Leonardo Jardim - Treinador do Sporting Clube de Portugal

Muito bem Jardim :clap: :clap:

O 433 pode funcionar “desmontando-se” de muitas formas. Não necessariamente num 442.O desdobramento, conforme as dinâmicas que estão trabalhadas, até pode levar o 433 a um 424 ( e nós vemos isso neste Sporting, por vezes, com 1 meio a 2 com Adrien e William e os extremos na mesma linha de Montero e Martins ). Ou a um 442 losango. Ou a um 343, conforme os laterais que tivermos. É uma falsa questão. O Sporting até tem jogado com 2 extremos ( Wilson e Heldon ) que são na sua essência, mais avançados que jogadores de linha. E tem Mané e Carrillo que funcionam bem nas diagonais interiores e têm a tendência para ir para dentro.

Algumas notas, portanto.

• Não é verdade que equipa que é grande, joga em 442, como afirmaste. Equipas grandes que jogam de inicio com esse desenho são mais a excepção que a regra e não é isso que as faz mais poderosas. Ou menos. E nem o Real, com Ronaldo, serve de exemplo para nada que CR é um extremo como não existiu nenhum outro. Não a esta dimensão, não com este indice de concretização, não com o seu sentido de baliza ( e se vês o Real, certamente que te apercebes que muitas das vezes que CR vai para o meio, Benzema desloca-se para a ala. Nem sempre. Mas muitas vezes ).

• É uma falsa questão, o desenho táctico e a audácia inerente ao mesmo. No tempo de Paulo Sérgio, jogámos com este sistema, em teoria, mas com trio de meio campo de médios defensivos ou de transição ( normalmente lentos e sem verticalidade nenhuma ), com Zapater, André Santos e Maniche. Nada a ver com o que se passa hoje. Recuando ao tempo de Paulo Bento, o losango foi sempre lei, mas com elasticidade e profundidade completamente diferentes, dos 2 primeiros para os 2 últimos anos. Foi a diferença entre ter um lateral que funcionava quase como um médio esquerdo ( Tello ) e um interior que era um extremo ( Nani ) e não ter.

• Não há muito tempo, víamos o Sporting jogar com o médio mais avançado perto do PL, como hoje, mas com um duo no meio bem menos capaz na construção e na posse do que temos actualmente e com 2 médios alas nas linhas e não extremos/avançados.

Não é uma questão de disposição táctica. É uma questão de dinâmicas, da forma como os sectores estão interligados, de apoios e de capacidade de execução. E o que temos vistos nos últimos tempos, é uma equipa demasiado longa, jogadores demasiado posicionais ( o que origina que quando temos bola, não há linhas de passe e quando não a temos, não conseguimos pressionar em superioridade numérica ) e afastados uns dos outros e jogadores em sub rendimento, alguns nucleares, que simplesmente não estão a executar bem.

Nada a ver, também, com ambição ou falta dela. Diria que qualquer outro treinador e no inicio de época e face às limitações da equipa, teria montado uma equipa com as linhas mais baixas e apoiado mais nas transições que num futebol de posse ( lembras-te de Jesualdo? ) . E não foi isso que Jardim fez. Fez exactamente o contrário. Não está a funcionar grande coisa? É verdade. Talvez haja erros a corrigir e outros jogadores a utilizar.

Mas não funciona bem por aquilo que apontas. IMO.

Em primeiro lugar, quero pedir-te desculpa pela demora. Vamos lá a ver se é à 3ª que consigo enviar esta mensagem. Este dia não tem sido fácil. Mesmo agora vai sendo a prestações.

O problema aqui é que o pessoal andou tanto tempo a levar com os supostos esquemas de 3 avançados dos Mota e dos percursores no final dos anos 90, que pensa-se que aquilo é jogar com 3 avançados. Mas não. Aquilo é jogar à equipa pequena. Colocar-se um tipo a prender os centrais, dois tipos a prender laterais, um trinco que anda a marcar um criativo adversário e o resto a despachar bolas… não, isso não é jogar com 4 defesas, 3 médios e 3 avançados. Mas isso já foi sobejamente falado aqui no fórum. Aliás, desde o Paulo Bento que é discutido, sendo que pelo menos desde 2010 não preciso de pesquisar, li eu.

Mas sim, falemos do Real Madrid e até do seu treinador. Podes-me então falar do 442 do real Madrid no último jogo? Nomeadamente no papel do Bale e do Di Maria nesse 442, que trás o Cristiano ou um Jese para o apoio central?

Depois, podes-me então explicar o 442 do PSG, com o Cavani/Lavezzi pela esquerda a puxar para o meio e onde andam o Lucas e o Verratti (às vezes o Pastore) no meio disso?

