Não sei se alguém ontem à noite viu o programa na Sportv com o LFL, Pedro Henriques (o comentandor, não o arbitro) e que teve como convidado o Chainho.
O programa começou com a apresentação do LJ, e quando chegou a vez do LFL comentar a troca de treinadores no Sporting, ele disse algo como isto: "devido à minha ligação ao Sporting, e ao facto de ser publico que manifestei as minhas ideias sobre estas questões ao Presidente Bruno Carvalho, escuso-me de falar sobre este tema. Espero que compreendam. " Não terão sido exactamente estas as palavras, mas foi este o sentido das mesmas.
Quem tiver Meo/Zon e possa rever o programa, acho que se chama Resultado Final, começou às 21H e isto passou-se mesmo no inicio.
Deixou-me intrigado. Afinal o LFL vai ou não fazer parte da estrutura? :think:
Bem, parece-me que sim, Nuno, isto lendo as palavras dele que tu aqui transcreveste. Aparentemente, o Luis Freitas Lobo foi consultado pelo Bruno Carvalho. Não acredito que o Bruno Carvalho consultasse um mero comentador desportivo sobre qual o treinador que deve ser escolhido. Talvez possamos perceber melhor a relação entre LFL e Sporting Clube de Portugal nos próximos dias. As palavras dele indiciam uma relação próxima com o Sporting, uma relação que ultrapassa a mera relação de um presidente interessado em saber a opinião de um comentador desportivo.
na troika BdC; Inacio; Vergilio haverá uma serie de “conselheiros de estado” (LFL;Aurélio;e todas as “chefias” ligadas ao futebol profissional), sejam eles funcionarios do clube ou meros consultores/outsorcing.
provavelmente LFL, irá se enquadrar nesta ultima. hoenstamente ainda não percebi.
O Luís Freitas Lobo pode ser apenas um consultor externo, sem ter vínculo contratual ao Sporting. Diz-se, por exemplo, que o FCP recorre muito a este tipo de consultoria em termos de prospecção de mercado…
[hr]
Mas aproveito, já agora, para desmistificar o “mago” que é LFL: duas coisas que ouvi da boca dele, em princípios de época diferentes, em que dei por mim a pensar “hum… vou gostar de ver isso concretizar-se…”.
A primeira era a de que Jeffren seria claramente o melhor jogador da Primeira Liga depois do Sporting o ir buscar ao Barcelona. Isto enquanto ainda andavam por aqui tipos como Hulk, Moutinho, Javi Garcia, etc. Por motivos psicológicos ou não, seria algo difícil e uma expectativa muito elevada. Infelizmente falhou.
Outra, da qual eu desconfiei logo: quando Souza chegou ao FCP, LFL disse logo que ele ia sentar, “de caras” (ou palavras idênticas) o Fernando no banco. Fernando que era só o melhor pivot defensivo do FCP em mais de uma década. Não me cheirou que fosse assim tão fácil e até duvidei que fosse possível.
Ontem um forista colocou noutro tópico umas declarações um pouco diferentes nesse programa e que davam a entender que as coisas com o LFL não tinham andado para a frente e que este até estava com alguma azia…
Edit: Foi o Liurai e é apenas uma percepção diferente das mesmas palavras.
Bruno de Carvalho desvendou ainda que um terceiro elemento - depois de anunciados os nomes de Virgílio Lopes e Augusto Inácio - fará parte dessa mesma estrutura mas recusou-se a revelar o seu nome, por este estar atualmente a desempenhar funções na Academia.
Errou em algumas “previsões” (lembro-me de ele dizer que o Purovic seria uma máquina). Mas tenho este senhor em consideração como uma pessoa que sabe muito de futebol, e acho que seria benéfico ele trabalhar para o Sporting CP.
O Porto de Mourinho/Costinha tem mais de 10 anos, por isso não vejo outro. Se falas de Assunção, gosto mais de Fernando.
Mas essas declarações Souza/Fernando, parece que ainda hoje as estou a ouvir, precisamente porque sempre tive o Fernando em grande conta e o LFL basicamente pegou num miúdo promissor e disse que ele ia sentar um grande jogador. Mesmo sem conhecer o Souza, desconfiei logo porque a tarefa ia ser tudo menos fácil, precisamente pelo valor do Fernando.
Ontem na TSF, por volta das 19h30m, num programa com o Bruno Rosado, se não estou em erro, também se escusou a comentar a passagem do Jesualdo por Alvalade e só disse generalidades sobre o Leonardo Jardim, também com a desculpa de uma possível ligação ao Sporting, fiquei sem perceber se vai integrar a estrutura ou não, ele não o disse, mas fiquei com a sensação que estava a obdecer a uma espécie de reserva de opinião, no que ao Sporting diz respeito, isso pode indicar que aceitou o convite do BdC e não pode comentar abertamente as posições e decisões da actual Direcção. :think:
queres que te lembre a contratação do areias pelo mago mourinho?
ninguém sabe tudo. muito menos quando se fala de futebol e da análise de jogadores (principalmente os jovens). há tantos factores a ponderar e a influenciar que acertar sim, é um feito!
para mim é indiscutível que o LFL sabe muito de futebol. e não me incomoda nada, bem pelo contrário, ter uma visão “de fora”, de alguém com outra experiência que não a de balneário.
também fiquei com essa ideia. se não tivesse qualquer ligação ao clube (seja ela qual for) qual seria o problema de voltar a falar do Sporting de forma natural?
se não está (ou vai estar) ligado ao clube e se mantiver esta postura vai passar a ser um profissional “limitado”. não poder falar do Sporting quando se fala do futebol português é lixado! :lol:
Para dissipar duvidas revi o programa de ontem da Sportv e o que disse LFL quando lhe pediram para comentar a contratação do LJ foi textualmente isto:
Pergunta: O que terá agradado a LJ no projecto de BdC que por outro lado levou JF a recusar a continuidade?
“Sinceramente sobre essa situação só os próprios podem responder. E tendo em conta aquele que é o meu envolvimento publico com o Sporting, que alias foi tornado publico pelo seu Presidente, não penso ser correcto da minha parte tecer aqui qualquer juízo de valor sobre a nova estrutura do futebol do Sporting, e muito menos à decisão sobre a questão do treinador e aquilo que terá levado a JF a tomar essa decisão. Aquilo que posso dizer é que na altura expressei as minhas ideias ao presidente, e devido ao enorme respeito que tenho pelo Sporting e sobretudo pela sua massa associativa, penso que não devo fazer nenhum juízo de valor sobre este momento do Sporting. Se o Presidente depois o quiser fazer será da responsabilidade dele. Em relação ao LJ posso dizer que é um treinador com provas dadas, competência e desejo-lhe o melhor neste novo cargo no Sporting.”