Como só agora tive oportunidade, aqui vai o meu comentário.
No sábado, como planeado, fui assistir ao jogo no Núcleo Sportinguista de Gondomar/Rio Tinto.
Como ainda não conheço ninguém abanquei-me numa mesa sozinho, bem posicionado em relação ao écran.
Entretanto com a aproximação do início do jogo, foi chegando mais pessoal entre eles um gajo com a camisola do nosso clube acompanhado por 2 amigos (um deles com a lata de trazer a camisola dos orcs vestida).
Mas o pessoal foi pacífico, o Sr. Manuel, presidente do núcleo, não autorizou a utilização de tão vil vestimenta, e o gajo voltou lá fora para deixar o farrapo no carro.
Infelizmente, o tal gajo mal acompanhado, sentou-se na minha mesa com os amigos.
E digo infelizmente, não porque fossem má companhia mas sim devido à preferência clubística dos outros dois.
E não é que seja muito supersticioso mas a verdade é que por cada penetra sofremos um golo.
Não fui eu assistir o jogo num shopping por causa dos lampiões, e tive que aturar 2 na minha própria mesa dentro de um núcleo sportinguista. Dass!
Quanto ao jogo, miserável aquele falhanço inicial do Djaló.
Acho que isso afectou-o durante o jogo pois não o vi tão perigoso quanto o Postiga, que por acaso até foi substituído.
No entanto, gostei do que prometemos na primeira parte. Dominámos grande parte do tempo e fomos perigosos no ataque. Mas faltava um esforço extra para chegar ao golo.
Na segunda, até os estupores marcarem, o jogo tanto poderia pender para um lado como para o outro. E sempre me pareceu que a equipa que sofresse o primeiro golo jamais recuperaria. E foi isso que aconteceu.
Sentimos o golo e não fizemos mais nada de jeito. Nada de nada.
Agora temos que ganhar contra o Basileia, e depois vencer os andrades. Só desse modo voltaremos à normalidade.
Ainda sobre o jogo, acho importante termos em conta uma coisa. Passámos a semana toda a falar no caso Vukcevic.
Foi nisso em que a equipa se concentrou. Em todas as entrevistas que os jogadores davam, lá vinha a pergunta sobre o montenegrino.
Assim não dá!
Falhou o montenegrino ao criar o caso antes de um derby importante. E falharam todos os outros que não conseguiram matar o assunto logo no início da semana, libertando a equipa para se concentrar no derby.
Sinceramente, acho que foi isso que faltou, fócus no jogo. Era importante ganhar mas não estivémos focados para isso. Para além disso não pudémos contar com o Izmailov, Vukcevic e Caneira. 3 potenciais titulares fora da convocatória.
Fomos portanto muito fragilizados para o jogo, e isso tem que ser evitado.
Se é difícil prever as lesões, ao menos que façam uma boa gestão da concentração. Mas isso também parte dos jogadores que não podem criar casos.
Fico fdd com o Vukcevic porque ao abrir a boca, ajudou a destabilizar a propria equipa, e no final nem pôde dar o seu contributo pois afinal lesionou-se.