Juvenis - 2025/2026

Não me interpretem mal, o que eu quero dizer, é que temos de atropelar, só podemos ter dificuldades com Benfica e Porto, nada mais. Isto tem de ser regra para chegar a alcochete e passar mal, muito mal.

Amigo, houve alguma rotação, o central direito (Guilherme) que jogou a titular é um pouco mais fraco ou pelo menos não revela confiança nesta fase como o Mário william, Henrique Tavares também tem perdido espaço tal como o Francisco Simões , gostei da aposta no farinha para mim dos mais diferenciados , junta a técnica com velocidade e parece que cresceu um pouco estou com grande ilusão.

Com isto quero dizer que é norma não entrarmos tão fortes e sem as mesmas rotinas .

1 Curtiu

Eu entendo isso, e claro que se nota. Mas c… é o rio ave. Tiveram despedimentos atras de despedimentos, clube ta nas lonas. O nosso pior jogador la, é uma estrela. Entendes? Temos de atropelar mesmo. Na minha opinião.

Juvenis vencem em casa

Por Sporting CP
11 Mar, 2026

Juvenis

Triunfo na recepção ao GD Estoril Praia

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, o GD Estoril Praia por 3-0 na oitava jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

Os Leões inauguraram o marcador aos 19’ e graças a uma excelente recuperação de bola de Francisco Simões no meio-campo ofensivo, servindo depois David Almeida, que, na cara do guarda-redes, não falhou e fez o 1-0.

Pouco depois da meia-hora de jogo, a vantagem duplicou: canto da esquerda e finalização de Manuel Costa para novo golo.

Ao intervalo, 2-0 para um Sporting CP mais rematador do que o GD Estoril Praia.

No segundo tempo, o marcador voltou a ser alterado aos 70’, quando, numa insistência, Victor Bastianele - que entrou ao intervalo - conseguiu enviar mais uma bola para o fundo das redes.

Até ao final, o 3-0 prevaleceu. Os Leões vão, agora, visitar o FC Famalicão.

Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna (Henrique Tavares, 65’), Mário Almeida [C], Alexandre Rosado (Guilherme Varela, 79’), Francisco Cabeçana, Rodrigo Nogueira (Victor Bastianele, 45’), David Almeida (José Garrafa, 65’), Francisco Simões (Guilherme Figueiredo, 79’), Manuel Costa, José Lino e Diego Farinha.

https://x.com/SportingCP/status/2031852648576499835?s=20

2 Curtiram

Nem me lembrava q jogavam. Jogo antecipado ou é jornada para todos?

Antecipado e não sei o motivo.

1 Curtiu

Pedro Pontes: “Criámos bastantes situações de golo”

Por Sporting CP
11 Mar, 2026

Juvenis

Reacções ao triunfo dos juvenis

No final da vitória da equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o GD Estoril Praia por 3-0, Pedro Pontes analisou o encontro.

“Foi um jogo em que trabalhámos bastante para conseguir ter controlo e conforto com bola, criando e acelerando pelos espaços prioritários. Criámos bastantes situações de golo e tivemos muito tempo de presença no meio-campo adversário. Valeu-nos um número interessante de remates, 21, e a vitória é justa”, começou por dizer à Sporting TV, continuando.

“Tinha dito na antevisão que tínhamos de ter a responsabilidade de orientar bem a organização defensiva, mas que queríamos, sobretudo, olhar para o jogo ofensivo com bola para controlar os momentos do jogo. Isso foi chave, a forma como conseguimos ter bola, sem precipitações, instalando o jogo no meio-campo adversário. Permitiu-nos recuperar muito a bola em zona alta, não deixar o GD Estoril Praia transitar ou ter momentos com bola”, referiu.

O treinador Leonino prometeu, ainda, que os Sportinguistas podem “continuar a esperar uma humildade muito grande”: “Foi o que nos trouxe ao momento actual. Quando perdemos, não éramos os piores e hoje, que ganhámos, não somos os melhores. Temos, também, uma ambição muito grande de vencer e fazer crescer jogadores, que é o que nos interessa”.

Guilherme Figueiredo, que entrou a pouco mais de dez minutos dos 90’, também esteve na zona de entrevistas rápidas.

“Sabíamos que íamos enfrentar um adversário forte, mas mantivemos a nossa essência e identidade. Conseguimos os três pontos porque mostrámos quem somos e continuámos dentro do nosso jogo. (…) Temos uma grande união no grupo, é o que nos diferencia em campo e foi o que nos deu a vitória”, contou o médio de 16 anos.

Perderam 1:0 em Famalicão. Enfim, é continuar a fingir que está tudo bem em Alcochete, pode ser q ninguém repare.

3 Curtiram

Benfica empatou em Alverca, está feito para o Porto ganhar os 3 escalões este ano

2 Curtiram

Parece que sim

Domínio sem eficácia dita desaire

Por Sporting CP
15 Mar, 2026

Juvenis

Sub-17 perdem no terreno do FC Famalicão

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, na visita ao FC Famalicão (1-0), na manhã deste domingo, em jogo da sétima jornada da fase de apuramento de campeão.

Apesar do domínio ao longo de toda a partida, na qual os jovens Leões orientados por Pedro Pontes somaram 19 remates, contra apenas quatro do adversário, a falta de eficácia acabou por justificar o resultado. Já os anfitriões souberam aproveitar as suas ocasiões e marcaram o solitário golo do triunfo aos 66 minutos.

Agora, os juvenis voltam à competição apenas em Abril, com nova deslocação, desta feita ao terreno do Vitória SC.

Onze inicial do Sporting CP: Afonso Redondo [GR], Salvador Fortuna, Mário William, Alexandre Rosado, Francisco Cabeçana [C], Rodrigo Nogueira, David Almeida, Francisco Simões, Martim Ribeiro, Afonso Marques e Vítor Conceição. Treinador: Pedro Pontes.

Porto que tem muita qualidade em todos os escalões. Andam a trabalhar muito bem a formação, tem tido grandes fornadas recorrentemente

1 Curtiu

Eu só não acho que trabalhem bem a equipa B - têm miúdos talentosos que podiam jogar lá, e em vez disso andam a jogar Sub-19 para na B jogarem gajos que não vão chegar à A.

De resto, estão a trabalhar bem, sim. Acho que foram buscar muita malta de equipas técnicas de CFTs do Benfica no Norte.

1 Curtiu

Elucidem-me porque não estou mesmo muito por dentro do assunto. O Sporting não seguiu sempre esta política, de privilegiar o crescimento do jogador ao invés de títulos na formação? Digo isto porque já há uns anos assisti a uma entrevista qualquer (confesso que não me recordo do entrevistado), onde até referiam o caso do C.Ronaldo que pouco ou nada teria ganho nos anos de formação.

A minha opinião pessoal é de que deve existir um meio termo. Por um lado, cada miúdo tem o seu tempo de crescimento e nada garante que um prodígio com 12 anos o venha a ser aos 18. Queimar etapas pode prejudicar esse crescimento. Além disso também acho que a cultura de vitória deve ser instituída desde as bases.

Eu resido em Aveiro e o meu filho tem 5 anos, começou a jogar esta época num clube local. Logo no primeiro torneio, andavam 2 tipos nas bancadas a abordar os pais das crianças, mostravam as fotos no telemóvel do site da federação e perguntavam se eram os seus filhos. Convidaram vários miúdos para treinos de captação. Um era olheiro do panelas o outro dos fruteiros. O Sporting também tem feito captações, mas vejo nos rivais mais empenho nesse capítulo. Eles estão a investir muito nesta zona. Também confesso que não percebo o que eles viram na maioria dos miúdos que abordaram, acho que é um pouco na perspetiva do “vamos ver se em 100 conseguimos 1 que possa ser realmente bom”.

Mas também fico preocupado ao ver uma seleção sub 17 com 1 jogador do Sporting e esta quase nulidade em termos de resultados nos escalões de formação.

E estavam estes gajos falidos? Sei que há competência, mas também é preciso pagar esta “competência” toda. Nada é de graça nesta vida, mesmo quando somos eficientes. De onde vem o dinheiro destes gajos? Será que betacaroteno descobriu um poço de petróleo quando andava pelas dunas do Dakar?

Vi o jogo de Iniciados entre o Sporting x FcPorto na Academia, e a diferença no campo no banco e na bancada (tinham uma estrutura de 10 pessoas a acompanhar e nós tínhamos o Paulo Gomes e o Morais, mais ninguém) é muita, estão a trabalhar com qualidade e os resultados refletem-se e vão surgir vários jogadores destas equipas na equipa principal.

Eu acho que os clubes no geral fazem isso. O Benfica fá-lo, o Porto não tanto, mas faz. O Sporting é que tem dado mais ênfase ao “Modelo Centrado no Jogador” - volto a dizer, é uma filosofia que faz sentido, mas acho que muito do que tem sido feito este ano nesse sentido tem sido levado a um extremo que não é benéfico para o modelo…

Ora bem. De uma forma geral, isso começa a acontecer em Sub-16 (temos uns 2/3 miúdos nos Sub-17, a meu ver bem). Mas depois há casos que não compreendo nem concordo minimamente. O Duarte Tomás e o Sandro Ferreira são 2 miúdos Sub-17 com talento. E começaram a época no seu escalão. São bons, mas não são foras de série! Não são “Quendas”. De repente sobem aos Sub-23, o Sandro até chegou a jogar 1x na B. É completamente desajustado.

100% de acordo! Pouco me interessa se o Sporting ganha ou não campeonatos na formação, mas temos de estar sempre nas disputas, nas decisões. É preciso incutir essa mentalidade, é preciso não normalizar derrotas.

Já expliquei isso - core do recrutamento é quase todo feito pré-Sub-15/14. E desse grupo, os miúdos que foram recrutados quando tinham 8-12 anos foram praticamente todos um falhanço. O Sporting foi tentando corrigir isso a posteriori, mas sem sucesso. É muito mais difícil a partir daí. Mas é claramente uma geração que teve problemas de recrutamento, o mesmo não se sente com 2007, 2009, 2010, 2011.

Estes erros só se fazem sentir passados muitos anos, o grande erro com esta geração deu-se nos anos 2016-2021. O que quer que estejamos a fazer bem/mal a nível de recrutamento hoje, só terá efeitos daqui a uns anos.

2 Curtiram