Juvenis - 2021/2022

Para discutir tudo relacionado com a época Juvenis 2021/22.

O Sporting Clube de Portugal procura recuperar o título.

Foto Isabel Silva

JOÃO SANTOS RENOVA LIGAÇÃO AO SPORTING CP

Por Sporting CP
29 Jun, 2021

FUTEBOL FORMAÇÃO

Treinador da equipa sub-16 Leonina

João Santos, treinador da equipa sub-16 de futebol, renovou a ligação ao Sporting Clube de Portugal. Desde a temporada passada no Clube Leonino, onde chegou proveniente do CF “Os Belenenses”, o técnico, que orientou os sub-16 na Taça AFL Sub-21 nas últimas semanas, diz-se satisfeito pelo voto de confiança.

“Agradeço o reconhecimento do meu trabalho. É sinal de que consegui dar resposta aos objectivos traçados e no desenvolvimento individual de cada atleta”, referiu o técnico de 35 anos, após a renovação do contrato.

Apesar de a temporada passada ter sido algo atípica, porque durante vários meses não houve permissão para treinar nem jogar, João Santos revelou ter sido “muito positiva”: “Foi uma época de muito crescimento pessoal e já seria, depois de vir de um clube no qual estive muitos e bons anos, por ter o desafio de vestir esta camisola, bebendo muito daquilo que são os valores e as convicções desta estrutura”.

JOSÉ CALDEIRA E CARLOS FINISTERRA RENOVAM CONTRATOS

Por Sporting CP
29 Jun, 2021

JUVENIS

Treinadores-adjuntos dos sub-17 e sub-16

José Caldeira, treinador-adjunto da equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal, e Carlos Finisterra, treinador-adjunto dos sub-16, renovaram as suas respectivas ligações ao Clube
Aos 27 anos, José Caldeira segue para a sexta temporada de Leão ao peito e mostrou-se muito satisfeito pelo voto de confiança para continuar na equipa técnica dos juvenis.

“Estou muito feliz depois de mais uma renovação. Em termos profissionais é um sentimento de alegria ver a aposta que o Clube faz na minha continuidade”, começou por dizer à Sporting TV , antes de olhar para o futuro com “responsabilidade máxima”.

“Quando entramos neste clube temos de ter a noção de que estamos a trabalhar na elite e para que cada atleta desta casa consiga atingir a equipa A, que é o sonho de todos e a aposta do Clube. Por isso, ver alguns dos nossos jogadores a atingirem esse patamar gera um grande sentimento de felicidade”, sublinhou o treinador-adjunto verde e branco.

Por sua vez, Carlos Finisterra, de 25 anos, regressou ao Clube e completou em 2020/2021 a sua primeira época de Leão ao peito na Academia, depois de ter estagiado com a equipa de sub-13 no Pólo EUL em 2015. Feliz pelo “regresso a casa”, o treinador-adjunto dos sub-16 mostrou-se “muito grato” pela oportunidade de continuar no Sporting CP.

“Acima de tudo, é um voto de confiança do Clube em mim, o que só me dá ainda mais motivação para continuar a fazer o trabalho que tem sido desenvolvido e que seja assim nos próximos anos”, atirou o jovem técnico.

Apontando já para a época que se avizinha, Carlos Finisterra espera que, ao contrário da temporada anterior, seja possível “poder estar mais tempo no terreno e a treinar”.

“Queremos fazer com que os jogadores estejam cada vez mais preparados para a equipa A e isso é feito diariamente, com um trabalho muito próximo e de acordo com o seu respectivo plano de desenvolvimento individual”, sentenciou.

Não conheço o suficiente destes treinadores.

Só desejo que sejam apostas certas - estes escalões são fundamentais.

1 Curtiu

RAFAEL BESUGO ASSINA CONTRATO PROFISSIONAL

Por Sporting CP
06 Jul, 2021

JUVENIS

Médio de 17 anos está no Clube desde 2012/2013

Rafael Besugo assinou contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal. No Clube desde 2012/2013, o médio-centro deu agora mais um passo importante na carreira.

“Era algo que já queria há muito tempo. Lutei muito para chegar até aqui. É a concretização de mais um objectivo para chegar à equipa principal. Por isso estou orgulhoso”, disse o jovem de 17 anos, recordando quando chegou ao Clube: “Foi quase há 10 anos, mas lembro-me muito bem. Senti-me honrado. Este símbolo é muito importante e temos de o encarar com muita responsabilidade”.

Dizendo ser um médio “com muita garra, raça e qualidade de passe”, Rafael Besugo tem Daniel Bragança como referência. “É um jogador com muito talento que trabalha muito para a equipa, mas que também tem os seus lances individuais”, afirmou, atirando: “É um jogador fantástico”.

Agora, sendo já profissional, Rafael Besugo, que actualmente faz parte da equipa de juvenis, quer seguir os passos de Daniel Bragança, vendo com agrado a aposta que Rúben Amorim tem feito na formação.

“Vemos que hoje em dia há uma oportunidade que antes não havia e que cada vez mais é mais possível chegarmos à equipa principal e ainda mais cedo”, comentou.

SUB-17 APRESENTAM-SE AO TRABALHO

Por Sporting CP
13 Jul, 2021

JUVENIS

Jogadores e equipa técnica reuniram-se em Alvalade

Depois dos sub-23 e dos sub-19, esta terça-feira foi a vez da equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal apresentar-se ao trabalho e dar o pontapé de saída simbólico para 2021/2022.

Reunidos no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade, tanto os jogadores como a equipa técnica ouviram as mensagens de motivação vindas de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, Tomaz Morais, director do futebol de formação, Paulo Gomes, director geral da Academia Sporting e, ainda, de João Couto, director técnico do futebol de formação.

Após a cerimónia, o técnico dos juvenis Leoninos, José João, que discursou para os jogadores e revelou a ordem dos trabalhos para os próximos dias, mostrou-se satisfeito pelo regresso.

“O sentimento é de alegria e felicidade pois estamos novamente todos juntos. Infelizmente a última época foi atípica e prolongou-se no tempo, pelo que os jogadores tiveram apenas duas semanas de férias. Ainda assim, estou feliz por voltar a sentir o pulsar da formação do Sporting CP”, afirmou aos meios de comunicação do Clube, olhando desde logo para a nova temporada.

“Tanto a equipa técnica como os jogadores estão preparados para evoluir e fazer com que o principal objectivo seja cumprido: dotar os jogadores com as ferramentas necessárias para estarem mais próximos de chegar à equipa principal. As palavras a reter são exigência, atitude e compromisso, precisamente os valores que compõem o ADN do Sporting CP”, sublinhou.

Guilherme Santos, médio de 16 anos dos Leões, foi o porta-voz do plantel, não escondendo a felicidade por reencontrar os colegas e a equipa técnica no arranque para 2021/2022.

“Estou muito feliz por voltar a vê-los. Agora vamos focar-nos no trabalho, que começa já amanhã com os exames médicos e testes físicos. Queremos iniciar o campeonato da melhor forma possível”, referiu, deixando claro quais as metas a alcançar. “Temos de dar tudo pelo Clube. Seria muito bom conseguirmos colocar jogadores na equipa A, esse é o objectivo principal da equipa. Além disso, também queremos ser campeões nacionais”, frisou.

Craque! Sempre atento nos vídeos!

Alguém consegue identificar os jogadores?

O Rayhan Momade é alguma coisa ao Akil Momade? Vi que o segundo está actualmente a trabalhar como olheiro nos nossos escalões de formação.

AFONSO MOREIRA ASSINA CONTRATO PROFISSIONAL

Por Sporting CP
26 Jul, 2021

JUVENIS

​Extremo está no Sporting CP desde 2018/2019

Afonso Moreira, extremo de 16 anos que integra os escalões de formação do Sporting Clube de Portugal, assinou esta segunda-feira contrato profissional com o emblema de Alvalade.

“Sempre foi um grande objectivo assinar este vínculo desde o dia em que cheguei ao Sporting CP. Isto demonstra que o Clube confia em mim e cabe-me agora retribuir essa confiança e fazer os adeptos do nosso Clube felizes”, começou por dizer à Sporting TV , revelando que as últimas três épocas de verde e branco “foram muito positivas a nível individual e colectivo”.

O jovem jogador, que na última temporada foi chamado à selecção nacional sub-16, acredita estar no sítio certo para continuar a evoluir e, apesar de ter acabado de dar um passo importante na ainda curta carreira, já pensa em voos mais altos.

“O Sporting CP aposta muito na formação e o meu principal objectivo é chegar à equipa A. Vou fazer tudo para que isso aconteça o mais rápido possível para demonstrar o meu valor”, assegurou, definindo-se como um jogador “rápido, objectivo e que dá sempre tudo”.

Por fim, Afonso Moreira apontou os nomes que mais admira no plantel às ordens de Rúben Amorim. “Tenho como referências todos os que fizeram o mesmo trajecto formativo que eu como o Nuno Mendes ou o Dário Essugo, que tem a minha idade e chegou à equipa principal. Ambiciono fazer o mesmo percurso que eles”, atirou, antes de enviar uma mensagem aos Sportinguistas. “Prometo dar sempre tudo por este Clube e fazer-vos felizes”, concluiu.

Boa renovação, Rashford :grinning:

Segundo o zero zero, Rui carreira e Francisco Silva foram para o vizela.

Gostava do Francisco Silva, parecia ser bom defesa.

O Rui Carreira não conhecia.

EDIT: Fui ver e estava a confundir com O Francisco Machado (2 anos mais novo)

Afinal não conhecia nenhum dos dois que referes. Estranho porque já são juniores.

