Lei do Anti-Jogo

Caros, estou numa discussão com bifes num fórum sobre anti-jogo e precisava de uma ajuda: é fruto da minha imaginação fértil ou existe uma lei do futebol (ou norma recente) que contempla intervenção do árbitro quanto à práctica do anti-jogo?

Deixo dois exemplos, um que tenho a certeza estar contemplado e outro que coloco em discussão: keeper demora tempo em excesso a repor a bola em pontapé de baliza - amarelo.

Equipa que ostensivamente passa a bola entre o guarda-redes e os defesas - está previsto? Uma equipa pode passar 15m de um jogo a fazer isto sem intervenção do árbitro?

obrigado,

ao marcar pontapé de baliza se demorar muito tempo está previsto CA

se uma equipa decidir estar 90 minutos a trocar a bola entre defesas e GR não há problema. aliás o sporting no tempo de peseiro fazia isso correntemente :stuck_out_tongue:

de certeza? eu acho isso estranhíssimo, tinha a noção de que se uma equipa desatasse a passar só entre defesas e keeper isso era punível como anti-jogo.

A posse de bola e sua circulação é legítima e até demonstra a qualidade de uma equipa, mesmo que seja para controlar, agora faze-lo só entre defesas e guarda-redes parece-me algo que a FIFA terá algures forma de sancionar… imaginem uma equipa já reduzida a 9,10 jogadores e a perder 1-0 e a outra decide passar a bola durante meia-hora entre defesas e guarda-redes? Isto não está de qualquer forma previsto como anti-jogo? Seria um logro.

Não é punível como anti-jogo, isso acontece no andebol mas não no futebol. Até porque é um bocado subjectivo isso do anti-jogo quando o jogo se desenrola (o anti-jogo só assim é considerado quando o jogo está parado).

de certeza? eu acho isso estranhíssimo, tinha a noção de que se uma equipa desatasse a passar só entre defesas e keeper isso era punível como anti-jogo.

A posse de bola e sua circulação é legítima e até demonstra a qualidade de uma equipa, mesmo que seja para controlar, agora faze-lo só entre defesas e guarda-redes parece-me algo que a FIFA terá algures forma de sancionar… imaginem uma equipa já reduzida a 9,10 jogadores e a perder 1-0 e a outra decide passar a bola durante meia-hora entre defesas e guarda-redes? Isto não está de qualquer forma previsto como anti-jogo? Seria um logro.

Jogo passivo ainda nao existe no futebol :wink: . De qualquer maneira acho isso quase impossivel, se uma equipa quiser mesmo recuperar a bola faz pressao em cima.

No futsal também é anti jogo, no futebol não está previsto.
Se uma equipa reduzida a 9 ou 10 jogadores passa a vida no toque de bola entre defesa e guarda-redes eu não diria que era anti jogo, mas sim jogo estúpido da outra equipa que não iria pressionar esse “anti jogo”.

cabe à equipa adversária colocar um jogador entre os defesas e o GR :wink:

Se bem me lembro, isso aconteceu aqui há uns anos no campeonato português, e gerou alguma polémica. Duas equipas (não me lembro quais) empatadas na última jornada, sendo que o empate servia a ambas para evitarem a despromoção, passaram a 2ª parte praticamente toda a trocar a bola cá atrás. O árbitro não fez nada, mas houve quem quisesse que a federação tomasse medidas.

quando o guarda-redes tem a bola (sem ser pontapé de baliza) tem 6 segundos para a pôr em jogo, acho k esta regra está em vigor… :wink:

quando o guarda-redes tem a bola (sem ser pontapé de baliza) tem 6 segundos para a pôr em jogo, acho k esta regra está em vigor.. :wink:
Na mão ...
quando o guarda-redes tem a bola (sem ser pontapé de baliza) tem 6 segundos para a pôr em jogo, acho k esta regra está em vigor.. :wink:
Na mão ...

E quantos e quantos livres indirectos ficam por marcar…

quando o guarda-redes tem a bola (sem ser pontapé de baliza) tem 6 segundos para a pôr em jogo, acho k esta regra está em vigor.. :wink:
Na mão ...

nem mais… :wink:

E quantos e quantos livres indirectos ficam por marcar...

muitos mesmo… :roll:

Se bem me lembro, isso aconteceu aqui há uns anos no campeonato português, e gerou alguma polémica. Duas equipas (não me lembro quais) empatadas na última jornada, sendo que o empate servia a ambas para evitarem a despromoção, passaram a 2ª parte praticamente toda a trocar a bola cá atrás. O árbitro não fez nada, mas houve quem quisesse que a federação tomasse medidas.

Os dois vitorias empatados em Guimaraes, e a Academica mesmo ganhando, desceu de divisão…

Se bem me lembro, isso aconteceu aqui há uns anos no campeonato português, e gerou alguma polémica. Duas equipas (não me lembro quais) empatadas na última jornada, sendo que o empate servia a ambas para evitarem a despromoção, passaram a 2ª parte praticamente toda a trocar a bola cá atrás. O árbitro não fez nada, mas houve quem quisesse que a federação tomasse medidas.

Mais escandaloso foi um jogo num Mundial, o empate classificava 2 equipas e eliminava outra (Russia ou URSS), penso que foi em 94 ou 98. O resultado foi 0-0 e não houve nenhuma jogada de perigo.