Leonardo Jardim - Treinador do Sporting Clube de Portugal

E o Sá Pinto também me parece ser um treinador nessa linha, mas mais numa de pegar em equipas a meio da época que estão a ter campeonatos complicados (no Sporting a boa campanha na LE, no Estrela Vermelha fez uma recuperação notável e no OFI Crete tirou-os dos lugares da descida e anda pelo meio da tabela).

Essa tabela mostra bem o quão mediano era o “inicio” de campeonatos do pb. Aqueles sprints finais acabam por dar uma noção bastante distorcida de uma suposta regularidade que não existia.

Para ter oportunidade para passar para a frente, era preciso conseguir chegar lá… :mrgreen:

Verdade. Em 2009, dos últimos 13 jogos, ganhámos 11 e empatámos 2. Um deles no dragão. Ganhando ao benfica pelo meio. Em 2006/2007, dos últimos 10 ganhámos e empatámos 1. Em 2005/2006, antes do jogo com o porto que decidiu o título, tivemos 10 vitórias consecutivas na segunda volta.

O que não deixa ser verdade é que, em termos globais, são 3 épocas com aproveitamentos pontuais ao nível dos nossos 2 últimos títulos.

O ponto mais disforme de comparação, prende-se com o facto de nos campeonatos com 30 jornadas, à 20 jornada já termos feito o segundo jogo com 5 equipas e nos campeonatos de 34 jornadas, apenas 3. Nem me parece que o nível médio do campeonato por essa altura fosse inferior e os adversários mais fáceis. Pelo contrário.

Como curiosidade, os pontos efectuados da 20ª jornada até final dos campeonatos:

2003/2004 - Fernando Santos - 26 pontos ( em 14 jornadas )
2005/2006 - Paulo Bento - 35 pontos ( em 14 jornadas )
2006/2007 - Paulo Bento - 28 pontos ( em 10 jornadas )
2008/2009 - Paulo Bento - 28 pontos ( em 10 jornadas )

Muito jeito nos dariam esses sprints finais como os de 2007 e 2009, agora.

Não percebi essa da “suposta regularidade” de Bento.

A regularidade essencialmente vê-se ou não nos nºs finais do campeonato.

O que interessa propriamente se começa pior e termina melhor ou vice-versa?

Terá sido o porto do ano passado menos regular que o benfica, só porque ultrapassou para o titulo no fim? O que distingue esse do campeonato em que terminámos a 1 ponto do porto?

Porém acho que diferença em Leonardo Jardim continua a ser a falta de vitórias contra os rivais que, embora jogos que não decidem propriamente os campeonatos, podem ser pontualmente importantes. E nesse termo de competitividade, Paulo Bento nas primeiras épocas destacava-se.

Já não me lembro de ganhar a um rival e isso é preocupante.

O Sporting tem de voltar a esse patamar, bem como manter este hábito de ser regularmente vencedor contra os clubes ditos mais pequenos.

Em 2 dos 4 anos de Bento, ganhámos 9 dos últimos 10 jogos ( empatando outro ), fazendo mais de 40% dos pontos totais em apenas 33% dos jogos e foram épocas em que fomos atrás do prejuízo, em ambos os casos. Num 3º ano, chegámos a ganhar 10 jogos consecutivos para a liga, na segunda volta.

Caso tivéssemos sido mais regulares ( aproveitamento mais semelhante entre a primeira e a segunda volta ) e pressionado os adversários logo de inicio, talvez o à vontade dos rivais ( rival, singular ) tivesse sido menor e poderiam ter “abanado” mais cedo. Assim, foram gerindo, sem grande pressão ( ou com menos pressão do que eventualmente poderia ter acontecido - com excepção de 2007, que não caíram por um mero acaso da fortuna ).

Não estou a desvalorizar o trabalho global. Mas sim constatar uma evidência, os números assim o dizem. Primeiras voltas medianas e 1/3 final tremendo.

É isso grande trabalho do nosso treinador e se não fosse o roubo estariamos ainda melhor.

Para mim devia renovar logo que conseguir matematicamente o 3º lugar.

Temos um excelente treinador.

Isso é unanimemente reconhecido até pelos rivais.

Claro que a regularidade é importante. Uma coisa é ter um rival a 5-6 pontos , outra é a 15-16 pontos. São condicionantes totalmente diferentes de jogo para jogo.

Por alguma razão o porto apanhou o benfica o ano passado , e o Sporting com aqueles sprints excelentes nunca lá chegou.

Como disseram para trás , o importante é hoje termos o Leonardo Jardim.

:think: Não sei…

Tenho a certeza que vamos ter um jogo lixado em Setúbal. Principalmente se os nossos emprestados não se “lesionarem”… :mrgreen:

Claro, mas melhor ainda seria não chegar a ficar tanto para trás, não ter de recuperar tanto, e no momento certo conseguir passar para primeiro. Também é possível. :mrgreen:

Por exemplo em 2005/2006 chegámos a estar a 7 pontos, depois recuperámos, mas na recta final, na altura de receber os corruptos em casa e passar para a frente perdemos com aquele golo do Jorginho. E na época seguinte chegaram a ser 9 de atraso, recuperámos vários pontos mas na altura de voltar a colar lá em cima, não conseguimos aproveitar da melhor maneira uma derrota dos corruptos no Bessa. Fomos acabar ingloriamente a um ponto do 1º lugar. Esses 7 e 9 pontos de atraso são diferenças muito grandes e por isso é normal que depois não tenha chegado, mesmo que se tenha conseguido recuperar.

