Leões de Portugal - Associação de Solidariedade Sportinguista

Leões de Portugal - Associação de Solidariedade Sportinguista

Os Leões de Portugal nasceram, em 1984, por Moisés Ayash, João Palrão, Viana Rodrigues, Olinda Araújo, Maria Helena Dias Ferreira, Gilda Dias e Isabel Marques, e apoiado numa Comissão de Honra então composta por Melo Egídio, Emídio Pinheiro e Pamplona Corte Real, o grupo dos Leões de Portugal estabeleceu, desde logo, como meta principal, o auxílio aos sportinguistas mais necessitados, bem como o apoio aos estudos dos “leões” mais jovens, através da atribuição das cada vez mais concorridas Bolsas de Solidariedade. Este Grupo de Solidariedade Sportinguista, teve como objectivo promover acções sociais em benefício dos sócios do Sporting Clube de Portugal e seus familiares.
Em 1997, uma vez comprovada e reconhecida a sua utilidade pública, passou a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), conforme publicado em Diário da República – III Série, N.º 209, de 10 de Setembro de 1997. Este estatuto permite que, na prática, o grupo possa receber auxílio das entidades locais e governamentais.

Sem sede durante 13 anos, foram desenvolvendo as actividades possíveis, com verbas conseguidas através da generosidade dos seus fundadores e de donativos de sócios do Clube que, ao tomarem conhecimento da existência dos Leões de Portugal e das acções e objectivos a que se propunham, se tornavam associados deste Grupo e, se possível, contribuíam com os seus donativos.

Desde a sua fundação, sempre pretenderam apoiar os mais jovens sócios do Clube, através da concessão de Bolsas de Estudo para o ensino básico, secundário e superior, cuja verba tem sido obtida com grande esforço e é proveniente, maioritariamente, de donativos feitos pelos seus associados.

Desde a sua origem, os Leões de Portugal têm oferecido apoio aos sportinguistas e seus familiares, tendo como destinatários os seniores, no combate à exclusão social, bem como os jovens no apoio aos estudos mediante a atribuição de bolsas de estudo nos diferentes níveis de ensino – básico, secundário e superior.

Mas o seu apoio não se limitou aos jovens, também desde o início das suas actividades se têm vindo a desenvolver inúmeras acções de carácter social dirigidas aos sócios mais idosos.

Foram, também, realizadas algumas palestras sobre diversos assuntos – dos quais se destacam a toxicodependência, o alcoolismo, a nutrição e a sexualidade – junto de alguns Núcleos do Clube, que entenderam ir ao encontro dos seus interesses os temas abordados.

As Direcções do Sporting Clube de Portugal têm vindo a reconhecer o esforço desenvolvido pelos Leões desde a sua fundação e foram manifestando e concretizando, gradualmente, o seu apoio, disponibilizando, em 1997, uma sala para servir de sede.

O derradeiro desafio a que os Leões de Portugal se propuseram recentemente foi a criação de um Centro de Dia no novo Estádio José Alvalade, no sentido de tentar combater a solidão e o isolamento dos sócios mais idosos e de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e para a promoção da sua autonomia. Com efeito, pretendeu-se que aquele espaço transmita aos sócios um sentimento de pertença e possibilite um permanente ponto comum de identificação interpessoal – o seu “sportinguismo”.

Sempre presentes no apoio aos idosos e aos mais desafortunados, os Leões de Portugal não esquecem os sportinguistas nos momentos mais tristes, como sucedeu, por exemplo, com o apoio aos filhos do malogrado Rui Mendes, falecido na final da Taça de Portugal de 1996.

Actividades e serviços:

Centro de Dia, com várias actividades e serviços para os utentes;
Atribuição anual de Bolsas de Estudo a estudantes sócios do Clube;
Atendimento social;
Jantar Anual de comemoração do aniversário da Instituição, onde se entregam as Bolsas de Estudo;
Gala de Beneficência com a participação de consagrados artistas sportinguistas;
Passeios anuais para os associados a custos reduzidos;
Oferta de almoço de Natal para os sócios reformados.

O centro de dia:

Constitui um agradável espaço de convívio, onde se proporcionam serviços e actividades a custos adaptados aos rendimentos de cada um, bem como apoio psicossocial.

Para ser utente do Centro de Dia, é necessário ser sócio do Sporting Clube de Portugal. Com excepção dos Casais onde apenas um terá que ser sócio. Os utentes usufruem do almoço e/ou lanche e participam nas actividades desenvolvidas, como: Ginástica terapêutica; Jogos de mesa e snooker; Pintura de gesso; Actividades lúdicas; Passeios.

Este é um espaço onde todos se identificam pelo seu SPORTINGUISMO!

Iniciei este tópico porque quero prestar tributo a esta associação que tem feito um grande trabalho de solidariedade junto de quem mais precisa.
Fui ignorante quando associei esta nobre associação aos cancros do Sporting quando apelei á sua extinção sem saber o que era juntamente com o Conselho Lambucino,Os Croquetários e o Grupo BEStromp,esses três fazem parte da pária roquettista e ricciardista que assola o nosso clube há mais de 17 anos.
Quando Bruno de Carvalho for eleito,que se proceda á extinção o mais rapidamente destes 3 grupos e se realize o número de auditorias necessárias para que os Coveiros do Sporting sejam responsabilizados e banidos de Alvalade para sempre.

1 Curtiu
[b]Jantar Anual dos Leões de Portugal[/b]

Esta quarta-feira, dia 27 de Novembro, os Leões de Portugal, vão realizar o seu jantar anual, procedendo, como habitualmente, à entrega de Bolsas de Estudo.

O evento organizado por esta instituição de solidariedade do Sporting Clube de Portugal vai decorrer no Hotel Sheraton, em Lisboa, a partir das 20h00.

[url]http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeleoesjantarbolsas_261113_120547.asp[/url]

Algumas fotos do Jantar de quarta-feira. (E algumas delas bastante “curiosas”).

Retiradas d’A Bola.

Curiosas só para os mais distraídos… :whistle:

Já agora, o Baltazar é tão rico e não tem dinheiro para comprar um pente?!

[url]SAPO Vídeos

[url]SAPO Vídeos

[b]‘Mais para Todos’[/b]

Até ao dia 23 de Abril está a decorrer, nas várias lojas LIDL, a campanha «Mais Para Todos», que visa a doação de produtos a Instituições de Solidariedade.

Com um pequeno contributo poderá ajudar quem mais precisa e se se abastecer na loja LIDL do Estádio José Alvalade não deixe de contribuir para a doação de produtos para os Leões de Portugal.

[url]http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecampanhalp_280314_126191.asp[/url]

Para quem ainda não fez o irs, não se esqueçam

No campo 9 do anexo H do seu impresso de IRS coloque uma cruz no quadrado à frente de “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública” e o campo 901 (à direita) preencha com o número de contribuinte dos Leões de Portugal 503930644 (os 0,5% que está a doar são retirados da parte que teria de pagar ao Estado"

Faço os IRS de três agregados familiares da familia. Nem todos são Sportinguistas, mas TODOS doam dinheiro para os LEÕES DE PORTUGAL. 8)

[center][size=12pt][b]Leões de Portugal oferecem bolsas[/b][/size]


[/center]

É assim desde 1985. A associação de solidariedade denominada de Leões de Portugal, voltou a contemplar 38 jovens com bolsas de estudo, totalizando até hoje 489.

O jantar de entrega dos apoios teve lugar no Hotel Sheraton em Lisboa, onde Olinda Ivars, membro da actual direcção da associação, iniciou o evento com algumas palavras de homenagem e agradecimento, não só aos presentes mas também àqueles que não puderam estar ou que já não se encontram entre nós.

“Esta entrega das bolsas de estudo comunga do ideário ‘leonino’. Ressalvo a figura de Emídio Pinheiro que já não está entre nós e cujo patrono é actualmente Teresa Coutinho, pela capacidade que teve de elevar bem alto os valores e princípios deste Clube”, disse, entregando de seguida a apresentação do evento a Diogo Faro e Diogo Valsassina.

Também o Presidente dos Leões de Portugal, Dr. António Menezes Rodrigues, lembrou que a “responsabilidade social é algo que deve estar presente no nosso dia-a-dia”, complementando: “devemos ter este sentimento de partilha, distinguindo o mérito, cooperando ao serviço da sociedade e acrescentando, ao mesmo tempo, responsabilidade aos associados que destas bolsas usufruirão”.

Seguiram-se as entregas de diplomas para os contemplados pelas bolsas, calculadas entre 1.300 e 500 euros, doadas a alunos a frequentar desde o ensino básico ao doutoramento universitário. De sublinhar que o critério de atribuição das bolsas dependia única exclusivamente das médias académicas mas em 2007 começou a ser tido em conta o rendimento do agregado familiar. Estas bolsas são patrocinadas por particulares e empresas, designados de ‘patronos’.

