O Manifesto SCP - Mais e Melhor Sporting teve uma adesão muito grande, não só neste fórum como também através da internet.
De forma natural o Manifesto SCP dará origem a um Movimento de Cidadania Sportinguista - LEÃO DE VERDADE.
Este Movimento tem os seguintes objectivos:
Informar os Sportinguistas sobre o estado da gestão do Clube derivado do «Projecto» e apontar caminhos alternativos.
Convocar AG extraordinária para esclarecimento de certos actos de gestão do «Projecto», prestação de contas e apresentação de alterantivas.
Apresentação de lista de protesto às próximas eleições, caso não exista nenhum projecto que rompa com a linha de gestão do «Projecto»
Este Movimento não criticará nunca o futebol profissional do SCP.
Este Movimento apenas criticará a gestão das sucessivas direcções que passaram pelo Clube iniciadas pelo «Projecto Roquette».
Este Movimento embora não o seja obrigado, apresentará alternativas aos Sportinguistas.
Este é um Movimento de Cidadania Sportinguista em nome de um Sporting mais democrático, transparente e cumprindo o nosso lema «ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA… EIS O SPORTING!»
O nosso sítio estará online muito em breve e dele daremos aqui conta.
Queria marcar o início público do Movimento após uma tão importante vitória da nossa equipa de futebol, reforçando que o que nos move é a GESTÃO do Clube, e não a crítica fácil e conjuntural ao futebol profissional - jogadores ou técnicos.
Contente de ver que ainda estas vivo e que nenhum membro do executivo te silenciou. Quanto ao movimento acho que é um claro recuo em relaçao ao manifesto…a que se deve esta mudança de estratégia?
Gostava apenas de dizer que não é uma vitória (ainda que saborosa) que me fará pensar de forma diferente do que até aqui vinha pensando e apoiar quem pretende encontrar uma alternativa à gestão ruinosa que temos sofrido no nosso clube.
Aqueles que são aqui descritos como objectivos do Movimento são, sem tirar nem pôr, os que já estavam associados ao manifesto no site respectivo. Não há recuo nenhum, mas para criticar tudo serve…
Entretanto está uma mensagem no Camarote dos Membros à espera de resposta relativamente à concretização do 2º objectivo (convocação de AG extraordinária).
Fico feliz por aparecer alguém a dizer que tem alternativas e não criticar por criticar, como se tem visto por aí muito!
É de movimentos destes que o clube precisa para mostrar que não está morto, fico ansioso para ver que alternativas têm para reduzir o passivo e ter uma equipa competitiva ao mesmo tempo.
Este Movimento, como já disse o Frede, não se demite de apontar os seus rumos alternativos.
No entanto, recusará a estratégia dialéctica de quem apenas admite a crítica se esta trouxer embrulhada uma solução. Cidadania não é isso. Cidadania é estar atento, informado, é não saber apenas o que querem que saibamos, nem pensar apenas o que querem que pensemos. É reconhecermos e valorizarmos o nosso papel enquanto integrantes de uma instituição, e não nos demitirmos de o desempenhar - mesmo que esse papel seja apenas o de dizer “está errado”. Crítica construtiva, sim; crítica obrigada a dar solução, não.
Concordo 100%. Podemos e devemos criticar o que considerarmos estar errado sem estar obrigados a apresentar alternativas, embora também devamos apresentá-las, sempre que possível. Nisto o Clube não diverge da sociedade em geral - podemos criticar os governantes sem sermos obrigados a concorrer às eleições e a apresentar um programa de governo. Mesmo se esta iniciativa se limitar a críticas construtivas e motivadas pelos interesses superiores do Clube, já terá sido uma ajuda e uma “pedrada no charco”.
Saber o que esta errado esta ao alcance de todos. Saber o que fazer para remediar o problema esta ao alcance duma minoria. Fazer o que é necessario para efectivamente mudar o rumo dos acontecimentos é outra estoria.
Falam,falam, falam…mas quando aparece alguém que marca uma viragem importante, dificil mas importante, la veem os habituais chateados criticar o que nem sequer percebem. Deixem trabalhar quem sabe…e pode.
Uma autêntica ode à democracia. Paguem bilhetes, comprem camisolas, não se metam no que não sabem, que disso tratamos nós… No fundo, nas palavras do homem da viragem, um “clube sem sócios”, mas apenas com “adeptos que não se intrometam na gestão”… ???
Não me parece assim tão cristalino que esteja ao alcance de todos saber o que está errado. Bem pelo contrário!
Nem sequer sei quem foi que marcou “uma viragem importante” a que te referes para poder saber se o estou a criticar ou não, mas se é para deixar trabalhar os que estão lá que sabem…e podem (como dizes) então ainda estamos pior do que pensava.
É que se sabem e podem, mas não fazem, é porque não querem! :think: