Lampionices - Parte II

Quem diz a verdade não merece castigo

Entao 6 milhoes e nao conseguem encher o galinheiro. :lol:

A nova do Mozer é de partir o caco…

Eusébio foi e será um símbolo de Portugal e dos portugueses, benfiquistas ou não. Não é uma questão de gostar ou não dele, é uma questão de saber reconhecer que ele foi dos maiores símbolos nacionais no seculo passado.

Não obstante, Eusébio manchou parte do seu elgado nos anos finais da sua vida, com declarações nada abonatórias do próprio, onde disse o que não devia e partilhou histórias que não devia ter partilhado. Mas isso é algo que guardaremos para falar mais adiante, quando discutirmos os méritos desse legado e a valia desse símbolo. Nestes dias, parece-me do mais elementar respeito guardar algum silêncio em homenagem a um grande desportista e deixar fazer o luto numa altura de sofrimento.

Aquilo que Eusébio foi, os seus defeitos enquanto homem e pessoa, serão coisas que facilmente podem ser discutidas em qualquer outra altura, não há qualquer necessidade de estar a trazer a luma elementos menos abonatórios, como fez Mário Soares, independentemente de serem mais ou menos verdade, que isso interessa para nada nesta altura.

Seria preferível, a todos os níveis, que a clubite aguda de uns e de outros (ex: Mozer) não manchassem um momento como este, que devia ser de pesar e não de conflito.

Eusébio morreu, paz à sua alma. :arrow:

Bem tudo isto foi um excesso, quer da parte de quem faz a homenagem quer de quem aqui critica. Não aprecio a pessoa, mas devemos respeito a um símbolo nacional na hora da morte é uma questão de civismo. Somos um clube com classe, de matriz popular, mas sempre tivemos uma matriz elitista. E o elitismo não vem do dinheiro, mas da postura honrada e digna com que pautamos a nossa actuação. Não espero menos que o mais digno dos comportamentos dos adeptos do meu clube. Espero que não fiquemos na história pelos maus motivos, quero que o Sporting fique sim pelos bons.

SL

Sent from my iPad using Tapatalk

Patrão!

Não pondo em causa que me parece um claro exagero todo o destaque que o assunto tem merecido, viro agulhas para outro lado:

Não conheço, nem me interessa conhecer o estádio das galinhas, mas no jogo com o Gil vejo o anel de baixo praticamente às moscas e li a indicação de 15.000 adeptos. Hoje vejo aquela porcaria quase cheia e dizem na RTP que estarão à volta de 10.000 pessoas na homenagem…

Depois o Eusébio é que bebia… ::slight_smile:

:arrow: :arrow: :arrow:

não sou muito de setinhas mas aqui está tudo dito.

Espero é que seja enterrado duma vez para que o país volte à normalidade o mais rápido possivel.
Já nem consigo ligar a tv. Há mais na vida do que o futebol.
Pelo lado positivo, não se fala na crise!

Juziel:

Já disse o que tinha a dizer quanto alguma falta de sensibilidade e respeito pela figura ( em tópico já apagado ), mas em momentos de glorificação do homem que entendo hipocritas, não posso deixar de sublinhar aquilo que não mudou com o seu desaparecimento. Foi Eusébio que escolheu não ser o símbolo nacional que poderia ter sido. Tão grande e consensual como o seu valor de futebolista o indicaria. Exactamente pelos defeitos que lhe apontei. Não vou dizer o contrário agora que não está entre nós.

A verdade vai causar muita azia…

Como seria de esperar, o circo é completo. Um país destes, de facto, não há palavras… por alguma razão somos um país de ignorantes. E de pobres de espírito.

Vamos lá ver: era uma figura do desporto português - indiscutível. Era uma figura da história recente de Portugal ligado ao desporto que mais popular é no país - indiscutível. Agora, este festival de anormalidade e de estupidez humana… Por Amor de Deus!! País ridículo este!!

Comparações com Mandela? :rotfl: Nunca me ri tanto na vida, talvez mesmo quando alguém fez a mesma comparação com o Obama… absolutamente patético.

Panteão Nacional? Por favor. :arrow:

No Panteão : nunca!

O Panteão é para figuras de consenso nacional e nunca conotadas com fações fracturantes, se o queriam no Panteão
que fizessem a homenagem no Jamor e não no galinheiro.

