Ganhámos, mas foi tudo muito poucachinho.
Não jogamos nada!! A Equipa não faz 3 passes seguido!! Tudo individual, com pouca intensidade!!
Vitória com muita cabeça
Por Sporting CP
20 Set, 2026
Juvenis venceram o FC Alverca por 2-1
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o FC Alverca por 2-1, ao final da tarde deste domingo, em jogo da 7.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Um triunfo suado dos pupilos de Sérgio Saraiva num encontro equilibrado, onde o melhor estava guardado para os minutos finais.
À procura do regresso às vitórias, o técnico Leonino promoveu quatro alterações relativamente ao ‘onze’ apresentado na última partida, lançando de início Jacobo Aparício, Nicolas Aparício, Aladje Mussa e Rodrigo Ramos.
Pertenceu, porém, ao FC Alverca o primeiro sinal de perigo. Logo aos dois minutos, Diogo Djabi disparou do ‘meio da rua’ e obrigou Guilherme Pinto a uma boa defesa. Nos largos minutos que se seguiram, e sob o calor intenso que ainda se fazia sentir no Estádio Aurélio Pereira, as duas equipas revelaram dificuldades para voltar a aproximar-se das balizas.
Com um quarto de hora disputado, Guilherme Pinto voltou a resolver uma ameaça ribatejana, afastando com os punhos um cruzamento venenoso para o coração da área. Pouco depois, foi André Brito a intervir com um corte providencial para canto, evitando males maiores.
Com o jogo muito dividido e disputado sobretudo a meio-campo, os Leões sentiam algumas dificuldades na circulação de bola e na construção desde trás, mas chegariam mesmo ao golo à passagem da meia hora. E foi de bola parada que se desatou o nó: a partir da direita, Tiago Freitas bateu com conta, peso e medida e Rodrigo Ramos apareceu no sítio certo para, de cabeça, inaugurar o marcador aos 30 minutos.
Com o cair da noite, chegou também o intervalo e, no segundo tempo, a mesma toada de equilíbrio. As duas equipas continuaram muito encaixadas longe das balizas quando, à procura de dar novo fôlego ao conjunto verde e branco, Sérgio Saraiva lançou David Makinde e Martim Oliveira aos 66 minutos e, já aos 77’, promoveu as entradas de Luís Gonçalves e Yanick Filipe.
Pouco depois, porém, caiu um balde de água fria em Alcochete. Diogo Djabi, na sequência de uma grande penalidade, não desperdiçou a oportunidade e restabeleceu a igualdade aos 83’.
Com tudo novamente em aberto, os Leões lançaram-se de imediato à procura dos três pontos e estiveram muito perto de os recuperar pouco depois, mas Francisco Pereira apareceu com uma enorme mancha a impedir o 2-1.
A insistência Leonina acabaria, ainda assim, por ser premiada aos 90+2’. Na sequência de um pontapé de canto cobrado à direita, André Brito saltou mais alto do que tudo e todos e cabeceou para o segundo poste, onde Gonçalo Gaspar apareceu no lugar certo e desviou para o fundo das redes, fazendo explodir de alegria o Estádio Aurélio Pereira.
Até ao apito final, houve ainda tempo para a entrada de Martim Baptista, já aos 90+5’, com os jovens Leões a darem mostras de maturidade e a segurar, com muita cabeça, uma importante e festejada vitória.
Sporting CP: Guilherme Pinto [GR], Tiago Freitas, Gonçalo Gaspar, André Brito, Nicolas Aparício, António Dinis [C] (Luís Gonçalves, 77’), Leonardo Damião (Martim Baptista, 90+5’), Jacobo Aparício, Diego Moreira (Martim Oliveira, 66’), Aladje Mussa (David Makinde, 66’) e Rodrigo Ramos (Yanick Filipe, 77’). Treinador: Sérgio Saraiva. Disciplina: cartão amarelo para Aladje Mussa (21’) e Jacobo Aparício (60’).
Sérgio Saraiva: “Estão todos de parabéns”
Por Sporting CP
20 Set, 2026
Técnico muito satisfeito com a atitude competitiva da equipa
Após uma muito celebrada vitória ao cair do pano, Sérgio Saraiva valorizou a “raça”, a “persistência” e a “resiliência” demonstradas pelos jogadores neste regresso aos triunfos frente ao FC Alverca.
“Foi o terceiro jogo numa semana muito desgastante. A meio da semana, apanhámos um adversário muito difícil [SL Benfica], que nos obrigou a correr mais do que tem sido habitual. A frustração da derrota também pesa, com um treininho depois entre jogos. A verdade é que viemos aqui com muita dificuldade enfrentar uma equipa que foi um grande desafio”, começou por contextualizar Sérgio Saraiva, em declarações à Sporting TV.
O treinador reconheceu que, também por isso, o encontro teve poucas ocasiões junto das duas balizas, mas realçou a capacidade da equipa para encontrar soluções diferentes das habituais perante um adversário que se fechou muito bem.
“Para nós, treinadores, foi bom [o jogo]. Se calhar, para quem viu, não foi assim tão bom. Há poucos remates, há poucas chegadas às áreas. Mas a verdade é que o FC Alverca nos obrigou a fazer coisas que não fazemos normalmente, como ajustar a forma como pressionamos com o ala e puxamos o ponta mais para dentro, ou a forma como saímos depois para construir a três, com o lateral ou com o médio. São coisas que naturalmente não fazemos, principalmente em casa. Há que dar mérito à equipa do FC Alverca, que tem aqui uma ideia de jogo muito bem montada”, frisou.
Assim, o técnico realçou sobretudo a atitude dos seus pupilos, que permitiu à equipa resolver a partida nos instantes finais.
“No fim, acho que conta essa raça, essa vontade, essa persistência, a resiliência. Num dia em que não estamos, naturalmente, no nosso melhor, conseguir chegar ao fim e resolver o jogo assim traz-nos outra vez este ânimo de que já precisávamos”, assinalou, satisfeito com a reacção da equipa à adversidade.
“Nestes jogos - não queremos muitos destes jogos, mas quando eles aparecem - temos de ter essa capacidade para ir atrás do resultado, para não desistir, para juntos acreditar que qualquer bola pode dar. Acho que isso é de salutar e os rapazes estão de parabéns”, atirou.
Com a paragem para os compromissos das selecções à porta e vários jogadores chamados a representar os respectivos escalões, Sérgio Saraiva considerou ainda que o regresso às vitórias surge num momento importante.
“Para eles é bom, naturalmente, porque chegam lá de outra forma. E para os que ficam também. Continuamos o trabalho, há contexto para dar ainda mais atenção a quem não tem tido tanto tempo. Acho que o que é importante, acima de tudo, é isso. Obviamente, trabalhar sobre vitórias é sempre melhor e estão todos de parabéns”, finalizou.
Também Luís Gonçalves apontou a união do grupo como uma das principais razões para a equipa ter conseguido responder ao penálti sofrido e chegar ao golo decisivo já perto do final.
“Isso demonstra muito do que é a nossa equipa”, afirmou o jovem Leão, que, a jogar num escalão acima da sua idade, fez também um balanço positivo da adaptação, destacando o papel de todos na sua integração.
“Tem sido [uma época] muito boa. Os místeres e os colegas têm-me ajudado bastante. Integraram-me muito bem aqui e estou a gostar muito”, referiu o jogador, que também salientou a importância de a equipa voltar a vencer antes da paragem para as selecções.
“Era muito importante, porque o que nós queremos é ganhar todos os jogos”, concluiu.
Rodrigo Ramos é Leão
Por Sporting CP
07 Out, 2026
Jovem vai integrar a equipa de sub-17
Rodrigo Ramos é reforço para a formação do Sporting Clube de Portugal. O extremo, que começou por jogar futsal, trocou os pavilhões pelos relvados aos dez anos. Agora, aos 16, e depois de passagens por UD Ponte Frielas, Real SC e SCU Torreense, chega a Alcochete para representar os Leões.
No emblema de Torres Vedras, onde ainda iniciou a temporada 2026/2027, o jovem apontou dois golos em três partidas, números que lhe garantiram a curta, mas muito especial, viagem até à Academia Cristiano Ronaldo.
“Um sonho tornado realidade”, como, de resto, sublinhou Rodrigo Ramos nas suas primeiras declarações aos meios de comunicação verdes e brancos.
“É um orgulho para mim estar neste Clube, um dos maiores do mundo. Sinto-me orgulhoso. Espero ajudar a equipa e dar tudo por este símbolo”, começou por dizer, consciente da importância de continuar a evoluir dentro e fora das quatro linhas.
“[O meu objectivo] é melhorar como jogador e melhorar como pessoa também, porque acho que este clube fornece isso”, apontou, satisfeito também com as condições que encontrou e com todo o acompanhamento que recebeu da estrutura Leonina.
Com a ambição clara de chegar à equipa principal - “já me imagino a jogar aí, a marcar golos e a fazer assistências, aquilo de que mais gosto” -, Rodrigo Ramos inspira-se no exemplo de Geny Catamo para continuar a subir, degrau a degrau, na sua ainda curta carreira.
“O Geny é uma boa referência na equipa principal. Gosto da maneira como joga, vai para cima dos adversários sem medo. É isso que me faz olhar para ele também”, rematou o jovem, integrado, para já, na equipa sub-17 do Sporting CP.