Lion Seats

Portanto um conjunto de amigos ou familiares que compram GB religiosamente durante 12, 14 anos, e que nunca deixaram de comprar, mesmo nas épocas horriveis, e que estavam a contar ficar nesses lugares por vários anos… isto não tem valor?

Para mim tem mais do que alguém que paga quase 3000 para ficar com o Lion Seat

3 Curtiram

Eu acho que é. Isto porque poderiam perfeitamente manter esses lugares como não especiais. Teriam uma receita menor com os Lion Seats, é certo. Mas o clube não é só sobre lucro.

Pelo menos é assim que eu vejo as coisas… Já não é a primeira vez nos últimos anos que o clube trata os sócios como clientes e esta, para mim, é mais um exemplo disso.

No fundo a mensagem que passam é “ou pagas uns milhares de euros para continuares aí ou daqui a 2 anos estás fora sem saber para onde podes ir”. Já é mau para uma pessoa singular, agora pensemos em famílias com os lugares todos juntos…

A verdade é esta - estrategicamente isto faz todo o sentido. O clube está já a garantir grandes receitas relacionadas com os próximos 3-5-10 anos que não dependem do momento desportivo que o clube estará a viver nessa altura. No fundo está a ver-se livre do risco de termos um mau momento desportivo.

Mas o clube não é uma empresa, embora às vezes pareça.

4 Curtiram

Só uma pergunta os rabolhos não têm nada parecido com os LS pois não?

Acho que há aqui uma confusão enorme (ou então sou eu que estou completamente baralhado).

Os Lion Seats são os antigos Lugares de Leão, aquelas cadeiras acolchoadas debaixo dos camarotes. Ninguém vai ter de comprar um LS, caso tenha um lugar normal . Nada vai mudar.

Certo?

Errado. Eu tenho um lugar normal que vai passar a ser Lion Seat. Caso queira continuar com ele tenho de comprar Lion Seat até à época 27/28 se nao me engano.

Pelo que foi dito acima por algumas pessoas, não será bem assim…

Como é que eles têm a coragem de mandar um mail a uma pessoa que esteve 21 anos a levar com Vercautrens, Jorge Silas, Sinamas Pongolles, 7o lugar, desilusoes atras de desilusoes e mesmo assim todos os anos largava varias centenas de euros a dizer que vao ficar sem lugar?

2 Curtiram

Eu sou totalmente a favor de se encontrarem novas formas de rentabilizar os lugares e aumentar as receitas…agora isto é um absurdo.

Têm de ter consideração pelas pessoas que estão há mais de uma década a bancar GB.

Não pode ser simplesmente: paguem uns milhares de euros ou saiam em 2 anos.

Isto não terá impacto só no Sportinguismo destas pessoas, mas também em todos os seus familiares e amigos.

Ou acham que, depois disto, elas vão continuar a promover o Sporting como se nada tivesse acontecido?

Eu avisei. Esta malta está a cagar-se no bem estar das pessoas e do comum adepto, já tenho dito é bastante simples!

Posso dar o braço a torcer por quererem rentabilizar certas situações, mas isto parece mais uma purgazinha.

Isto chama-se desalojar o Sportinguismo dos sócios e adeptos. Já o fizeram e continuam a fazê-lo, esta será apenas mais uma página nesse tal rumo da mudança. O clube parece encaminhar-se para um destino bastante cinzento em termos de associativismo.

4 Curtiram

Entendo tudo o que dizes, mas divergimos num ponto, sem lucro há menos capacidade de investir logo de ter melhores equipas, logo fazer crescer o clube e por aí fora.
Não me interpretes mal, eu também sou do tempo do romantismo no futebol mas esse tempo já não existe. Alguém consegue ter lugar de época num Real Madrid - o lugar mais barato são 1.350 euros/ano…. Estamos a um nível médio comparado a um Bournemouth a mais barato que Sevilhas e afins.
Os LS são apenas mais um passo nesse caminho de monetização tal como são as 9 camisolas num ano

Concordo, mas vale a pena mencionar, não como desculpa, que isto não é um fenómeno exclusivo do Sporting, ou do futebol mundial, mas de tudo.

Lucro acima de tudo. O capitalismo desenfreado onde só tens direito aquilo que consegues pagar. Tudo tem uma mensalidade, já não és dono de nada, só serves enquanto estiveres a receber um ordenado que te sustente, e trabalhas até caires para o lado :slightly_smiling_face:

Queres um telhado, paga a renda! Queres um médico, paga o seguro. :melting_face:

O Sporting tem de acompanhar a realidade, é verdade, e deve sim ter ofertas premium e parvoíces dessas para quem tem mais dinheiro que bom senso, e tentar sacar euros dos novos-ricos das chinas e arábias, mas sem comprometer os seus valores (se os tiver). Mas há sempre quem venha com conversas tipo “se não dás o cu ao Mendes, não consegues competir”. :face_vomiting:

Mas tem de haver uma consciência social, e não tornar a ida ao estádio como algo elitista que só uns podem pagar. A plebe é enrabada em casa pelo monopólio da sport tv.

Hoje em dia é raro encontrar sequer um sitio público onde se possa jogar futebol sem pagar. Descampados já só existem fora das grandes cidades.

Infelizmente como em tudo, se não há uma entidade reguladora (que não se deixe corromper) a coisa descamba nestas loucuras. E quando há uma entidade, vêm os do costume chorar que o governo está a prejudicar a economia e os privados, blá, blá.

Se calhar equipas de futebol profissional deveriam ter de oferecer 50% dos lugares a um valor que fosse indexado ao ordenado mínimo nacional, ou algo semelhante.

Não sei qual é a solução, só gostava de ver gerações futuras a ter a possibilidade de fazer o mesmo que os Sportinguistas fazem há mais de um século, ir ao estádio, estar nas rulotes a conviver, sentar-se numa bancada e ver a bola.

4 Curtiram

Eu tenho a teoria que se se quisesse era facil acabar com os streams do Inacio. Mas nao e’ isso que se quer. Eles sabem bem que o futebol tem a popularidade que tem por causa dos pes rapados, que nao teem guito para sporttv, e nunca foram ao estadio.
No dia que acabem com os streams ilegais, matam a galinha. Em dois ou tres anos perdem 90% dos seguidores.

Entretanto fui pesquisar melhor e já percebi que há uma série de lugares normais na B a A que serão Lion Seats.

Confesso que não me faz confusão. Sei que é polémico e que há muitos que acenam com perda de associativismo e crescente elitismo, mas eu quero é que o clube maximize as receitas, para ter sucesso desportivo. E se há procura suficiente que permita aumentar o preço, ótimo. No final de contas, os lugares terão sempre sócios.

1 Curtiu

Vamos ver se terão. Vamos ver se a procura por Lion Seats é mesmo aquela que esperam. Porque se não for, daqui a 2 anos vão estar a obrigar sócios que não querem comprar Lion Seat a mudar de lugar, para depois andarem a vender bilhetes jogo a jogo para esse lugar.

1 Curtiu

Mesmo que se enquandre isto num contexto de empresa e clientes (que só por si já é discutível), esta abordagem de correr com que tem GB há décadas, continua a não fazer sentido.

Um cliente fidelizado, que vai aos jogos e mobiliza familiares e amigos, tem um lifetime value muito superior a outro cliente que tem uma relação mais transacional.

(desculpem os estrangeirismos…sei que há quem não goste).

3 Curtiram

Também acho que a direcção está com as expectativas demasiado elevadas.

Não tenho dúvidas que os Lion Seats da bancada B vão esgotar rapidamente porque são preços razoáveis, mas os da A a rondarem os 3000€ não será assim tão fácil.

Acredito que vendam por fases e que vão abrindo mais filas à medida que vão vendendo mas não estou a ver pessoas a comprarem Lion Seats de 3000€ nas primeiras filas da A2 por exemplo.

Caso eu estivesse na situação em que alguns sócios estão na Central A, de ter Gamebox num lugar que vai ser Lion Seat, seguia a opção de continuar com Gamebox no lugar até 2027, há a possibilidade de depois permitirem mais renovações caso haja muitos Lion Seats por vender.

O que ainda me mete confusão é o estádio não estar sempre lotado. É aqui que devia estar a preocupação. Na minha opinião, Mais do que beneficiar a assiduidade das gamebox, gostava de ver penalização pela ausência. Tipo mínimo de assiduidade para ter prioridade para o ano seguinte.
Uma lista de espera interminável para ter gamebox, quem quer ir ver os jogos, e depois vê na televisão tipo 10000 lugares livres. Para jogos grandes e finais da taça é muito giro ter gamebox, para ir apoiar contra o farense está de Chuva.

6 Curtiram

Por estar na Green List da GB, recebi hoje um email sobre os Lion Seats

Concordo - em parte - contigo mas essa penalização só podia entrar em vigor quando o clube meter o Gameback ativo (como prometido), nomeadamente a opção da partilha. Sem isso, não faz sentido. Ninguém tem que ser obrigado a emprestar a sua GB se não há uma forma segura de o fazer.

1 Curtiu

Claro, quem tem gamebox não tem que ser obrigado a ir aos jogos, ou partilhar a gamebox. Mas numa altura de renovação, em que a oferta é inferior á procura, cada vez mais vamos ver malta nova impedida de ir ao estádio, para que depois estejam milhares e cadeiras vazias. Questiono apenas a prioridade de acesso á compra de gamebox , de quem não mete lá os pés o ano inteiro, ou vai lá ver só os galináceos e os animais imaginários.