Eu acho que na generalidade em Portugal nao se tem visto grandes avancados nos ultimos anos. Parece-me que o futebol portugues tem, de facto, sido mais fertil na “producao” de medios nos ultimos 10 - 15 anos. Se virmos bem as coisas a maior parte dos mais famosos portugueses da actualidade sao medios (Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, etc.). Avancados de maior nomeada so me lembro agora do meu conterraneo Pauleta.
Quando o Nuno Gomes e chamado a selecao esta tudo dito.
Devo acrescentar que alguns bons defesas tem despontado no nosso pais, casos de Jorge Andrade e Fernando Couto.
Quanto a guarda-redes, o Baia foi o melhor que Portugal teve nos ultimos tempos. Quem me dera saisse um bom guarda-redes da nossa Academia. E que estamos mesmo a precisar.
Se calhar e uma questao de cultura…
Porque que da formação do sporting só saiem grandes jogadores para quase sempre as mesmas posições? ou seja extremos com tecnica ou meio campistas?
Porque é de jogadores para essas posições que o Man Utd, o Porto, o beifica ou o Roosendaal precisam.
Portanto, podemos dizer que é … orientação ao mercado
Mais a sério, acho que não é uma lacuna do Sporting, é de todo o futebol português. Não há, por exemplo uma verdadeira escola de avançados ou defesas laterais em Portugal, sendo que a morfologia do jogador português tb não ajuda.
Aliás, já houve um tópico sobre este assunto há um ou dois anos e ainda me lembro de ter havido umas intervenções de fundo bastante razoáveis sobre este assunto.
Penso, ainda, que a nossa formação não trabalha posições específicas, o que a juntar a uma baixíssima cultura táctica, coisa em que os miúdos italianos e espanhóis são submetidos intensivamente, redunda numa “verdura” competitiva que se vem a manifestar quando colocados perante exigências maiores havidas no futebol senior.
Para já nao falarmos do facto de os treinadores dos miúdos serem sempre desenrascanços temporários, muitos deles sem formação de base tudo sujeito à regra da carolice e da boa vontade e disponibilidade temporária…
Defesas esquerdos têm saído às carradas, o problema está no aproveitamento na equipa principal, centrais também saem com qualidade, Beto está na equipa principal há muitos anos e é produto da formação! :arrow:
Em relação ao avançados acho ser um problema mais do país e do futebol luso do que do Sporting, ou seja, ninguém “faz” avançados com qualidade, o porco é o que mais se aproxima e mesmo assim Postiga e o o outro caramelo que por lá anda não são nada do outro mundo, não me parece que seja um problema da Academia! :roll:
rui, mas para isso também te falava no patacas (def direito)… o que queria dizer era jogadores bons, que tivessem lugar no sporting “garantido” ou tivessem valor para chegar a equipas europeias de topo.
Defesas esquerdos têm saído às carradas, o problema está no aproveitamento na equipa principal, centrais também saem com qualidade, Beto está na equipa principal há muitos anos e é produto da formação! :arrow:
Em relação ao avançados acho ser um problema mais do país e do futebol luso do que do Sporting, ou seja, ninguém “faz” avançados com qualidade, o porco é o que mais se aproxima e mesmo assim Postiga e o o outro caramelo que por lá anda não são nada do outro mundo, não me parece que seja um problema da Academia! :roll:
Eu como ñ sou de perto de Lisboa ñ acompanho mto as camadas jovens do clube, mas por aquilo que conheço concordo com o Rui Sampaio, falta o aproveitamento dos jogadores pq eles ate estão lá, e podiamos tb aplicar aos avançados esta teoria do aproveitamento, mas por acaso ñ conheci nenhum que tivesse assim um faro para o golo nestes ultimos tempos.
rui, mas para isso também te falava no patacas (def direito).. o que queria dizer era jogadores bons, que tivessem lugar no sporting "garantido" ou tivessem valor para chegar a equipas europeias de topo.
Mas o Patacas alguma vez foi alguma coisa de jeito???
Falo de jogadores como o Paíto, Valdir, etc, até agora não aproveitados!
...
Essa do Paíto… deve ser para largar uma gargalhada como o Leão na tua assinatura, não?
Quanto ao resto penso que o Juba acertou na marca, quando refere que existe muita verdura táctica ao nível da formação em Portugal, e isso faz com que os miúdos dificilmente possam transitar de um escalão de formação para uma equipa de sénior, sem o necessário e longo periodo de adaptação… excepção talvez apenas o Moutinho - um femono que confirma a regra!
Mas penso que este ano mais do que uma vez referido no defeso, inclusivamente em entrevista do DC, todos os escalões do Sporting tem de jogar no mesmo esquema táctico e os jogadores têem de beber os ensinamentos tácticos em todas as idades. Parece-me que estamos a lançar boas bases… no entanto demorará tempo.
rui, mas para isso também te falava no patacas (def direito).. o que queria dizer era jogadores bons, que tivessem lugar no sporting "garantido" ou tivessem valor para chegar a equipas europeias de topo.
Mas o Patacas alguma vez foi alguma coisa de jeito???
E o paito é alguma coisa de jeito? não é um jogador acima da média … o valdir tenho as minhas dúvidas
...
Essa do Paíto… deve ser para largar uma gargalhada como o Leão na tua assinatura, não?
Quanto ao resto penso que o Juba acertou na marca, quando refere que existe muita verdura táctica ao nível da formação em Portugal, e isso faz com que os miúdos dificilmente possam transitar de um escalão de formação para uma equipa de sénior, sem o necessário e longo periodo de adaptação… excepção talvez apenas o Moutinho - um femono que confirma a regra!
Mas penso que este ano mais do que uma vez referido no defeso, inclusivamente em entrevista do DC, todos os escalões do Sporting tem de jogar no mesmo esquema táctico e os jogadores têem de beber os ensinamentos tácticos em todas as idades. Parece-me que estamos a lançar boas bases… no entanto demorará tempo.
O Paíto é claramente um jogador mal aproveitado, é a minha opinião! :arrow:
O Paíto é claramente um jogador mal aproveitado, é a minha opinião! :arrow:
EU concordo com esta opiniao do rui, alias isso é uma "outra" cultura do sporting, o eterno desaproveitamento. Vao ver os miudos a jogar e vao ver o que é entrega ( muitos seniores precisavam dessa entrega). Depois é ve_los a serem ultimas escolhas por " pessoas" pesitas e esta tudo dito.
Em primeiro lugar, as estrelas estão no meio campo. Todos querem imitar os Figos e Rui Costas.
Concordo com o Juba quando diz que não há escola, sobretudo de laterais. O ano passado perguntei a um responsável da formação do SCP por laterais de futuro, e a resposta foi: não aparecem nem por nada.
Quanto aos avançados, é para mim a situação mais estranha. Avançados bons que apareçam são logo desviados para as laterais ou para a posição 10. Não sei se é pela responsabilidade do lugar, mas a verdade é que são os próprios treinadores os responsáveis pelo desvio.