Sim, essa no Estrela Vermelha foi sintomática. Chegou lá com o campeonato perdido, fez uma recuperação quase impossível, mas depois chegou ao jogo do título e perdeu, e depois já com a equipa de rastos ainda foi acabar o campeonato à mesma distância do 1º a que tinha lá chegado.

Verdade. Com apenas a nota relativamente a 2005/2006, em que Bento pega na equipa à oitava jornada e já com 9 pontos perdidos em 7 jogos.

Vamos lá ver uma coisa. Eu valorizo muito o trabalho que o Leonardo Jardim tem feito. No inicio de época muitos de nós davamos muito pouco por estes jogadores. O LJ conseguiu criar uma equipa equilibrada, consistente, com alguma dinamica…no fundo em pouco tempo consegue algo que muitos de nós não achavamos possivel. N me venham dizer que eu queria jujus ou paulos sergios, carvalhais…porque envergonho-me desses tempos. No entanto convém reflectir um pouco na verdadeira dimensão de LJ como técnico. No factor motivacional, na valorização de jovens activos, no trato com os jogadores, na criação de uma identidade com a equipa, no equilibrio e consistência da equipa, na organização…enfim, neste departamento estamos conversados. Grande trabalho tudo 5 estrelas.
Convém no entanto lembrar alguns aspectos: O Sporting a partir do jogo do Belenenses entrou em quebra de rendimento. Bem sei tivemos 1 ou 2 arbitragens manhosas, mas é notorio que quebramos. Hoje em dia temos um jogo previsivél facilmente anulado pelos adversários. Basta ver quantas oportunidades de golo tivemos com o Nacional, Academica, Estoril, Arouca, Benfica, Rio Ave.! Tivemos a hipotese de no jogo com o Estoril assumir a liderança e falhámos. No jogo com a Academica idem. Na luz aconteceu o q aconteceu. E é nestas alturas que precisávamos de um treinador, que para além da competência de LJ, tivesse a coragem de assumir que queria mais. E não tivemos. Como não teve o Sporting de Braga na altura em q foi à luz discutir o titulo. Depois existe este 4-4-3 que está esgotado, onde se insiste nas nulidades de Wilson e Heldon(?). Equipa grande joga em 4-4-2 e ponto final. Depois existe este mito que há o santo dedo de LJ nas vitorias sofridas da 2 parte…ok…têm razão, mas o dedo é este…saí alguém para entrar o Slimanie recua Montero…e ficamos em 4-4-2. Espero que contra o Braga n seja necessário o tal dedo de LJ. No fundo o que eu pedia neste momento, e já que chegamos a esta fase, era talvez um pouco mais de audácia para tentar algo mais do que o mérito de fazer melhor q a época passada. Eu quando critico alguma coisa ou alguém, não o faço …só porque sim. Neste caso faço pq sou sportinguista e sou ambicioso. E neste momento queria ver um LJ mais ambicioso. Secalhar a maioria de vós só se lembra do Sporting pós Paulo Bento…é normal que pensem dessa forma…que melhor q o ano passado já está bom.

Para ambas as situações a mesma resposta:

Plantel curto (falta de soluções) e más arbitragens (cirurgicamente penalizadoras - afastamento das Taças e jogos com Nacional, Estoril e Académica, que nos desfalcou ainda mais para o jogo com o benfica).

Quanto à táctica: ainda após último jogo, o próprio treinador do Rio Ave elogiou, dizendo que o Sporting é uma equipa muito difícil de contrariar. E as equipas que mais ganharam em Portugal recentemente e mesmo na europa… fizeram-no em 4-3-3.

Apesar de já termos falhado nesses jogos em que podíamos ascender à liderança, convém relembrar, que houve arbitragens que erraram contra nós, especialmente frente à Académica. Mas não me parece justo dizer já, que o Jardim não é capaz de aguentar momentos de enorme pressão, até porque ainda não teve de lidar com eles. Numa época onde o objetivo passa, claramente, pelo apuramento para a Liga milionária e nos encontramos dentro dentro desses mesmos objetivos traçados, a pressão não pode ser muita. Penso que nesse aspeto, ainda não podemos recriminar o treinador (nem que seja apenas para já). Dou o exemplo também do jogo na Luz, onde não foi por falta de querer por parte do treinador, que até alinhou com uma tática mais ousada do que o costume. Ai as coisas correram mal, por culpa própria dos jogadores/equipa.

Quanto ao rendimento. É verdade que a equipa tem quebrado e muito, mas também foi com este 4-3-3 que chegamos até onde chegamos. Mas também sejamos francos, esta equipa não nada em opções de nos dêem qualidade e a mesma garantia que os titulares dão.

