Eu sei que posso estar a mostrar um pouco a minha ignorância ::), mas tenho uma “grande” dúvida.
Certamente já ouviram falar da lei de Bosman e a Lei de Webster. Da 1ª ainda percebo um pouco (não muito) mas da 2ª nada.
Gostava (caso seja possivel) que alguém me podesse explicar para que servem, falar-me um pouco do regulamento da FIFA/UEFA (tendo em conta este assunto) e os problemas que estas leis podem trazer aos clubes (caso tragam, se sim porquê).
Sei que é pedir muito…
Obrigado pela vossa atenção.
Abraços,
san
P.S. Posso estar claramente errado, mas duvido que seja só eu que tenha esta duvida.
A Lei Webster (art.º 17 do Regulamento de Transferências da FIFA) prevê que um jogador possa rescindir unilateralmente o contrato com o clube desde que já tenham passado:
3 anos desde o início do contrato, caso o mesmo tenha sido celebrado antes do 28º aniversário do jogador
ou
2 anos desde o início do contrato, caso o mesmo tenha sido celebrado após o 28º aniversário do jogador
Para isto, basta que o clube interessado pague o valor correspondente aos ordenados que o jogador receberia até ao final do contrato.
A Lei Bosman é, basicamente atransposição para o futebol da abertura das fronteiras no chamado espaço Schengen. Ou seja, um jogador português passou a poder is jogar para Espanha e não ser considerado um jogador estrangeiro.
Fez como eu pretendia, de uma forma resumida e clara.
Contudo fiquei apenas com uma pequena dúvida. Na lei de Webster quando um jogador rescinde contrato com o clube, o clube que tem interesse no jogador tem que pagor o valor correspondente aos ordenados que o mesmo iria receber até ao final de contrato. Esse pagamento é feito ao jogador ou ao clube desse jogado??