Exato, este ano ia ser o primeiro ano de júnior de ambos.

o Rui Carreira saiu mesmo, até acho que pus aqui o post de despedida. O Francisco Silva não sei, mas não está no torneio da Hungria por isso adivinho que sim

1 Curtiu

SUB-17 COMEÇAM EM CASA DO CD PRAIA MILFONTES

Por Sporting CP
03 Ago, 2021

JUVENIS

Primeira jornada marcada para este sábado

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal já conhece o calendário da primeira fase da série D do Campeonato Nacional do escalão.

Os jovens Leões orientados por José João darão o pontapé de saída, este sábado, dia 7 de Agosto, no terreno do CD Praia Milfontes. No fim-de-semana seguinte, os juvenis Leoninos farão o seu primeiro jogo em casa e o adversário será o GD Estoril-Praia.

Esta primeira fase será disputada até ao final de Outubro, com os Leões a receberem o SL Benfica na última jornada.

Campeonato Nacional sub-17 - 1.ª fase - série D:

1ª (07/08/2021) CD Praia Milfontes - Sporting CP
2ª (15/08/2021) Sporting CP - GD Estoril-Praia
3ª (22/08/2021 AD Oeiras - Sporting CP
4ª (28/08/2021 Sporting CP - CD Cova da Piedade
5ª (12/09/2021 Casa Pia AC - Sporting CP
6ª (19/09/2021) Sporting CP - Louletano DC
7ª (26/09/2021) Sporting CP - Portimonense SC
8ª (02/10/2021) Real SC - Sporting CP
9ª (17/10/2021) Sporting CP - Vitória FC
10ª (24/10/2021) CF “Os Belenenses” - Sporting CP
11ª (31/10/2021) Sporting CP - SL Benfica

Olhando para as equipas da série percebe-se a pouca competitividade que há na primeira fase…

Enfim, não há muito a fazer. Que se trabalhem bem os jogadores e que os mais promissores vão também somando minutos nos Sub19.

Entretanto é lógico que é imperioso carimbar o acesso à fase seguinte.

Foto Isabel Silva

“O OBJECTIVO É QUE OS ATLETAS FIQUEM MAIS PRÓXIMOS DA EQUIPA PRINCIPAL”

Por Sporting CP
06 Ago, 2021

JUVENIS

​José João antes da estreia dos Leões no Campeonato Nacional sub-17

A equipa sub-17 do Sporting Clube de Portugal vai dar o pontapé de saída oficial para a época 2021/2022 já este sábado, no Campo de Jogos Foz do Mira, casa do CD Praia Milfontes, num encontro referente à primeira jornada da série D do Campeonato Nacional da categoria.

Antes da partida, o técnico da formação verde e branca, José João, fez um balanço da pré-temporada, considerando que as três semanas de preparação “foram muito proveitosas”.

“Os jogadores empenharam-se e estão a assimilar as ideias da equipa. A pré-época foi muito positiva, chegamos a este jogo num patamar já muito bom em termos de conhecimento do jogo e das ideias. Agora temos de aplicar no jogo tudo aquilo que temos feito nos treinos”, começou por dizer à Sporting TV, recordando os três jogos particulares realizados.

“Jogámos sempre contra equipas sub-19, um escalão acima do nosso. Isso fez com que tivéssemos de pensar e executar muito mais rápido, obrigando os nossos jogadores a transcenderem-se. Foi fundamental para conseguirmos perceber quais as lacunas e os pontos mais fortes da equipa”, admitiu, antes de se perspectivar o encontro com o CD Praia Milfontes.

“Estamos mais focados na nossa equipa do que no adversário. O relvado [sintético de dimensões reduzidas] vai ser uma condicionante, mas estamos preparados. Temos de ter as ferramentas necessárias para estarmos por cima. Queremos entrar confiantes e aplicar o nosso futebol”, referiu, antes de frisar que “o objectivo é chegar a Julho e sentir que 60%, 70% ou 80% dos atletas estão mais próximos de chegar à equipa principal”, concluiu.

Manuel Mendonça, médio Leonino, mostrou-se satisfeito pelo regresso às provas oficiais.

“Há muito que queríamos voltar, a equipa está motivada. Estamos fortes, o grupo está unido e certamente vamos fazer um bom jogo. Temos de estar sempre preparados para qualquer desafio para conseguirmos evoluir e estarmos mais próximos de chegar à equipa principal”, afirmou, garantindo que “cada treino e jogo é mais um passo para chegar a esse objectivo”.

“Sabemos que o campo é pequeno, mas não controlamos isso. Temos de fazer o nosso jogo e utilizar os métodos trabalhados nos treinos. Vamos encarar todos os jogos para vencer, unidos e com atitude. Somos o Sporting CP, temos de entrar motivados e jogar com paixão”, disse, antes de enaltecer a subida dos sub-16 para os sub-17. “Já estávamos a preparar o salto, todos estão muito bem preparados. Tenho a certeza de que vamos fazer uma boa época”, concluiu.

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1424035100027670537

https://twitter.com/Sporting_CP/status/1424035101969719296