Para discutir tudo relacionado com a época Juvenis 2023/24.
O Sporting Clube de Portugal procura regressar aos títulos.
Para discutir tudo relacionado com a época Juvenis 2023/24.
O Sporting Clube de Portugal procura regressar aos títulos.
Foto Isabel Silva
Por Sporting CP
11 Jun, 2023
Sub-17 goleiam SCU Torreense no último jogo da temporada em casa (11-2)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal goleou o SCU Torreense por 11-2, este domingo, na 17.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Os Leões mantêm-se assim no segundo lugar agora com 40 pontos, apenas menos três do que o SL Benfica, que lidera com 43 quando falta disputar só mais uma ronda da competição.
Vinda de três triunfos consecutivos, a formação de José João apresentou-se em Alcochete para defrontar o oitavo classificado, que já tinha batido na primeira volta por 0-4, com o treinador José João a promover uma autêntica revolução no onze com sete alterações nas escolhas iniciais.
Os Leões não podiam ter pedido melhor entrada na partida, pois aos 15 minutos já venciam por 3-0. Aos 4’, João Infante inaugurou o marcador na primeira ocasião criada, bisando depois aos 7’ com um belo disparo em arco (passou a somar 16 golos esta época). Por fim, Rafael Camacho aumentou ainda mais a vantagem com um remate rasteiro do meio da rua, que deu alguma tranquilidade ao conjunto verde e branco.
Apesar de nunca ter tirado o pé do acelerador, e de ter criado oportunidades para dilatar a margem por intermédio de Mamadu Queta, que obrigou o guarda-redes a aplicar-se, e de João Infante, que ficou aos centímetros do hat-trick, os visitantes conseguiram responder e, em apenas quatro minutos, entre os 34’ e os 37’, facturaram em duas ocasiões, reduzindo para 3-2.
Logo de seguida, José João mexeu pela primeira vez ao lançar Konstantin Nikitenko por troca com Mamadu Queta, sendo que apesar de novamente reaberto, devido à proximidade no resultado, o encontro já não trouxe mais lances dignos de registo até ser atingido o intervalo.
No regresso dos balneários, a história repetiu-se. Isto porque em escassos três minutos, entre os 47’ e 49’, o Sporting CP marcou mais duas vezes. Primeiro por Gabriel Silva, que apareceu isolado após um passe a rasgar de Rafael Camacho, e depois num auto-golo de Guilherme Luz, que falhou o corte ao cruzamento de João Infante e marcou na própria baliza, estabelecendo o 5-2.
Novamente confortável no marcador, à meia hora de jogo José João voltou a trocar algumas peças, apostando nas entradas de Rayhan Momade, Manuel Kissanga e Geovany Quenda. Logo a seguir, o Sporting CP fez mais dois golos, por Gabriel Silva, que bisou aos 69 minutos após receber no peito, e por João Simões, aos 72’, após passe de calcanhar de Rafael Camacho (7-2).
Na recta final, ainda se viram mais quatro golos. Aos 79’, Gabriel Silva completou o hat-trick, chegando aos 15 remates certeiros na temporada, aos 83’ foi a vez de Rafael Camacho também fazer o bis, na recarga a um primeiro remate ao poste de Manuel Kissanga, aos 87’ o recém-entrado Afonso Vitorino estreou-se a marcar, e Ivanildo Mendes fixou depois o resultado aos 88’.
Os Leões, que são agora detentores do melhor ataque da fase de apuramento de Campeão Nacional, com um total de 59 golos marcados, despedem-se de 2022/2023 no próximo domingo, dia 18 de Junho, em casa do SC Braga, naquela que será a derradeira jornada da competição.
Sporting CP: David Ivanov [GR], Mamadu Queta (Konstantin Nikitenko, 39’), Francisco Machado, Afonso Lee, Denilson Santos (Rayhan Momade, 60’), Ivanildo Mendes, João Infante (Manuel Kissanga, 60’), João Simões [C] (Afonso Vitorino, 76’), Gabriel Silva, Rafael Camacho e Telmo Coimbra (Geovany Quenda, 60’).
Por Sporting CP
11 Jun, 2023
Técnico destacou exibição na segunda parte frente ao SCU Torreense
No rescaldo da goleada imposta ao SCU Torreense (11-2), em jogo da 17.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional, o treinador dos sub-17 Leoninos, José João, destacou o excelente arranque dos Leões, que aos 15 minutos venciam por 3-0, reconhecendo ainda assim que depois disso a equipa relaxou, permitindo que o adversário reduzisse para 3-2.
“Entrámos muito fortes no jogo, com dinâmicas colectivas muito assertivas com e sem bola, mas depois facilitámos e fomos penalizados. Isso nunca pode acontecer, os jogadores têm de crescer nesse aspecto. A exigência individual e colectiva tem de estar sempre bem vincada nas dinâmicas da equipa até porque quando facilitamos damos vida ao adversário, que foi o que acabou por acontecer”, começou por afirmar à Sporting TV, salientando as melhorias na segunda metade.
“Ao intervalo falámos e a postura na segunda parte foi completamente diferente. Viu-se uma atitude muito colectiva de todos, com diversas dinâmicas, sendo que o avolumar do resultado fez com que o SCU Torreense baixasse os níveis de intensidade e agressividade. Foram onze golos, mas podiam ter sido mais”, considerou o técnico, deixando ainda um “alerta” ao plantel.
“Estamos no Sporting CP, aqui o nível de exigência é muito elevado para colocarmos cada vez mais jogadores nas equipas profissionais. Quem facilitar estará mais longe desse caminho”, disse.
Nas últimas jornadas, José João tem promovido muitas alterações no onze titular, algo que lhe permite escolher entre muitos jogadores pois todos apresentam um bom ritmo competitivo.
“Neste momento estamos a trabalhar com um plantel de 29 jogadores e temos um processo de rotatividade porque o Modelo-Centrado no Jogador assim o exige. Damos oportunidades a todos eles pois têm muita qualidade”, frisou, lembrando também que uma boa parte destes jovens são ainda juvenis de primeiro ano, algo que trará mais benefícios à evolução de cada um no futuro.
“A experiência que eles estão a ganhar vai ser muito importante para o rendimento dos sub-17 na próxima época, isto porque já estão a passar por este nível de exigência numa fase final do Campeonato Nacional. Acreditamos que estimulando os nossos jogadores num contexto destes, eles ficam mais próximos dos patamares profissionais. É esse o nosso caminho e não nos vamos desviar dele. Agora o foco é preparar a próxima semana para darmos boa resposta em Braga”.
Já Rafael Camacho, médio verde e branco que esteve envolvido em cinco golos, ao marcar dois e assistir noutros três, também deixou elogios ao início de partida da formação de Alvalade.
“Na primeira parte tivemos uma entrada bastante agressiva, mas desleixámo-nos um pouco nos últimos 25 minutos. Percebemos isso ao intervalo, corrigimos e adaptámo-nos à situação, com uma entrada novamente muito forte na segunda parte, desta vez sem desleixos. O resultado comprova isso”, apontou o centro-campista, ele que regressou há pouco de lesão prolongada.
“O momento mais difícil foi ver todos os dias os meus colegas a ir para o treino e eu ter de ficar no ginásio para superar a lesão, que não foi nada fácil. Foram três meses de paragem, mas conseguiu recuperar dentro do tempo, voltar e ainda jogar”, referiu, antes de olhar para a última jornada, no próximo domingo, em casa do SC Braga. “Estamos cientes de que não podemos ter mais deslizes até ao fim, vamos a Braga para dar a melhor resposta e acabar bem o campeonato”.
topico errado
Por Sporting CP
12 Jul, 2023
Jovens Leões apresentaram-se ao trabalho na Academia
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal deu esta quarta-feira o pontapé de saída na temporada 2023/2024, apresentando-se ao trabalho na Academia Cristiano Ronaldo.
Além dos jovens Leões e dos respectivos pais ou familiares, marcaram presença em Alcochete a equipa técnica verde e branca, que continuará a ser liderada por José João, bem como Tomaz Morais, director do futebol de formação, e também Paulo Gomes, director-geral da Academia.
José João, treinador do conjunto de Alvalade, destacou o facto de grande parte dos jogadores que integra o plantel já ter tido a oportunidade de jogar ou treinar nos sub-17 na última época.
“Esta geração, de 2007, esteve quase toda nos sub-16 no ano passado e teve a particularidade de trabalhar em muitos treinos nos sub-17, o que tem a ver com o Modelo Centrado no Jogador”, começou por afirmar o timoneiro, que vai para a sétima época no Clube Leonino, à Sporting TV.
“Esta será mais uma época em que vamos dotar estes jovens com os conhecimentos básicos sobre as posições em que se vão especializando para o futuro. Felizmente já há uma simbiose muito grande em relação à ideia do Clube e da equipa técnica para o escalão em si. Creio que vai ser uma época positiva para o processo gradual de crescimento destes jovens”, frisou o técnico.
Para José João, o seu papel e o da equipa técnica passa por “fazer com que os níveis de exigência e consistência dos jovens estejam sempre no limite”. “No ano passado foram estimulados num contexto superior pois competiram com jovens mais velhos, e este ano vão jogar com jovens da mesma idade. Acredito que vão estar preparados para as exigências do campeonato sub-17”.
Já a conciliação dos treinos com a actividade escolar será outro dos desafios para estes jovens. “Nos sub-17 o processo de treino começa às 16h30, portanto o horário escolar cinge-se à manhã e início da tarde. Eles têm de ser muito coordenados no que diz respeito ao processo dual de evolução académico e desportivo. É novo para eles, mas vão assimilar esses processos”, atirou.
Por sua vez, João Rodrigues, médio de 15 anos que na época passada fez três jogos nos sub-17, admitiu que o início será “exigente”, mas garantiu que todos estão “muito contentes por voltar”.
“Já estávamos ansiosos e cheios de saudades da Academia. Vai ser uma pré-época difícil, mas agora que voltámos estamos unidos e vai ser uma grande época para todos”, atirou o jovem, sem esconder também que o Campeonato Nacional de sub-17 “é um patamar totalmente diferente”.
“O Campeonato Nacional de sub-17 é bastante mais competitivo e exigente, até porque há várias equipas a lutar pelo mesmo objectivo e não há um desnível tão grande. Mas sentimos que, após a vitória no campeonato sub-15, queremos ser campeões duas vezes seguidas e estamos muito motivados para isso. Sinto que temos um grupo muito unido e competente”, reforçou, antes de acrescentar: “Vamos ter de treinar bastante para conseguirmos alcançar aquilo que queremos”.
De referir que o Campeonato Nacional de sub-17 tem arranque marcado para o mês de Agosto.
Alguém consegue identificar os jogadores presentes?
São estes:
Dos Juvenis de 1º ano, 4 saídas para já
António Gil → Braga
Tomás Cerqueira → Marítimo
Lourenço Mascarenhas → Belenenses
Rafael Piedade → Vitória FC
Esta nossa geração de 2008 é muito fraquinha, tem mesmo de ser reforçada.
Destaca-se o Simão e depois vês ali alguma coisa no Leonardo e no Yordanov. Mas no geral é muito curta mesmo.
Curioso para ver se o Júlio, Cleusio e Estefânio se mantem nos sub 15 na próxima época.
Curioso para ver como está o Afonso Moço; dos mais talentosos da Academia, mas fisicamente muito frágil. Alguém sabe se já deu um salto a esse nível?
O Quenda, Kissanga e o Gabi subiram a juniores?
Para o bem deles espero que subam, se não vão andar um ano a engonhar.
O Quenda está a treinar com os sub-23
Mas que estupidez, agora é a mania que todos têm que subir. Subir só devem subir os fora de série, e desses não temos nenhum.
conheces o quenda e o gabi sequer ?
O Quenda está a treinar com os Sunb23. Gabi e Kissanga nos Sub19, mas o Kissanga é de 2006, já é júnior
Não se sabe nada da renovação do Quenda pois não? Pelo menos não li nada.
está a treinar nos sub 23 por isso deve ter renovado