Atenção, ganha mais de metade, mas não muito mais.
É o ponto mais fraco dele a defender. Mas ainda assim, não é desastre anunciado que normalmente se associa a um jogador de 1,84m.
A nossa defesa é ultrapassada no ar porque não se mexe. Se não atacam a bola, não podem ganhar, mesmo que tenham 2 metros de altura. Este, mesmo quando não ganha, tem a capacidade de ir ao choque e estorvar.
Tens opinião formada sobre o central peruano do Velez? Acho que é Abram o nome? Pelo que sei deve ser ainda mais baixo do que este. O pessoal assusta-se sempre com a falta de tamanho dos centrais sul americanos mas depois lembro do Chile do Sampaoli em que os três defesas tinham todos menos de 1,80 e não passava nada.
Jogo aéreo não é só altura, é também essa capacidade de se impor e ganhar duelos. Em jogo jogado não temos tido problemas, nas bolas pardas sim e por várias razões.
Se o Gianetti se sabe impor e não tem medo de usar o corpo para condicionar os adversários já tem algo que a maioria actual não tem. Ou não lhes explicam.
O central “protótipo” dos dias de hoje é entroncado, alto, tem boa leitura de jogo, sabe sair a jogar e é eficiente em toda a linha no processo defensivo, mas isso não quer dizer que os demais que não tenham estes requisitos sejam maus. É tudo uma questão de perspectiva e do que pode encaixar melhor em determinado sistema de jogo. É completamente ridículo questionar a qualidade de um jogador por este apenas ter 1.84 de altura. O nosso Liedson nem 1.80 tinha e ganhava imensas bolas de cabeça ao Luisão que devia ter mais 20 cms que ele. Mais importante que ter altura é saber saltar no timing certo neste caso e saber como ganhar um duelo, coisa que o levezinho era exímio. Quanto à altura do Giannetti termino apenas a dizer que o Cannavaro se está a rir desta discussão. (Tem apenas 1.75 e ganhou a bola de ouro. Ps: Jogava a central também.)
Vi penso que uns 2 jogos dele. É um jogador bastante razoável e que se enquadra a jogar sobre a esquerda. Não para titular, mas para suplente capaz de jogar se o titular se lesiona, capaz de jogar a meio da semana ou ao fim-de-semana quando o treinador roda…
Vou traçar um paralelismo, é um bocado como o Nuno Santos. Não é que não ache que neste plantel ele não entre a titular, embora até a missão seja mais complicada que no extremo.
Neste plantel… mas não é desejável. A diferença para o campeonato argentino ainda se faz sentir. E nós não somos propriamente resguardados de cartões.
Fora do tópico do campeonato Argentino e falando de 2 defesas centrais que podiam ser interessantes para o Sporting em termos de preço/potencial, que jogam na Suécia é um dinamarquês Lauritsen do Norkopping, e outro do Malmo que ainda tem mais potencial e já deve ter muitos clubes interessados é um Sueco de origem Bósnia Anel Ahmedhodzic.
A minha dúvida ali é a que preço esses jogadores saem ali da Suécia, no transfermarkt o valor de mercado não é muito alto, mas ali naquela liga os clubes alemães/holandeses/britânicos devem ter estes gajos todos observados, fala-se que o Celtic está interessado nele.
Digo isto muito baseado num gajo que é o João Pedro Cordeiro que sabe tudo sobre Championship/México e futebol escandinavo e diz que este é mesmo bom, eu sei que não é hábito os clubes portugueses hoje em dia irem para aqueles lados contratar, mas na relação preço/qualidade e dado o nosso momento atual até deve ser uma liga com alguns jogadores interessantes. Na Argentina tenho sempre a ideia que os muito bons não são para nós e o resto é sempre uma incógnita.