:arrow:

É exactamente isto que eu penso. Eusébio não é um símbolo nacional, é o símbolo de um clube. Foi, de facto, o melhor jogador de sempre do Benfica e um dos melhores do mundo, mas para estar na categoria de símbolo ou ídolo nacional teria que se ter escudado mais e ter evitado certas declarações.

Não vivemos numa pátria de benfiquistas. A partir do momento em que um símbolo de um país falta ao respeito a um terço dos habitantes do mesmo, nunca poderá continuar a ter o mesmo estatuto.

De resto, paz à sua alma e condolências à família. Que o Peyroteo, lá em cima, lhe dê na cabeça pelas declarações dos últimos tempos.

Desculpa me mas isso é masé um grande porco suíno em estado senil.

Sou dos que acha que Eusébio deu mais a este pais do que Soares.

E não é por achar que Eusébio tenha dado muito.

Realmente, o Estado Novo alienava muito o povo com o «ópio» do futebol…

…Felizmente, hoje em dia, os portugueses são esclarecidos, informados e livres o suficiente para conceder foros de questão nacional à morte de um cafre. E, como não poderia deixar de ser, até já há quem lhe queira reservar um “quartinho” em Santa Engrácia - pobre Sidónio, não te gabo a sorte…

Parece que libertou o país, que raio de endeusamento, já não posso ouvir falar do tremoços.

Tive mais pena da lontra do Oceanário.

Isso é porque desconheces a história de Portugal. Soares teve um papel importante e fulcral, para que hoje tenhamos um país democrático. Agora que ultimamente o senhor tenha perdido algum discernimento, também é verdade. Abusa do estatuto que lhe foi conferido, tal como do poder da palavra, para proliferar baboseiras, populismos, demagogia pura e oportunismo. São duas figuras nacionais, importantes para a história de Portugal do século XX, em campos completamente distintos. Do meu ponto de vista, Mário Soares foi mais importante para o país, que foi o Eusébio. Estou longe de nutrir qualquer simpatia para com ele, mas o seu a seu dono.

Eu acho que Eusébio foi e será um símbolo de Portugal, ainda que muito do legado que nos deixa tenha ficado manchado e possa ser bastante debatido com base nalgumas declarações que fez - tudo isto eu percebo.
O que eu não acho (e isto não era directamente para ti, mas sim no seguimento do teu post :great:) é que este seja o momento para estar a ressuscitar essas polémicas ou fazer declarações como Soares fez.

O momento deve ser de paz e de luto, temos toda uma eternidade para discutir o que Eusébio foi e o que ele significa e os defeitos da sua personalidade.

Do mesmo modo que me causa perplexidade algumas manifestações de benfiquistas (coreanos?) face à memória de Eusébio, também me causa alguma surpresa algumas reacções tão tempestivas de sportinguistas face à morte de Eusébio.

Compreendo que não tenham gostado das declarações dele, compreendo que não gostassem dele, mas há necessidade de estar a reviver tudo isso neste momento? A meu ver, não. Não é uma questão de impedir a troca de ideias, é uma questão de timing: ninguém vai para um velório dizer que o defunto era assado e cozido, que tinha feito isto e aquilo enquanto era vivo. Acho que é apenas uma questão de respeitar o falecido, por um curto período de tempo, findo o qual podemos voltar às nossas discussões de quem foi o maior, se o Eusébio se o CR7, com total à vontade, sem que tenhamos de desonrar este momento.

Sobre se Eusébio deve ou não ir para o Panteão, não tenho nem quero ter opinião sobre isso. No entanto, até Amália foi conotada com a ditadura salazarista e arrisco dizer que não haverá pessoa (salvo algum ser humano excepcional como Mandela ou Ghandi) que passe neste mundo e consiga tter uma posição de destaque e morrer em paz sem ter afrontado ninguém.

PS: acordei e vi a notícia no sábado de manhã. Percebi logo que o fim-de-semana ia ser inundado com esta notícia e não havia como evitar excepto desligando de canais nacionais. Também eu acho que os benfiquistas são meio tolinhos na questão da proporção que está a ser dado a este facto, mas isso é lá com eles. Se também acho que estão a exagerar na dose, só por ingenuidade é que este alarido é surpreendente para alguns.

O que deu Eusébio a Portugal? Ele deu foi troféus aos lampiões.
Portugal na era de Eusébio numca foi campeao Mundial ou Europeu só se qualificou para um Mundial, se um 3° lugar num campeonato mundial dá para ser heroi nacional algo vai mal em Portugal.
Ele é simblo dos lampiões por isso ele tem de ir para o cimitério dos lampiões.

RIP Eusébio.