Juvenis - 2020/2021

Estamos a vencer, golo de Marlon Junior.

“Golo” roubado aos 77 min.

DIVISÃO DE PONTOS

Por Sporting CP
19 Jun, 2021

JUVENIS

Sub-17 empatam em casa do FC Porto (1-1)

A equipa sub-17 do Sporting Clube de Portugal empatou (1-1), neste sábado, na visita ao FC Porto na terceira jornada do segundo momento competitivo do Torneio Nacional do escalão. Depois do triunfo em Braga (1-5) e da recepção ao Rio Ave FC (2-1), os jovens Leões de José João continuam invictos nesta segunda fase, que já conta com equipas da zona Norte do país.

Ora, no Porto, a partida começou desde logo da melhor maneira possível para o conjunto verde e branco. À passagem dos sete minutos, o defesa Marlon Júnior inaugurou o marcador a passe de Samuel Justo, capitão do Sporting CP.

O 0-1 seguiria para o intervalo, mas pouco depois do reinício o FC Porto reestabeleceu a igualdade com um golo de Marco Cruz. Apesar do maior ascendente Leonino, que teve mais posse de bola e melhores oportunidades para marcar, o resultado não sofreu mais alterações até ao apito final.

Na próxima jornada, os sub-17 Leoninos fecham a segunda fase com a recepção ao Vitória SC, ainda com data a definir.

Onze do Sporting CP: Francisco Silva [C], Diogo Travassos, João Pereira, Marlon Júnior, David Moreira, Tiago Octávio, Luís Gomes, Rafael Besugo, Rodrigo Ribeiro, Samuel Justo [C] e Lucas Anjos.

Pelos menos, não envergonharam.

:ok_hand:

Grande equipa temos aqui, com talentos que deixam água na boca.

Todos eles estiveram muito bem e não vejo um dos que jogaram que não possa ser um belo projecto — mas três nomes vão ser, se tudo correr normalmente, craques dos grandes:

1. Rodrigo Ribeiro, um avançado que tem tudo e que em breve pode ser a referência numa posição em que tanto nós como a selecção estamos carenciados. Basta ver o lance, aos 30 minutos, em que faz duas “cuecas” seguidas em poucos segundos aos jogadores do Porto para ficar sem dúvidas. Craque.

2. Diogo Travassos, um ala impressionante no um para um defensivo e ofensivo e que faz com classe os dois lados. Craque.

3. Tiago Otávio, o nosso Davids, e não é só por jogar de óculos. Defende como um leão, tem uma capacidade técnica assinalável (é um mestre das roletas, por exemplo) e enche o meio-campo. Craque.

Fiquei deliciado.

3 Curtiram

Foi uma bela demonstração de nível no Olival. Qualidade a todos.

Há uns tempos tinha escrito isto e não retiro uma vírgula.

3 Curtiram

Só vi 15min do jogo…o suficiente para ver que o Diogo Travassos e muitíssimo diferenciado.

1 Curtiu

Imagina termos uma geração com tanta qualidade que o Travassos, o David Moreira e o Óscar Garcia fazem parte da mesma geração e nas mesmas posições que o Martim Maques e o David Monteiro que já estão no escalão acima. A geração de 2004 é ridiculamente talentosa.

Ou termos o Diogo Pinto como suplente do Callai. O Francisco Silva (GR de 2005 também parece muito competente).

3 Curtiram

HENRIQUE ARREIOL ASSINA CONTRATO PROFISSIONAL

Por Sporting CP
26 Jun, 2021

JUVENIS

Médio defensivo de 16 anos está no Clube desde 2017/2018

Henrique Arreiol assinou contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal. Desde 2017/2018 no Clube, onde chegou proveniente do CS Marítimo, o médio defensivo, nascido no Caniço, na Madeira, deu agora mais um passo importante na carreira.

“É um dia muito feliz para mim e que certamente me vai marcar para o resto da vida. Estou a dar um grande passo, mas sei que isto ainda não é nada. Tenho de continuar a trabalhar e focar-me já nos próximos objectivos”, começou por dizer aos meios de comunicação do Clube, após a assinatura do contrato.

O jogador de 16 anos, que joga nos sub-17, tem João Palhinha como referência, revelando que o internacional português serve de “inspiração para continuar a seguir” os seus passos rumo à equipa principal do Sporting CP, e também admira Cristiano Ronaldo: “É um modelo a seguir. Vim da Madeira, como ele, e sei as dificuldades que ele teve e o que já fez até hoje. Isso dá-me muita força para continuar a trabalhar”.

Dizendo ser um “médio com qualidade de passe, bom executante de bolas paradas e que gosta de fazer golos”, Henrique Arreiol sublinha que, acima de tudo, gosta de “jogar para o colectivo”.

Ciente das capacidades e em busca dos sonhos, aponta ao principal de todos: “O meu maior sonho é chegar à equipa principal do Sporting CP e, se algum dia conseguir realizar esse sonho, prometo dar muitas alegrias. Peço aos adeptos que continuem a acreditar em nós porque há muito talento na Academia”.

Foto Sérgio Martins

EMPATE PARA FECHAR A ÉPOCA

Por Sporting CP
26 Jun, 2021

FUTEBOL FORMAÇÃO

Leões dividem pontos no terreno do Casa Pia AC

Na quinta e última jornada da fase de apuramento do campeão da Taça AFL sub-21, realizada este sábado, o Sporting Clube de Portugal foi a casa do Casa Pia AC empatar 1-1 no derradeiro jogo da temporada. Com este resultado, os Leões terminam a prova na segunda posição, apenas atrás do FC Alverca.

Com jogadores sub-17, o Sporting CP, liderado por José João, entrou em campo com Pedro Miguéis [GR], Diogo Travassos, João Pereira, Marlon Júnior, David Moreira [C], Henrique Arreiol, Pedro Sanca, Rafael Besugo, Rodrigo Ribeiro, Guilherme Santos e Lucas Anjos.

Logo aos oito minutos, Pedro Sanca trabalhou bem pela direita e serviu Guilherme Santos, que rematou para fora com perigo. Guilherme Santos seria mesmo o autor do primeiro golo à passagem do quarto de hora: após assistência de Diogo Travassos, o camisola 10 finalizou para o fundo das redes já dentro da área.

15 minutos depois, o Casa Pia AC conquistou um pontapé de penálti e, na conversão, Sampaio não falhou e fez o 1-1 com que o duelo foi para intervalo.

O Sporting CP foi ainda mais dominador no segundo tempo e começou a demonstrá-lo logo no primeiro minuto, quando Lucas Anjos atirou por cima. Depois foi Rafael Besugo a falhar o alvo.

A 15 minutos do fim, Luís Gomes, que havia entrado durante o segundo tempo, rematou do meio da rua com a bola a acertar em cheio no poste. Seria um grande golo. Até ao final, destaque para mais uma tentativa de Luís Gomes e para um livre directo de Henrique Arreiol para defesa do guardião adversário. Do outro lado, um cabeceamento de Vasco para fora, aos 87 minutos, foi a ocasião mais perigosa.

Sporting CP: Pedro Miguéis [GR], Diogo Travassos, João Pereira, Marlon Júnior (Ricardo Piedade, 82’), David Moreira [C], Henrique Arreiol, Pedro Sanca (Óscar Garcia, 82’), Rafael Besugo (Tiago Otávio, 62’), Rodrigo Ribeiro, Guilherme Santos e Lucas Anjos (Luís Gomes, 62’).

Não se ganha a ninguém, dass

Os sub’16 venceram 4-0 no outro jogo desta competição

1 Curtiu

JOSÉ JOÃO: “FICA UMA BOA IMAGEM”

Por Sporting CP
26 Jun, 2021

FUTEBOL FORMAÇÃO

Reacção ao final da temporada

No final do empate a uma bola em casa do Casa Pia AC, este sábado, para a quinta e última jornada da fase de apuramento do campeão da Taça AFL sub-21, José João, treinador dos sub-17 do Sporting Clube de Portugal que disputaram esta partida, mostrou-se satisfeito.

“Uma época completamente atípica a todos os níveis. Estes últimos dois meses foram óptimos para o crescimento deles porque veio a competição. O Casa Pia AC é, tradicionalmente, muito forte e tinha uma equipa mais velha e viu-se a forma como eles se bateram e como tiveram intensidade. Faltou definir melhor, mas sei que o tempo e o espaço para eles poderem executar é menor do que eles estão habituados. Fica uma boa imagem do processo de formação do Sporting CP. Tivemos cinco jovens sub-16 na equipa titular e todos com um desempenho muito bom. É o caminho para termos cada vez mais jogadores na equipa principal”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, continuando.

“O Sporting CP e a sua formação não pararam com a pandemia de COVID-19. Estivemos sempre proactivos e não reactivos. Estivemos sempre com dinâmicas interessantes para a formação destes jovens. Agora, daqui a três semanas, estamos cá novamente para preparar a época 2021/2022”, frisou.

David Moreira, capitão dos Leões, admitiu que 2020/2021 acabou por ser “uma boa temporada, quer individualmente como colectivamente. Aprendemos muita coisa”. “É verdade que tivemos um campeonato curto, mas deu para aproveitar. Aprendemos e crescemos”, adicionou, falando depois do jogo no terreno do Casa Pia AC.

“Gostamos destes jogos para crescermos como jogadores e pessoas. Merecíamos mais. Estivemos por cima o jogo inteiro e faltou-nos alguns pontos em que temos de melhorar na próxima época”, comentou.

Este pode ser uma fotocópia do Palhinha… Tamanho já tem, tem uns pés mais ou menos, vamos ver no futuro como chega aos seniores.

1 Curtiu

Foto Isabel Silva

JOÃO SANTOS RENOVA LIGAÇÃO AO SPORTING CP

Por Sporting CP
29 Jun, 2021

FUTEBOL FORMAÇÃO

Treinador da equipa sub-16 Leonina

João Santos, treinador da equipa sub-16 de futebol, renovou a ligação ao Sporting Clube de Portugal. Desde a temporada passada no Clube Leonino, onde chegou proveniente do CF “Os Belenenses”, o técnico, que orientou os sub-16 na Taça AFL Sub-21 nas últimas semanas, diz-se satisfeito pelo voto de confiança.

“Agradeço o reconhecimento do meu trabalho. É sinal de que consegui dar resposta aos objectivos traçados e no desenvolvimento individual de cada atleta”, referiu o técnico de 35 anos, após a renovação do contrato.

Apesar de a temporada passada ter sido algo atípica, porque durante vários meses não houve permissão para treinar nem jogar, João Santos revelou ter sido “muito positiva”: “Foi uma época de muito crescimento pessoal e já seria, depois de vir de um clube no qual estive muitos e bons anos, por ter o desafio de vestir esta camisola, bebendo muito daquilo que são os valores e as convicções desta estrutura”.

JOSÉ CALDEIRA E CARLOS FINISTERRA RENOVAM CONTRATOS

Por Sporting CP
29 Jun, 2021

JUVENIS

Treinadores-adjuntos dos sub-17 e sub-16

José Caldeira, treinador-adjunto da equipa de sub-17 do Sporting Clube de Portugal, e Carlos Finisterra, treinador-adjunto dos sub-16, renovaram as suas respectivas ligações ao Clube
Aos 27 anos, José Caldeira segue para a sexta temporada de Leão ao peito e mostrou-se muito satisfeito pelo voto de confiança para continuar na equipa técnica dos juvenis.

“Estou muito feliz depois de mais uma renovação. Em termos profissionais é um sentimento de alegria ver a aposta que o Clube faz na minha continuidade”, começou por dizer à Sporting TV , antes de olhar para o futuro com “responsabilidade máxima”.

“Quando entramos neste clube temos de ter a noção de que estamos a trabalhar na elite e para que cada atleta desta casa consiga atingir a equipa A, que é o sonho de todos e a aposta do Clube. Por isso, ver alguns dos nossos jogadores a atingirem esse patamar gera um grande sentimento de felicidade”, sublinhou o treinador-adjunto verde e branco.

Por sua vez, Carlos Finisterra, de 25 anos, regressou ao Clube e completou em 2020/2021 a sua primeira época de Leão ao peito na Academia, depois de ter estagiado com a equipa de sub-13 no Pólo EUL em 2015. Feliz pelo “regresso a casa”, o treinador-adjunto dos sub-16 mostrou-se “muito grato” pela oportunidade de continuar no Sporting CP.

“Acima de tudo, é um voto de confiança do Clube em mim, o que só me dá ainda mais motivação para continuar a fazer o trabalho que tem sido desenvolvido e que seja assim nos próximos anos”, atirou o jovem técnico.

Apontando já para a época que se avizinha, Carlos Finisterra espera que, ao contrário da temporada anterior, seja possível “poder estar mais tempo no terreno e a treinar”.

“Queremos fazer com que os jogadores estejam cada vez mais preparados para a equipa A e isso é feito diariamente, com um trabalho muito próximo e de acordo com o seu respectivo plano de desenvolvimento individual”, sentenciou.