Juniores: Sporting 3 - Benfica 1 (Crónica)

Em dia de enchente, o Sporting recebeu o Benfica e venceu o derby por 3-1, com golos de João Martins, Alison e Ricardo Nogueira.

O Sporting jogou em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Daniel Carriço e Marco Lança como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo; João Martins jogou a trinco, Yannick Pupo estreou-se a titular descaído sobre o lado esquerdo e João Gonçalves sobre a direita; Alison jogou na ala esquerda, Fábio Paim na ala direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Vasco Campos e Jorge Abreu (já recuperado da sua lesão), os médios Adrien Silva e André Pires e os avançados Bruno Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Portimão.

O capitão Daniel Carriço durante a escolha de campo e bola.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço (capitão), Rui Patrício, Marco Lança, João Gonçalves, Rui Figueiredo, Tiago Pinto, Alison, Fábio Paim, Ricardo Nogueira, Yannick Pupo e João Martins.

Resumo da 1ª parte:
O jogo começou praticamente com o golo de João Martins aos 3 minutos. Na cobrança de um livre directo frontal, o jovem trinco não deu qualquer hipótese, rematando colocado e com bastante força. Na foto abaixo, a bola já percorreu metade do caminho.

O Sporting continuou a deter a iniciativa do jogo embora o Benfica tentasse reagir. Contudo, as suas iniciativas de ataque eram bastante inconsequentes. Ao fim de um quarto de hora o jogo caracterizava-se pelo escasso número de oportunidades de golo, tendência que perduraria até ao final.

Durante a primeira metade o Sporting viu três cartões amarelos para os jogadores João Gonçalves, Daniel Carriço e João Martins. O árbitro teve um mau desempenho mostrando, a partir de um dado momento, cartões amarelos por tudo e por nada, desorientando-se quanto ao critério (nem sempre justo) que aplicava.

Quanto à restante história deste 1º tempo, destaque para um novo livre de João Martins, defendido pelo guardião encarnado; para o primeiro remate do Benfica aos 40 minutos, por André Carvalhas que saiu por cima e para o 2-0, apontado por Alison. Aos 45 minutos o brasileiro rematou à entrada da área, depois da cobrança de um livre de João Martins, do lado direito.

Resumo da 2ª parte:
O Sporting tornou a entrar mais forte, com Ricardo Nogueira a cruzar uma bola do lado esquerdo sem que ninguém correspondesse. Aos 52 minutos, o mesmo jogador apontou o 3-0, bem desmarcado por Yannick Pupo. Ricardo Nogueira ficou isolado na grande área e não teve dificuldade em bater João Ribeiro. A vitória estava praticamente assegurada dado que o Benfica não demonstrava capacidade para dar a volta aos acontecimentos. No entanto, o treinador encarnado fez de imediato duas alterações que tiveram o condão de tornar a equipa mais consistente na luta a meio campo, cenário que perdurou até ao final da partida. Oito minutos mais tarde, uma jogada de André Carvalhas pela direita deu origem ao golo do Benfica por Carlos Correia, um dos recém-entrados, que apareceu isolado na nossa grande área e respondeu ao cruzamento do colega com um remate certeiro.

As alterações no SCP foram as saídas de Fábio Paim, Yannick Pupo e Alison e as entradas de Adrien Silva, Bruno Matias e André Cacito. O Benfica tentava criar perigo enquanto que o Sporting apostava mais no controlo e circulação da bola. Aos 80 minutos, Ricardo Nogueira falhou uma boa oportunidade, após roubar uma bola a um dos centrais mas permitiu a defesa de João Ribeiro. Nos últimos 10 minutos, o jogo ficou mais aberto com o Benfica a tentar o tudo por tudo para marcar mais um golo. Aí sobressaiu Daniel Carriço que praticamente sozinho anulou toda e qualquer tentativa do ataque encarnado.

Vitória justa do Sporting por 3-1.

Trio de arbitragem – Esteve mal quer do ponto de vista técnico, quer disciplinar. Nunca acertou com o critério de discernir as faltas nem com as ocasiões em que se justificava a amostragem de cartões.

Benfica – A equipa não está muito melhor do que a do ano passado. André Carvalhas não esteve mal mas esteve sempre muito sozinho nas iniciativas de ataque. O central Miguel Vítor e o médio Miguel Rosa foram das melhores unidades.

Sporting – Jogou o suficiente para vencer, mas continuamos com muitos problemas no último terço do terreno. Urge melhorar a finalização.

Rui Patrício – Um jogo praticamente tranquilo. Não fez uma única defesa e, no golo, nada podia fazer perante um adversário isolado.

Rui Figueiredo – Fez um jogo bastante positivo. Foi consistente a defender e também arriscou algumas subidas pelo seu flanco.

Daniel Carriço – Manteve o registo habitual, embora na primeira parte parecesse algo preso de movimentos. No segundo tempo soltou-se um pouco mais e teve uma boa prestação, anulando por completo as últimas tentativas dos adversários. :slight_smile:

Marco Lança – Foi simplesmente o melhor jogo que lhe vimos fazer a defesa central. Esteve quase sempre intransponível, cortando inúmeras bolas na sua área de jurisdição. Denotou uma grande tranquilidade. Muito bem! :smiley:

Tiago Pinto – Fez uma exibição cheia de garra como é seu timbre. Defende e ataca bem, revelando-se um jogador cada vez mais consistente.

João Martins – O MVP!! =D> =D> Marcou o 1º golo de livre directo, assistiu para o 2º e foi sempre o principal motor da equipa. Denota uma energia inesgotável!

