Lei Bosman e Lei Webster

Boas pessoal.

Eu sei que posso estar a mostrar um pouco a minha ignorância ::), mas tenho uma “grande” dúvida.

Certamente já ouviram falar da lei de Bosman e a Lei de Webster. Da 1ª ainda percebo um pouco (não muito) mas da 2ª nada.
Gostava (caso seja possivel) que alguém me podesse explicar para que servem, falar-me um pouco do regulamento da FIFA/UEFA (tendo em conta este assunto) e os problemas que estas leis podem trazer aos clubes (caso tragam, se sim porquê).

Sei que é pedir muito…

Obrigado pela vossa atenção.

Abraços,
san

P.S. Posso estar claramente errado, mas duvido que seja só eu que tenha esta duvida. :wink:

Muito resumidamente, mas espero que com clareza.

A Lei Webster (art.º 17 do Regulamento de Transferências da FIFA) prevê que um jogador possa rescindir unilateralmente o contrato com o clube desde que já tenham passado:

3 anos desde o início do contrato, caso o mesmo tenha sido celebrado antes do 28º aniversário do jogador
ou
2 anos desde o início do contrato, caso o mesmo tenha sido celebrado após o 28º aniversário do jogador

Para isto, basta que o clube interessado pague o valor correspondente aos ordenados que o jogador receberia até ao final do contrato.

A Lei Bosman é, basicamente atransposição para o futebol da abertura das fronteiras no chamado espaço Schengen. Ou seja, um jogador português passou a poder is jogar para Espanha e não ser considerado um jogador estrangeiro.

Obrigado.

Fez como eu pretendia, de uma forma resumida e clara.

Contudo fiquei apenas com uma pequena dúvida. Na lei de Webster quando um jogador rescinde contrato com o clube, o clube que tem interesse no jogador tem que pagor o valor correspondente aos ordenados que o mesmo iria receber até ao final de contrato. Esse pagamento é feito ao jogador ou ao clube desse jogado??

Bgd pelo esclarecimento.

Abraços,
san

O pagamento é feito ao clube. Em jeito de indemnização. Acho que já chegou a acontecer ser o próprio jogador a pagar ao clube para se ir embora.

ok.

Obrigado mais uma vez :wink:

A Lei Bosman só veio destruir clubes como Ajax, Dinamo Kiev, Steua e Dinamo de Bucareste, Austria de Viena e por aí fora…

porque?
Eu sei que são clubes, com uma grande história, mas, n percebo, de que forma, a Lei de Bosman destruiu clubes como os que referiste.

Aguardo esclarecimento.

Abraços

Suponho que seja ou pela diminuição da aposta em jogadores da formação, ou pela entrada de mais jogadores estrangeiros no país.

( Suposição apenas, baseada na definição que o Crabster deu :great: