Juniores: Sporting 6 - União da Madeira 0 (Crónica)

Esteve uma tarde agradável na Academia. O céu estava pouco nublado e a temperatura amena. Não foi muito o público que se deslocou a Alcochete para assistir a esta partida. Entre os ilustres, vislumbrámos José Manuel Torcato, Jean-Paul, Leonel Pontes, Ricardo Peres, João Aroso, o ex-internacional Paulo Madeira, o nosso Yannick Djaló (actualmente emprestado ao Casa Pia), os juniores Marco Lança, Tiago Jorge e André Pires e também alguns elementos dos nossos juvenis (Adrien Silva, Bruno Matias, Jorge Abreu, José Mário, Rui Lopes e Helmut Calvete) e alguns iniciados.

Uma das notas de destaque foi a presença de André Marques no onze inicial. O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Paulo Renato e Daniel Carriço como dupla de centrais e André Marques (capitão) a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando a trinco, Pedro Celestino sobre a direita e Bruno Pereirinha sobre a esquerda. A linha de frente foi composta por David Caiado na direita, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na esquerda. No banco estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Vasco Campos, Tiago Pires e Simão Coutinho, o médio João Martins e os avançados Sebastião Nogueira e Alison. O trio de arbitragem veio de Setúbal.

André Marques durante a escolha de campo e bola.

Da esquerda para a direita: André Marques (capitão), Rui Patrício, André Nogueira, Diogo Tavares, Daniel Carriço, Zezinando, Pedro Celestino, Paulo Renato, Bruno Pereirinha, Fábio Paim e David Caiado.

Assim que a partida teve início, o Sporting mostrou que estava decidido a pegar no jogo rapidamente. E assim sucedeu. Logo ao terceiro minuto, o Sporting inaugurou o marcador. André Marques bateu um canto do lado direito e Diogo Tavares cabeceou na pequena área para o fundo da baliza, fazendo o 1-0. Eis os festejos.

Seguiram-se alguns minutos de luta a meio campo, mas o União da Madeira cedo se revelou uma equipa muito débil. Daí que ao minuto 8, uma boa jogada de combinação tenha resultado no 2-0. Pedro Celestino avançou pelo meio do terreno, passou a bola a Fábio Paim que, de calcanhar, isolou David Caiado sobre o lado direito da grande área. Este rematou com força ao ângulo superior esquerdo da baliza, não dando hipótese de defesa. Aos 12 minutos, Pedro Celestino fez o 3-0, num remate à entrada da área, numa recarga após um bom lance de ataque do SCP. Bastaram mais dois minutos para se chegar ao 4-0. David Caiado roubou a bola a um dos centrais madeirenses, isolou-se, e fez facilmente mais um tento. Em menos de um quarto de hora, o jogo estava mais que decidido.

Até ao intervalo, o Sporting baixou o ritmo embora as iniciativas de ataque não tenham cessado, dado que o jogo tinha sentido único. Fábio Paim e Bruno Pereirinha visaram a baliza do União mas foi David Caiado que, em 4 ocasiões, mais se destacou no capítulo do remate à baliza.

Ao intervalo, o treinador adversário efectuou as 3 alterações que não trouxeram melhorias visíveis ao rendimento da sua equipa. Aos 48 minutos, Diogo Tavares rematou dentro da área mas fraco, permitindo a defesa do guarda-redes. Aos 50 minutos, deu-se a primeira alteração no Sporting. Saiu Diogo Tavares e entrou Alison que foi jogar para extremo-direito. Ficámos sem ponta de lança fixo na grande área, passando a haver grande mobilidade no trio atacante. Alison, logo no minuto seguinte ao da sua entrada, cruzou da direita e Fábio Paim fez o 5-0. Paim recebeu a bola no coração da área e com um toque subtil, colocou-a no poste mais distante, fora do alcance do guarda-redes. Aos 56 minutos, Alison, que entrou bem no jogo, rematou ao lado. Aos 62 minutos, saiu Paulo Renato e entrou Simão Coutinho para a mesma posição.