João Gonçalves – Não fez uma exibição que deslumbrasse. Nem sempre logrou organizar o jogo ofensivo do melhor modo embora tenha subido de produção no 2º tempo.

Yannick Pupo – Fez o 1º jogo a titular. Revelou boa visão de jogo e capacidade de passe, tendo falhado muito poucos, fazendo inclusive a assistência para o 3º golo. Contudo, demonstrou alguma lentidão e apatia no momento de discutir os lances, mostrando grande falta de agressividade.

Alison – Marcou o 2º golo num remate pleno de oportunidade. Fora isso, mostrou o desconcerto e a atrapalhação habituais o que torna inconsequente a maioria das suas iniciativas.

Fábio Paim – Foi o melhor elemento do trio ofensivo. Pôs a cabeça em água aos defesas encarnados com a sua velocidade e técnica, provocando vários desequlíbrios. Saiu visivelmente cansado.

Ricardo Nogueira – Marcou o 3º golo do SCP. De resto, passou um pouco ao lado do jogo, denotando pouca agressividade para disputar os lances e mostrando ser um alvo fácil para a defensiva contrária.

Adrien Silva – Entrou bem no jogo, ajudando a controlar as investidas adversárias.

Bruno Matias – Um par de arrancadas em velocidade e pouco mais.

André Cacito – O jovem ponta-de-lança pouco se fez notar devido não só ao pouco tempo que esteve em campo, mas também por ter ido ocupar o lado direito do ataque, posição que lhe é algo estranha.

É sempre bom ganhar aos passarinhos e depois disso, ainda ler estas crónicas sabe sempre bem. Muito obrigado, uma vez mais.

Só uma questão: O Adrien Silva está lesionado ou foi mesmo opção a sua ida para o banco de suplentes?

Um abraço.

Ai Ricardo este serviço público!

A TI É QUE DEVIAM FAZER UMA ESTÁTUA!!!

Mais uma excelente crónica.

Beijinhos!!

Só uma questão: O Adrien Silva está lesionado ou foi mesmo opção a sua ida para o banco de suplentes?

Foi opção técnica. Ele está bem e recomenda-se.

Foi opção técnica. Ele está bem e recomenda-se.

Ainda bem :smiley:

Obrigado Coracao de Leao

=D> =D> =D> =D>

Obrigado por mais uma excelente crónica… =D>

obrigado :smiley:

Estás sempre em grande.Obrigado pela excelente crónica.
Saudações leoninas!!

Obrigada pela crónica e pelas fotografias :lol:
concordo com quase tudo o que foi escrito excepto o João Martins ter sido o melhor em campo, é certo que cada um tem a sua opinião e respeito a sua, mas se tiver oportunidade de ver mais uns jogos há de concerteza ter a possibilidade de ver o João fazer um grande jogo ( o que esta semana, apesar do golo, na minha opinião não aconteceu).
Gostei muito do Adrien, acho que ele responde sempre à altura do que lhe é pedido.
O yanick deu boas indicações ainda assim, não percebo o porque deste atleta ter sido titular ja que o andré pires na semana passada fez realmente um jogo muito acima da média, muito confiante. Gostava de ter a vossa opinião (ainda assim os meus respeitos a toda equipa técnica, eles lá sabem).
Um abraço e mais uma vez obrigada pela crónica.

Era giro fazerem-se uns videos para se ter algumas noções dos jogadores. Tenho de começar a ir aos jogos.

Obrigado pela crónica. És essencial ao mundo Sporting! :smiley:

Espectáculo :smiley:
Grande vitória, bom dose de ânimo para o resto do campeonato.

Obrigado mais uma vez aos “irmãos formação” pelo brilhante contributo.

Era giro fazerem-se uns videos para se ter algumas noções dos jogadores. Tenho de começar a ir aos jogos.

Obrigado pela crónica. És essencial ao mundo Sporting! :smiley:

Se eu conseguir este ano mais boleia para Academia videos nao vao faltar.

Mais uma grande cronica!
Mais uma grande vitoria!!!
parabens aos putos e obrigado pela cronica.

(...) concordo com quase tudo o que foi escrito excepto o João Martins ter sido o melhor em campo, é certo que cada um tem a sua opinião e respeito a sua (...)

O tratamento por você dispenso. Trata-me por tu que o ambiente aqui pretende-se o mais informal possível.

Em relação ao MVP, qual foi então na tua opinião?

Na minha opinião foi o Marco Lança pois como referiste na crónica foi muito constante e na sua função foi eficaz, leu muito bem o jogo e esteve concentrado, chegando a ser decisivo na defesa. Num dia em que o Daniel Carriço não esteve tãoooooo bem ( concordo a sua avaliação), parece me ainda mais relevante destacar o trabalho do Marco.
No que diz respeito ao João Martins, e apesar de eu valorizar a eficácia e os amados 3 pontos :oops: , parece me que este atleta apesar das inegáveis qualidades apresentou algumas falhas de concentração e algumas decisões que para mim não foram as mais correctas - e que seria muito produtivo para a equipa e para o próprio que estas fossem corrigidas :smiley: .
Apesar do Marco não ter marcado, de acordo com o meu critério foi o MVP.

É certo que estamos no inicio da epoca e que há muito trabalho a realizar, e estes jogos iniciais também servem para isso mesmo. :wink:

Se tiveres mais questões é só perguntar, que eu tentarei responder :smiley:

Um abraço