Juvenis: Belenenses 0 - Sporting 3 (Crónica)

Os juvenis do Sporting deslocaram-se até ao terreno do Belenenses e venceram, de forma categórica, por 3-0. Os golos foram apontados por Januário Jesus, André Gonçalo e Diogo Viana.

Destaque para a presença de José Manuel Torcato, do ex-administrador da SAD leonina Paulo Andrade, do seleccionador nacional de sub-17 Carlos Dinis bem como do já nosso conhecido observador do Chelsea.

O Sporting alinhou em 4-4-2 (desdobrável em 4-1-3-2) com Pedro Miranda na baliza, Vasco Oliveira a defesa direito, Pedro Mendes e Bruno Simões como dupla de centrais e Michael Santos a defesa esquerdo. Diogo Amado (capitão da equipa) jogou a trinco com três unidades à sua frente: Diogo Rosado na direita, Januário Jesus na esquerda e André Sousa no meio. A frente de ataque ficou a cargo de André Gonçalo (mais sobre o meio) e Wilson Eduardo que descaía sobre as alas. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Nuno Silva, o defesa Luís Resende, os médios Luís Carlos e André Martins e os avançados Hugo Fernandes, Diogo Viana e Luís Andrade. O trio de arbitragem veio de Portalegre.

Da esquerda para a direita: Diogo Rosado, Wilson Eduardo, André Gonçalo, Januário Jesus, Bruno Simões, Vasco Oliveira, Michael Santos, André Sousa, Pedro Mendes, Pedro Miranda e Diogo Amado.

Diogo Amado no exercício das suas funções.

Resumo da 1ª parte:

Os primeiros minutos mostraram um Belenenses com maior posse de bola, tentando controlar o jogo e impedir a saída do Sporting para o ataque. A equipa leonina demorou um pouco a entrar no ritmo certo da partida. Só à passagem dos dez minutos o Sporting conseguiu equilibrar as operações, fruto de uma boa circulação de bola, enquanto que o Belenenses se mostrava muito precipitado a sair para o ataque. Não surpreendeu, por conseguinte, o golo inaugural aos 18 minutos. André Sousa lançou Januário Jesus no flanco esquerdo e este, completamente isolado, rematou à entrada da área fazendo o 1-0 com um remate forte e colocado. O Belenenses tentou reagir de pronto e um canto marcado do lado esquerdo, aos 20 minutos, quase que entrava directo na baliza mas Pedro Miranda, muito atento, defendeu. O Sporting continuou a pressionar e André Gonçalo dispôs de uma ocasião mas rematou por cima. Pouco depois foi Diogo Amado que cabeceou ao poste esquerdo da baliza azul. Aos 25 minutos, o autor do golo inaugural, Januário Jesus, lesionou-se num choque com um adversário e teve que ser substituído de pronto. Entrou para o seu lugar Luís Andrade, que foi jogar na ala direita do meio campo, tendo Diogo Rosado passado a ocupar o lugar na ala esquerda. Até ao intervalo, o Sporting continuou a controlar a partida.

Resumo da 2ª parte:

O SCP continuou a mandar na partida e logo no segundo minuto, André Gonçalo isolou-se mas falhou na concretização. Aos 48 minutos, Diogo Rosado arrancou uma magnífica jogada, em velocidade, pelo flanco direito, levando adversários atrás de si. Dentro da área rematou mas não obteve mais do que um canto. Do mesmo, resultou um mau alívio da defesa belenense, com a bola a sobrar para a zona da meia lua. Aí, André Gonçalo não perdoou e rematou forte para o 2-0.

André Gonçalo, abraçado pelos seus companheiros.

O domínio do Sporting era, por esta altura, incontestável. Aos 57 minutos, André Gonçalo saiu para dar o seu lugar a Diogo Viana. Mal este jogador entrou em campo, o SCP desenvolveu um rápido contra-ataque com Wilson Eduardo a conduzir a bola pelo lado esquerdo e a isolar o avançado recém-entrado no lado direito e este, na 1ª vez que tocou na bola, rematou para o fundo das redes fazendo o 3-0. Em seguida, correu para o banco de suplentes, tendo festejado com toda a equipa. De acordo com a informação que consta no site do SCP, foi o seu regresso aos relvados, após cinco meses de ausência por lesão. Assim se compreende a alegria que contagiou toda a equipa. Com a vitória assegurada, bastou gerir o resultado. Aos 62 minutos, Diogo Amado deu o seu lugar a André Martins, que ocupou a mesma posição. A braçadeira de capitão passou para o central Bruno Simões. Até ao final do jogo, destaque apenas para um remate de Wilson Eduardo ao lado da baliza do Belenenses.

