Leonel Pontes - Antigo Treinador da Equipa Sub-23

LEONEL PONTES PARA A EQUIPA SUB-23
Por Sporting CP
21 Jun, 2019
SUB-23
Conjunto Leonino com novo técnico

O treinador Leonel Pontes é o novo líder da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal. O madeirense de 46 anos assinou um vínculo válido por duas épocas e regressa assim a uma casa que bem conhece depois de ter trabalhado nos Leões tanto na formação como na equipa principal, onde fez parte da equipa técnica durante várias temporadas.

“Foi um desafio fácil de aceitar. Sensibilizaram-se para o que seria uma nova etapa de Sporting CP com alterações estruturais. Assumir o comando da equipa sub-23 foi uma decisão fácil face ao meu historial enquanto profissional do Sporting CP durante muitos anos. Cresci nesta casa, foram 15 anos a trabalhar em todos os escalões da formação do Sporting CP e quatro no futebol profissional”, começou por contar ao Jornal Sporting.

Sobre a Liga Revelação, onde vai competir com os sub-23 em 2019/2020, Leonel Pontes admitiu que “foi uma competição que levantou algumas dúvidas na sua fase de concepção”, mas que teve “muitos resultados positivos, como a possibilidade de ver jovens jogadores a competir num nível maior”. “O Sporting CP, pelo seu historial, tem um espaço privilegiado para que os jovens jogadores tenham a ambição de chegar à equipa principal”, disse.

Sobre os objectivos a que se propõe, o técnico não escondeu que a grande meta é alimentar a equipa principal com jovens jogadores. “Há metas muito bem definidas: criar uma equipa competitiva para ir ganhando as provas em que estamos inseridos ao mesmo tempo que promovemos jogadores desta equipa de forma a providenciarmos ferramentas mais exigentes para a alta competição. Queremos trazer jovens de 17 e 18 anos para que se possam mostrar na Liga Revelação ao mesmo tempo que têm a ambição de jogar na equipa principal, que é o grande objectivo desta competição”, referiu.

Depois de ter saído do Sporting CP em 2009/2010, Leonel Pontes fez parte da equipa técnica da selecção nacional portuguesa e orientou clubes em Portugal (CS Marítimo), Grécia (Panetolikos), Egipto (Al-Ittihad Alexandria), Hungria (Debreceni VSC) e Espanha (FC Jumilla). Essas aventuras fizeram de Leonel Pontes um técnico mais capacitado. “A experiência lá fora foi incrível. Não só pelas diferenças culturais como também pelos contextos diferenciados. Isto deu-me traquejo para voltar a Portugal com outra experiência e ver o futebol de outra forma, mais abrangente e com maiores soluções para trabalhar no dia-a-dia”, frisou.

Por fim, Leonel Pontes destacou a honra que teve em servir o Sporting CP durante tanto tempo e assegurou que vai fazer tudo para ajudar naquilo que for possível. “Foi um privilégio trabalhar durante muitos anos no Sporting CP, um Clube que está no meu coração e que nunca foi esquecido. Hoje estou aqui de corpo e alma para melhorar tudo o que esteja ao meu alcance e para tornar o Sporting CP um pouco mais forte”, garantiu.

:cartao: :cartao: :cartao:

Espero estar enganado quanto há decisão tomada.

Boa sorte.

SL

Leonel Pontes confirmado nos sub-23 do Sporting: «Queremos trazer jovens de 17 e 18 anos»

:whistle: :whistle:

Estamos tão na m***** :lol:

Tantas pessoas novas com formação e vontade de crescer e só vamos a pessoal caro e com poucos resultados. Não me espanta pois o presidente é alguém do meio e que basicamente vai trazendo os amigos ou aquilo que os amigos recomendam (por ex Keizer).

Mais uma Jumilada :venia:

Enfim… reformular com alguém que se destacou por aqui há mais de 10 anos e com as ligações que tem é típico Jobs for the boys. Espero estar enganado. Diga-se de passagem para mim os sub 23 são uma equipa inútil, nível de competição baixo, só tem utilidade para juniores de 2o ano e pouco mais.

Não é uma opção que entusiasme.

Boa sorte!

Entretanto o Fernando Valente foi para o Shaktar Donetsk treinar a equipa sub-21. Boa opção.

Foto SCP | D.R.
«É UMA PORTA QUE ESTÁ ABERTA, MAS É PEQUENINA»
SPORTING 17:32
Por
Redação
Leonel Pontes está de regresso ao Sporting para orientar a equipa de sub-23. Diz ter em mãos um «projeto ambicioso», cujo principal objetivo é o de preparar os jogadores para a equipa principal. A porta está aberta. Ainda que, nas palavras do próprio, seja «pequenina».

«É com muito orgulho que regressei a esta casa depois de dez anos fora. Foram 15 anos no Sporting, onze na formação e quatro no futebol profissional. Voltei para este projeto sub-23, que é ambicioso. É um projeto de desenvolvimento de jogadores através de um campeonato competitivo. Queremos rentabilizar as suas qualidades e melhorar os seus defeitos para serem parte integrante da equipa principal num futuro próximo», explicou o treinador, em entrevista ao jornal do clube.

A época que se avizinha será «exigente», com 42 jogos oficiais contabilizados, e será atacada com um «grupo jovem», composto por jogadores de diferentes escalões etários.