Sete minutos mais tarde, entrou Sebastião Nogueira rendendo André Nogueira. O Sporting passou a jogar em 3-4-3 com André Marques a juntar-se aos centrais, Bruno Pereirinha a fechar o corredor direito e Sebastião Nogueira a fechar o lado esquerdo. Este fecharia as contas do marcador, fazendo o 6-0 em remate no coração da área, em recarga após um 1º remate de Alison. Até ao final do jogo, registaram-se mais alguns remates à baliza protagonizados por Alison, David Caiado e Sebastião Nogueira.

André Marques, David Caiado, Daniel Carriço e, mais atrás, Bruno Pereirinha, no final da partida.

Vitória fácil e justa do Sporting por 6-0.

Apreciações sobre os intervenientes:

Trio de Arbitragem – Fez um bom trabalho, num jogo que não foi difícil de dirigir. Não mostrou cartões embora um ou outro lance mais duro o pudessem justificar. Sem erros graves do ponto de vista técnico.

União da Madeira – Decididamente, um dos adversários mais fracos com que o Sporting já jogou esta temporada. A defesa é demasiado permeável e o ataque é inoperante.

Sporting – Boa exibição perante um adversário frágil. O primeiro quarto de hora ditou a história do jogo, limitando-nos aos serviços mínimos daí até ao final.

Rui Patrício – Teve um jogo absolutamente tranquilo e descansado, dadas as escassas e inconsequentes iniciativas do ataque adversário.

André Nogueira – Foi das melhores unidades leoninas em campo, sobretudo no capítulo ofensivo, tendo subido e descido pelo seu flanco um sem número de vezes. Arriscou também o remate. :smiley:

Paulo Renato – Não teve problemas de maior, limitando-se a controlar a sua área de acção. Precisa de melhorar ao nível do passe.

Daniel Carriço – Exibição segura, controlando os adversários e comandando os colegas mais avançados.

André Marques – A ausência de laterais esquerdos e a necessidade de readquirir ritmo motivaram o regresso aos júniores, capitaneando a equipa. Esteve bem mas menos ofensivo que André Nogueira. Fez a assistência para o 1º golo.

Zezinando – Um jogo ao seu estilo, destruindo jogo mas sobretudo lançando a equipa para o ataque.

Pedro Celestino – Não terá feito um jogo tão bom como tem vindo a ser habitual. Por vezes, abusou de alguma dureza. No entanto, esteve regular e marcou o 3º golo.

Bruno Pereirinha – O típico jogador que parece invisível mas está sempre onde é preciso. Muito trabalhador quer a roubar a bola ao adversário quer a lançar o ataque. Também arriscou o remate à baliza. :slight_smile:

David Caiado – O MVP!! =D> =D> Marcou dois golos e dos seus pés saíram vários remates, cruzamentos e lances de desequilíbrio. Foi das unidades mais presentes ao longo de todo o jogo, sendo impressionante a sua frescura física ao conseguir ainda fazer sprints no último quarto de hora do jogo.

Diogo Tavares – Marcou o golo que inaugurou o marcador. Teve ainda um bom par de oportunidades para repetir o feito. Fez uma exibição positiva, combinando sempre bem com os companheiros do ataque.

Fábio Paim – Fez uma primeira parte em bom nível, desequilibrando a defensiva adversária. Fez a assistência para o 2º golo. Na segunda parte abusou do individualismo e marcou o 5º golo do SCP. Infelizmente, continua a revelar mau génio e a protestar com os colegas quando estes não lhe passam a bola, o que motiva constantes repreensões do treinador e de alguns colegas.

Alison – Entrou bem no jogo, fazendo a assistência para o 5º golo. Demonstrou muita capacidade de iniciativa e de remate à baliza. Só peca por ser algo lento.

Simão Coutinho – Entrou para o centro da defesa e cumpriu.

Sebastião Nogueira – Rápido e esforçado, viu a sua entrada ser coroada com o golo que fechou as contas do jogo.

Bem é melhor eu não “chatear” #-o o David Caiado por causa da cor das botas!!! :lol: :wink: :arrow: (este é um dos meus “alvos” penso eu :-k :whistle: )

Ao Uniao podiam ter ganho por menos. :oops:

Mais uma excelente crónica Coração :wink:

Vamos dando abadas por abadas … :smiley:

Uma questão: O Pedro Celestino não merecia já uma chamada ao plantel principal ?

Ao Uniao podiam ter ganho por menos. :oops:

Lol

Não sei se foi um dia-não do União ou a diferença de qualidade é mesmo essa :? , mas sendo o Sporting estou satisfeito pelo resultado :wink:

Ao Uniao podiam ter ganho por menos. :oops:

Lol

Não sei se foi um dia-não do União ou a diferença de qualidade é mesmo essa :? , mas sendo o Sporting estou satisfeito pelo resultado :wink:

Acho que geralmente os resultados sao sempre desta ordem.

Nao sei se será tudo diferença de qualidade, ou diferença de ritmo competitivo.

Mais uma excelente crónica Coração ;)

Vamos dando abadas por abadas … :smiley:

Uma questão: O Pedro Celestino não merecia já uma chamada ao plantel principal ?

Na minha modesta opinião, acho que no caso do Celestino ainda seria precoce fazê-lo. O Zezi é já um jogador mais sólido, mas quanto ao Celestino acho que ele ainda tem que se tornar num jogador mais consistente. No entanto, tenho que admitir que o ano passado não dava nada por ele, mas este ano ele tem-me vindo a surpreender muito pela positiva. A ver no que dá. :wink: :arrow:

Excelente crónica :smiley:

Curiosamente têm-me falado bastante bem da equipa de juniores do união.

Mais uma excelente crónica Coração ;)

Vamos dando abadas por abadas … :smiley:

Uma questão: O Pedro Celestino não merecia já uma chamada ao plantel principal ?

Na minha modesta opinião, acho que no caso do Celestino ainda seria precoce fazê-lo. O Zezi é já um jogador mais sólido, mas quanto ao Celestino acho que ele ainda tem que se tornar num jogador mais consistente. No entanto, tenho que admitir que o ano passado não dava nada por ele, mas este ano ele tem-me vindo a surpreender muito pela positiva. A ver no que dá. :wink: :arrow:

Obrigado pelo esclarecimento Felina :wink:
Esperar no que nos pode render este jogador.

Mais uma excelente crónica Coração ;)

Vamos dando abadas por abadas … :smiley:

Uma questão: O Pedro Celestino não merecia já uma chamada ao plantel principal ?

Na minha modesta opinião, acho que no caso do Celestino ainda seria precoce fazê-lo. O Zezi é já um jogador mais sólido, mas quanto ao Celestino acho que ele ainda tem que se tornar num jogador mais consistente. No entanto, tenho que admitir que o ano passado não dava nada por ele, mas este ano ele tem-me vindo a surpreender muito pela positiva. A ver no que dá. :wink: :arrow:

Obrigado pelo esclarecimento Felina.
A ver no que este jogador nos pode dar .

E o Diogo Tavares, ao que me parece é o melhor marcador da equipa.
Como o classificam como jogador?

E o Diogo Tavares, ao que me parece é o melhor marcador da equipa. Como o classificam como jogador?

Este é outro enigma. O Diogo pelo menos nos últimos 8 jogos foi titular e molhou a sopa em quase todos mas quem vai à selecção é o Tomané e o Fábio Paim e quem é chamado ao plantel principal éo David Caiado. Fico à espera de esclarecimentos dos nossos peritos na matéria.

Também para mim essa questão é um mistério. O Diogo Tavares nunca é convocado para os sub-19, enquanto que o Tomané é sempre chamado. Atenção que o Paim não entra nestas contas dado ser sub-18.

O Diogo Tavares é o melhor marcador dos juniores, é mais alto e mais oportuno que o Tomané mas nem nunca mereceu uma chamada para treinar com a equipa principal naquela altura em que tínhamos muitos jogadores indisponíveis.

E atenção que não é só o Diogo Tavares. Também acho ESCANDALOSO que o David Caiado não seja chamado para os sub-19. :?

Crónicas dos miudos é com os maninhos 8)