Muito bom sorteio, temos de ser sinceros. Tivemos sorte. Das equipas mais fortes, calhou-nos o Chelsea que era das “menos fortes” e do pote 2 calhou outra equipa das “menos fortes”. Do pote 4, conseguimos evitar as duas melhores equipas e calhou-nos o modesto Maribor.
Enfim, tudo para fazermos uma boa Champions League e ganhar uns bons milhões. :mais: :mais:
Real Madrid
FC Basel Liverpool
Ludogorets Razgrard
Group C
Benfica Zenit St Petersburg Bayer Leverkusen
Monaco
Group D
Arsenal
Borussia Dortmund
Galatasary
Anderlecht
Group E
Bayern Munich
Manchester City
CSKA Moscow
Roma
Group F
Barcelona
Paris St-Germain
Ajax
Apoel
Group G
Chelsea
Schalke Sporting
Maribor
Group H
Porto
Shakhtar Donetsk Athletic Bilbao
BATE Borisov
Curiosamente são os grupos onde estão as equipas Portuguesas que me deixam mais dúvidas quanto ao desfecho. No nosso o chelsea é o favorito, temos ainda o schalke, no dos outros dois à três equipas para dois lugares (acho que o mónaco não tem hipoteses).
No grupo C mesmo não havendo nenhum “tubarão” ficou um grupo extremamente equilibrado em que fazer apostas vai ser um mimo :lol: qualquer das equipas tanto pode ficar em primeiro como em ultimo e no caso concreto dos orcs bem que podem rezar que com a equipa que têm neste momento ou ninguem se lesiona (ups Amorim) e fazem os jogos da vida deles ou então nem sequer cheiram a Liga Europa. Vou-me rir quando o senhor que vale uma sandes e um sumol de nome Garay fizer o golo da vitoria do Zenit sobre o enfique e no jogo decisivo o Jardim meter o Bernardo Silva so mesmo para gozar com orcs e o orc junior marcar o golo decisivo e meter o esgoto do Colombo num estado de depressão ainda maior. :whistle:
Grupo D tambem promete ter algum interesse, Arsenal e Borussia partem na frente mas o Galatasary é equipa de pancadas, se lhes calha apetecer jogar à bola podem complicar bastante as contas dos 2 favoritos.
O Grupo H foi a fava estragada… os morcões tiveram uma borra do caraças ja que conseguiram evitar quase por completo as principais equipas dos outros potes, mas é bom que não pensem que ta no papo que isto de ir “passear” à Ucrania tem muito que se lhe diga :whistle: tal como fazer uma visitinha ao terreno do Athletic tambem não sera facil, no entanto se a coisa correr normalmente acho que passam sem problemas de maior.
Grupo Jorge Mendes - Benfica, Monaco, Zenit e o intruso Leverkusen… (Só falta o Valência) :lol:
Grupo interessante… :twisted:
É muito provavelmente o grupo mais equilibrado desta Champions. Pode dar tudo este grupo. Interessante o reencontro Jesus vs Libras Boas, Garay, Witsel e Javali Garcia, e ainda o Mónaco de Jardim a defrontar o Benfica. Espero que Jardim e AVB aproveitem bem o Know How que tem sobre o Benfica e JJ, e façam os 6 pontos.
Grupo dos separatistas - Shaktar, Bilbao, Porto e Bater na Borisova.
Creio que Porto e Bilbao partem na frente com o Shaktar a correr por fora. 3 deslocações dificílimas que o Porto terá que fazer. Bilbao, Crimeia (vamos lá ver se não abatem o avião do Porto :lol: :twisted:) e Bielorrússia.
Salvo surpresas creio que Bilbao e Porto discutirão entre si o 1º Lugar.
Concordo.
Olhando para as várias possibilidades do sorteio, seria algo desonesto da minha parte, “queixar-me” por estarmos num grupo com Chelsea e Schalke.
Ainda que sejam duas equipas fortíssimas e, na minha opinião, sejam claramente as duas favoritas a passar.
Mas olhando para o Pote 1, para o Pote 2 e até para algumas equipas do Pote 4, não me sinto confortável para me queixar seja do que for.
Bem sei que a teoria é uma coisa. E a prática é outra.
Mas convenhamos:
Chelsea não é o Real Madrid, Bayern, Barcelona.
E o Schalke não é, por exemplo, a Juventus, Dortmund, City, PSG
Relativamente ao grupo dos lampiões, acho que é um grupo muito equilibrado.
E não deixa de ser irónico (e quase contraditório) se pensarmos o seguinte:
É muito menos difícil o Benfica ficar em primeiro no grupo, do que o Sporting em primeiro (Chelsea é demasiado favorito).
Mas penso que, à partida, é claramente menos difícil assegurarmos a liga europa, do que os lampiões o mesmo.
Estendeu-se a passadeira vermelha para os tripas… Os mais cagados dos sorteios, sem dúvida. Os vermelhos, a jogar como têm jogado, terão sérias dificuldades. A choradeira já faz parte, fazem-no com tudo…
Não há milagres, pote 3 dá disto.
O pessoal está a menosprezar alguns detalhes.
Sempre nos demos muito mal com os alemães. Tem uma maneira de jogar (muito atlética) com a qual não atinamos.
Mourinho odeia o Sporting. Irá fazer tudo para nos lixar.
Os ex-jugoslavos correm pra caraças.
Ou seja, não é um grupo fácil. Não tenham ilusões.
Só que… Numa das nossas piores épocas, época essa lixada por uma pré-época desastrosamente posta em prática, eliminámos o poderosíssimo City, que limpou o campeonato inglês nessa época. Em futebol tudo é possível.
Ao menos o calendário dos jogos não parece muito mau.
Vamos a ver. Podia ter sido bem pior. Edit: Corrigi a introdução original via Tablet.
Não concordo com a ideia, se me permites, pelo menos se tomar em consideração algumas conversas que tive com vários sportinguistas (aqui no fórum por PM, com amigos, com familiares etc), que estejamos a menosprezar seja o que for. Claro que existirão sempre análises menos sensatas, menos ponderadas.
Mas não me parece que, no geral, os sportinguistas estejam excessivamente iludidos.
A esmagadora maioria dos sportinguistas considera que o grupo é muito complicado e que, à partida, Chelsea e Schalke são claramente favoritos.
Sobre o o poderio do Chelsea nem precisamos de falar.
E sobre o poderio do Schalke, todos nós conhecemos o potencial de vários jogadores (alguns deles actuais campeões do mundo).
Aliás para além da qualidade futebolística de vários jogadores, também não sou insensível ao facto de no habitual 11 do Schalke figurarem cerca de 7, 8, ou 9 jogadores que já conhecem a realidade do clube alemão há anos.
Do último 11 que alinhou na primeira jornada, se calhar pelo menos uns 5 ou 6 jogadores já estão no Schalke há mais de 3 ou 4 anos.
Agora, dentro da dificuldade, ou se quiseres, dentro da enorme dificuldade, penso que tivemos alguma “sorte” (as aspas não estão aqui por acaso), ou se quiseres, não tivemos tanto azar como até poderíamos ter tido.
Vou mais longe, até, se quiseres.
Dentro do “menosprezar”, e perspectivando aquilo que porventura os responsáveis do Chelsea e/ou Schalke estarão a pensar, até poderemos ser os mais beneficiados disto tudo.
Por muito que se tente enfatizar a ideia de que os alemães são sempre metódicos, objectivos e pragmáticos, não deixam de ser humanos. E falíveis (já trabalhei com vários).
Quantos elementos do Schalke, ou adeptos, não terão pensado: “Fixe. Não calhou o Liverpool. Em princípio, pelo menos o segundo lugar…está feito.”
É verdade que do outro lado, estarão pelo menos duas equipas com outros recursos (desconheço o potencial do Maribor).
Mas a vontade de brilhar, o mindset “get rich or die trying” dos jogadores, é transversal em todos os clubes.
Ou julgam que Patrício, Cédric, Jefferson, William, Adrien, NANI, Slimani e companhia não irão encarar estes 6 jogos como autênticos “bilhetes de ouro” para o que o futuro eventualmente lhes reserva?
Onde creio haver algum menosprezar dos adversários, é nos detalhes, e, sobretudo, no caso do Maribor, que muitos parecem considerar pera doce.
Os detalhes, são como referi, o darmo-nos mal com o futebol alemão (o que até reforçaste), e o ódio que Mourinho tem ao Sporting; vai fazer tudo por nos golear (tal como fez tudo por facilitar a vida aos orcs).
Quanto ao Maribor, ainda me lembro de perdermos 3 a 0 em casa com uma equipa da ex-jugoslávia. A nossa contabilidade com equipas dessa região fala por si…
Quanto ao Schalke 04, além das cabazadas (graças a Bento) do FC Bayern, lembro-me de termos sido roubadíssimos por um árbitro britânico (salvo erro escocês) e perdermos com uma equipa de vermelho (Kaiserslautern?), há uns 30 anos…
(tivémos até o estádio interditado, por causa desse jogo; na época seguinte tivemos que jogar em Setúbal, perdendo de novo, desta vez com húngaros)
É certo que temos bons jogadores, mas sempre os tivemos, e sempre perdemos com determinadas equipas… Um dos nossos tradicionais pontos fracos é a falta de combatividade, sobretudo quando as coisas correm menos bem (quem leu o livro de Boloni sabe bem do que falo). Outro ponto fraco costuma ser o poderio físico, e não creio que isso mude.
Não acho que haja razões para pânico, mas há-as para recear o pior.