Leitura interessante onde se explicam efeitos negativos da venda antecipada e em pacote dos acessos aos jogos.
Uma conclusão interessante é que não basta garantir a receita dos acessos mas deve promover-se o consumo efectivo, isto é presença nos jogos, para potenciar vendas acessórias.
Outra é a de que este processo de vendas acarreta grandes despesas anuais em marketing e publicidade porque a probabilidade de renovação do adepto que pagou mas foi a poucos jogos é baixa.
Mais grave, todos os estudos empíricos o demonstram, as probabilidades de repetir a compra dos lugares cativos ou dos lugares de época, reduzem-se substancialmente… O que leva o clube a um esforço sempre renovado e titânico para captar novos “assinantes” para os seus produtos de época inteira…
Por mais que a captação avance, o número de consumidores não aumenta… um pouco como a alegoria em que a água que entra na piscina é perdida pelas fendas na base da mesma…
Aplica-se como uma luva ao Sporting. As vendas de Gamebox este ano ficaram abaixo das do ano passado, ainda antes dos maus resultados desta época começarem.
Interessante, mas poucas ou nenhumas novidades traz, e não é preciso ser um guru de Marketing.
Agora que vêm aí os “derbys”, acredito que o número de gameboxes vendidas se aproxime muito do total do ano passado (não acredito que exceda dada a distância do FCP).
E o Marketing do Clube foi ou está prestes a ser concessionado à TBZ. O Afra continua numa empresa ao lado, mas não sei se estará “emprateleirado”.
Para mim a GAMEBOX será sempre a melhor solução … basta chegar uns 15 minutos antes dos jogos, e entrar.
Penso que não há maior conforto do que este, e que não sei é o vosso caso, mas não tenho mesmo saudades dos tempos das filas enormes para comprar bilhetes para o antigo Estádio José Alvalade.
Quanto às questões de marketing / financeiras, apesar de não ter os conhecimentos de este ilustre comentador, penso que não bem com o senhor as apresenta. No meu entender, este tipo de estratégia tem bons resultados, nomeadamente:
Ok, Existe um investimento inicial numa acção de marketing, porém os custos operacionais de ter várias bilheteiras abertas é eliminado.
Possibilita a entrada de dinheiro (a célebre caixa do FSF) logo no início da época, permitindo que possa fazer investimentos imediatos ou reduzir dívidas.
Ao contrário do que diz o ilustre senhor, cria fidelização e hábito de assistir os jogos do SCP … eu por exemplo, tenho GAMEBOX desde da inauguração do novo estádio e ainda não me arrependi ;D
Ainda assim, acho que este ano é um mau exemplo. Esperemos por mais uns tempos, a ver se aparece a Box da 2ª volta como tem aparecido sempre. É que esta época só “compensa” (para a maioria, porque eu vou a todos) comprar a da 2ª volta, que é quando teremos todos os grandes jogos em casa.
É complicado uma pessoa de longe fazer um esforço para ver um Sporting - Leiria ou outros que tais…
O Sporting não inventou nada com a GB, ou melhor os clubes portugueses não inventarma nenhuma moda, limitaram-se a copiar algo que já se faz lá fora há muito anos.
A questão tem mais a ver com a qualidade da equipa e do proprio campeonato em si, e pouco a ver com o conceito. Ele já foi mais que testado e comprovado lá fora e funciona.
O que motiva os adeptos e socios a comprar a GB ou a ir ao estádio é um elemento fundamental: acreditar na equipa. Sem isso podem fazer a melhor campanha de marketing do mundo ( e a deste ano era fabulosa e inovadora com a historia dos telefonemas do PB ) que não resulta.
Contratem bons jogadores, façam os sócios acreditar e as GB são vendidas e o estadio fica cheio. O Melhor Marketing no clube de futebol são os jogadores !!!
Não creio que a venda de GB deva esgotar o esforço de marketing.
Deve gerir-se a relação com o comprador de forma a promover o seu uso efectivo e, em consequência, a sua deslocação ao estádio onde será possível obter novas receitas (loja, bares, restaurantes, etc).
O desempenho da equipa é importante mas se calhar não é assim tão determinante. As pessoas podem ser persuadidas doutras formas.
Conforto? O sofá de casa é bem confortável. O estádio é para apoiar, para vibrar com a equipa e para quem gosta do clube.
Estarem lá 30 mil no conforto é o mesmo que estarem 10 mil.
Eu tenho bastantes saudades das filas para os bilhetes e ter de se lutar por um bilhete. O jogo até sabía melhor! Hoje isso é impossível, já que um bilhete de sócio para um derby é 35€/40€ em Alvalade! :wall:
Financeiramente tanto pode ter de bom como de mau. Temos receita garantida no inicio da época, mas depois não enchemos o estádio em nenhum jogo, à semelhança do que se verificou na época passada. É, na minha opinião, uma vergonha não encher o estádio contra o Inter, Bayern, benfica e porto.
Alternativas poderíam ser estudadas, como activar a opção da utilização da gamebox até ‘x’ dias antes, caso não acontecesse esse lugar sería colocado à venda, por exemplo.
Tenho pena de não poder ír para a mitica bancada sul quem quer, já que não existem bilhetes à venda na bilheteira para a bancada (salvo raras excepções), já que está tudo vendido à volta. Uma solução podería ser limitar o número de gamebox’s vendidas ou tentar não vender uma bancada practicamente completa.
O marketing do Sporting tem de continuar a trabalhar neste aspecto e esforçar-se (muito) mais noutros.
O Sporting tem uma péssima politica de Marketing. P.Afra é mais um encosto que por lá anda, mas como no passado fez muitas vontades à corja, por lá continuou no reinado de FSF. E até subiu de poiso.
Encaremos a realidade, não é com campanhas de “apertos financeiros” e “não há dinheiro para reforços, temos de apostar nos putos” que se consegue encher o estádio. Dinheiro acaba sempre por haver, o pior é que é sempre mal investido, e nos putos os retornos que houveram foram do Ronaldo e Nani. Veja-se os gordos encaixes que o porto fez, quantos deles eram jogadores lá formados? Talvez nenhum.
O Sporting não pode ter gestores financeiros, homens da banca e doutores que so percam 1h por dia com o clube a gerir os seus destinos. Tem de ter é pessoas com sensibilidade e que percebam minimamente de futebol. Cada vez mais precisam-se novos dirigentes para os lados de Alvalade…
a GAMEBOX para mim é Fundamental, pela comodidade, preço (por exemplo em manchester paguei 57 euros por um único bilhete) e porque gosto de ter o meu lugar e poder chegar mais em cima da hora…se bem que nisso nos abusamos…pois vai quase tudo em cima da hora e depois claro há filas!!!
Sobre as GAMEBOXES que se venderam e pretendiamos vender este ano, as contas só se podem fazer no fim, pois a segunda volta tem jogos mais atrativos e o preço também é bom… vamos lá ver se chegamos as tais 35 mil
Graças à gamebox nunca passamos dos 30 mil em casa. Muita gente tem gamebox e só vai quando lhe apetece. Deveria haver um sistema que possibilitasse que quando alguém não fosse a um jogo, esse lugar ser vendido para o jogo. sob pena de quem não avisasse levar uma multa.
Mas a estratégia de marketing para os bilhetes são a cereja no topo do bolo. Cobrar mais 5€ no dia do jogo para um clube com adeptos espalhados por todo o país que muitos não podem vir na véspera comprar o bilhete, é retirar logo uns milhares de potencias adeptos nas bancadas.
Não creio que a política de marketing este ano em relação Gameboxes tenha sido fraca, até pelo contrário.
Penso que o número de vendas mais baixos se deve a dois factores.
O mais importante a forte desconfiança que muitos adeptos tinham na equipa mesmo antes da época começar (dava para sentir bem aqui no fórum), a juntar a uns maus jogos de preparação de época.
Por outro lado o facto de os principais jogos em casa (não só o Porto e Benfica, Braga, Marítimo,… é tudo na segunda volta) acontecerem apenas na segunda volta, esperar pela venda da Gamebox depois do Natal era o que tinha feito, no entanto agora com uma grande diferença pontual e talvez ainda mais importante com a equipa sem dar indicadores de um regresso a boas exibições, vai ser complicado fazer um bom número de vendas.
O que está em causa no artigo não é a venda de gamebox mas sim conseguir através de um esforço permanente que as pessoas que as compraram vão efectivamente ao estádio e as renovam. Isto é, não devem ser vistas como uma simples venda mas como um produto que permite uma ligação contínua ao consumidor e permite o chamado “cross-selling”.
Mas a estratégia de marketing para os bilhetes são a cereja no topo do bolo. Cobrar mais 5€ no dia do jogo para um clube com adeptos espalhados por todo o país que muitos não podem vir na véspera comprar o bilhete, é retirar logo uns milhares de potencias adeptos nas bancadas.
Pois. É mesmo desconhecer a realidade do futebol. Por exemplo, há muita gente que só decide ir ao futebol à última da hora, motivada por um desaire de um adversário no dia anterior (como a derrota do Porto ontem) ou no próprio dia do jogo do Sporting. Ao cobrar cinco euros a mais no dia do jogo, o clube só está a dar tiros no pé, porque isso pode servir para dissuadir adeptos de irem ao futebol, mesmo com o incentivo do possível relançamento do campeonato. Qual é o interesse em cobrar cinco euros a mais? Porquê penalizar as pessoas que decidam mais tarde ir ao futebol?? Só se perde dinheiro assim, creio eu! O que interessa é que venham, tarde ou cedo. Não dá para entender isto… :wall: