Claro que permito :great:
É apenas a minha opiniao. Conhecendo o PB como já conhecemos, ele nao se vai ficar. Tou muito curioso para ver o que vai acontecer. Se vai continuar a dizer que “no passa nada”! E acho que neste momento se aparecesse uma proposta muito boa o jogador ja nao iria ser considerado pela SAD tao inegociavel como ha uns tempos atras
Parece-me lógico que com Bento acaba um ciclo, acaba um grupo e como tal é nestas alturas que as coisas se sucedem. Não tem nada a ver com estarem interligados, é uma questão de os outros aproveitarem a fragilidade do clube nessa altura. Tens vários exemplo, o Manuel Fernandes e o Miguel no fifica, o Deco no Barça, etc etc.
Aí acredito se for a direcção a sair. Se não estiverem interessados em continuar à frente dos destinos da SAD/Clube, acredito que vendam os putos por «tuta-e-meia».
Agora, por sair o treinador não me parece. Alias, se pretenderem trazer um treinador conceituado, não podem de maneira nenhuma deixar sair os melhores jogadores.
E a jogarem assim (Moutinho fora do seu lugar e Veloso a entrar aos «bochechos»), sem lugar a titular na selecção, palpita-me que vão ficar por cá mais outra época.
Exibição QB perante um adversário “dócil”. Tudo foi facilitado até pela arbitragem no lance do 1º golo. Foi o adversário ideal para um Sporting ainda com “feridas de Barcelona”. Uma época que parecia de estabilidade está-se a tornar problemática, com jogadores rebeldes e treinador teimoso … assim dificilmente chegaremos a campeões. De qualquer maneira é muito bom ir para o jogo com o Benfica com vantagem na classificação. Começa a ser claro para mim que este ano o titulo no campeonato é o unico objectivo que interessa, nem que para isso tenha que se sacrificar a LC ou jogar só para o resultado borrifando-se para a exibição. Para já no campeonato está a correr bem …
Individualmente:
Patricio 4 - Duas boas defesas a impedir o Belenenses de reentrar no jogo.
Abel 3 - Altos e baixos numa exibição que podia ser bem melhor.
Polga 3 - Melhorzinho que em Barcelona, embora os adversários sejam bem distintos.
Tonel 3 - Sem grandes problemas pena alguns chutões sem tino.
Caneira 3 - Ainda longe da forma, vai resolvendo os problemas com a sua experiência
Moutinho 3 - A trinco parece perdido, noutra posição já se vê algo.
Roca 2 - Displicência a mais, começa a ser preocupante.
Romagnoli 3 - Um penalty bem marcado e pouco mais.
Izmailov 3 - No tempo em que jogou foi dos melhores, uma lesão agora seria inoportuna.
Djalo 3 - Está cheio de confiança, precisa de mais atenção no fora de jogo e mais precisão nas tabelinhas
Postiga 4 - Apesar de irregular, foi um golo cheio de opotunidade, “á ponta de lança”. Mexeu-se bem, tem que ter cuidado com as quezilias. O meu MVP.
Simon 3 - Quis mostrar algo, mas nem sempre saiu bem. Com esse feitio dificilmente triunfará a alto nivel. Parece-me que foi a sua ultima chance no Sporting.
Veloso 4 - Com um ritmo baixo, Veloso esteve nas suas quintas. Estou a gostar de ver novamente o Veloso. O banco está-lhe a fazer bem.
Pereirinha 2 - O lado esquerdo da defesa do Belenenses era um buraco, mas Pereirinha geralmente esteve mal no ultimo passe.
Paulo Bento 4 - Nada a apontar, geriu bem a equipa.
Tens a certeza? Vou me lembrar do que disseste… :lol:
Eu nao teria assim tanta certeza! A nao ser que liedson seja convocado, o que em principio nao ira acontecer
:lol: Então eu se fosse a ti nao arriscava este. Sabes que o passarinho é um dos “afilhados” do paulo bento. Nem sei como é que nao jogou em barcelona :lol:
Se entra contra o porto, entra também contra os lamps que sao uma equipa mais modesta :rotfl:
Não tive oportunidade de ver o jogo, mas saúdo a importante vitória do Sporting em véspera de derby e com a confiança de estarmos em primeiro lugar destacadissímos. A exibição pelo que vou lendo e ouvindo foi dentro dos registos normais [sonolenta, q.b e sem espectáculo mas com eficácia] mas o que interessa são mesmo os três pontos e esses ninguém nos tira.
nao vi o jogo… nem me intetessa… ouvi 1 pouco pela radio… mas. 3 pontos e mai nada… kero o titulo e tou me a cagar s jogamos mal ou bem… ja n festejo um titulo ha seis anos… quero q seja agora… força bento leva a tua agua ao nossa moinho!!
Deixando uma nota final em relação ao jogo, apenas para dizer que este 4-4-2 losango continua a ser o garante de PB para a consistência dos resultados.
Tudo bem, não dá jogo jogado porque exige em demasia aos jogadores. Exige em demasia dos alas ao obrigar a um vai-vém constante entre a cobertura ao defesa-lateral e o ataque no municiamento dos avançados, exige em demasia do 10 porque tem derivar constantemente para as alas para acompanhar o jogo do médio-ala, exige em demasia dos avançados porque obriga um deles a ter de derivar uma vez mais para a ala quando o médio-ala está demasiado atrás a cobrir o defesa. A única posição a que não “exige” demasiado é ao trinco, que se safa numa posição algo estática e de distribuição. As vantagens teóricas deste sistema são perceptíveis, já que permite um mínimo de consistência defensiva e ofensiva em cada segundo - nunca é um sistema de risco que privilegie o ataque ou demasiado conservativo que privilegie a defesa.
Deste modo, também me parece claro que este sistema é difícil de ser contrariado, uma vez que é muito consistente (foi a melhor palavra que arranjei). E para ser contrariado com eficácia, necessita de uma condição: jogadores individual e tacticamente superiores. Ou seja, no Campeonato os jogadores dos outros clubes são por norma inferiores e por isso, por muitas alterações tácticas que façam para se adaptarem a este esquema de jogo, é pouco frequente conseguirem anulá-lo na totalidade ou pelo menos, conseguirem anulá-lo jogando para ganhar. Assim, o sistema táctico do Sporting obriga os clubes mais pequenos a jogar em primeiro lugar para não perder, garantindo ao Sporting de certo modo uma boa performance defensiva logo desde o primeiro segundo de jogo.
O problema está nas equipas que tentam anular o sistema do Sporting, mas que o fazem com jogadores superiores: conseguem anular por completo a vertente ofensiva do Sporting e depois esperam por uma falha defensiva. Dir-me-ão que isto não tem ciência nenhuma, e é verdade, não tem. Mas existe um pormenor importante: como o 4-4-2 losango é sempre consistente, mas também anti-risco e anti-imprevisibilidade, a partir do momento em que o Sporting é controlado, o seu sistema ofensivo anulado e a sua defesa ainda tem de lidar com jogadores muito superiores aos seus, então está praticamente acabado. É como se entrasse em jogo já derrotado, sem qualquer hipótese de fazer um brilharete ou algo inesperado.
Ou seja, tanta coisa só para dizer que o 4-4-2 losango de PB assegura uma superioridade consistente sobre as equipas com jogadores mais fracos (e até do mesmo nível), não a nível de jogo jogado, mas sim a nível de resultado final (maior consistência defensiva e ofensiva), mas que essa superioridade desaparece durante os 90 minutos no caso de uma equipa superior à do Sporting, sendo o resultado mais provável (muito muito mais provável) uma derrota ou, na melhor das hipóteses, um empate. Assim, é fácil de perceber que o principal inimigo do Sporting é o próprio Sporting e não a valia do seu adversário. Esteja o plantel em níveis de forma aceitáveis, sem lesões e castigos, e é praticamente certo que no Campeonato o Sporting acaba por vencer o jogo ou empatá-lo na pior das hipóteses com mais ou menos dificuldade.
Bem, isto foi um longo devaneio que pode não ser consensual (é a minha visão pessoal) mas agradeço a quem teve paciência para o ler até ao fim. ;D
O pior do jogo foi, mais uma vez, o tempo que se demora a entrar pela porta 3. Tanta polícia de choque, tanto aparato, torniquetes avariados, tanta desorganização. Fazerem um estádio em 2003 com uma entrada daquelas… Quem a concebeu devia ser obrigado a usá-la sempre que o Sporting jogasse em casa.
Sem querer entrar em polémicas, Vukcevic faz mesmo falta à equipa. A força e a combatividade que transmite aos seus companheiros são meio caminho andado para dominar o adversário. O ano passado, sempre que não tinha os lutadores Vukcevic e Liedson o Sporting tornava-se logo mais “macio”. E aquele pormenor na jogada do golo anulado… olhar para um lado, passar para o outro, lindo, o estádio veio abaixo. Espero que os problemas dos últimos tempos sejam ultrapassados. Também destaco o Izmaylov, neste começo de época está a ser sistematicamente um dos nossos melhores jogadores.
Só o Rui Patrício é que me continua a preocupar. Não é que o Belenenses tenha tido grandes oportunidades. Mas nos cruzamentos ele fica sempre a ver a bola passar. É impressionante. Só na primeira parte foram três jogadas com a bola a cruzar a área e ele a deixá-la passar.
De resto, vitória indiscutível, sem necessidade, sequer, de grande empenho (a partir do 2.º golo foi quase sempre :sleep:). Jogadores e equipa técnica, todos cumpriram.