Isto é um quadro de surrealismo… Um gajo mija na bancada e faz um espetáculo de exibicionismo e as consequências recaem sobre o clube? Estamos num quadro de infantilização e de desresponsabilização individual bizarro. Parece que o clube promove ou de algo forma pode ter algum controlo sobre isto.
Honestamente, é muito fácil apanhar as pessoas que mandam tochas pela roupa. Lembro-me num jogo de um gajo ter lançado tochas ao pé de mim e passado 5 minutos aparecer ao pé de mim sem máscara no rosto. Eu percebi que tinha sido ele a abrir as tochas pela roupa. Se eu consigo perceber isso e sem ajuda de câmaras de certeza que não é muito difícil para a polícia ou o clube perceberem utilizando câmaras.
Basta ler as noticias nos jornais desportivos.
Secções do Sporting e do Porto sempre um alarido enorme sobre multas, penas preventivas, suspeições, etc, secção do Benfica um quadradinho minúsculo só a indicar o valor das multas. Basta ver o caso de Benfica, depois do que eles fizeram em Milão e San Sebastian mas nunca leio na parte deles nos jornais desportivos que a UEFA está em cima do clube se volta a repetir.
Basicamente o Sporting e o Porto pelas suas razões estão a usar esta situação para ir contra certos adeptos ou grupo de adeptos, claramente é uma estratégia.
E nem vou entrar pela obsessão que foi há uns anos que as claques tinham atirado pirotecnia de propósito contra um guarda-redes, quando poderia fazer o mesmo paralelismo agora e acusar a direcção do mesmo. Sei lá eu quem mandou aquele artefacto pirotécnico e com que intenções.
Não houve um comunicado, uma declaração, até hoje, de recriminação dos órgãos sociais rabolhos para com esses atos. Zero.
Só houve por arremesso de objetos ao Schmidt, e foi só uma vez, quando sabemos que ele foi alvo de objetos e até de tochas, umas 3 / 4 vezes.
Caro Miguel,
Embora eu até concorde com o que dizes, o clube tem de se responsabilizar de alguma maneira e passo a explicar.
O gajo que urinou nas bancadas no jogo em Brugges, provavelmente faz parte de alguma claque (não sei se já se sabe se realmente faz parte, e se sim qual é). Ora, as claques têm um vínculo direto com o clube, e este vínculo implica não só apoio logístico e organizacional mas também uma relação de corresponsabilidade. Não é só uma questão de “desresponsabilização individual”, mas sim de proteger a imagem e os interesses do clube.
Quando alguém, identificado como adepto ou membro de uma claque oficial, protagoniza atos vergonhosos como este, a associação pública é imediata. Podes achar que isso é injusto, mas é inevitável, especialmente no futebol. É aqui que entra a responsabilidade do clube: monitorizar e disciplinar as claques com quem tem relação oficial. Se não houver um controlo mínimo, quem perde é o clube – financeiramente, institucionalmente e, claro, em termos de reputação.
E há mais: as próprias competições e federações desportivas têm regras que impõem sanções aos clubes por comportamento dos adeptos, quer seja dentro ou fora do estádio. Pode parecer absurdo, mas não é apenas uma questão moral; é uma questão prática e regulamentar.
Portanto, não se trata de dizer que o clube é culpado por cada ação de um indivíduo, mas sim de aceitar que, no contexto desportivo, existe uma responsabilidade partilhada que vai além do campo de jogo. Ignorar isso é ignorar a realidade do futebol moderno.
Saudações Leoninas
Futebol moderno mas com adeptos com atitudes mediavais.
O adepto, que praticou o ato, por pouco que não tinha responsabilidade nenhuma… mas vá lá…tem alguma, mas partilhada com o Clube
Ontem os nenucos apresentaram um pano roubado da JL. Parecia um bocado fake.
Porque é que a JL boicotou o jogo de ontem?
É um boicote à TdL.
Menos umas multas
Quem beneficia disto é o Benfica.
Hoje ainda estiveram éramos uns 50 na bancada superior com um apoio notório e o Sporting teve um apoio bastante superior ao Porto.
Se a final tivermos o Benfica como adversário vai parecer um funeral do nosso lado ou um jogo no Estádio da Luz sem adeptos visitantes.
Percebo a ideia mas sou contra isto. Só o Sporting e as vitórias do Sporting interessam na minha cabeça.
Boicotes são muitos bonitos mas se é para dar títulos não contem comigo e do outro lado da 2ª Circular estão-se a cagar para os boicotes porque querem é o título de Campeão de Inverno.
Tenho sérias dúvidas que não apareçam na final… ainda para mais se for com os rabolhos.
Vão aparecer na rua.
No estádio e a apoiar não vão quebrar o boicote e, sinceramente, depois de começarem com isto era só estúpido e incoerente.
Agora que vão estar os grupos do Sporting em Leiria é certo…
Não vai haver esse problema. Por um lado, o panelas nem sequer tem claques. Em segundo lugar, eles fodem-se com o panelinhas…
Aquilo já está mais que feito para correrem com o Uage…
Os acéfalos atacaram outra vez no jogo de ontem. Sei que é impossível dar cérebro a quem não o tem, mas não é impossível identificar estes acéfalos e bani-los um a um. O Vanalgas está estranhamente complacente com estes matraquilhos vivos.
Sim, é impossível. Não vale a pena tentar
Enfim, muita sorte tivemos nós em ser só um sector da bancada.