Depois podemos ainda abordar o Man City, com Aguero, e o Atl. Madrid, que muitos jogos faz no tal 442 madrileno, tendo no plantel 3 (agora 2) avançados centro que passaram boa parte da carreira a jogar fora da área (ou seja, sem serem ponta de lança). Não têm um único ponta de lança.

Mas deixemos o Bayern de fora disto. Concordo com o Klopp, de facto são no momento a melhor equipa do mundo. Para quem achava injusta a saída do Heynckes… bem, até pode ser. Mas agora o Abyern é mais “melhor equipa do mundo” do que antes. Curiosamente, consegue ser também uma equipa com apenas um ponta d elança, que nem semrpe o foi: Mandzukic. Depois tem um Muller, capaz de ser médio centro quando quiseres, extremo direito quando quiseres, 2º avançado se assim o entenderes, avnaçado direito se der jeito. Junta-se a isto todos os outros e… 442? Pois…

Enfim…

[hr]

Mas mesmo curioso é ver o último jogo do Sporting. Eu não tenho aqui nenhum vídeo, mas é curioso porque me parece que o tal 442 2ª opção/alternativa também dá uma bela discussão. O Sporting marca numa jogada com 4 homens em zona de finalização. Não sei que raio de 442 é esse. Mais curioso ver que as jogadas de perigo seguintes são sempre com 3 homens em zonas de finalização. Bem, não sei. Mais curioso, o último golo é quase uma jogada clássica de 433 (o tal clássico). E digo quase, porque não deveria figurar nos livros, é um bocado atabalhoada.

As pessoas podem querer muitos 442. E afinal, até o Ajax do Cruyff o fazia. Mas preparem-se para chegar com o dinheiro à frente. Porque o dos anos 80, não dá. E há uem aqui pense que dá. Mas não, já nem o vejo por aí (mas eu cada vez vejo menos futebol). O do losango… bem, preparem dinheiro: precisamos de uns 3 médios e de uns 2 ou 3 avançados e não uns quaisquer. Dos acima referidos… depois falamos. Mas o que a malta quer mesmo é o Slimani encaixado na marca de penalty e o Montero a desenhar círculos à volta dele. Tudo bem, mas eu não gosto nada de perder. Já meter o Motnero a fazer de médio, também não me parece grande solução.

Não é que tenhamos um plantel de 433. Nem sequer achar que vamos ser todos Paulo Bento e ser gajos a aolhar para uma equipa como se fosse um Championship Manager com caricas: Jogamos assim aos 15 minutos, aos 30 ainda jogamos assim, aos 75 continuamos assim, aos 90 logo se vê. No próximo jogo a receita é a mesma, no jogo a seguir livrem-se de querer mudar. E isto com tipos de qualidade duvidosa ou sem perfil para aquilo. Porque aquilo mexe-se consoante a bola e o adversário, e porque, de facto, temos poucos jogadores para o ataque em 433. Assim de repente, temos dois avançados para as alas. E um deles é um miúdo, o outro raramente arrisca um 1X1. Depois temos um Carrillo que até podia ser, mas cada vez arranca mais tarde. E depois de arrancar, ainda teria de treinar melhor a finalização junto aos postes. Mas porra, sempre sai mais barato.

É que o 443 é apenas uma filosofia. Aquilo mexe-se.

Estou curioso para ver como Jardim vai armar a equipa para dar as tais bolas aéreas que ele são o ponto forte do Slimani.
Vamos ter um Sporting a despejar bolas para a área?
Que jogadores poderão fornecer esses cruzamentos para o Slimani?

Diria que: William, Carrillo e Heldon / Capel. Depois jogar com laterais ofensivos, com William e André mais recuados. Vamos flanquear imenso o jogo, com mais fluidez do que normalmente se faz. O passe longo do William é uma arma. Não deixaria de lado Eric ao lado do William.

Gostava de ver o Carrillo na esquerda , de maneira a que possa aproveitar o espaço interior e deixar o Jefferson entrar pela linha .

Provavelmente é o que vai acontecer .

Não percebo esta mania de abrir a equipa a toda a linha do campo. Extremos e cruzamentos, em vez de avançados, equipa a jogar mais próxima e deixar as linhas laterais para os laterais. Depois queixam-se do André de costas e na linha, sem apoio. Pois claro, se o Cédric tem a bola na direita, o Carrillo/Mané estão quase encostados à linha oposta. Fod[…]! Esta porcaria funciona quando o adversário está todo lá atrás e à rasca!

Mais uma! Obrigado mister…

…e já lá dizia o Maradona…

Mister, podemos passar também a jogar melhor / marcar golos na 1ª parte?

Mais uma parte dada de avanço e mais uma vez a correr atrás do resultado.

