Legislativas 2024: em quem irás votar?

Essa conversa ja enjoa… entao e votar no Costa que fazia parte da comissao de honra dele?
Futebol e futebol, politica e politica. O Santana Lopes e ex presidente do Sporting e eu nao votava nele nem para presidente da associacao de reformados de elvas.

Ora… ao contrario da extrema esquerda mas essas sao os extremistas fofinhos. E e so porque estao presos ao passado, e politica internacional e diferente do que se faz ca dentro (excepto se o Ventura estiver junto com a Le Pen ou o Salvini).

O meu cu.

E a source de todos os que dizem essas palermices.
Um dos nossos problemas na habitacao e precisamente a falta de REITS que invistam em imobiliario. A pergunta que fica e… num mercado onde ha claramente falta de oferta, porque motivo nao ha capital a circular para a habitacao?

E porque ‘o mercado nao funciona’ :rofl:

Ou seja… numeros tirados do cu e que contradizem o que tu disseste ja que os REITS em Portugal sao essencialmente comerciais (lojas e escritorios).
:rofl:

Nao existe ou e residual e regra geral limitam-se a imoveis da banca que sao vendidos em bloco (como aqueles do novo banco aqui ha uns anos).

O mais engracado e que a geracao mais analfabeta depois critica os outros pelo seu voto…

Por acaso… e incrivel como no meio deste pantano o Ventura parece claramente o adulto na sala.

Isso nao e muito dificil de adivinhar. Se o Montenegro nao tivesse fixado as linhas vermelhas tinha tido mais votos e o Chega provavelmente menos.
Porque mostrava que a AD estava mais empenhada em criar uma alternativa de governo do que em discussoes bacocas que nao resolvem os problemas dos cidadaos. A vontade dos eleitores era clara - querem um governo alternativo ao bloco de esquerda.

Ate o teu idolo PNS ja refutou essa palermice :slight_smile:

Sim, porque um orcamento de estado e o alfa e o omega da politica… eu sei que ficamos com essa sensacao nos ultimos anos, mas o orcamento e so uma das ferramentas da governacao.

Epa… isso e completamente residual. E uma teoria bacoca que apareceu quando ali em 2014/15 existiram meia duzia de fundos e particulares a faze-lo. Quando olhamos para os valores de nova construcao concluida vs nova construcao vendida isso e virtualmente impossivel de acontecer numa % relevante

Assistir aos choro de meus conhecidos, todos eles provenientes de famílias com posses e que toda vida nunca saíram de Lisboa, no Instagram acerca do Ventura tem sido hilariante e delicioso.

A rotura de lidamentos do pessoal mais novito que eu que agora descobre que o país afinal não reflete o microclima de extrema esquerda do seu dia a dia.

Mas a ver se recuperam rápido. No futuro tanto vão ter que tratar um grunho do Chega como um intelectual de bem do BE :grin:. Pelo caminho aprendem também que a democracia não é só quando ganha aquele em votámos.

Yup, já se começa a notar nas gerações mais novas um certo ódio por tudo o que é diferente e sai da norma deles. Por exemplo, ter um carro ? Para que com tanto Uber? Parar imigração? Como recebo comida em casa? Parar a poluição sim! Oh mas olha aquela viagem tão barata para Paris. Aqui tbm se nota o falhanço da educação, querem em casa como na escola

1 Curtiu

O chega tem mais ricalhaços naquelas “equipas” do que tu alguma vez vais ter ideia.

Andas iludido mas é muito fácil desmascarar um partido populista, basta deixar os artistas governar 6 meses.

Ideias? 0

Tem tantas ideias e soluções quanto o PS e eles aguentaram se por lá uma década :joy:

Amigo, também não acredito que o Chega tenha capacidade de mudar o que quer que seja.

Acho só é extremamente piada ver os filhotes do pessoal abastado e que vive na sua bolha mostrar que não conhecia o seu país. E ainda por cima, quando se tratam de médicos em formação, que terão de tratar as pessoas independentemente dos seus ideais. Se calhar a partir de agora vão começar a perguntar aos doentes que cruzinha meteram no dia 10/03/2024 para decidirem se se declaram objetores de consciência.

Querem criticar o Chega, falem da falta de planos para resolver os problemas que eles têm. Desmascaram, dialoguem. Agora vir chorar para redes sociais e afins, antagonizar e humilhar 1M de pessoas… Não acredito que no meio disto o PNS é que teve lucidez e inteligência.

1 Curtiu

Esse agora tem que lutar pela vida :sweat_smile:

1 Curtiu

Quando perde eleições é uma pessoa muito mais tolerável, discurso muito menos alucinado. Como disse aqui no dia das eleições, se todos os dias de campanha perdesse eleições, tinha conseguido vencer :laughing:

Não sei como se vai safar agora, os baroes do partido moveram mundos e fundos para o eleger chefe e o vender como algo mais que um alucinado

Olha que nao… a diferenca e que agora com as redes sociais existe uma ‘minoria barulhenta’ que te da a ideia que a generalidade dos jovens esta muito preocupada com o clima, o capitalismo e a cultura woke… quando a generalidade dos jovens tem prioridades muito diferentes dessas.

