Juvenis - 2025/2026

Guilherme Varela reforça Sporting CP

Por Sporting CP
08 Jul, 2025

Juvenis

Juvenis com mais uma cara nova

Guilherme Varela é mais um reforço para 2025/2026 para a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal.

O defesa de 15 anos, ex-Real SC e também com passagens por FC Barreirense, GD Fabril do Barreiro e SL Benfica, passa agora a vestir de verde e branco, algo que o deixa naturalmente feliz.

“Sinto-me orgulhoso por vestir esta camisola. Cheguei a um grande patamar e há que continuar a trabalhar”, contou aos meios de comunicação Leoninos, falando depois do seu percurso.

“O meu pai foi jogador de futebol de praia e comecei aí antes de ir para o futebol. Disse ao meu pai que queria ser jogador e, a partir daí, esse foi o meu foco. (…) Comecei como ponta-de-lança, fui médio-ofensivo e defensivo e agora sou central”, revelou.

Garantindo ter “garra” e vontade “de ganhar todos os lances”, Guilherme Varela lançou o futuro com ambição.

“[Chegar ao Sporting CP] traz uma grande responsabilidade. O Sporting CP acreditou em mim e só tenho de demonstrar que estou aqui para vencer”, concluiu.

Alguém sabe o plantel que está na pre época?

Para já, praticamente tudo igual à época passada.

Saídas apenas o Tiago Camargo - foi para o Estoril
Entradas os reforços já anunciados - Guilherme Varela, Guilherme Figueiredo e David Almeida

José Garrafa e Paulo Rodrigues também estão aqui.

Confesso que tanto aqui como nos sub 19 tenho zero expectativas.

A não ser que os melhores sub 16 joguem aqui e se consigam impor de imediato.

Virá ainda mais um reforço espanhol que falta ser anunciado. Já está a trabalhar com a equipa. Quando for possível digo quem é. Ainda assim, acredito que seja preciso subir um ou outro dos Sub-16 para elevar o nível desta equipa.

1 Curtiu

Sub-16 deram pontapé de saída na temporada

Por Sporting CP
30 Jul, 2025

Juvenis

Plantel foi recebido pela equipa técnica liderada por Sérgio Saraiva

A equipa sub-16 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu esta quarta-feira o pontapé de saída na temporada 2025/2026, num primeiro contacto com a nova realidade que incluiu a interacção com a equipa técnica liderada por Sérgio Saraiva, a realização dos indispensáveis exames médicos e uma sessão de boas-vindas apadrinhada pela direcção de futebol de formação.

Um dia especial, com a natural expectativa e o brilho no olhar de jovens ansiosos por voltarem a vestir a camisola do Sporting CP para dar largas aos talentos futebolísticos que deles fizeram merecedores de representar o Clube.

Sérgio Saraiva, treinador, fez as honras da casa e, aos meios do Clube, projectou a nova temporada com palavras de esperança e confiança.

“Foi cumprido o período de férias de uma época que foi longa, mas que para este grupo foi de sucesso. Acho que os objectivos foram de cumprir o que se prevê para o futuro. A caminhada deles é longa, estão aqui bons indicadores de um grupo que funciona muito bem, muito disciplinado, muito rigoroso e com talento associado, mas acima de tudo muito unido, muito forte, que procura sempre fazer mais. Por isso, é o início de uma nova época com outros desafios, procuramos renovar energias, voltar a juntar as forças e prepararmo-nos para mais uma época longa e dar continuidade a este caminho para o Sporting CP”.

A cumprir a primeira pré-época a orientar a equipa, Sérgio Saraiva, que chegou ao Sporting CP a meio de 2024/2025, falou também das expectativas pessoais e de poder herdar o muito bom trabalho de António Cruz nos sub-15, como enalteceu.

“A expectativa é a de continuar a contribuir para a formação destes jovens. Há um legado da nossa parte que respeitamos muito e que são os valores que estão por trás de um clube como o Sporting CP, que visa fundamentalmente potenciar e desenvolver jogadores, especialmente nestas idades. Aqui, a diferença prende-se com o tempo, teremos a capacidade para fazer as coisas com mais calma, com mais serenidade. Obviamente que começar uma pré-época, ter a possibilidade de iniciar o processo, conhecendo muito bem o grupo, os jogadores, o trabalho que o António [Cruz, treinador dos sub-15] fez o ano passado e poder dar essa continuidade é uma vantagem para todos e que terá repercussões naquilo que é o desenvolvimento destes jogadores”.

Sérgio Saraiva antecipou o que poderá ser a temporada deste escalão, que compete na II Divisão do Campeonato Nacional sub-17 – onde estão várias equipas compostas por juvenis de segundo ano, o que não será o caso do Sporting CP. “É um desafio fantástico para a evolução destes jogadores e para provocar isso mesmo. É um filtro grande, a dificuldade possivelmente aumenta. Perceber que o jogo entra numa etapa mais de especialização, de preparação para o futebol sénior, futebol de toque e este patamar é fundamental porque esse ‘choque’ é importantíssimo para o desenvolvimento deles e creio que é um primeiro filtro muito grande para o que depois possa acontecer em sub-17, sub-19, sub-23. É fantástico todo esse processo, assistir, fazer parte, essa adaptação, essa progressão que eles vão tendo e é muito bom para as carreiras deles”.

Por último, o técnico revelou que mensagem passou aos jogadores e também às famílias dos sub-16 do Sporting CP. “Acima de tudo, a mensagem que foi passada pela direcção da formação e pela coordenação foi a dos valores que estão presentes no dia-a-dia num clube como o Sporting CP: o rigor, o trabalho, a ambição e tudo isso ser cultivado fundamentalmente por nós, equipa técnica, staff técnico, que estamos presentes diariamente com eles e que temos a possibilidade de fomentar isso em cada momento, nos treinos, nas viagens, nos estágios, nos torneios. Muito trabalho, uma mentalidade vencedora, que têm estes alicerces por trás: o trabalho, o foco, a ambição de quererem ser melhores e a união como grupo, serem respeitadores não só de toda a gente na Academia, do Clube, do símbolo e uns com os outros, porque juntos serão mais fortes. Foi essa a mensagem para o início da nova época”.

A alegria do regresso na voz dos jogadores

Samuel Tavares, jogador dos sub-16 do Sporting CP, deixou bem clara a alegria de voltar ao trabalho. “Tivemos um mês de férias e mal podia esperar para voltar, recuperar a rotina e continuar com os treinos”.
Na primeira palestra, o futebolista desvendou o que a equipa técnica passou aos jogadores. “Foi mais uma mensagem de sermos consistentes, de ter disciplina e que é preciso cuidar do corpo para estarmos no alto rendimento”.

Um ano mais velhos e agora num escalão acima dos sub-15, os sub-16 são o novo espaço para competir de Samuel Tavares, que lançou um olhar para a nova temporada. “Temos de ter mais rigor, mais exigência e todos temos de trabalhar sempre cada vez melhor”.

Sensivelmente há oito anos no Sporting CP, o jovem médio descreveu o que vai sentindo ano após ano como jogador. “Estamos sempre a evoluir, a exigência vai sempre aumentando e isso é bom para o nosso desenvolvimento enquanto jogadores e também como pessoas”, confiando que o grupo estará pronto para 2025/2026: “Estamos preparados, aqui no Sporting CP é sempre uma exigência maior e nós estamos preparados fisicamente para qualquer desafio”.

Samuel Tavares falou ainda da realidade competitiva que espera encontrar. “Vai ser uma época desafiante. Vamos jogar contra jogadores mais velhos, mas isso é bom para o nosso desenvolvimento”, terminando a deixar uma mensagem aos Sportinguistas: “Vamos dar tudo pelo Sporting CP e esperamos tê-los cá em todos os jogos”.

Estive a ver as imagens na Sporting TV ontem - sem ser as saídas já anunciadas (Artur Neto e Gustavo Peixoto) consegui ver quase todos os outros no regresso.

Não vi apenas o Diego Andrade.

Também não vi nenhum dos 4 reforços, mas as imagens da Sporting TV não mostraram todos os jogadores. Acho que o Diego pode ter saído, ou então um dos reforços não terá vindo.

Esse tal espanhol ainda vem?
É que supostamente já aparece no zerozero mais um reforço vindo do farense.

E aquele central ucraniano supostamente já não aparece no plantel. Não me lembro do nome dele.

Ucraniano ou Polaco?

Já veio, está com a equipa desde início

1 Curtiu

Ucraniano. Está a falar do Illia Iablonskyi. Ainda não está na FPF inscrito, mas não é o único.

Sobre esse do Farense, não sei.

1 Curtiu