Mas perante esta recuperação não consigo criticar o que quer que seja. SPORTING SPORTING SPORTING :victory: :victory:

E podíamos ter marcado. Falharam o Sli e o Soares Dias.

primeiro porque te faltam os avançados (os alas - tens o Mané, vá lá) que saibam jogar nos espaços interiores, depois porque jogas com o Slimani e queres explorar o que ele te pode dar.

a verdade é que foi ao banco e ganhou o jogo. outra vez! :whistle:

Mais uma vez o treinador a mostrar o quanto entende de futebol, boa escolha o Gerson Magrão que fez um óptimo jogo.

Obrigado treinador Leonardo Jardim! :clap: :clap:

Eu percebo que não tenha grande matéria com que trabalhar, afinal tem de andar lá dentro com Slimanis, Magrões, Capeis, Vítores e assim, mas porra, o Carrillo não precisa de jogar tão aberto. Seja o Carrillo, seja outro. Eu sou defensor do treinador, mas nisto critico. Até porque cada vez vejo a equipa a abrir mais. Pode ser sensação, mas é o que me fica na ideia. Salvo erro, aos 52 temos a equipa bem mais fechada e cria-se perigo. Minutos depois, temos 4 gajos à largura toda do relvado e sai um monte de nada. Se observarmos as soluções que vão sendo postas em campo por outros treinadores Europa fora, que já não podem jogar com a equipa muito subida e por isso mantêm a posse e criam lances de perigo basculando a equipa e literalmente cag[…]o para 1/3 do relvado…

É para quando o cruzamento sair demasiado largo? Mas é suposto saírem cruzamentos demasiado largos ou é suposto marcar golos? O lateral que a vá buscar!

Nós não jogamos com 3 avançados. Jogamos com quase 2 avançados (porque até o Mané joga demasiado aberto) e um extremo. E toca de cruzar ou contar com o sucesso nas diagonais, mas sempre individuais. Depois anda-se a correr atrás do prejuízo e a contar com o recuo e desorganização do adversário. Isto pode ser +/- suficiente para este nível. Como no jogo passado ou hoje, contra um dos piores sp. braga das últimas épocas (pelo menos a defender) e com um tipo que até se pode vir a revelar excelente treinador, mas que hoje mais parecia uma rata histérica e cujo plano de jogo aparentemente passava por rezar. Muito! Mas como lhe caiu um golo de céu, se calhar até tem razão.

Epá…hoje nao concordo.
Aos 5 min. Só não tava 1 ou 2-0 porque porque…

Da equipa inicial, gostei muito da escolha do Mané e Carrillo como titulares, mas, não gostei que fosse o Magrão titular, preferia que fosse o Vitor e que o André Martins jogasse a 8.

Nas substituições, não concordei com a saída do André Martins (não porque estivesse a jogar bem), achei que faria mais sentido a saída do Magrão, até porque estávamos a perder e o André estava a aparecer mais no jogo, mas pronto, resultou e isso é que interessa! Mas, concordei completamente com as outras 2 substituições, tanto em termos de quem saiu como quem entrou.

Mas, o que interessa é que foi mais uma vitória e o resto é conversa! :clap: :clap:

é verdade. tens razão. o problema do jogo interior dos avançados passa também pela forma como os médios se chegam à frente.
muito do jogo (quase todo… ou mesmo todo) do SCP é feito pelas faixas, mas no último terço parece que tudo fica curto. o lateral devia subir/abrir mais e não o faz, o extremo devia entrar mais no espaço interior e não o faz e o André Martins devia ocupar os espaços entre linhas e também não o consegue fazer.

Carrillo mais interior? não sei se será capaz de fazer a diferença quando lhe faltar o espaço para arrancar. talvez seja essa a justificação para querer (ou o treinador mandar) receber a bola mais aberto.
sem bola dou-te toda a razão. os alas jogam demasiado abertos.

meu caro, cada vez mais me convenço de que é isto que teremos com estes jogadores. :inde:

Jardim, isso de começar sempre com 10 ou 9 é que é dar baile aos adversários…

É isso e só começar a jogar a sério a meio da segunda parte :mrgreen: :mrgreen:

Os resultados tem sido melhores que as exibições. A estrelinha tem brilhado. Temos uma cratera central sempre que atacamos que não se entende bem. Penso que o André já está tão rotinado à direita, que nem ao centro vem. Fechamos bem a defender, povoando a zona central, depois no momento ofensivo abrimo-nos todos. Muito displicente a nível táctico. É necessário repensar a equipa mister porque andamos muito na corda bamba a nível exibicional.

Valeu os três pontos. Cada vez mais perto do objectivo liga dos campeões.