Legislação: dúvidas e esclarecimentos

Ao longo dos diversos “posts” que tenho lido reparo que, por vezes, os foristas colocam dúvidas sobre a legislação aplicável a um conjunto variado de assuntos que interessam ao nosso Sporting. A proposta deste tópico pretende, assim, centralizar o tema, recebendo dúvidas e esclarecimentos.

E, para começar, lembrei-me de falar dos constrangimentos legais que se colocam na nova política de prospecção e contratação de jovens promessas estrangeiras. Certamente todos já se perguntaram, por exemplo, porque é que o Sporting não anuncia a contratação do Ibrahim Rabiu, para os juniores. O Record refere que tem a ver com a lei da Fifa respeitante è transferência de jogadores menores de 18 anos. Será? Bom, de quaquer modo, a referida lei diz o seguinte:

Proteção de Menores

  1. As transferências internacionais de jogadores só são permitidas se o jogador tiver mais de 18 anos.

  2. Aplicam-se a esta regra as três excepções seguintes:

(a) os pais do jogador passam a residir, por razões não relacionadas com o futebol, no país do novo clube; (b) ou a transferência tem lugar dentro do território da União Européia (UE) ou do Espaço Econômico Europeu (EEE), e o jogador tem entre 16 e 18 anos. Neste caso, o Novo Clube tem de preencher algumas obrigações mínimas. © ou o jogador reside a uma distância não superior a 50 quilômetros da fronteira nacional, e o clube em que o jogador se pretende inscrever na Federação vizinha também se situa a menos de 50 quilômetros da fronteira. A distância máxima entre o domicílio do jogador e o clube é de 100 quilômetros. Neste caso, o jogador tem de continuar a residir em casa e as duas Federações têm de dar o seu consentimento explícito.

Isso está escrito em brasileiro. Podes colocar a fonte?

http://www.mastersports.com.br/dicas.html

ou, em alternativa, o documento oficial (em inglês):

http://www.fifa.com/mm/document/affederation/administration/status_transfer_en_25.pdf

Quer então dizer que Luís Paez e todos os brasileiros que chegaram ao Sporting este ano vieram juntamente com os seus pais ? :inde:

É uma boa pergunta a ser colocada à SAD. Ainda assim sugeria uma vista de olhos ao seguinte link, que refere os casos do Anderson (FC Porto/MUnited), do Pato (Milan) e daquele miúdo de 9 anos que veio da Austrália para o MUnited.

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,MUL84974-4840,00.html

Este problema não é novo e por isso acredito que na SAD estejam atentos e preparados para cumprir a lei. O Caso do anderson foi em Portugal.
Até nesta nesga de mercado de Contratação de Juniores estamos a apostar bem.
Espero realmente que esteja tudo a ser feito de forma Profissional e legal.

Pois o Talento está lá, vamos Formar Seniores.