Vejo muita gente a criticar a defesa… que é subida assim e descida assado e mais não sei quê, mas a verdade é que o problema está no ataque. Temos praticamente os mesmos golos sofridos que o Braga e Benfica, a diferença espelha-se nos golos que (não) marcamos.
O Domingos simplesmente não consegue arranjar um conjunto de soluções eficazes contra equips que jogam mais fechadas e estudam os pontos fortes do processo ofensivo do Sporting. Isto tem um nome: inexperiência. Domingos nunca na vida treinou uma equipa que defronte as outras nestas condições e esse sempre foi o seu calcanhar de Aquiles, reiterado aqui por muita gente, eu incluído, mas constantemente ignorado por outros que argumentavam os Bragas, as Académicas e os não-sei-quantos que jogam uma ou duas vezes por ano contra equipas com marcações cerradas e à espera do contra-ataque.
Até podia ter saído bem e o Domingos revelar-se um mestre nos processos ofensivos, até podíamos ter tido menos lesionados que possibilitassem a consolidação da equipa, mas não foi isso que sucedeu e, muito sinceramente, esse risco era bem elevado, porque andaram a contratar lesionados crónicos ou com problemas físicos mais que conhecidos e porque não tiveram em conta o factor “treinar um grande” na hora de escolher o treinador.
Era muito risco junto, e ainda por cima depois a estrutura dirigente deixa-os numa espécie de “piloto automático” em vez de segurar as pontas e mostrar o caminho a seguir. Enfim, todos os condimentos para uma época desastrosa, e como o karma is a bitch e o Universo não é cego, é isso mesmo que o “afinador” vai ter… já falta pouco para inscrever o seu nome na história como o presidente que fez o Sporting atingir o pior lugar de sempre no Campeonato.
Não há ninguém que seja capaz de ajudar o Sporting agora, essa oportunidade (foram várias na verdade) já passou e agora estamos na fase do crash’n’burn.
Enquanto o pessoal que foi lá votar nos Godinhos, os Carlos10Almeidas e juve-boys desta vida não acordarem e se mexerem nada feito… até lá recomendo a todos os outros que fiquem no confortável sossego do sofá, vão buscar as pipocas e assistam ao crash ou em alternativa à 549ª vida do Projecto Roquette (que por sua vez irá dar noutro crash, inevitavelmente).
Nem o Jesus antes de chegar o Benfica, nem o Villas-Boas antes de chegar ao Porto, nem o Inácio antes de chegar ao Sporting, nem nenhum treinador que nunca tenha sido treinador de um grande passou por isso (e para além destes 3 arranjam-se mais uns 20 ou 30 nomes, entre os quais o Zé). O problema não está em não ter experiência em treinar grandes. Algum dia terá de ser a primeira vez que treina um grande. E os nomes que referi são a prova que mesmo sem experiência em treinar grandes, pode-se ser campeão.
Mas para isso é preciso ter uma equipa. Ter 15 ou 16 (ou 25 ou 26) jogadores, não chega. É preciso ter uma equipa.
Os jogadores são como as rodas dentadas dos relógios. Sozinhos não fazem os ponteiros andarem. O ano passado (e nos outros anos anteriores) tínhamos várias rodas dentadas já gastas e algumas sem brilho. Mas mal ou bem iam estando todas na sua posição, nem que fosse por já lá estarem há muito tempo. O relógio atrasava-se mas ia andando.
Esta época, em vez de substituírem 3 ou 4 rodas dentadas gastas (as outras ainda aguentavam) por 3 ou 4 novas mesmo boas, não. Resolveram desmontar o relógio velho e mandar todas as rodas dentadas para o lixo. Compraram 18 novas rodas dentadas, algumas delas de ouro e outras que as pintaram de dourado. Mas como desmontaram tudo, agora demoram muito tempo a colocar as novas rodas dentadas no sítio (e isso é normal). E algumas saltam com falta de óleo e depois têm de se colocar de novo.
A analogia serve para dizer que o grande erro desta época foi terem substituído tantos jogadores, mesmo que não fossem craques. Não é assim que se formam equipas. Pelo menos, não conheço nenhuma equipa do mundo que tenha sido campeã numa época em que no plantel estão 18 jogadores novos.
Por cada um que me arranjes, arranjo-te 5 que não tiveram sucesso.
Não disse que era 100% certo, disse sim que o risco era mais elevado, caso contrário por que razão pagam mundos e fundos por um Mourinho? Tss, ridículos, deviam era apostar num treinador qualquer de uma equipa do meio da tabela…
É claro que a experiência em treinar grandes tem muita influência.
Não sei se o problema será só o Domingos.
Eu até acho que ele tem qualidade, mas no momento que a equipa vinha a crescer aconteceram muitos infortúnios e lesões e as derrotas qyue se seguiram destruiram o animo que a equipa tinha. Vejo jogadores completamente desanimados, cabisbaixos.
O treinador parece desorientado…
Experiência, linhas subidas, modelos de jogo… Looool epa este fórum há seis anos que cá ando e ainda não aprendeu. O scp não joga patavina porque continua a ter um plantel sem espinha dorsal de qualidade. Desde 2006/2007 que não tem. Vejam porque ganhava domingos no braga e não ganha aqui. Simples, no braga tinha melhores jogadores, embora não o queriam admitir. Essa é a verdade, pura e dura.
bem; eu vou tirar uma sesta muito longa, acordo lá para 20 de Maio.
Se ficarmos abaixo de 5ª, alguém avise, porque terá sido o pior resultado de sempre da nossa história. Se ficarmos em 5º, teremos “apenas” igualado o pior de sempre.
Caramba, eu não pedia o campeonato no primeiro ano de uma revolução no plantel, mas ver um conjunto de jogadores que não fazem a mínima ideia do que fazer com a bola e uns com os outros, e que claramente não sabem o que é ter o leão do SPorting ao peito, é mau demais.
Infelizmente sei que é assim. Há outros factores, mas a qualidade continua a ser a mais decisiva e é sobre ela que se trabalham os modelos e linhas e tal.
Mas vai continuar a lixar. Já estás a oito pontos do terceiro lugar. Perdes onde eles ganham. Podes procurar figuras culpadas para te sentires confortável com isso mas é a diferença de qualidade em posições essenciais que faz a diferença. Já nem comparo com porco e lamps, que é para não me deprimir.
É claro que ele não acredita, é apenas mais uma bandeira da sua famosa cruzada anti-Sportinguista.
Repara no caso Evaldo…
… quando se falou do interesse:
… quando se contratou:
Estava no Braga onde a qualidade dos jogadores é “superior” (segundo o Majestade). Agora parece que estando no Sporting, a qualidade dos jogadores do Braga passou a… “superior” uma vez mais. ;D