1 Curtiu

Olha que não sei, aqui em Lisboa só vejo jovens desses. São fáceis de identificar porque andam de cabelos pintados e os miúdos como malas

Passas muito tempo ao pé da FLUL? :joy:

É só usar o metro :joy: ali no Saldanha e alameda parece um spawn point para aliados LGBT :joy:

1 Curtiu

Os impostos que se pagam. 28,8% logo à cabeça ao alugares uma casa; 30% imposto sucessório; 50% sobre mais-valias. Não há incentivo alguma para reabilitar património e pôr no mercado, ainda para mais quando o equilíbrio de forças pende completamente para o inquilino.

Querem casas no mercado? Baixem impostos.

Dados do Pordata:

Alguma vez faltam casas?

E a IL não diz isso mesmo tbm? E isso do haver casas suficientes para todos é uma falácia facilmente comprovável com casos práticos, por exemplo tenho um amigo duma aldeia no gerês. Essa aldeia tem por volta de 200 casas e moram lá no total 10 pessoas. Portanto há 190 casas “livres” mas ninguém quer ir para lá morar, porque fica longe de tudo

A coligação pode surgir no boletim como Madeira Primeiro, mas as pessoas estão sobretudo familiarizadas com AD. É que o vêem nas notícias, nor jornais, etc. etc. Daí que não seja “estranho” que a Madeira esteja na tendência.

Parece óbvio que, em Viseu e Coimbra, a AD elegeu menos um deputado devido a enganos entre AD e ADN. É possível que também tenha acontecido em Lisboa, apesar de não haver aí tantas certezas.

Deve ser provavelmente… ha areas que sao um microclima.

Por exemplo, cursos de artes e humanidades que sao na sua maioria completamente irrelevantes para a sociedade e agremiam malta cujo grande objetivo e tornarem-se subsidiodependentes, seja atraves de emprego inutil do estado ou subsidio do estado para exercerem atividades que a populacao nao quer.

Obviamente que e muito dificil uma pessoa que nao seja de esquerda mesmo ‘esquerda’ va parar a esses microclimas.

Tens alguma razao…

Mas quando se fala de habitacao e preciso perceber que e um problema que tem varios pais e maes.

Ponto previo: os precos das casas iam sempre subir no minimo a volta de 60 a 70% nos ultimos 10 anos apenas e so pelo aumento do custo de mao de obra, materiais e ajuste do mercado pos-troika (incluindo a politica juro 0). Isto e independentemente de quem quer que seja o governo e das medidas que se tivessem tomado.

Agora, nos tivemos uma subida superior a 100% no preco e no arrendamento… porque motivo? no essencial tudo se resume a um ‘imbalance’ entre oferta e procura. O bloco chama isto de ‘especulacao’… mas eu sou um construtor, faco um predio, meto o T3 a venda por 150 mil e faltam-me 6 meses para concluir o predio e ja tenho tudo vendido. Faco outro predio passado um ano, peco 170 mil, mesma situacao… e suposto o construtor baixar o preco dos novos imoveis porque estao a ficar muito caros mesmo havendo muita procura? O mesmo para o arrendamento… se eu meto um apartamento a arrendar por 700e e em 2h tenha 20 chamadas no telemovel, vou meter por 500 porque 700e e muito para a realidade do pais?

Agora o que causa isto… os impostos sao parte do problema, claramente. Mas o problema principal e a burocracia, a legislacao que subverte o mercado (a famosa lei cristas super hiper mega liberal… que so se aplica ai a metade dos contratos), o funcionamento lento da justica.

Os licenciamentos sao absurdos, tanto o preco como os tempos de resposta. Os PDM e a liberdade que se da as CM sao um entrave gigante a construcao. Falas da reabilitacao… a reabilitacao em certas camaras municipais e tao complexa que mais vale destruir e construir de novo. A quantidade de burocracia e leis que existem para as construcoes de casas faz com que chegues ao ridiculo de por exemplo teres milhares de predios com lojas vazias no res do chao que em alternativa podiam ser… mais casas!

E um problema demasiado complexo para se discutir por escrito, mas long story short sem sequer mexer nos impostos existem varias medidas de custo 0 para o contribuinte que podiam aumentar significativamente o investimento e oferta.

So uma nota relativamente a isto… nao interessa teres 50 casas vazias numa aldeia a 8kms de Mirandela. Isso nao resolve o problema de falta de casas em Vila Real

Como é que um partido que diz defender o estado social, pode governar, a querer fazer acordos pontuais com os outros partidos que embora com discursos diferentes defendem a mesma coisa e parte logo na frente com um partido que é a antítese disso mesmo.
Acho que a primeira coisa que devem pensar e não contando com os votos da outra esquerda, que em principio vota sempre contra, que 125 deputados, valem mais do que 8.
Dentro do que são, mesmo o Chega, pensa num povo como todo, Não pensa só em algum povo.

O que é que a IL fez desta vez?