Liverpool em polvorosa

Onde vai parar este clube histórico, entalado entre dois americanos que não meteram um tostão do bolso deles no clube e um fundo de “investimento” do Dubai? É este o lado pernicioso do clube-empresa. Isto não é “vida” para o Sporting. :naughty: :naughty:

[b]Adeptos querem ver os donos do Liverpool na rua, mas Hicks e Gillett não aceitam[/b]

Em Anfield Road pede-se que os milionários que compraram o clube cedam o seu lugar
a magnatas do Dubai. Os recados estão nas bancadas: “Adeus yankies, tragam os árabes”

O sonho americano está perto do fim em Anfield Road. Tom Hicks e George Gillett, os dois norte-americanos proprietários do Liverpool, enfrentam uma contestação inédita dos adeptos, que os querem fora do clube, chegando a ameaçar com a realização de boicotes financeiros. Durante os últimos meses, nas bancadas do estádio dos reds, abundam os cartazes criticando a dupla de yankies, mas o protesto subiu recentemente de tom quando Hicks e Gillett admitiram terem sondado Jurgen Klinsmann para substituir Rafael Benítez no comando técnico da equipa. Mas há mais. As finanças do clube preocupam os fãs, que vêem com maus olhos a possibilidade dos actuais donos contraírem um novo empréstimo. Os adeptos preferem ver o clube adquirido por um fundo de investimento do Dubai do que assistir ao crescimento da dívida bancária.

Numa série de sites oficiosos ligados ao Liverpool foi realizada uma sondagem entre mais de duas mil pessoas que não deixou dúvidas: 99 por cento dos adeptos consideram que Benítez tem mais em consideração os interesses do clube do que a dupla dirigente, para além de 98 por cento afirmar que não confiam em Gillett e Hicks, por considerarem que faltaram à promessa de não sobrecarregar o clube com dívidas.

Na base da contestação está a possibilidade do duo de proprietários contrair um empréstimo no valor de cerca de 468 milhões de euros, que permitirá renegociar a dívida contraída na altura em que assumiram o controlo do clube. Mas o negócio implicará que o Liverpool tenha que pagar anualmente 40 milhões à banca só em juros. Uma verba que os adeptos consideram excessiva, apelando a um boicote financeiro que force Hicks e Gillett a cederem a sua participação ao Dubai International Capital, o braço financeiro do Governo daquele emirado, dominado por Mohammed bin Rashid Al Maktoum, cuja fortuna pessoal é estimada em mais de nove mil milhões de euros. Mas os americanos já disseram que não estão vendedores.

Mais: no horizonte do Liverpool está agora a necessidade de um outro empréstimo, desta vez apenas para financiar a construção de um novo estádio, que custará 535 milhões de euros, dos quais 400 milhões viriam da banca e deixariam o emblema inglês ainda mais atolado em dívidas.

A resposta dos adeptos foi a ameaça de boicote financeiro, que se materializaria na recusa em comprar bilhetes para jogos, artigos de merchandising ou até de subscreverem acessos à página do clube na Internet. O boicote poderia estender-se a produtos dos patrocinadores do clube, como a Carlsberg ou a Adidas.

A desconfiança em relação a Hicks e Gillett são, no entanto, recentes e não estiveram presentes quando, há 11 meses, a dupla de milionários se comprometeu a elevar o clube ao nível de Manchester United, Chelsea ou Arsenal. Nessa altura, ninguém reparou que os norte-americanos não investiriam um cêntimo do seu dinheiro, limitando-se a pedir à banca os 399 milhões de euros necessários para o investimento e que serviram também para trazer Torres (35,5 milhões) ou Babel (15 milhões).
Só que os resultados desportivos não foram tão positivos como seria de esperar (uma Liga dos Campeões sabe a pouco num clube que não vence a Liga inglesa vai para 18 anos) e as indecisões em torno da estrutura accionista do clube chegaram ao relvado. Após o empate do Liverpool com o Aston Villa, o “capitão” Steven Gerrard deu voz à insatisfação. “Não tem sido apenas esta semana, [a especulação] já dura há algum tempo e não está a ajudar os jogadores”, confessou após um resultado que deixa os reds em quinto lugar e a 14 pontos do líder Manchester United.

A A defesa de Rafael Benítez surgiu de onde menos seria de esperar. Alex Ferguson, treinador do Manchester United, veio manifestar a sua solidariedade com o colega de profissão, acusando os donos do Liverpool de não terem “classe” para ocuparem o cargo.
Em causa está a posição cada vez mais instável do técnico espanhol dos reds. A 14 pontos de distância do Manchester United, o que torna praticamente impossível a conquista do título, o treinador do Liverpool vê surgirem rumores de que a sua continuidade em Anfield Road está em perigo, surgindo o nome de Klinsmann como possível sucessor.
Ferguson, confortável com a vantagem para o Liverpool, reconheceu que os reds já só podem concentrar-se apenas no título europeu, condenando a atitude de Hicks e Gillett por terem equacionado a hipótese de trocarem de treinador. O veterano técnico do Manchester United criticou ainda os responsáveis do Liverpool por criarem um ambiente de instabilidade. “O mais importante para um clube grande é actuar como um clube grande. Haverá muitos jogadores a quererem jogar no Liverpool, mas quando vêem as divisões existentes entre o treinador e a direcção pensam duas vezes antes de decidir, pois preferem um clube estável”, afirmou.
Tom Hicks e George Gillett não se sentem atraídos com os resultados de uma equipa reforçada com base em muitos milhões de euros mas que não convence nos relvados. Benítez chegou a Inglaterra com a fama de conseguir bons resultados sem precisar de gastar muito dinheiro em contratações. No currículo apresentava o seu trabalho no Valência, onde levou o clube ao título colocando-o à frente de Real Madrid e Barcelona.
Benítez venceu uma Liga dos Campeões (e ainda esteve noutra final). Insuficiente para agradar aos patrões do clube

