Liedson Resolve

Avançado brasileiro que principiou em pequenos clubes como o Poções e o Prudentopólis, chegando ao futebol profissional já com 22 anos, mas ainda a tempo de despertar o interesse dos grandes clubes. Em 2002, depois de passar pelo Coritiba, foi contratado pelo Flamengo onde em 29 jogos marcou 15 golos, seguindo de imediato para o Corinthians, onde em 14 jogos marcou 10 golos.

Em 2003 foi contratado pelo Sporting onde foi recebido com alguma desconfiança por causa do seu corpo franzino, o que lhe valeu a alcunha de “levezinho”, e pelo seu passado recente de trabalhador num supermercado.

Mas na verdade tinha tido uma ascensão meteórica, tornando-se ídolo das torcidas dos dois clubes mais populares do Brasil e depressa conquistaria também os sportinguistas.

Atacante veloz, de grande mobilidade, boa impulsão, facilidade de remate e muita entrega ao jogo, Liedson tornou-se num dos maiores goleadores da história do Sporting.

Foi o melhor marcador do Campeonato português de 2004/05 com 25 golos, feito que repetiria na temporada de 2006/07 mas com apenas 15 golos.

Fez parte da equipa que chegou à Final da Taça UEFA de 2005 disputada em Alvalade, notabilizando-se como o 2º melhor marcador da competição com 9 golos.

Ganhou duas Supertaças e duas Taças de Portugal, numa das quais marcando o golo solitário com que o Sporting derrotou o Belenenses.

No dia 22 de Outubro de 2008 tornou-se no melhor marcador da história do Clube nas competições europeias, ao marcar o golo com que o Sporting derrotou o Shakhtar Donetsk na Ucrânia em jogo a contar para a Liga dos Campeões, superando assim a marca de 18 golos estabelecida por João Lourenço e mais tarde igualada pelo histórico Capitão Manuel Fernandes.

No dia 18 de Janeiro de 2009 tornou-se no jogador estrangeiro com mais golos marcados ao serviço do Sporting, ao apontar três dos cinco golos com que o Sporting goleou o Paços de Ferreira, em jogo a contar para a Taça da Liga, superando assim a marca estabelecida por Yazalde, autor 126 golos nos anos 70. A ocasião ficou também assinalada pelo facto de ter pela primeira vez envergado a braçadeira de Capitão, depois de João Moutinho ter saído ao intervalo.

Em Agosto de 2009 adquiriu a dupla nacionalidade, sendo de imediato chamado à Selecção Nacional pelo Professor Carlos Queirós. Estreou-se por Portugal no dia 5 de Setembro de 2009, entrando ao intervalo para marcar o golo do empate, num jogo disputado na Dinamarca que terminou com o resultado de 1-1, sendo decisivo para o apuramento da nossa Selecção para a fase final do Mundial de 2010, onde esteve presente e até marcou um golo.

A 7 de Março de 2010, o “levezinho” marcou os quatro golos com que o Sporting derrotou o Belenenses, no seu primeiro póquer em solo português, apenas mais um dos muitos grandes feitos que o tornaram num dos mais notáveis avançados da história do futebol leonino.

No dia 21 de Outubro de 2010, Liedson realizou o seu 300º jogo pelo Sporting, e simultaneamente estabeleceu várias marcas assinaláveis, em jogo disputado frente ao Gent, a contar para a Liga Europa: tornou-se o jogador estrangeiro com mais golos marcados em competições europeias ao serviço de clubes portugueses, ao marcar dois golos, totalizando assim 26 golos europeus; o seu primeiro golo neste jogo (o segundo da partida), foi o golo número 200 do Sporting na Liga Europa/Taça UEFA.

Foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria “futebolista do ano”, em 2007 e 2009.

A 31 de Janeiro de 2011 foi oficializada a sua venda ao Sport Clube Corinthians Paulista numa transferência que rendeu aos cofres leoninos a quantia de 2,105 M€, tinha na altura 33 anos de idade.

Quatro dias depois fez o último dos seus 313 jogos oficiais disputados ao serviço do Sporting, marcando mais 2 golos, e chegando assim a um total de 172 tentos apontados de Leão ao peito.

No final do encontro Liedson dirigiu algumas palavras emocionadas ao publico que o aplaudia nas bancadas do Estádio José Alvalade, onde se viam muitas lágrimas nos olhos dos adeptos leoninos, já com saudades do seu ídolo.

Fonte: Wiki Fórum SCP

Tributo oficial a Liedson

Liedson é Liedson. Fui um dos que chorou na sua despedida.

Para sempre irá ficar marcado na história do Sporting. Não só pelos seus golos mas também pela sua última imagem:

Nunca esqueceremos aqueles que sofrem e amam o nosso Leão!

Um dos símbolos do “meu” Sporting. Eterno.

Levezinho 31 :clap: :clap: :clap: :clap:

Grande !!

SL

Serás eterno para mim Liedson muitissimo obrigado por tudo quanto fizeste por nós, obrigado do fundo do coração.

Lieeeeeeeeeeeeeeeedson, Lieeeeeeeeeeeeeeeedson, Lieeeeeeeeeeeeeeeedson, para sempre no nosso coração!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O meu levezinho…

Não há palavras que descrevam as saudades que tenho de Liedson.

Um GRANDE (embora pequeno) Jogador, dos últimos a poder contar com este epíteto…

A LIEDSON (que grande 31 foi para as defesas adversárias… que o diga luisão), deixo o meu OBRIGADO, sendo um dos que se emocionou com a sua despedida!!

Merecias muito mais e melhor (o que terias feito com outro tipo de colegas a acompanhar-te de LEÃO ao peito)!

Entras na nossa HISTÓRIA com muito mérito… OBRIGADO “LEVEZINHO” :clap: :clap: :clap:

LIEDSON :clap:

Saudades de ver o Liedson resolver… :frowning:

Faço minhas as palavras do Assenza!

Que saudades!

O ultimo jogador de classe mundial a pisar o relvado de Alvalade!

Eterno Liedson!!! O MATA GALINHAS!!!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:arrow: :arrow:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

ENORME !!!

OBRIGADO LIEDSON!!!

Quando começou tinha o “S” do nome na camisola ao contrário, ainda jogou assim muitos jogos.

Se dizem que o Falcão é o melhor marcador de uma competição europeia com 17/18 golos, onde fica o Liedson com estes 20?

Os 20 golos dizem respeito ao campeonato nacional, no ano em que ele terminou com 25 salvo erro.
Nessa altura era o melhor marcador dos campeonatos europeus, com 20 golos.

A não ser que esteja a fazer uma confusão qualquer…

Deve ser isso então, confusão minha :great:

Tão cedo não vamos encontrar quem lhe chegue aos calcanhares.

Grande Liedson, Grande Leão, estarás sempre no nosso coração…

:arrow: :arrow: :arrow:
Faz-nos muita falta…