Foi com o 4-3-3 que conseguimos ótimos resultados. A equipa respirava confiança e praticamos um futebol de extrema qualidade, um futebol de enorme beleza. É verdade que agora temos assistido a jogos menos conseguidos do ponto de vista ofensivo, mas continuamos a vencer grande parte deles, utilizando o 4-3-3 de inicio e um (falso) 4-4-2 de recurso, que na minha opinião, tem dado muitos frutos porque é utilizado sempre nas partes finais do jogo, porque de inicio duvido que desse tanto resultado. Essa das grandes equipas jogarem em 4-4-2 não tem o mínimo de verdade, aliás, basta analisar as táticas de grandes equipas pela Europa fora (Barcelona, Bayern de Munique, Real Madrid etc).

Aceito e concordo na parte do Wilson, agora Héldon? O homem chegou, foi titular e fez 3 jogos, apenas. Ainda é muito cedo para julgar, o que quer que seja.

Percebo essa ambição, mas depois de tudo o que se passou e de todas as condicionantes vindas, em grande parte, das últimas épocas afetando de alguma forma, também esta, só nos podemos dar por satisfeitos pelo trabalho que tem sido feito.

Caro @PedroGomes, bem sei qe foi com este 4-3-3 que inicialmente jogamos melhor. E foi com este 4-3-3 que obtivemos bons resultados numa altura em que ainda era surpresa. Se foi com este 4-3-3 que chegamos até aqui? Bem…só fazendo as contas de quantos pontos ganhamos em 4-4-2. De resto concordo com o que disseste: Foi com o 4-3-3 que deslumbramos, que jogamos melhor, marcamos mais golos. Só que está esgotado. A partir do momento em que a bola não chega ao ponta de lança pelos extremos, em que o Avançado não tem oportunidades de golo vindo dos alas…é o maior sinal que o 4-3-3 está esgotado. Com muita pena minha. RIP.
Relativamente às equipas que mencionaste são a excepção à regra…a maior parte das grandes equipas joga em 4-4-2…a n ser q tenham extremos como CR7, Bale, Roben, Ribery…assim é facil jogar em 4-3-3.
Relativamente à questão Heldon é mesmo assim: Ou vem para fazer a diferença e compreendo a sua estadia no 11 inicial com 2,3 treinos, ou então não vejo razões para chegar e ser titular na luz e seguintes. E o tempo ainda não se encarregou de me tirar a razão…infelizmente.
Só para concluir, e repito o que disse no outro Post, estou contente com o trabalho de LJ, mas está na altura dele dar um salto qualitativo com treinador. É jovem, portanto está a tempo. E ele sabe que está no SCP e não no SCBraga. :great:

Mas já por isso é que temos o 4-3-3 como a tática habitualmente usada e o 4-4-2 de recurso. Não me parece de todo correto estar a mudar o sistema tática a cada período menos bom de uma equipa. E quanto a isso de a bola não chegar aos avançados pelos extremos, acho que toda a gente sabe bem a razão … :whistle: :mrgreen:

Ele no primeiro jogo nem esteve mal, fez o que pôde, quanto a mim muito positivo dada as várias condicionantes (eram bastantes) que podiam levar a que ele fizesse um mau jogo … e verdade seja dita, ainda não passou assim tanto tempo. Tirando o jogo na Luz, fez mais dois jogos e ai sim, esteve um nível menos bom, especialmente neste último jogo. Mas temos de dar tempo ao tempo.

E qualidade para dar esse salto, o Leonardo Jardim têm-na, mas não lhe vou exigir tudo numa época em que as condições não são as mais favoráveis. :great:

Eu podia incorrer no fail tremendo de afirmar que equipa que é grande joga em 433 " e ponto" e ainda assim falharia menos do que tu falhaste neste post… :mrgreen:

Pode-se discutir muita coisa à volta do trabalho de Jardim e tenho como evidente que em grande parte desse trabalho, os elogios são mas que merecidos e obrigatórios. Quanto aos “erros”… penso que os que apontas, não têm grande cabimento. A partir do momento em que falas de audácia e misturas o conceito com tácticas, 433 e 442 e coiso, como algo linear, o que se pode dizer mais? :inde:

Depois até podemos discutir o tal habitual plano B 442 Sporting CP/Leonardo Jardim 2013/14. E a tal coisa do “equipa grande joga em 442”.

Mas eu começava por aqui: então e quem são essas equipas?

O 4-3-3 está esgotado porque cabe ao treinador ir moldando-o, de forma a tornar a equipa mais imprevisível para os adversários, que agora já nos conhecem bem. E não é isso que tem acontecido.

De resto, não há grandes equipas a jogar em 4-4-2 (e espero que o Jesus, por exemplo, continue sem perceber isso, porque assim o Benfica vai continuando a vacilar nas competições europeias) porque a este nível, um 4-3-3 bem montado, apenas pela disposição dos jogadores, é meio caminho andado para destruir qualquer 4-4-2. O que está na moda agora é uma espécie de 4-4-2, com um duplo-pivot, mas isso já são outros quinhentos. Quanto ao Heldon, convém dar tempo. 3 jogos não são nada.

E concordo a 200% com o último parágrafo.