Os nossos jogadores, agradecendo o apoio.

Vitória justa do Sporting por 3-0.

Trio de Arbitragem – Fez um bom trabalho do ponto de vista técnico. Do ponto de vista disciplinar, optou por não mostrar cartões embora, num ou noutro lance, se justificasse a sua amostragem.

Belenenses – Trata-se de uma equipa de valor, combativa e colectivamente boa. Contudo, a sua defesa revelou alguma intranquilidade. Os avançados Freddy e Pipas foram as unidades que mais se destacaram.

Sporting – Realizou uma boa exibição, tendo efectuado uma circulação de bola muito eficaz o que lhe permitiu controlar e vencer o jogo com relativa tranquilidade. :wink: O espírito de grupo pareceu-nos muito bom. :smiley:

Pedro Miranda – Teve pouco trabalho mas sempre que foi chamado a intervir esteve atento e cumpridor. De destacar duas defesas de elevado grau de dificuldade. Mostrou-se muito interventivo preocupando-se em comandar, incentivar e chamar a atenção dos colegas quando necessário. :slight_smile:

Vasco Oliveira – Fez uma exibição certinha e regular, não subindo muito pelo seu flanco, preocupando-se sobretudo com as acções defensivas.

Pedro Mendes – Exibição positiva do central mas com algumas falhas em cortes e intercepções.

Bruno Simões – Uns furos acima do seu colega de sector, tendo-se cotado como o melhor elemento do quarteto defensivo. Sempre seguro e eficaz na marcação e no desarme.

Michael Santos – O lateral esquerdo fez um bom jogo, praticamente irrepreensível do ponto de vista defensivo. Pena que não tenha subido muito pelo seu flanco para as acções ofensivas.

Diogo Amado – O MVP!! =D> =D> Continua a revelar-se como um trinco todo-o-terreno. Destrói o jogo adversário de forma limpa e é o primeiro a levar a equipa para a frente. A sua disponibilidade física e entrega ao jogo são notáveis. Excelente atitude!

André Sousa – Embora sem deslumbrar, fez uma boa exibição. Fez a assistência para o 1º golo e subiu de produção no 2º tempo, controlando as operações a meio campo.

Diogo Rosado – Foi dos melhores em campo. Tem uma técnica individual acima da média. Se a isso aliarmos a sua velocidade, compreende-se o porquê de ser dos mais desequilibradores. :smiley:

Januário Jesus – Um jogo com altos e baixos. Marcou o golo inaugural mas teve que sair por lesão. Embora nalguns lances nos tenha parecido trapalhão e precipitado, percebe-se que tem potencial, pois é rápido e combativo, nunca desistindo dos lances.

Wilson Eduardo – Esteve pouco em jogo, talvez devido ao facto de ter jogado nas alas e não tanto pelo meio. Mais rematador na 2ª parte, fez a assistência para o 3º golo.

André Gonçalo – Foi o autor do 2º golo leonino. Teve mais algumas oportunidades mas mostrou-se algo perdulário.

Luís Andrade – Entrou bem no jogo e acabou por ser dos melhores em campo. Quer à direita, quer à esquerda do ataque, revelou-se muito interventivo e com bom controle de bola. Impressionou pela sua constante movimentação em campo. :smiley:

Diogo Viana – Entrou e marcou. Esteve sempre muito interventivo na manobra atacante da equipa.

André Martins – Foi o que jogou menos tempo. Exibição regular numa altura em que o jogo já estava decidido.

Mais 1 vez obrigado pelas tuas cronicas das camadas jovens do Sporting.

1 pergunta…que tal o andré gonçalo? O miudo tem qualidade ou nem por isso?

Tanto esse miudo como o defesa central Bruno Simões(se não me engano), um central de cabelo comprido, loiro, no verão costumam jogar connosco. Costumam ir jogar lá no campo com equipamento do Sporting(ou calções ou camisola) e pelo que vejo deles, apesar de ser futebol de 5, o André Gonçalo tem 1 bom remate e é muito rapido, e o Bruno é um central que joga muito bem na antecipação e muito dificil de passar no 1x1 e tb tem bom toque de bola.

=D>

Mais 1 vez obrigado pelas tuas cronicas das camadas jovens do Sporting.

1 pergunta…que tal o andré gonçalo? O miudo tem qualidade ou nem por isso?

Tanto esse miudo como o defesa central Bruno Simões(se não me engano), um central de cabelo comprido, loiro, no verão costumam jogar connosco. Costumam ir jogar lá no campo com equipamento do Sporting(ou calções ou camisola) e pelo que vejo deles, apesar de ser futebol de 5, o André Gonçalo tem 1 bom remate e é muito rapido, e o Bruno é um central que joga muito bem na antecipação e muito dificil de passar no 1x1 e tb tem bom toque de bola.

Sim, concordo com a tua avaliação de ambos. A minha opinião é semelhante. O André Gonçalo já o tinha visto jogar antes, já o Bruno Simões foi a primeira vez e fiquei com muito boa impressão dele, como podes ver n apreciação que lhe fizemos. :slight_smile:

Nunca tinha visto esta equipa de Juvenis, fui ver pela primeira vez esta semana, só tenho uma coisa a dizer o Diogo Amado é um jogador fabuloso.
É certo que falamos de um jogo de míudos, mas tenha ele juízo e daqui a 3, 4 anos joga nos séniores.

.. mas tenha ele juízo e daqui a 3, 4 anos joga nos séniores.

Se há coisa que ele tenha, é juizo. Conta-me quem conviveu com ele e restante familia que o Diogo é um puto espectacular!

Nunca tinha visto esta equipa de Juvenis, fui ver pela primeira vez esta semana (...)

Então, vossemecê vai ao Restelo e não vem falar ao pessoal? :slight_smile: Ai, que 'tamos mal! :slight_smile:

Em relação ao Diogo Amado não temos que nos preocupar. O miúdo é responsável e atinado.

Só espero que a quase constante presença do tal observador do Chelsea não venha a produzir algum dissabor.

=D>
parabens pela excelente reportagem!
ja agora houvi falar bem do januario, gostava de perguntar qual a vossa opiniao sobre as suas qualidades

Fundamentalmente é o que está na crónica. Foi a primeira vez que o vimos jogar. Infelizmente, foram só 25 minutos, visto que saiu lesionado.

Parabéns mais uma vez 8)

Tens alguma fotografia desse olheiro do Chelsea, sabes quem ele é ?

Não, nunca fotografei o senhor. Ignoro o seu nome mas sei que é observador do Chelsea.

Epá, eu também já vi o homem, até porque ele não é muito discreto e anda sempre com alguma coisa alusiva ao Chelsea (um casaco, uma camisola, uns calções ou outra coisa qualquer com o símbolo do Chelsea). Ele é nórdico e penso que pelo imperfeito inglês dele, que ele é holandês ou dinamarquês. É bastante alto, e meio gordinho. Tem o cabelo já algo grisalho embora aparente ter apenas uns 30 e tal anos. Faz-se acompanhar por uma boazona portuguesa que faz de intérprete dele. Está sempre com um caderno a tirar notas e recebe chamadas com muita frequência. Pelo menos quando estive bem perto dele foi assim.

Obrigado por esta reprtagem mais uma e depois ainda pelos esclarecimentos.
Eu nao faco perguntas,porque nao conheco os miudos.
Mas gosto muito de saber estas noticias.

=D>  =D>  =D>
Nunca tinha visto esta equipa de Juvenis, fui ver pela primeira vez esta semana (...)

Então, vossemecê vai ao Restelo e não vem falar ao pessoal? :slight_smile: Ai, que 'tamos mal! :slight_smile:

Em relação ao Diogo Amado não temos que nos preocupar. O miúdo é responsável e atinado.

Foi uma falha minha que desde já lamento, de facto vi que vocês estavam na bancada e não vos fui cumprimentar.

Mas tenho uma desculpa, vocês estavam relativamente longe e eu só reparei já na 2ª parte e tive de me pirar assim que o jogo acabou. :oops:

Por esta vez passa mas da próxima… :wink:

Tb tive no restelo…gostei mt de ver o jogo…foi a 1º vez k fui ver os juvenis As essa epoca…gostei mt do diogo rosado tem um tecnica mt apurada…tb dos centrais sao os dois bons…o lateral eskerdo michael é mt bom msm nao é por nd k o melhor jogador do belenenses (freddy nº11) teve k passar para o outro lado para poder entrar no jogo…de resto o redes pedro miranda ja o conheci foi da msm escola do k eu continua a mostrar se seguro entre os postes faz bem a mancha…temos grandes estrelas poh futuro sem duvidas!!

O q vcs axam do Wilson Eduardo tera ele futuro dentro de alguns anos nos seniores do scp? e o Lateral eskerdo michael?