Leão

Um dos motivos pelo qual gosto do Sporting é o leão.

https://www.youtube.com/watch?v=_MB1x9I5HgM

Esta criatura representa a honra e nobreza de espírito, infelizmente poderá acabar como espécie.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o#/media/File:Lion_distribution.png

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150726_leao_cecil_tg

https://en.wikipedia.org/wiki/Lion_hunting

Uma vergonha.

Era um grande jogador…

Deviam de proteger mais a “nossa” espécie :slight_smile:

Tudo certo. Mas faz sentido criar um tópico acerca do assunto numa zona do fórum onde se deviam enaltecer as glórias que passaram (um pequeno grupo ainda faz parte) pelo clube? Não creio.

Era bonito o Sporting de alguma forma participar em alguma acção de preservação do mais fantástico animal.

Podem apagar se quiserem, admito que foi um bocado aleatório onde coloquei o tópico.

Fiquei fdd porque queria conhecer um e com jeito nunca acontecerá à pala desses espanhóis nojentos que estão por trás do porto, e outra escumalha pela europa que tem a mania do novo rico e quer e caçar animais em vez comerem as sua mulheres, deviam todos de ser encornados.

Acho que durante muitos anos o Sporting ajudava (apadrinhava) os Leões no Zoo, não se ainda será assim. Outra possibilidade era fazer torneios, ou festas de angariação de algum dinheiro para instituições protectoras dos Leões ou Felinos em geral. O Sporting como grande instituição que é tem varias maneiras de ajudar a preservação destes bonitos animais :slight_smile:

O novo emblema troca o antigo leão rampante de prata por um de ouro. Curiosamente, esta mudança do metal do nosso símbolo não mereceu qualquer polémica… O leão mudou e parece que ninguém reparou, quando deveria ter sido algo com impacto.

Reparem que o branco das nossas diversas camisolas deveria relacionar-se com o facto do leão ser branco (representado em pano de bandeira, o branco representa a prata). Se os antigos leões dos diversos emblemas históricos tivessem sido de ouro, então as listas seriam verde-amarelas e não verde-brancas!!! Agora, temos, pela primeira vez, o amarelo-ouro no núcleo mais nobre do emblema, mas sem qualquer reflexo nos equipamentos.

Gosto do novo leão de ouro, mas a tradição e a lógica dos equipamentos pedia um leão de prata… Parece-me.

A Bíblia é muito clara:

JOB 28.8 - O Leão nunca passou por lá, o rei dos animais nem lá pôs os pés.

LEVÍTICO 11.13 - Das aves, devem também considerar imundas e portanto não devem comer das seguintes: a águia…

É a diferença entre a realeza e a imundice… Palavra do Senhor!

Eu nem sou crente…, mas neste caso particular… :twisted:

Encontrei um artigo de jornal de um dos últimos anos em que o SCP foi campeão que explicava porque a estátua do Marquês de Pombal, no cimo da Avenida da Liberdade, é acompanhada por um Leão imponente. Decerto que se pretendeu expressar as qualidades combativas desse grande Português, aparecendo a esmagar uma serpente. Todavia…

Essa estátua foi inaugurada a 13 de Maio de 1934 numa rotunda que já tinha o nome de Marquês de Pombal desde 1882. O concurso para o lançamento da obra foi ganho por um arquiteto sportinguista, António Couto, associado a um tal Arnaldo Bernardes.

António Couto, além de arquiteto, fora futebolista do Sporting nos primórdios do clube e sócio nº 1 durante 16 anos, 1928-1944, sabendo-se que foi o autor do projeto que incluiu o Leão. Por sua vez, o escultor, Francisco Santos, também era um sportinguista!

Esta explicação terá resultado da investigação do dirigente leonino Mário Casquilha.

Espetacular Leão rampante na camisola da seleção holandesa ao grande estilo heráldico medieval… Nós, país muitíssimo mais antigo do que a Holanda, achamos que devemos “inovar”. :whistle:

Só um aparte, porque a minha OCD assim o exige. O País não se chama Holanda. A Holanda é uma região costeira (duas, se contarmos a do Norte e a do Sul) e antiga província dos PAÍSES BAIXOS. Ou Netherlands, em Inglês.
Desculpem o OffTopic, mas tinha que fazer o reparo.

E sim, o rampante é lindo. Como todos os leões rampantes. :mrgreen:

:offtopic:

Só resposta ao aparte: Portugal e outras nações designam há séculos o país em causa por Holanda e, portanto, por razões históricas podemos continuar a fazê-lo… É de notar que algo semelhante fazem alguns países com a Alemanha (quando os alemães ou alamanos eram apenas uma das muitas tribos germânicas). Devia ser Germânia e não Alemanha…

Assim tomamos a parte pelo todo quando falamos da Holanda…, mas sabemos alguma coisa desta questão…, nomeadamente que a designação Países Baixos é abusiva, porquanto a Bélgica flamenga também integra, historicamente, a designação de Países Baixos, mas ficou de fora por se ter revoltado em prol da sua independência (era católica e as Províncias Unidas - antiga designação para a atual Holanda - eram protestantes)-

Assim à crítica de que o termo Holanda peca por defeito sempre se pode responder que Países Baixos peca por excesso.

Se for obrigado a deixar de chamar Holanda, tenho de ser obrigado a deixar de dizer Alemanha,… e até Espanha, pois Castela e Aragão uniram-se e usurparam esse nome que era comum a todos os povos da Ibéria…

Ibéria (gregos) = Hispânia (romanos) = Espanha…

Há muitas situações… O melhor é ficar pelas designações consolidadas pelo uso histórico português (no nosso caso)

SL

Mais para trás, os Países Baixos chegaram até a abranger uma região bem maior do que a que assinalei, veja-se no sec XV

Difícil Leão mais perfeito em grande estátua de bronze…

http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/em-12-anos-passaram-de-mil-a-dez-leoes-definham-em-angola

Que raio de país…, nem os Leões escapam…

O nosso ex-presidente “bigodes” ainda lá pôs um leão enjaulado a dar umas voltas na pista antes dos jogos, mas depois trouxe umas unhas que mais faziam jus ao nome… tipo Eskilson (esquilo :lol:)

Acho que esse Leão pertencia ao Vitor Hugo Cadinali (O tal do Circo), ele é Sportinguista e cedeu esse Leão para passear na pista de Alvalade. Sinceramente acho isso rude para os animais. Os Leões são bonitos mas é em liberdade e na savana que é o lugar deles. Já dos Rivais acho uma atitude estúpida e super Stressante libertarem uma Águia no estádio (ainda por cima uma Águia real americana que nada tem a haver com a do símbolo deles que é um milhafre e existem muitas delas na Serras Portuguesas), a ave é bonita mas é em liberdade, todas essas paneleirices com animais nos estádios devia de ser proibida…
Os Clubes podiam era dar algum dinheiro para a preservação desses animais selvagens, no caso dos Leões estão em vias de extinção. Mais umas décadas e ficamos só com uma memoria (simplesmente sobrevivem os símbolos e as estátuas… )do que era esse majestoso animal “Rei da selva”…

Tenho uma ideia diferente… A águia que os encarnados libertam no estádio é um pigargo americano ou águia careca (equívoco com um nome antigo que deve traduzir-se por branca e não por careca) e não uma águia real americana, pois essa é aquilo que os americanos designam por golden eagle.

O símbolo dos lampiões não é um milhafre mas sim uma águia de asa redonda ou bútio, muito frequente no continente e nos Açores, e que nessas ilhas é erradamente chamado por uns açor e por outros milhafre, quando não é um nem outro… Mas claro que os benfiquistas mais esclarecidos (que são bem poucos) devem considerar que o seu símbolo é ou uma águia real ou uma águia imperial… Como é que não reagem negativamente ao pigargo é algo que me transcende, :sick:

Alguns nem uma letra distinguem quanto mais uma ave… :rotfl:
Ao menos o nosso é um Leão em todo o seu esplendor… mesmo assim alguns bocas de piano acham que é um “lagarto” mas lá está, quem tem olhos de camaleão nem sabem enxergar como deve de ser :wall: