«Leonardo Jardim é o preferido para suceder a Jesualdo Ferreira»
«O atual treinador leonino termina contrato no final da época e o mais certo é que deixe Alvalade. Maior problema dos leões é o facto de o FC Porto também estar interessado em Jardim.»
Não acrescenta rigorosamente nada relativamente a Jesualdo Ferreira: Em termos de experiência, em termos de modelo de jogo, em termos de capacidade para potenciar jogadores. Nada!
A prioridade das prioridades desta direcção, no que ao comando do futebol diz respeito, deverá imperiosamente passar pela renovação com o actual treinador.
Jardim tem algo que passa despercebido, é maluco por futebol, respira e transpira futebol.
Conheço-o bem dos 2 anos que convivi com ele em Aveiro, e sei que analisa até o mais pequeno promenor até a exaustão.
É um tecnico moderno,com passagens por clubes pequenos tirando a sua ultima aventura, mas tem ideias, ideais e projectos para um clube grande como o Sporting.
É um excelente condutor de homens, motivador e amigo, não são raras as vezes, aliás são bem constantes as vezes que chama 1 por 1 ao seu gabinete para falar com os jogadores, tenta inteirar-se das suas condições fisicas, ideias, e até problemas pessoais, que possam estar a afectar o rendimento desportivo.
Passa horas a estudar os adversários, mas aquilo que mais me fascina, era quando pegava na sua folha individual de cada atleta e fazia gráficos e estudos sobre ele.
Além disso, é uma pessoa que embora amiga e próxima dos jogadores, tem pulso firme.
Da-lhe prazer trabalhar com jovens e marcar a sua “cunha” na evolução dos mesmo.
No que conheço dele, é o treinador ideal para o Sporting, assinaria com ele de olhos fechados.
Além disso, Sportinguista ferrenho, ferrenho mesmo.
Eu não sei porque consideram “obrigatório” renovar com Jesualdo, fez uma “satisfatória” recuperação desde que chegou mas ainda assim o Sporting tem 10x melhor equipa que os demais adversários, ou seja, qualquer treinador minimamente decente faria o mesmo que ele até agora.
Não é que seja um grande admirador de Jardim, mas convenhamos que tem as características (na teoria) ideiais para trabalhar num projecto a longo prazo, algo que Jesualdo não tem e é o seu principal handicap.
Convenhamos que Jesualdo já vai na fase final da sua vida como treinador, não tem possibilidades para aguentar um projecto a 3/4 anos com a energia e fulgor essencial e é também por isto que sou contra a sua permanência em Alvalade.
Acho que tem pouca experiência de alto nível para ser a solução.
Não que ache que Jesualdo a seja, mas após ter tido meia-dúzia de rookies na última década a virem aprender a treinar para o Sporting, desconfio sempre de pessoal com carreira curta.
Acho que faz falta um tipo experiente, com títulos, consagrado, que saiba lidar com balneários difíceis se for caso disso (caso apareçam outros jogadores no Sporting que simultaneamente sejam talentosos e veneno de balneário).
Dito isto, não sei se temos meios de contratar um treinador desses. Se o Jardim vier, será o meu treinador.
Longe de o ser, Pishyar é um homem de negocios, viu e bem uma excelente oportunidade de ganhar algum e que já não é pouco o que tem ganho até a data.
Investiu no bolso dele, e não para o clube, não o posso criticar.
Criminoso é que o deixou pegar na Sad conhecendo o seu passado no Servette.
Dos treinadores portugueses é o meu preferido. Até pode nem ter títulos na bagagem, mas este vê-se a léguas que é talhado pra altos voos. Com o Olympiacos teria ganho o campeonato com uma perna às costas e sem qualquer derrota dentro de portas… Se acabar no Porto vai de certeza fazer história por lá, seria menino pra vencer uns 3 ou 4 campeonatos seguidos e levar a equipa longe na LC.
As equipas que ele treinou mostraram sempre maturidade táctica acima da média e exibiam-na com uma tranquilidade assinalável.
O Sporting seria ideal para o Jardim e vice-versa. Uma equipa e treinador jovens, destemidos, com talento e fome para tudo conquistar.