Curiosamente, a situação do Manchester United é semelhante. O Glazer comprou o clube com dinheiro emprestado e transferiu a obrigação de reembolsar a banca para o clube, o que a lei inglesa permite, desde que quem o faça seja dono de determinada percentagem do capital social. O resultado foi que o Man U, que não tinha dívidas, agora tem que pagar juros enormes aos bancos. Por enquanto, não houve problemas, mas estão obrigados a ganhar sempre, para não falar em fazer tournées de início de época à Ásia, América e demais “mercados emergentes do futebol” :frowning: , pois se os seus rendimentos baixarem, poderão ficar em maus lençóis.

Ao que isto chegou! A banca pode forçar o Liverpool a vencer o Torres e o Babel a preço de saldo se não pagar 31,5 milhões de libras num ano. Os americanos deram cabo daquilo! ^-^

Liverpool pode ficar sem Torres e Babel

EM CAUSA ESTÁ UM EMPRÉSTIMO DE 40 MILHÕES DE EUROS

O Liverpool terá de pagar cerca de 40 milhões de euros aos bancos em apenas um ano, caso contrário terá de ser obrigado a vender Fernando Torres e Ryan Babel.

Segundo o jornal britânico “The Times”, o clube pediu emprestado este valor para contratar o avançado espanhol ao Atlético de Madrid. A dívida foi renegociada a 25 de Janeiro, ao mesmo tempo que garantiram também a renegociação de um empréstimo de 437,5 milhões de euros.

Para comprar os jogadores o Liverpool tinha conseguido um empréstimo de 18 meses a uma taxa de juros de 9% - 3,5 milhões de euros ao ano - tendo de devolver os cerca de 40 milhões no final deste prazo. Se o clube não conseguir pagar a dívida, os bancos podem obrigar à venda de Torres e Babel .

O “Times” explica que é raro os clubes da primeira divisão inglesa contratarem os jogadores desta forma, sendo que o normal é utilizarem o dinheiro gerado pelos direitos de televisão.

É o que se esperava. Estes gajos são mais do que suspeitos. O novo empréstimo de € 437.500.000 (vale a pena pôr os zeros todos) foi para pagar o empréstimo anterior, que os “donos” do LFC contraíram para comprar o clube, porque não meteram um cêntimo do bolso deles. E atenção que o Liverpool também ia fazer um estádio novo, mas até hoje nem um metro cúbico de terra foi removido.
Isto é uma vergonha. Os “reds” foram enganados e bem. Oxalá a campanha em curso para correr com os americanos e pôr os adeptos como “donos” do clube resulte.

o liverpool está a pagar a divida da sua propria compra!! :lol:e a lei inglesa permite?! :lol:assim é facil ser rico e famoso ::slight_smile:

O torres junto com ronaldo, rooney e nani era engraçado :drool:

A lei inglesa permite que, se forem donos de certa percentagem das quotas/ acções (não me recordo se 75%, se 90%, mas é uma percentagem bastante alta), os donos das empresas, incluindo os clubes, passem dívidas pessoais para elas. Foi o que os Glazers fizeram no Manchester United.

Acho isso de uma injustiça tremenda. Imaginem como seria no Sporting, ou deixavamos afundar ou teriamos de pagar para a compra do próprio clube por um gajo. Isto é estupido

Tens toda a razão, mas infelizmente é assim. Estive a ver e com mais de 75% podes transferir a tua dívida para a empresa/ clube, com mais de 90% os outros sócios são obrigados a vender-te as suas quotas/ acções.

Eis o futuro do Sporting. É só aprovar a passagem do estadio e academia para a SAD, a venda de accoes e a caminho disto aí vamos.

Admiro a simplicidade com que expõem esta “simples” condição.

As coisas vao aos poucos. Só era preciso votar no Roquette o tal que estava em conflito com o clube a dizer q os terrenos eram dele e apenas emprestados ao Sporting.
Depois só era preciso dar-lhe carta branca na criacao de uma SAD que ninguem sabe para que serviu
Depois só era preciso dar-lhe carta branca em endividar o clube para fazer o q queria.
Depois foi só preciso passar as dividas da SAD para o clube.
Agora é só preciso tempo e aprovarem as propostas todas desta direccao. Isto vai por fases já faltou mais :exclaim:

Ha uma diferenca fundamental entre o tempo do Roquette e agora. O Roquette vinha propor um sonho (uma miragem na realidade), na altura nao havia dados para ajuizar as consequencias, nao havia conhecimento das pessoas envolvidas, nao havia certeza dos resultados. E por isso foi facil convencer as massas.

Agora ha muito mais certezas acerca disso tudo. A desculpa do desconhecimento e do beneficio da duvida ja nao pega. So vota neles quem quer.