Lisboa - Melhor Destino Europeu

A imagem de cidade imperfeita e genuína fez de Lisboa o melhor destino europeu Por Ana Rita Faria

Mais de três mil pessoas de 47 países votaram e escolheram a capital portuguesa para melhor destino da Europa em 2010. Para trás ficaram cidades como Barcelona, Berlim e Florença

“Esta cidade é simplesmente pura. A maioria das cidades estão a tentar ser o melhor “produto” no mercado turístico, Lisboa não é um produto, é um estado de espírito, é a preservação de uma autenticidade maravilhosa que faz de Lisboa uma cidade para visitar, viver e amar.” Foi acompanhado deste comentário que o londrino Peter Johns deixou o seu voto por Lisboa. Tal como ele, outras 3220 pessoas, de 47 países diferentes, elegeram a capital portuguesa como “Melhor Destino Europeu 2010”.

O prémio, dado pela Europen Consumers Choice, uma organização não-lucrativa com sede em Bruxelas, inclui a disponibilização de uma página para a promoção de Lisboa no site da instituição e a divulgação do resultado da votação on-line em vários meios de comunicação europeus. Além disso, a capital portuguesa poderá usar o logótipo “Escolha do Consumidor Europeu” em toda a sua comunicação institucional, durante este ano.

A votação, que obrigava ao registo prévio no site e, portanto, apenas permitia um voto por pessoa, decorreu entre Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010. No total, cerca de dez mil pessoas votaram no leque de dez cidades pré-seleccionadas pelo júri da European Consumers Choice: Berlim, Copenhaga, Lyon, Florença, Atenas, Bruxelas, Newcastle, Bilbau e Barcelona - que ficou em segundo lugar, atrás de Lisboa.

“Uma cidade real”

Os comentário deixados no site na altura da votação explicam o porquê de a capital portuguesa ter passado à frente das suas congéneres rivais. “A maioria apresenta Lisboa como uma cidade real, que não se deixa moldar para o turismo e as pessoas apreciam cidades que não são perfeitas”, revela Maximiliam Lejeune, director da Eu- ropean Consumers Choice. Muitas vão a Lisboa sem as mesmas expectativas que têm quando vão à cidade da Torre Eiffel ou do Coliseu, mas acabam por “ficar surpreendidas” e por “se apaixonar” por ela.

“A autenticidade é uma das imagens de marca e das mais-valias de Lisboa”, considera Paula Oliveira, directora executiva do Turismo de Lisboa. Na capital, “os eventos não são feitos de plástico para os turistas e cada um pode ver a cidade à sua maneira”, realça.

Duarte Correia, vice-presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), considera também que foi pela “genuinidade” que Lisboa ganhou o prémio. “Ao contrário de outras cidades europeias, os turistas não identificam Lisboa com os monumentos mas sim com a cultura, os costumes, o povo, a maneira acolhedora como são recebidos”. E ainda mais um pormenor que parece ter sido um brinde da natureza. “A nossa situação geográfica é privilegiada, pois somos a única capital da Europa com praia e mar mesmo ao lado”, destaca Paula Oliveira.

Para a directora executiva do Turismo de Lisboa, a distinção da capital como “Melhor Destino Europeu 2010” irá dar mais notoriedade à cidade. “A partir daqui mais gente vai falar de Lisboa, gera-se curiosidade e isso vai trazer cá mais turistas, mesmo aqueles que nunca colocaram esta cidade como primeiro destino das suas opções de férias ou de fim-de-semana”. O vice-presidente da APAVT também não tem dúvidas: “É com nomeações como esta que se põe um destino no mapa.”

Esta foi a primeira vez que o concurso da European Consumers Choice teve à votação cidades europeias. Tradicionalmente, a organização distingue todos os anos 25 categorias de produtos escolhidos por um júri e consumidores europeus, tendo em conta a sua concepção estética, uso prático e grau de inovação. Tal como no caso de Lisboa, as empresas vencedoras ganham o direito de utilizar, durante um ano, o logótipo “Escolha do Consumidor Europeu” nos seus produtos e meios de comunicação.

in Público

[url]http://jornal.publico.pt/noticia/25-03-2010/a-imagem-de-cidade-imperfeita-e-genuina-fez-de-lisboa-o-melhor-destino-europeu-19061739.htm[/url]

Porreiro! ;D

Pah! :mrgreen:

Quem vem a Lisboa, apaixona-se por Lisboa! Eu sei, já tive o prazer de apadrinhar a 1a visita de amigos estrangeiros a Lisboa e as reacçôes sâo sempre super positivas. Quando me perguntam de onde sou, e digo Lisboa(embora a minha familia nâo viva mesmo na cidade), precisamente o mesmo. Toda a gente me fala da sardinha assada; mijam-se a rir é quando digo que nâo gosto, nem do cheiro!, todos eles pensam que TODOS os portugueses gostam de sardinha assada :lol:

:lol:

CHEIRA BEM…

Justo, Lisboa é a das mais belas cidades da Europa.

Prémio justo e descrição perfeita, Lisboa é uma cidade muito “genuína” (e um reflexo muito fiel da cultura portuguesa).

