22-05-2015
“Acabar Campeonato a ganhar”
Marco Silva, treinador do Sporting, garante que não é complicado motivar a equipa para o último encontro do Campeonato, uma semana antes da final da Taça de Portugal, até porque os ‘leões’ têm o claro objectivo de terminar a competição com uma vitória. Ainda assim, o técnico ‘verde e branco’ destaca a qualidade da equipa do Rio Ave.
“Não é difícil motivar a equipa. É uma obrigação enquanto profissionais jogar sempre para ganhar e queremos também acabar o Campeonato com uma vitória. A equipa está concentrada na missão de vencer este último jogo e depois teremos tempo para falar da Taça de Portugal. Estão concentrados e motivados no jogo, mesmo sabendo que não altera a nossa classificação”, destacou o treinador ‘leonino’.
“O Rio Ave é uma equipa com excelentes jogadores, sobretudo em termos técnicos, e muito bem orientada pelo Pedro (Martins). Não conseguiu um dos objectivos que era discutir até ao fim o apuramento para as competições europeias, mas teve uma época desgastante com muitos jogos. Acabou por pagar por isso durante o Campeonato mas é uma equipa que joga bem, que tem os seus princípios muito bem definidos. Será certamente um jogo diferente daquele que aconteceu na primeira volta em Alvalade”, acrescentou Marco Silva na conferência de imprensa de antevisão do encontro.
Ainda assim, o técnico admite fazer algumas alterações na equipa, sem que isso signifique uma ‘revolução’ no que toca às habituais opções iniciais. “É possível que façamos algumas alterações, é possível que alguns jogadores que, por opção técnica, não tenham jogado tanto apareçam, mas não vamos mudar o nosso onze todo nem nada que se pareça porque queremos ganhar em Vila do Conde”, explicou.
Após relativizar as várias notícias que têm surgido nos últimos dias – “Sinto que o Sporting me apoia e não interessa estar aqui a individualizar. É sempre importante qualquer pessoa sentir apoio, dá mais vontade de trabalhar”, esclareceu –, Marco Silva aproveitou para explicar alguns pontos melhores e piores ao longo da temporada.
“Queríamos uma classificação melhor, era essa a ambição desde o início e não conseguimos. Temos de perceber o que poderíamos ter feito ou não de diferente. Na primeira volta não fomos tão regulares como deveríamos ter sido, pois se isso tivesse acontecido estaríamos hoje a disputar outro tipo de posição. Houve momentos em que não tivemos a maturidade e a sorte necessárias – a primeira jornada, a sofrer o empate no último minuto, o mesmo no Maribor, a derrota com o Schalke por um erro do árbitro, o empate em casa com o Benfica que nos aproximava do primeiro lugar e que nos colocava na luta… Os empates no início tiveram o seu peso durante a prova mas fizemos um Campeonato melhor em casa, apesar dos cinco empates. Não tivemos a mesma regularidade sobretudo nos momentos de Champions e Selecção”, salientou.
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_antevisaomarco_220515_148350.asp