Pelo meio, espaço para o período musical que pertenceu ao fadista António Pinto Basto, acompanhado na guitarra por Gustavo Pinto Basto e Kajó Soares.

Dias da Cunha e Sousa Cintra, antigos dirigentes ‘leoninos’, assim como Jaime Marta Soares, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, foram alguns dos presentes. Os futebolistas Oriol Rosell e André Martins também compareceram, entregando os dois primeiros diplomas.

A associação Leões de Portugal conta com 30 anos de existência e 900 associados, e tem como principal objectivo apoiar os Sportinguistas e respectivas famílias, desenvolvendo projectos como as bolsas de estudo, apoio na aquisição de livros escolares, animação sociocultural e ainda conta com um centro de dia.

[url]http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_leoesdeportugal_191114_135657.asp[/url]

Este ano uma das contempladas foi https://www.wikisporting.com/index.php?title=Marta Azevedo, que tem uma vida complicada; mora longe, está a tirar duas licenciaturas ao mesmo tempo, e para além de jogadora sénior ainda treina as sub-14 e ajuda com o minibasquetebol. Acaba por correr muito e dscansar pouco. É 100% sportinguista e uma jóia de rapariga! Inteiramente merecido :clap: :clap: :clap:

Gala Leões de Portugal - Entrega de Bolsas de Estudo - 18/11/2014

[center][img width=650 height=855]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xap1/v/t1.0-9/1526764_617459411687204_3673927822574300454_n.jpg?oh=6ac60832d35e81afb88fb55d722b9772&oe=55AD8A77&__gda__=1434340414_fb5d87041609be9bc2ddcc4cf6707150[/img] [img width=650 height=442]https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/10313057_617459485020530_8892915751162822856_n.jpg?oh=323f8cac9dd928771ed0fd3ba89ae27c&oe=55818D13[/img]

O Maior Cachecol VERDE e BRANCO do Mundo!

E 60 metros já cá cantam!!! Queremos outros tantos mas, para isso, precisamos da vossa ajuda. Contribuam para a aquisição das lãs. Esperamos por todos vós no Centro Leões de Portugal (entrada junto à Clínica Cuf).
[/center]

:arrow:

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:
Para os mais atrasados como eu,
não esquecer.

Bem Lembrado.

Feito!

[img width=509 height=720]https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xat1/v/t1.0-9/s720x720/11109108_632617363504742_2919208231179261887_n.jpg?oh=560126be24f1bf542ff547dd749858d7&oe=55C99542[/img]

PORTAS ABERTAS

Já experimentou Yoga, Ginástica, Oficina de Expressão Plástica ou Informática? Ainda não? Se tem mais de 50 anos poderá fazê-lo no Centro Leões de Portugal, GRATUITAMENTE, nos dias 12, 13 e 4 de maio.

Consulte o programa em anexo, onde lhe apresentamos o horário de todas as atividades, e faça a sua inscrição contactando o Centro através de telefone ou e-mail.

O CONVITE ESTÁ FEITO!

AGUARDAMOS POR SI!

21-05-2015
Flash mob ‘leonino’

Às 14h, as mesas do Alvaláxia estavam bem compostas. Uma surpresa havia sido anunciada e o suspense sentia-se no ar. Minutos depois, “Eye of the Tiger” começou a tocar no sistema de som e tudo teve início: de todos os lados levantavam-se pessoas que, ao som da música, dançavam e criavam uma atmosfera, no mínimo, diferente da habitualmente sentida no Alvaláxia.

Foi um autêntico flash-mob a acção surpresa levada a cabo pelos Leões de Portugal, que armou mais de uma dezena de Sportinguistas com cachecóis ‘verde e brancos’ e demonstrou que a jovialidade e a actividade física são peças fundamentais para qualquer pessoa, independentemente da sua idade.

No final do evento, a satisfação estava estampada no rosto de todos os participantes, brindados com o aplauso daqueles que se encontravam a almoçar e foram presenteados com a entusiástica iniciativa desta Associação de Solidariedade Sportinguista.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_leoesdeportugal_210515_148294.asp

Bolsa de Mérito Desportivo Masters Leões de Portugal 2015 - Sporting TV - YouTube