Não consigo perceber onde é que Lisboa marca grandes pontos na “autenticidade”. Tal como me custa bastante a entrar que alguém que conheça Lisboa e Barcelona prefira a primeira.

Lisboa tem bairros e zonas que vale a pena conhecer, sobretudo alguns mais perto da zona ribeirinha ocidental e os bairros antigos próximos da Baixa pombalina. Não consigo achar grande piada à zona da Expo, e a Zona Norte também não marca grandes pontos em termos de arquitectura e paisagens.

Lisboa marca pontos no clima e na luminosidade, mas mesmo aí, comparada com Barcelona, se ganhar é aos pontos.

Reabilitação urbana em grande escala e melhorias no comércio fora dos grandes centros comerciais (fácil de falar mas difícil de resolver) tornariam a cidade bastante mais atraente para turistas. Espero que este prémio sirva como incentivo para melhor servir os turistas e não como uma desculpa para nada fazer, “porque eles vêm cá e gostam à mesma”.

Eu amo Lisboa, amo de verdade. Desde pequena, sempre que ia a Lisboa sentia-me feliz. Já tive o privilégio de viver alguns meses na capital e nunca vou esquecer esse período. :great:

Acho que esta Lisboa que elegeram é aquela que vai do Cais do Sodré até ao Marquês, esticando-se pela esquerda até Belém…

Das que estavam em votação só conheço 3: Lisboa, Barcelona e Florença (só lá estive 2 dias).

Das 3 Lisboa é a que mais me encanta, o nosso país tem um conjunto de cidades lindas, tradições magníficas e não são só “para inglês ver”, gente boa, boa comida. Lisboa tem uma vertente cultural e genuína em todas as áreas.

Gosto também muito de Florença, fora de Portugal o local mais bonito e em que me senti melhor (e nem gostei muito da minha visita a Itália).

Parabéns a Lisboa, e continuação de bom trabalho na área turística.

Se Lisboa fosse um reflexo fiel da cultura portuguesa era só relvados de futebol, não tinha casas!

:arrow:

Mafra e tal tambem :stuck_out_tongue: fazem parte de lisboa para os turistas

Tenho vivido toda a vida em Lisboa,(Princípe Real, Alvalade, e agora SD Benfica) e adora mesmo esta cidade.
Conheço bem Barcelona Angel, e de todas as cidades que conheço, de facto Barcelona seria aquela em que me via a viver depois de Lisboa :mrgreen:

A minha zona preferida de Lisboa é a Zona do Principe Real, descendo depois pela rua do Alecrim, passando pelo miradouro de são Pedro de Alcantara, Camões, Chiado, acabando na zona portuária do Cais Sodré. Claro que gosto imenso da zona do Bairro Alto, quer seja de dia ou de noite :beer:

mafra é bonito e ja la morei, mas o sitio mais bonito da REGIAO de lisboa é sintra.

a vila mais bonita, romantica, cheia de magia :great:

Até em Portugal há sítios mais bonitos que Lisboa. Figueira da Foz, tudo numa pequena/média cidade.

Coimbra, na hora da despedida ninguem tem mais encanto que Coimbra

:arrow:

Finalmente alguem que percebe da coisa :-[ :lol: :victory:

Discordo completamente, há muito mais para ver em Lisboa sem contar com esses bairros. Tens a zona das avenidas novas, com o seu traçado ortogonal, as dezenas de prémios Valmor, e edifícios e praças emblemáticas. Existe o parque de Monsanto, uma autêntica floresta no interior de Lisboa, há pequenas aldeias surpreendentes que foram engolidas pela cidade como Xabregas, Carnide ou os Olivais Velho, no caso de Carnide tens ainda uma área de quintas directamente a norte que está quase intocada. Há ainda os bairros sociais que foram experiências do estado novo, e são também bastante característicos como o Alvito, Madredeus ou Encarnação, tens os Olivais, que é provavelmente o melhor exemplo de urbanismo modernista em Portugal. E quanto ao Parque das Nações, apesar dos seus muitos defeitos, é provavelmente uma das áreas urbanas contemporâneas mais bem conseguidas na Europa, não é por acaso a sua imagem de progresso e de futuro usada em campanhas publicitárias por toda a Europa.

------------------------------------------------------------------------------

A ideia principal que este prémio passou, foi que Lisboa é o melhor destino, não por ser uma cidade perfeita, que claramente não é, e sim por ser imperfeita, um manto de retalhos, e como tal, mais autentica. Mas obviamente, há “imperfeições” bastante dispensáveis. Que este prémio sirva de aviso para perceber o que de imperfeito a cidade tem, e o que vale a pena manter imperfeito.

Acho que às vezes nos fazia bem, aos portugueses, e em particular aos lisboetas, ter uma visão mais distanciada da nossa capital, para perceber o que há de bom cá. Apenas como exemplo, têm noção de que muitos turistas vêm a Lisboa, ver, entre outras coisas, o cemitério dos Prazeres? Quantos de nós já o fomos visitar, sem ser por obrigação?

Gosto mais de Sintra que te Lisboa :stuck_out_tongue:

Para efeitos deste prémio considerou-se a cidade e região envolvente. Lisboa e Sintra estavam a competir juntas.