«Temos matéria-prima para trabalhar. (…) O nível competitivo dos mais jovens será maior se estiverem a competir mais acima. Vamos ver é se já estão prontos para isso. Temos jogadores sub-17 que podem dar o seu contributo pela maturidade futebolística que apresentam. Sabemos que o nível de dificuldade vai aumentando e esperamos que a evolução seja significativa», referiu Leonel Pontes.

Dar o salto para a equipa principal é o objetivo: «É uma porta que está aberta, mas é pequenina. Para passar por essa porta, tudo tem a ver com o rendimento do jogador. Essa evolução é sinal de qualidade, de competitividade, de que estão preparados para o alto nível. Acho que deve ser o objetivo de todos os jogadores sub-19 e sub-23.»

Leonel Gestifute e treinador na mesma frase. Lol.

Que mostre que todos os que acompanham o futebol mais atentamente estão enganados.

Alguem sabe a constituição da equipa técnica, alem do já enumerado Tiago?

Sempre os mesmos. A qualidade (neste caso a falta dela) está comprovada à muito no entanto lá continua a ser “aposta”.

LEONEL PONTES: “FOMOS SUPERIORES DURANTE PRATICAMENTE OS 90 MINUTOS” Por Sporting CP 27 Ago, 2019 SUB-23 Técnico afirmou que o CS Marítimo foi aquela equipa que mais problemas criou

Depois da vitória por 3-1, Leonel Pontes, treinador da formação sub-23 do Sporting Clube de Portugal analisou a vitória na partida, admitindo que “o SCP fez poucos golos do SCP para a quantidade de oportunidades criadas”: “Fomos superiores durante praticamente os 90 minutos. Fizemos uma primeira parte muito boa, com dois golos. Podíamos ter feito mais, porque tivemos oportunidades para tal, com jogadas de grande qualidade colectiva. Após o terceiro golo, e depois de termos feito algumas substituições, a equipa caiu um pouco.”

O treinador verde e branco deu ainda os parabéns ao adversário pelas dificuldades criadas aos Leões: “Há que dar mérito ao CS Marítimo pela forma como conseguiu controlar o jogo a partir da posse e jogar no nosso meio-campo. Este foi o adversário que mais problemas nos criou e é importante que existam estes momentos para que a equipa se ajuste às características do adversário”.

Leonel Pontes falou ainda sobre a integração de Valentin Rosier a titular: “Este é um espaço para que estes jogadores venham ganhar minutos e dinâmica de jogo. Fez 45 minutos seguros sem grande exigência física, mas bem”.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/sub-23/2019-08-27/leonel-pontes-fomos-superiores-durante-praticamente-os-90-minutos

Está a fazer um bom trabalho, num lugar bom para ele. Por isso, quando despedirem o Keizer, colocam-no como treinador da primeira equipa até o queimarem.

Não esperava que tivesse capacidade para fazer 1 trabalho tao bom como tem demonstrado até agora… :clap:
Não era a favor da sua vinda, mas estou agradado com o trabalho dele nos sub23

Quando o Keizer for despedido vão dar uma oportunidade ao Raúl José.

Assim uma espécie de Jorge Jesus low cost.

Apanhou um grupo com muito talento, com qualidade, e teve a inteligência de saber colocar os jogadores nas posições certas e adoptar um esquema táctico que favorece a formação e é mais fácil de trabalhar. Reconheço-lhe esse sentido pragmático. Continuaria a preferir outra opção, mas espero que atinja os objectivos da formação (colocar atletas na equipa A para vingar).

LEONEL PONTES: “ESPERAMOS DAR CONTINUIDADE ÀQUILO QUE TEM VINDO A SER FEITO” Por Sporting CP 31 Ago, 2019 SUB-23 Treinador Leonino anteviu o próximo desafio

Os sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal vão defrontar o FC Famalicão em jogo a contar para a quinta jornada da Liga Revelação este domingo, 1 de Setembro, no campo n.º 2 do Complexo Desportivo do FC Famalicão.

Leonel Pontes, técnico dos Leões, pretende dar “continuidade àquilo que tem vindo a ser feito e melhorar alguns processos”. Garantiu ainda que a equipa vai jogar “para ganhar e competir, possibilitar os jogadores de mostrar o seu potencial e, sobretudo, fazer um bom jogo, praticando bom futebol, atacando com qualidade, defendendo com agressividade e lutar pelos três pontos”.

Apesar de o percurso dos Leões ser 100% vitorioso até à data, Leonel Pontes sabe que “o futebol não pode ser visto só no momento do jogo, é verdade que o nível de eficácia da equipa tem sido elevado”, mas que “há sempre momentos distintos e surpresas”: “Na jornada passada queríamos ter mantido a nossa baliza a zeros, mas os adversários vão querer marcar golos e vencer-nos. Também temos consciência que depois de uma vitória pode vir uma derrota, que vamos perder a bola… estes processos vão acontecer, queremos retardá-los o máximo possível, mas não há equipas invencíveis”.

O treinador verde e branco não escondeu a sua satisfação com o desempenho da equipa: “Estamos satisfeitos com o que fizemos, mas o caminho é muito longo e não podemos tirar conclusões precipitadas. O mais importante é que a equipa está a competir, os jogadores estão a evoluir e estamos melhor, quer a defender, quer a atacar e também nos momentos de perda de bola. É fundamental que os jogadores acreditem que podem ganhar muitos ou todos os jogos, e que devem lutar sempre para isso”.

O apito inicial está agendado para as 17h15.

https://www.sporting.pt/pt/noticias/futebol/sub-23/2019-08-31/leonel-pontes-esperamos-dar-continuidade-aquilo-que-tem-vindo-a