Por cada Acuna ou Teo podes levar com um Alan Ruiz. Mas isto sou eu a perder tempo a pensar em coisas que fazem sentido mas que os profissionais pagos para melhorar o nosso plantel parece que nem sequer se dão ao trabalho de investigar esses mercados.
Tenho dúvidas que haja alguma veracidade nesta história, do que conheço do jogador não me parece encaixar nas ideias de Amorim.
Uma coisa já entendi, Amorim parece que não tem grande confiança em Quaresma.
Mas se a opção for realmente Giannetti e houver algum fundo de verdade nisto…mais vale apostar no Quaresma. Sem pensar muito sequer, mesmo com os erros e trapalhadas que foram o seu registo nas últimas partidas que efectuou.
Acho que é mais falta de confiança no Ilori e no Neto. O Eduardo Quaresma tem imensa qualidade, mas atacar a época sem nenhum central minimamente razoável que possa entrar no seu lugar (por lesões, castigos ou opção técnica) seria muitíssimo arriscado.
Percebo a ideia de contratar o Gianetti/Lyanco e acho que faz todo o sentido. O Gianetti parece ter alguma qualidade, mas duvido que seja um jogador que chegue e consiga atirar o Edu para o banco de imediato.
Espero que o miúdo continue a ser aposta, como é óbvio, mas temos de ter segundas linhas capazes de entrar e cumprir.
A mim parece me demasiado óbvio que com tantos centrais a serem reverenciados para o lado direito da defesa os mesmos não são certamente a pensar em suplentes.
Para o banco e fazer figura de corpo presente(ou pino no caso de alguns) já existem muitos.
É uma suposição muito fácil de chegar a ela, desde o elevado número de jogadores a serem nos ligados (já vão em três ou quatro) passando pelas exibições de Quaresma que em rigor não deslumbraram propriamente ( existe um tremendo potencial ali, mas também muitos erros e trapalhadas à mistura naturais de um miúdo de 18 anos).
Colocando me no lugar de Amorim possivelmente também teria a mesma opinião (alias, poucos aproveitaria deste plantel), mas como já disse se a opção recair neste Argentino…epá, sem medos apostava no Quaresma.
Certezas absolutas não posso ter obviamente, mas acho que este jogador será uma possível dor de cabeça em campo bem maior que o nosso miúdo. Não só não me parece ter perfil para as ideias de Amorim (e nesse aspecto Quaresma encaixa muito melhor, sobretudo em questões de saída com bola), como acho muito duvidoso que tenha nível sequer para um projecto da ambição do Sporting (mas também hoje em dia isso é discutível…).
Eu não recomendaria de todo este jogador, é um jogador muito duro e pouco inteligente.
O pessoal aqui no forum detesta o Feddal (embora muitos nem o conhecessem antes de começar a ser falado para o Sporting…), mas nesse ai consigo ver alguma lógica por de trás da contratação (ao menos o perfil encaixa naquilo que Amorim pretende para a equipa).
Mas como disse por todas estas razões acho duvidoso que o Sporting esteja interessado realmente nele. No limite talvez seja uma opção num fundo de uma lista, mas se for verdade e for uma prioridade…é uma opção muito arriscada e que não consigo vislumbrar grande lógica na mesma.
Se contratares um Lyanco, por exemplo, percebo que se adivinhe que o Quaresma não vai ter passadeira para a titularidade. Ainda assim, são 3 jogadores para 2 posições, com 4 competições e mais de (espera-se) 50 jogos.
Se for um Gianetti, então os dois actuais estarão mais seguros na titularidade.
O que eu acho estranho é o Rúben Amorim só pedir dois centrais, um de pé direito e um de pé esquerdo. Que me lembre, nunca (me Braga ou no Sporting) o Rúben Amorim usou um jogador de pé direito no lado esquerdo. Se usou, não me lembro. O que significa que não percebo ir buscar dois assim e ficar com o Quaresma, o Coates e um entre Neto e Ilori, ficando depois apenas com um central de pé esquerdo.