a bomba demora mais tempo que a resistencia a aquecer a agua, posso dizer-te que ligo a resistencia uma ou duas vezes por ano, para nao acumular calcario e depois estar avariada quando efectivamente precisar dela, mais por uma questao de precauçao, ate hoje so a liguei uma vez, por necessidade, porque a minha mae, sem querer, desligou a bomba.

Uma bomba para aquecimento central necessita de unidade exterior, dependo da area a aquecer, a unidade exterior e maior ou mais pequena, pensa num cubo com 0,5mX0,5m (mais ou menos).

Nao, nao se aproximam. A prova disso e o UK. Quando o gas sobe, os precos sobem imediatamente (interessantemente, tb sobem sempre durante o inverno…), quando o gas desce, os precos nao podem descer porque ‘o gas ja esta comprado aos precos antigos’…

As privatizacoes das utilities sao uma licenca para imprimir dinheiro com a devida autorizacao governativa. Mais, as empresas privadas, surpresa, surpresa, nao investem um tusto na rede, ja que os investimentos sao todos subsidiados pelo governo.

Ah, eu tenho uma coisa dessas na minha (bem, assim-assim, existem muitas), fornece algumas das necessidades da casa, nomeadamente piso radiante no piso inferior, radiadores no piso superior e aquecimento extra da água… porque a água já vem aquecida de origem)… é uma coisa destas: http://www.nibe.eu/Domestic-heatingcooling/Exhaust-air-heat-pumps/Product-range/

Aí também encontram alguns geotérmicos mais tradicionais.

As geotérmicas são melhores e mais eficazes, mas mais caras e obrigam a ter um espaço considerável para espalhar a tubagem. :great:

As geotérmicas só compensam em espaços muito grandes, caso contrário o sistema que tenho, uma “exhaust air heat pump” é a solução mais económica. Para uma casa de, por exemplo, 120 metros quadrados, chega perfeitamente uma “exhaust air heat pump”.
Estas bombas baseiam-se no reaproveitamento do calor gerado pela própria casa:

A minha é uma Nibe Fighter 310P que custa cerca de 3 500 €. Gera cerca de 7000 kWh por ano e como a casa gasta cerca de 8000 e tal (113 metros quadrados), o resto vai ao sistema eléctrico (de 8 ou 9 kW) buscaro que falta (e é essa a parte “cara” da coisa, mas não há volta a dar nos dias de -15 graus :inde:).

Se a minha casa fosse de 200 metros quadrados mais garagem de 60 metros quadrados então talvez a opcão geotérmica pudesse ter vantagem.

Isso vai buscar o calor às divisões a sul, para aquecer as a norte, ou é mesmo para usar o calor das cozinhas e casas de banho?
Eu por acaso tenho uma cozinha e lavandaria a sul, e se tivesse um sistema desses, acho que realmente teria um bom ganho. :think:

Segundo o que conheço, que também não é muito, tens vários de modulos (o que constitui os paineis) que tem diferentes custos bem como rendimento/aproveitamento diferentes.

Os amorfos são os mais baratos, que tem pior rendimento, mas que não perdem tanta eficacia com as sombras.

Os outros, em dias de ceu limpo, tem um rendimento muito superior! Mas também são mais caros.

Em relação à ligação ao contador, teoricamente funciona a ligação directa a uma tomada (vai parar ao mesmo em relação à ligação por caixa de derivação junto ao contador).

Em questões de aproveitamento, tenho um amigo meu, na minha zona, que consegue ter um rendimento interessante por ano (conseguindo recuperar o investimento em cerca de 5 a 6 anos). No entanto, é algo variavel não só com o clima da região, tarifas negociadas com EDP, bem como com o sistema/modelo montado e até a sua posição no local.

Portanto, é algo muito variavel e dificil de extrapolar. A não ser que estejamos perante condições climatéricas semelhantes. :inde:

Geotermico tambem pode ser feito em profundidade, nao e so feito com os coils.

O problema da maior parte dos sitstemas, e que a relacao entre custo e poupanca e relativa. A malta que instalou os fotovoltaicos no inicio e recebia por ‘vender’ energia a rede ainda fez uns cobres, mas hoje em dia com as tarifas que recebs a descer vertiginosamente, e ainda vao descer mais nos proximos anos, e poupanca e extremamente relativa.

A maior poupanca que as pessoas que instalem estes sistemas obteem relaciona-se com a mudanca que fazem dos habitos de consumo.

O princípio é este que está na figura (meto a legenda abaixo):

1. O ar exterior entra na casa através de pequenas entradas de ar estrategicamente colocadas
  2. O ar passa através das aberturas nas portas de divisão para divisão até chegar às pequenas entradas de ar que estão, p.ex., na cozinha, casa de banho, divisão com máquinas de lavar e secar
  3. Essas entradas de ar estão no tecto das divisões e ligadas a canais de ventilação que desaguam na tal bomba de aquecimento
  4. A entrada de ventilação da cozinha costuma ter um canal próprio que dissipa directamente para a chaminé (embora na minha até esse calor é reaproveitado pela bomba)
  5. A bomba de aquecimento costuma estar acoplada a um painel eléctrico (para compensar em momentos em que é preciso um calor “extra”)
  6. A bomba de aquecimento aquece água para máquinas de lavar roupa e loiça / lavatório / água da banheira.
  7. Dá água quente para radiadores/aquecedores/piso radiante/aquecimento central
  8. Recebe água fria dos radiadores/aquecedores/piso radiante/aquecimento central
  9. Da bomba para o exterior da casa é enviado ar a uma temperatura de cerca de 4 graus.

Sim, é claro que se a tua casa levar com bastante calor isso faz com que o ar lá dentro ou o que entra acabe por estar mais quente à partida (aquilo a que chamam o COP - Coefficient of Performance) o que acaba por obrigar a menor trabalho da parte da bomba para o aquecer, por isso deve sair ainda mais económico.

Certo, em profundidade também se faz. :great:

O teu sistema foi instalado posteriormente ou na construção da casa?

Na construção, penso que a casa tem que ter um sistema dirigido de ventilação (para que o sugado pelas entradas de ar para a casa vá parar às tubagens no tecto que se dirigem à bomba de aquecimento). É actualmente o método de eleição na maioria da habitação nova (casas, não apartamentos) por cá por ser o com melhor relação qualidade/preço.

Tudo o que precisam de saber acerca do que a liberalizacao do mercado da energia, e a quem realmente serve:

http://www.guardian.co.uk/business/2012/nov/12/libor-like-manipulation-gas-markets

Eu também tenho tarifa Bi-Horária, e para já assim vou ficar. Disseram-me que já a partir de janeiro, as empresas do mercado liberalizado também irão ter bi-hórarias, a ver vamos.

Quanto ao gás natural, estou em processo de mudança, da Setgás, para a GoldEnergy, por ser sócio da Deco consigo uma redução de 23% (20% que a empresa esta a dar + 3% de um protocolo com a Deco)… No simulador da Deco, tenho uma poupança anual na ordem dos 60 euros.

A Iberdrola é uma boa opção? Alguém é servido por esta empresa eléctrica?

o que acham do tarifário da EDP plano edp Sporting? Feitas as contas, acho que sai mais barato do que o “casa total”, no meu caso, uns €2/mês! Alguém aderiu?!